** Aquarium **


Vitor Sousa

Recommended Posts

Boas tardes pessoal.

 

Bem antes de mais, queria agradecer a todo o pessoal aqui do forúm que me ajudou imenso a tirar duvidas e a escolher o melhor para o meu aquario. Este aquario, em que eu já andava a estudar como o devia construir, e o que deveria utilizar, desde dezembro de 2008.

Finalmente no dia 18/2/2009, depois de ter tudo o que era preciso e '' todas '' as duvidas tiradas, avancei eu e a minha namurada na montagem do aquario.

Agora montado e com 96 horas de vida, eis o meu aquario.

 

Antes de avançar queria agradecer imenço a ajuda preciosa do senhor petty, jpp, á minha namurada e á paciencia dos meus pais ( lool ) .

 

Bem vamos ao que interessa.

 

Setup:

Aquario 80x30x40 (comp. larg. alt.) 90Lts ùteis + -

Calha 80cm 2x lampadas ( não sei a marca ) e 1x lampada aquamedic plant grow

Filtro externo Eheim Classic 2213 - 440L/h

Termostato da Jager 150W

Termómetro da Mp

Difusor de Co2 da Boyu

 

Substracto:

Humus

Humus Plus á base de laterite da prodac

Akadama especial

 

Layout:

Pedras de Xisto

 

Flora:

Blyxa japónica

Eleocharis

Rotala vermelha

Anubia Anã

 

Fauna:

2 Danio zebra Lyra

1 Red Cherry

 

''''' Flora e Fauna vão ser aumentadas porque o aquario ainda é novo ''''''' :)

 

Valores:

Temperatura - 25 º

Ph - 6.5

Nh3 - entre 0.25ppm e 0.50 ppm

PO4 - entre 0.1mg/l e 0.25mg/l

 

Fotos

 

o Inicio. ainda a estudar o layout

omeuaquario011.jpg

 

Tratamento do Humus

:surrender:

omeuaquario010.jpg

 

colocação do Humus

omeuaquario018.jpg

 

plantação

omeuaquario022.jpg

omeuaquario025.jpg

 

Encher o Aquario

omeuaquario026.jpg

 

E agora o resultado

:whocares:

MeuAquario20-2-2009-1-1.jpg

 

Vou deixar Aqui mais umas fotos do Aquario.

Anubia com o Red Cherry

RedCherry.jpg

AnubiaeRed3.jpg

 

A blyxa oferecida pelo petty

Blyxa.jpg

 

Eliocharis

Eliocaris3.jpg

 

A minha zona favorita do Aquario

Rockzone.jpg

 

Bem espero que todos gostem, mandem comentários.

Vou actualizando assim que puder para verem os desenvolvimentos

Obrigado a todos :thumbup3:

 

Abraços

Editado por djmanu
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 111
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

ta simples e bonito.

na minha opinião um fundo preto e mais plantinhas como valisnerias para prencher mais o aquario

 

boa montagem

Cumprimentos

Cumps, RenatoCabrita

Vejam o meu feedback http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=117707

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, o pá pareces aqueles que vão a televisão e alguém lhes pergunta:

 

- Quer dizer mais alguma coisa?

- Sim, quero agradecer ao meu pai a minha mãe a minha irmazinha a namorada e já agora ao piriquito também :):surrender::whocares:, é verdade a a coca-cola :thumbup3:

 

Fora de brincadeira, para uma primeira vez até não esta mau, coloca o difusor de Co2 no vidro lateral (oposto a saida d'agua) o termostato também, trata de por uma cartolina no fundo e separa essa eleocharis, senão nem daqui a um ano tens tapete, abraço e boa sorte

 

 

Petty

 

Qualquer coisa já sabes não incomodes :priere:

Editado por petty
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ta simples e bonito.

na minha opinião um fundo preto e mais plantinhas como valisnerias para prencher mais o aquario

 

boa montagem

Cumprimentos

 

obrigado pelo comentario RCabrita. para já ainda tá muito simples eu sei, só tem 96 horas lool e as minhas economias não davam pa gastar mais dinheiro em plantas . agora durante as próximas semanas vou acrescentando mais plantas e peixes e vou actualizando :)

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, o pá pareces aqueles que vão a televisão e alguém lhes pergunta:

 

- Quer dizer mais alguma coisa?

