** Aquarium **


Vitor Sousa

Recommended Posts

E aí pessoal???

 

A falar mal de mim nas minhas costas????aaaaaaarrrrrrgggggggghhhhhhhhhh lol...

 

Já sabes Manu quando quiseres eu levo o canhão...temos que experimentar o bilhar lol...

 

Agora fora de tangas o Babykhan tem toda a razão quando te diz para fazeres testes em lojas ou noutros sitios, nem que seja emprestado, pois eu ontem tinha 2ppm de Fosfatos antes de fazer uma TAP de 50% e depois da TPA deixei tudo assentar e fiz novamente o teste e tinha 2ppm à mesma... e eu vi logo que algo não estava bem...felizmente tenho 2 testes por cá...fiz novamente com o outro teste e tinha 0.5ppm lol...

 

Por isso não sei se te devias fiar muito nesses valores, senão começamos todos a ir buscar agua de osmose a tua casa lol...

 

Aquele abração man, já sabes alguma coisa chateia!!!!

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 111
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas

 

 

Já que vais cravar o Pereirinha para as fotos porque não lhe cravas um teste também? :lol:

Tava a brincar.

 

Quando fores à loja, podes sempre combinar com eles que te façam os testes lá.

Quanto mais não seja para despistagem de resultados errados.

Podes ter os testes estragados ou estar a interpretar mal os resultados, é que acho um pouco difícil teres tudo a zero...

 

 

 

 

Abraço

 

Boas

 

loool eu testes tenho eheh só me falta o teste de Kh e Gh eheh.

ya vou levar, mas eu faço com os mesmos testes, testes a agua do aquario e a agua da torneira logo quase de certeza que os testes não estão estragados. dá tudo 0 :D:)

 

abraço

 

 

Manu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E aí pessoal???

 

A falar mal de mim nas minhas costas????aaaaaaarrrrrrgggggggghhhhhhhhhh lol...

 

Já sabes Manu quando quiseres eu levo o canhão...temos que experimentar o bilhar lol...

 

Agora fora de tangas o Babykhan tem toda a razão quando te diz para fazeres testes em lojas ou noutros sitios, nem que seja emprestado, pois eu ontem tinha 2ppm de Fosfatos antes de fazer uma TAP de 50% e depois da TPA deixei tudo assentar e fiz novamente o teste e tinha 2ppm à mesma... e eu vi logo que algo não estava bem...felizmente tenho 2 testes por cá...fiz novamente com o outro teste e tinha 0.5ppm lol...

 

Por isso não sei se te devias fiar muito nesses valores, senão começamos todos a ir buscar agua de osmose a tua casa lol...

 

Aquele abração man, já sabes alguma coisa chateia!!!!

 

boas

 

claro sempre a falar o pior, porque o bom não ñ tem piada looooooooooooooooooooooooool na tanga.

ok quando as plantas crescerem mais vens cá e aproveita - mos para jogar uma bilharada

 

ok vou levar a agua a uma loja para ver se os resultados dão iguais. porque se não for 0 está lá muito perto mesmo :lol: .

e cmo já entrei de férias agora é que vai ser explorar lojas looool :D

 

Depois então eu xateio - te para vires cá ao monte looooool

 

abraço

 

 

Manu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

bem acabei mesmo agora de fazer uns testes ao meu aquario e acho que o metodo de tpa's que ando a fazer esta a ajudar a equilibrar o aquario.

vejam lá os valores dos testes esta quarta:

 

No3 - 10ppm

Nh3 - 0ppm

Po4 - 2mg/l

Ph - 6.5

 

agora passado tres dias:

 

No3 - + - 7ppm

Nh3 - +- 0.10ppm

Po4 - 1mg/l

Ph - 6.5

 

o no3 estava a crescer 2ppm por dia e parece que estou a conseguir controlar com as tpa's diarias :) . o po4 está estavel a 1.5mg/l, tenho é de fertilizar o aquario com 0.5ppm, ou seja , 1ml para o manter nestes valores.

Acho que já esta a ficar melhor isto mas vamos lá ver. quarta feira volto a fazer testes para ver se os valores continuam + - o mesmo se sim parece que já estará equilibrado . que dizem dos testes?????

Ah, eu não ando a fertilizar com K, como tenho um substracto rico em nutrientes cortei nos micros e no K para não ter nutrientes a mais. acho que assim também consigo controlar + - as green spot. faço bem???