- Sim, quero agradecer ao meu pai a minha mãe a minha irmazinha a namorada e já agora ao piriquito também :):surrender::whocares:, é verdade a a coca-cola :thumbup3:

 

Fora de brincadeira, para uma primeira vez até não esta mau, coloca o difusor de Co2 no vidro lateral (oposto a saida d'agua) o termostato também, trata de por uma cartolina no fundo e separa essa eleocharis, senão nem daqui a um ano tens tapete, abraço e boa sorte

 

 

Petty

 

Qualquer coisa já sabes não incomodes :priere:

 

pá tem de se agradecer mai nada.

o termostato vou mudalo e o difusor também. depois o papel de fundo ainda vou arranjar. eu vou postando actualizações

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pá tem de se agradecer mai nada.

o termostato vou mudalo e o difusor também. depois o papel de fundo ainda vou arranjar. eu vou postando actualizações

 

abraço

 

Ok, da-lhe com força e vai actualizando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Esta ai um bom aquario!!

Agora faltam só mais umas plantitas e deixar crescer!! :P

Que fauna pensas pôr?

De resto até gosto!

Continua!!!

 

 

 

 

cumps

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

obrigado pelas resposta ecavaco e fabio j. eu vou actualizando o post mensalmente para poderem notar mais diferenças eheh.

 

a fauna que estou a pensar por é:

mais 4 danios zebra ( indeciso )

ottocinclus ( indeciso )

corydora pigmeu

néon

2 ramirezi ( macho e femea )

camarões

sae's ( indeciso )

lda 25 ( indeciso )

 

estes são os peixes que quero ter no meu aquario :P

em termos de flora, claro que vou por mais plantas, não pus mais porque a agua não estava maturada mas ao longo do tempo vou adicionando mais :D:):drinking:

 

abraços

Editado por djmanu
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O aquário para iniciante está muito bom! Como já disseram, eu também colocava um fundo preto no aquário, mudava o aquecimento e CO2 de sitio e colocava umas plantas que crescessem mais por trás das rochas, para criar um layout com design triangular, descendo do lado esquerdo para o direito.

 

Quanto a essa fauna... Concluo que de nada tenha servido aquele tópico... Já sabes o que penso.

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O aquário para iniciante está muito bom! Como já disseram, eu também colocava um fundo preto no aquário, mudava o aquecimento e CO2 de sitio e colocava umas plantas que crescessem mais por trás das rochas, para criar um layout com design triangular, descendo do lado esquerdo para o direito.

 

Quanto a essa fauna... Concluo que de nada tenha servido aquele tópico... Já sabes o que penso.

 

Boa sorte

 

boas jpp.

 

eu em relação ao fundo preto e a mudança do aquecimento, já estou a tratar disso eheh pó proximo mês vou actualizar com fotos e já vai estar tudo direito. em relação as plantas, ando a ver umas grandes para plantar mas tou a deixar passar algum tempo para o aquario maturar um pouco mais. mas sim o efeito do layout é descendo do lado esquerdo para direito :alberteinstein::):scarerun:

 

em relação há fauna, depois do tópico que falamos e discutimos isso tudo, acho que os apisto vão me comer os camarões todos. é que queria ter uma equipa de limpeza com camarões, ottos, sae's e lda mas para ser simcera tou a pensar melhor na fauna que irei meter porque acho que são peixes a mais mesmo lool.

danios queria ter 6 , porque como já tenho cá 2 , aproveitava para fazer um minicardume deles .