 

Bem obrigado a todos que me têm ajudado, se não fossem voces ainda não teria os resultados dos testes que tenho e o aquario quase equilibrado. mas atençao É PARA COMENTAR PESSOAL looooooooooooool

 

Comentem comentem comentem :dance:

 

abraço

 

Manu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ganda Manu, como é que é??? Tudo em alta??? Espero que sim, já ficam a faltar umas fotozinhas man...

 

boas

 

bem acabei mesmo agora de fazer uns testes ao meu aquario e acho que o metodo de tpa's que ando a fazer esta a ajudar a equilibrar o aquario.

vejam lá os valores dos testes esta quarta:

 

No3 - 10ppm

Nh3 - 0ppm

Po4 - 2mg/l

Ph - 6.5

 

agora passado tres dias:

 

No3 - + - 7ppm

Nh3 - +- 0.10ppm

Po4 - 1mg/l

Ph - 6.5

 

Pah, a conclusão que tiro é que em 3 dias baixas-te 3ppm de Nitratos ou seja em 10 dias ficas com os Nitratos a 0ppm!!! E depois??? Ciano com fartura lol...

 

o no3 estava a crescer 2ppm por dia e parece que estou a conseguir controlar com as tpa's diarias :) .

 

E tu agora estás a fazer com que ele desça 1ppm diário, que na minha opinião...mmmmhhhh não é lá muito bom...

 

o po4 está estavel a 1.5mg/l, tenho é de fertilizar o aquario com 0.5ppm, ou seja , 1ml para o manter nestes valores.

 

Sim o PO4 já chegaste ao equilibrio, custa um bocado mas a gente vai lá lol...

 

 

Acho que já esta a ficar melhor isto mas vamos lá ver. quarta feira volto a fazer testes para ver se os valores continuam + - o mesmo se sim parece que já estará equilibrado . que dizem dos testes?????

 

Vamos a ver com os testes de quarta feira então man... se calhar estou errado... melhor, espero tar errado lol...

 

Ah, eu não ando a fertilizar com K, como tenho um substracto rico em nutrientes cortei nos micros e no K para não ter nutrientes a mais. acho que assim também consigo controlar + - as green spot. faço bem???

 

Acho que não fizeste muito bem Manu...o nosso substrato pode ser "fertil" mas não é uma coisa es+ecialmente criada para aquario a não ser o HumusPlus, e só isso não sei se terá o Potassio necessário para as plantas, mas é uma questão de experimentar se começares a notar buracos nas plantas já sabes lol...

 

Bem obrigado a todos que me têm ajudado, se não fossem voces ainda não teria os resultados dos testes que tenho e o aquario quase equilibrado. mas atençao É PARA COMENTAR PESSOAL looooooooooooool

 

Pah se é a mim que estás a agradecer, de nada, a gente está aqui para isso mesmo... para comentar, comentar, comentar, comentar, comentar, comentar lol... É na boa ganda abraço man

 

Comentem comentem comentem :)

 

abraço

 

 

 

Manu

Editado por Pereirinha

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pereirinha então mékié tudo okeijo???

pá por aqui está tudo 5*****, já comprei o esha 2000 para tratar os fungos do ramirezi vamos lá ver se aquilo lhe passa.

sim eu reparei que o no3 baixou mas a hora da verdade vai ser esta quarta feira. se esta quarta feira tiver o aquario com os testes + - iguais aos testes de segunda acho que poderei dizer que o aquario está equilibrado eheh.

 

já tive a falar com o petty sobre o K, vou começar a fertilizar dentro de 2 semanas, entretanto se realmente começar a ver os famosos buracos nas plantas, toca a deitar K para as "senhoras" plantas não se ressentirem loool

 

sim, dirigo - me a todos que me têm ajudado, como me tens ajudado, claro que também me dirijo a ti loool .

pois é , faltam fotos mas o fotografo mora para ermesinde e tem de cá vir não é?? loooooooooooool

pá temos de combinar um dia para cá vires. nas proximas duas semanas tou de férias. quando puderes dá um tok e aparece :):)

 

aquel ganda Abraço pereira e cuidado com o teu K pá loool :)

 

abraço

 

 

 

Manu

Editado por djmanu
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Reduzi a dose para metade man...o meu aquario incrivelmente ou não está a consumir 1ppm de PO4 diário daí a colocar 10ppm de Potassio diário...acho que existe uma regra qualquer assim, daí achar que o teu precisa de pelo menos 5ppm diários mas espera para ver...pah combina isso quando quiseres...mas mais para o fim de semana entre 5ª e sabado, é o que faz nã andar na escola lol...