néons, cory's pigmeu também queria porque são porreiros e também formão cardume.

agora o resto é que tou mesmo a ponderar porque, os sae's crescem muito. eu tenho um camarão e queria por mais para ele não estar sozinho. ottos porque comem algas e ajudam a limpar. agora os lda 25 são fixes mas como quero ter tapete de eleocharis não sei se os vou meter porque podem me destruir aquilo.

depois de termos discutido e isso tudo ainda continuo um bocado indeciso mesmo.

acho que vou olhar para o aquario e vou imaginar o que lá devo de por de maneira a que fique um comunitário harmonioso e não multicolor :)

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas jpp.

 

olha tive a pensar melhor e em principio ( pode ser que mude de ideia looool ) vou por:

4 danios zebra

4 ottos

6 cory's pigmeu

6 néon

alguns camarões

2 ramirezi ( macho e femea )

 

diz o que achas :)

ah e obrigado pelo comentário. em principio a fauna vai ser esta mas posso mudar a todo o momento. vou tratar de plantar mais e pa março com a actualização, já vai estar com melhor aspecto o aquario :alberteinstein:

 

obrigado

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas jpp.

 

olha tive a pensar melhor e em principio ( pode ser que mude de ideia looool ) vou por:

4 danios zebra

4 ottos

6 cory's pigmeu

6 néon

alguns camarões

2 ramirezi ( macho e femea )

 

diz o que achas :)

ah e obrigado pelo comentário. em principio a fauna vai ser esta mas posso mudar a todo o momento. vou tratar de plantar mais e pa março com a actualização, já vai estar com melhor aspecto o aquario :)

 

obrigado

 

abraço

 

epa eu gosto mais dos tetras neon mas isso é gostos, por isso punha uns 10 ou mais neons e tirava os danios.

4 ottos chegam perfeitamente e 6 corys pigmeus são giras e boas trabalhadoras -> BOA ESCOLHA

camarões não sei se não serão comidos pelos ramirezis. (alguem que te responda a isso que eu nao sei)

um casal de ramirezis... epa -> MUITO BOA ESCOLHA :)

 

gosto da fauna

Cumps

Cumps, RenatoCabrita

Vejam o meu feedback http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=117707

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

epa eu gosto mais dos tetras neon mas isso é gostos, por isso punha uns 10 ou mais neons e tirava os danios.

4 ottos chegam perfeitamente e 6 corys pigmeus são giras e boas trabalhadoras -> BOA ESCOLHA

camarões não sei se não serão comidos pelos ramirezis. (alguem que te responda a isso que eu nao sei)

um casal de ramirezis... epa -> MUITO BOA ESCOLHA :)

 

gosto da fauna

Cumps

 

obrigado pelo comentario RCabrita. pá os danios, como tenho aqui dois, é mais para não os deixar sozinhos lool . hum tetras néon?? tenho de ver não sei quais são mas obrigado pela dica.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Tá bom.. agora falta adicionar vegetação...

Reparei que sortedeste mais atenção ao lado esquerdo do aquário, terá sido uma tentativa de aplicação da regra do ouro?? Se assim for tens agora de harmonizar um pouco do lado direito e melhorar a perspectiva do lado esquerdo... Musgos em raizes de mangal ou sambaias como fetos e anubias presas a rochas e uma opção.. e claro, o que vais usar depende sempre do queres implementar.

Se tás a atirar para um estilo de lanscape tipo iwagumi um tapete de glosso ou hc podem melhorar o implacto visual, neste caso ainda terias de melhorar a tal perspectiva, dando um jeito no hardscape (colinas, encostas de areao e pedras colocadas em locais estratégicos de embelezamento).

É claro, o que tu tens já tá optimo para a o tempo que o aquario tem.. um aquario constroi se aos poucos e o melhor de tudo e assistir à sua evolução.

 

Cumps. E boa Sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Tá bom.. agora falta adicionar vegetação...