 

Abração

Editado por Pereirinha

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Reduzi a dose para metade man...o meu aquario incrivelmente ou não está a consumir 1ppm de PO4 diário daí a colocar 10ppm de Potassio diário...acho que existe uma regra qualquer assim, daí achar que o teu precisa de pelo menos 5ppm diários mas espera para ver...pah combina isso quando quiseres...mas mais para o fim de semana entre 5ª e sabado, é o que faz nã andar na escola lol...

 

Abração

 

Boas.

Hum ok vou pesquizar sobre essa regra e vou fazer isso para ver como é que o aquario se safa. se ficar tudo fixe e as plantas continuarem a bombar é porque está tudo 5****. para já tenho um consumo de 0.5ppm diario de po4 mas com o crescimento das plantas penso que este consumo irá aumentar mas vamos ver.

Pronto então entre 5º e sabado diz qql coisa okeijo??

 

abraço

 

Manu

Editado por djmanu
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal

 

bem eu continuo com um grande problema no meu aquario, excesso de no3. hoje fiz uma tpa praí de 70%, um reset total ao aquario, isto porque ontem ao fazer os testes obtive valores entre os 20 e 40 ppm de no3 :mrgreen::(:(:(:(.

ao mudar a agua tentei mexer um bocadinho mesmo na akadama de maneira a que toda a matéria organica que lá estava, flutuá -se e assim eu conseguia apanhar com o garrafão e com a mangueira o maximo de matéria organica que conseguia. fiz bem? sei que o que provoca o aumento de no3 é o excesso de comida ou excesso de peixes. peixes em excesso não tenho portanto é a comida. costumava deitar um bom bocado 2x ao dia e quanto mais eles comem mais defecam logo + no3 estou certo ???

 

já fiz a tpa e obtive estes resultados:

 

no3 : entre 5 e 10 ppm

po4 : 0.5 mg/ l ( acabei de fertilizar para ter 1.5mg/l )

K : 5ppm ( o meu aquario consome 0.5 mg/l po4 diaros portanto acho que esta medida diaria de K está certa )

nh3 : 0.10

ph : 6.5

 

amanha vou voltar a fazer testes ao no3. se continuar a subir continuo com as tpa´s? ou posso utilizar outro metodo??

ah, vou deixar de dar de comer aos peixes durante algum tempo para ver se o no3 estabiliza, e se der de comer é mesmo pouquissimo de maneira a que devorem tudo em pouquissimo tempo.

que dizem ???'

 

 

abraços

 

 

 

Manu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal

 

bem eu continuo com um grande problema no meu aquario, excesso de no3. hoje fiz uma tpa praí de 70%, um reset total ao aquario, isto porque ontem ao fazer os testes obtive valores entre os 20 e 40 ppm de no3 :P:(:D:(:(.

ao mudar a agua tentei mexer um bocadinho mesmo na akadama de maneira a que toda a matéria organica que lá estava, flutuá -se e assim eu conseguia apanhar com o garrafão e com a mangueira o maximo de matéria organica que conseguia. fiz bem? sei que o que provoca o aumento de no3 é o excesso de comida ou excesso de peixes. peixes em excesso não tenho portanto é a comida. costumava deitar um bom bocado 2x ao dia e quanto mais eles comem mais defecam logo + no3 estou certo ???

 

já fiz a tpa e obtive estes resultados:

 

no3 : entre 5 e 10 ppm

po4 : 0.5 mg/ l ( acabei de fertilizar para ter 1.5mg/l )

K : 5ppm ( o meu aquario consome 0.5 mg/l po4 diaros portanto acho que esta medida diaria de K está certa )

nh3 : 0.10

ph : 6.5

 

amanha vou voltar a fazer testes ao no3. se continuar a subir continuo com as tpa´s? ou posso utilizar outro metodo??

ah, vou deixar de dar de comer aos peixes durante algum tempo para ver se o no3 estabiliza, e se der de comer é mesmo pouquissimo de maneira a que devorem tudo em pouquissimo tempo.

que dizem ???'

 

 

abraços

 

Manu

 

 

Boas, como te disse em minha casa e já varias pessoas te disseram um erro teu foi colocar logo a fauna e alimentares há maluco, como te disse também, os peixes não morrem se tu não alimentares um dia ou outro eu no meu as vezes também o faço, quanta mais comida deres mais eles vão defecam e ai está os disparos de No3 ou pelo menos ajuda a tal, tem calma este hobbie parte do sucesso de grandes aquários é a paciência e é algo que te falta e deixa de fazeres agora de uma forma e daqui a uns minutos fazeres de outra, aprendemos com os erros e um dia chegas lá é só não desistires ;)

 

 

Abraço.

 

 

Petty

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, como te disse em minha casa e já varias pessoas te disseram um erro teu foi colocar logo a fauna e alimentares há maluco, como te disse também, os peixes não morrem se tu não alimentares um dia ou outro eu no meu as vezes também o faço, quanta mais comida deres mais eles vão defecam e ai está os disparos de No3 ou pelo menos ajuda a tal, tem calma este hobbie parte do sucesso de grandes aquários é a paciência e é algo que te falta e deixa de fazeres agora de uma forma e daqui a uns minutos fazeres de outra, aprendemos com os erros e um dia chegas lá é só não desistires ;)

 

 

Abraço.

 

 

Petty

 

 

bem, o erro tá esclarecido, meti a fauna cedo demais e alimentei muito mesmo e agora tenho excesso de detritos organicos. vou cortar na comida dando de comer dia sim dia não e pouco de maneira a que não haja muitos detritos. e pronto a paciencia, vou aumentar nesse macro também já me mentalizei que me falta isso e não vou desistir nunca. é um desafio e não desisto deste desafio :) isto vai ficar direito com o tempo.

 

abraço

 

 

Manu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O NO3 é um derivado do NO2, a comida podera ajudar um pouco mas muito pouco a subir o valor, logo a meu ver a culpa não é da comida.

Por outro lado a culpa é da comida, os peixes tem de comer e geram amonia que passa a nitritos e passa por fim a nitratos, como é logico as plantas usam os nitratos para devolver o azoto e fechar o ciclo, mas como é evidente num aqua é muito dificil ter esse equilibrio.

 

Se tirares os peixes os nitratos desaparecem como é evidente, tenta diminuir o numero de peixes.

 

Outra coisa estranha é teres amonia na agua, o que significa que ou a ciclagem foi mal feita (peixes ao fim de uma semana ou duas quando deve-se esperar um mes) ou tens peixes a mais e o filtro não tem capacidade para tanto.

 

Eu na tua situação preocupava-me primeiro em ver porque a amonia não vai a zero e depois preocupava-me com as plantas.

 

Cumps

 

boas

obrigado pela resposta.

 

eu hoje vou fazer o tente ao Nh3 para ver como estão os resultados e posto os ainda hoje. sim isso de ter posto a fauna cedo demais foi o meu erro mas controlei o ciclo e sei que ele foi concluido. agora o excesso de comida e a fauna introduzida cedo é que me está a criar estes disparos de no3 ( como o petty diz ).

peixes a mais não tenho, já fiz as contas de 1cm/L e ainda tenho é espaço para meter mais loool . só pode ser o excesso de matéria organica( que os peixes defecam e comida ) que me está a fazer disparar o no3. contudo já vou fazer a experiencia para ver se isto acalma.

mais logo posto os resultados dos testes. para ver as diferenças.

 

abraços

 

 

Manu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uns a levar tareia das algas, outros a levar coças dos nitratos... está bonito, isto!?! :)

 

está do melhor que pode haver carlos loooooool. mas já ando na luta, sempre a pancada e ao pontapé há de baixar, o tempo e a paciencia tratam de tudo loooool .

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

bem ismeno como te disse aí vão os resultados. tentei faze - los o melhor que pude mesmo :music_singguitar:

 

No3 - 10 ppm

Nh4 - 0 ppm

Po4 - 1.5mg/l

Ph - 6.5

 

estou a pensar uma maneira fixe para ver os consumos de no3. eu ando a mudar 10 litros de agua diarios nas tpa's e só vou dar de comer aos peixes de 2 em 2 dias. se o no3 aumentar, aumento mais 5litros nas tpa's. se diminuir retiro os mesmos 5 litros. se se manter , pronto mantem - se loool que dizem???

digam coisas desta ideia . . . .