Reparei que sortedeste mais atenção ao lado esquerdo do aquário, terá sido uma tentativa de aplicação da regra do ouro?? Se assim for tens agora de harmonizar um pouco do lado direito e melhorar a perspectiva do lado esquerdo... Musgos em raizes de mangal ou sambaias como fetos e anubias presas a rochas e uma opção.. e claro, o que vais usar depende sempre do queres implementar.

Se tás a atirar para um estilo de lanscape tipo iwagumi um tapete de glosso ou hc podem melhorar o implacto visual, neste caso ainda terias de melhorar a tal perspectiva, dando um jeito no hardscape (colinas, encostas de areao e pedras colocadas em locais estratégicos de embelezamento).

É claro, o que tu tens já tá optimo para a o tempo que o aquario tem.. um aquario constroi se aos poucos e o melhor de tudo e assistir à sua evolução.

 

Cumps. E boa Sorte

 

boas.

 

obrigado pelo comentario vegans.

eu tou a dar atenção ao aquario todo em todos os lados, a minha ideia é, como estádescrita no post do jpp, desing triangular descendo da esquerda para a direita. no lado direito estou a fazer um tapete de eleocharis, parecendo no futuro um autentico '' relvado '' e depois sobe do lado esquerdo com plantas maiores . esta é a minha ideia mas podes ter a certeza que tou atento a todas as zonas do aquario biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=';)' /> biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':medieval_mace:' />

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas jpp.

 

olha tive a pensar melhor e em principio ( pode ser que mude de ideia looool ) vou por:

4 danios zebra

4 ottos

6 cory's pigmeu

6 néon

alguns camarões

2 ramirezi ( macho e femea )

 

diz o que achas ;)

ah e obrigado pelo comentário. em principio a fauna vai ser esta mas posso mudar a todo o momento. vou tratar de plantar mais e pa março com a actualização, já vai estar com melhor aspecto o aquario :medieval_mace:

 

obrigado

 

abraço

 

Se me permites aconselhar axo que fizest uma escolha de peixes bastante interessante no entanto, talvs não seja a melhor para contruir equipe.. os neons e corys nao são peixes especialmento movimentados, têm padrões de movimentação e gostao de parar em grupo para observar o lhes rodeia, o que nao os compatibliza com os danios, que são despadronizados e não param quietos. Os danios cresceriam rapidamente ao contrario dos outros pois comeriam a parte da raçao que seria dos outros.. os Ramirezis são uma óptima escolha, esses já puderiam dar trabalho aos danios, visto serem uns peixinhos com muita atitude... no entanto tmb nao se enquadram mt nos padroes dos danios.

Calma, nao opino sem deixar soluções. Para mim tens muitas boas opções, e eu posso dizer t alguns peixes que escolheria para tirar partido desse setup de fauna e scape:

 

Em x dos danios:

- Tetras imperador

- Tetras rosdomos, fantasmas ou matogrosso

- Rasbora Arlequim (Trigonostigma heteromorpha), esta e especialmente bonita, mas tens outras opções tb mt boas. As rasboras apesar de serem peixes asiaticos ao contrario dos tetras, corys e ottos, partilham os mesmos parametros e axo que se enquadram.

- Arco-Iris Neon (Melanotaenia boesemani), os parametros não são bem os msmos mas é um peixe lindíssimo e da se optimamente em phs um pco ácidos.. uma optima opção.

 

Apesar destes exemplos, deves procurar sempre, tal como numa equipe de futeball, peixes de topo, médio-centro e , como já tens (corys e ottos), peixes de fundo!

 

Boas escolhas

Cumps..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

gostei do aquario , agora é esperar a sua evoluçao e maturidade.

 

para popular esse aquario aqui fica a minha dica.

 

Hemigrammus rhodostomus x10

Nematobrycon palmeri 1 casal

Mikrogeophagus ramirezi 1 casal

Otocinclus x4

Parotocinclus jumbo x2

Crossocheilus siamensis x1

Neritina natalensis x4

Neocaridina heteropoda var red

 

abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se me permites aconselhar axo que fizest uma escolha de peixes bastante interessante no entanto, talvs não seja a melhor para contruir equipe.. os neons e corys nao são peixes especialmento movimentados, têm padrões de movimentação e gostao de parar em grupo para observar o lhes rodeia, o que nao os compatibliza com os danios, que são despadronizados e não param quietos. Os danios cresceriam rapidamente ao contrario dos outros pois comeriam a parte da raçao que seria dos outros.. os Ramirezis são uma óptima escolha, esses já puderiam dar trabalho aos danios, visto serem uns peixinhos com muita atitude... no entanto tmb nao se enquadram mt nos padroes dos danios.

Calma, nao opino sem deixar soluções. Para mim tens muitas boas opções, e eu posso dizer t alguns peixes que escolheria para tirar partido desse setup de fauna e scape:

 

Em x dos danios:

- Tetras imperador

- Tetras rosdomos, fantasmas ou matogrosso

- Rasbora Arlequim (Trigonostigma heteromorpha), esta e especialmente bonita, mas tens outras opções tb mt boas. As rasboras apesar de serem peixes asiaticos ao contrario dos tetras, corys e ottos, partilham os mesmos parametros e axo que se enquadram.

- Arco-Iris Neon (Melanotaenia boesemani), os parametros não são bem os msmos mas é um peixe lindíssimo e da se optimamente em phs um pco ácidos.. uma optima opção.

 

Apesar destes exemplos, deves procurar sempre, tal como numa equipe de futeball, peixes de topo, médio-centro e , como já tens (corys e ottos), peixes de fundo!

 

Boas escolhas

Cumps..

 

boas vegans.

hum. . . tou a entender a teu ponto de vista e é certo. mas como já tinha os danios do nano que tinha, não me posso ver livre deles looool tenho de ficar com eles. portanto qualquer escolha que faça, os danios têm de tar presentes porque mesmo antes de construir este aquario, já os tinha :?

isso da equipa tá bem pensado, não tinha visto por essa prespectiva mas sim, terei peixes de fundo, média e topo no aquario eheh

obrigado pela opção , gosto bastante das rasboras arlequim, mas agora mesmo tenho 4 danios e 2 néons. e acho que as rasboras não ficariam bem, acho eu lool.

contudo obrigado pela dica

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

gostei do aquario , agora é esperar a sua evoluçao e maturidade.

 

para popular esse aquario aqui fica a minha dica.

 

Hemigrammus rhodostomus x10

Nematobrycon palmeri 1 casal

Mikrogeophagus ramirezi 1 casal

Otocinclus x4

Parotocinclus jumbo x2

Crossocheilus siamensis x1

Neritina natalensis x4

Neocaridina heteropoda var red

 

abraço.

 

 

boas

 

obrigado pelo comentario

essa opção para popular o aquario está muito porreira. não conheço mesmo os Nematobrycon palmeri mas parecem ser porreiros. já adquiri 2 néons e se calhar vou fazer um mini cardume deles trocando assim pelos hemigrammus rhodostomus. os ramirezi tenho de os ter ( adoro esses peixes ) , ottos também , o parotocinclus jumbo também é excelente só que tenho receio que me estrague o tapete de eleocharis. achas que pode estragar??? os sae's também era fixe mas ainda tou a pensar porque crescem bastante. caracois não quero loool ( não gosto muito ) a neocaridina heteropoda var red tenho de comprar mais porque também gosto muito. eheh.

 

mas grande escolha mesmo que fizeste e agora já me puseste a pensar porque tá mesmo fixe. principalmente os palmeri. tenho de ver se os arranjo.

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

obrigado pelo comentario

essa opção para popular o aquario está muito porreira. não conheço mesmo os Nematobrycon palmeri mas parecem ser porreiros. já adquiri 2 néons e se calhar vou fazer um mini cardume deles trocando assim pelos hemigrammus rhodostomus. os ramirezi tenho de os ter ( adoro esses peixes ) , ottos também , o parotocinclus jumbo também é excelente só que tenho receio que me estrague o tapete de eleocharis. achas que pode estragar??? os sae's também era fixe mas ainda tou a pensar porque crescem bastante. caracois não quero loool ( não gosto muito ) a neocaridina heteropoda var red tenho de comprar mais porque também gosto muito. eheh.

 

mas grande escolha mesmo que fizeste e agora já me puseste a pensar porque tá mesmo fixe. principalmente os palmeri. tenho de ver se os arranjo.

 

abraços

Boas, dou-te um conselho baseado na minha experiencia pessoal acerca da relação ramirezi/red cherry; quem acaba por ganhar são os ramirezi porque comem os juvenis dos red's, e se estiverem para aí virados ainda pode ser que tirem umas "lascas" aos adultos. A não ser que tenhas algumas plantas onde os red's se possam esconder, eu aconselho o musgo de java ou outro musgo qualquer ao teu gosto e/ou blyxa japónica. Como disse atrás este conselho baseia-se na minha experiencia com estas duas espécies, o que não quer dizer que haja mais aquariofilistas que te digam o contrário do que eu escrevi...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, dou-te um conselho baseado na minha experiencia pessoal acerca da relação ramirezi/red cherry; quem acaba por ganhar são os ramirezi porque comem os juvenis dos red's, e se estiverem para aí virados ainda pode ser que tirem umas "lascas" aos adultos. A não ser que tenhas algumas plantas onde os red's se possam esconder, eu aconselho o musgo de java ou outro musgo qualquer ao teu gosto e/ou blyxa japónica. Como disse atrás este conselho baseia-se na minha experiencia com estas duas espécies, o que não quer dizer que haja mais aquariofilistas que te digam o contrário do que eu escrevi...

 

boas

obrigado pelo comentario

 

bem, eu sei que os ramirezi com red cherry, os red's podem ser bem comidos mas como vou ter uma zona com muitas plantas , pode ser que alguns se safem. eu tive ler cenas sobre os ramirezis, e diz que são peixes pacificos e um pouco timidos, contudo tenho em conta que eles podem - me devorar os camarões. mas vamos lá ver se sim então não colocarei lá mais camarões :D

obrigado pela opinião ;):);)

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

boas pessoal

 

bem não tenho tido oportunidade para estar a postar fotos do aquario actualizado contudo ando com problemas em termos de fertilizações, não sei como ei de saber o consumisto do aquario.

ante - ontem as 22:00 fiz testes de po4 e no3 e tive os seguintes resultados:

PO4 - 1mg/l

NO3 - entre 5ppm a 10 ppm

 

ontem a noite por volta das 23:00

Po4 - 0 mg/l

NO3 - 0 ppm

 

nunca obtive estes valores antes, o que pode estar a acontecer????

 

flora:

2 criptocorines

1 lotus

3 blyxa

1 rotala vermelha

5 pés bacopa

1 anubia bar nana

tapete a desenvolver de eleocharis

 

fauna:

5 red cherry

3 bee shrimp

1 white stripe shrimp

1 s.a.e.

1 otto

4 danio

2 rams

6 néons

1 biofortis

 

o que podera se estar a passar para estar com estes valores?

como poderei fazer para obter os consumos do aquario?

 

fertilizo com:

1.2ml de micros

4.2ml de K

2ml de po4 ( ontem )

 

ajudem - me

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá djmanu...

 

Seu aqua ficou show, to querendo montar um com as medidas iguais ao seu, e vou usar uma luminária tipo a sua também, minha dúvida é: qual a espessura do vidro que usou neste aqua, vi que não tem travas, e no meu que vou montar também não quero utilizar travas.

 

Obrigado!

 

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.