 

Abraço

 

 

Manu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Se os nitritos estão a 0 penso então que o valor do teste de amonia deve ser 0 apesar de a cor segundo tu dizeste ficar entre o 0 e os 0,1.

A unica hipotese que eu vejo é pores menos comida.

Os plantados são sempre um compromisso entre os peixes e as plantas, não é por acaso que o Fernando Oliveira no Pinheiro Manso tem meia duzia de neons, se coloca-se outro tipo de peixes o mais provavél era o resultado ser desastroso ao fim de algum tempo, perdoa-me FAAO se disse algum dispara-te.

Penso que podes compensar essa subida de nitratos com fosforo penso eu, tambem não entendo muito de plantados, o pior que pode acontecer e aparecerem algas, eu sei que é uma chatice mas os peixes não se chateiam.

Pede a ajuda de alguem que entenda de plantados para saberes como compensares a subida e nitratos, acho que não ha necessidade de todos esses tpas.

 

Cumps

 

boas

 

em relação a comida estou a deitar mesmo pouco. em relação as tpa's vou continuar assim para ver o resultado se for demais começo a diminuir aos poucos. acho que vou conseguir vamos lá ver.

obrigado na mesma pela atenção :medieval_mace:

 

abraço

 

 

Manu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

E fazer os mesmos testes numa loja qualquer, não é opção?

Já pensaste que podes estar a fazer mal os testes e a ter leituras erradas, ou pior, a fazer bem os testes e a intrepertar mal os resultados?

Citando o Canito, "Ainda ficas daltónico'...

 

Relaxa, se não tens nenhum surto de algas deixa o Aqua estabilizar.

As plantas vão começar a crescer e a gastar o substrato e então começam a procurar nutrientes na coluna de água.

A tua ideia de 'consumos diários' está teoricamente correcta, mas na prática as condições não são imutáveis.

Há variáveis que não consegues controlar com duas de treta (havendo até outras que só consegues dominar com água oxigenada e uma pipeta), o que te deveria estar a preocupar não são, a meu ver, os resultados os testes, mas sim o resultado do teu trabalho e esse até agora está a dar resultados muito bons.

 

'Chill out' e observa esse pedaço de paraíso. Até sofá tem... 'Spina that weel' mazé!

Além disso a 'Chillage People', sabe-se hoje em dia devido a testes clínicos estadunidenses devidamente comprovados, dura mais tempo, mas o que é mais importante é que o faz com muito melhor qualidade de vida.

 

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

E fazer os mesmos testes numa loja qualquer, não é opção?

Já pensaste que podes estar a fazer mal os testes e a ter leituras erradas, ou pior, a fazer bem os testes e a intrepertar mal os resultados?

Citando o Canito, "Ainda ficas daltónico'...

 

Relaxa, se não tens nenhum surto de algas deixa o Aqua estabilizar.

As plantas vão começar a crescer e a gastar o substrato e então começam a procurar nutrientes na coluna de água.

A tua ideia de 'consumos diários' está teoricamente correcta, mas na prática as condições não são imutáveis.

Há variáveis que não consegues controlar com duas de treta (havendo até outras que só consegues dominar com água oxigenada e uma pipeta), o que te deveria estar a preocupar não são, a meu ver, os resultados os testes, mas sim o resultado do teu trabalho e esse até agora está a dar resultados muito bons.

 

'Chill out' e observa esse pedaço de paraíso. Até sofá tem... 'Spina that weel' mazé!

Além disso a 'Chillage People', sabe-se hoje em dia devido a testes clínicos estadunidenses devidamente comprovados, dura mais tempo, mas o que é mais importante é que o faz com muito melhor qualidade de vida.

 

 

 

 

Abraço

 

Boas, então como é? está tudo bem?

os testes já os fiz na casa do petty, e os meus testes tão bem posso é estar a interpretar mal eheh. vou fazer 1x por semana para não ficar daltonico loool ( troca mesmo as ideias lool )

bem já subi o filtro externo para a mesma altura do aquario,logo de certeza que os 440l/h estão a ser debitados pelo filtro. vamos lá ver se consigo controlar melhor as ciano, agora que existe mais circulação de agua. . .

mas, se o resultado do meu trabalho, que para agora está porreiro, porque ainda me preocupo? será psicologico??

as unicas algas que tenho são as de crescimento lento e um bocadinho de ciano no substracto. essas tenho de eliminar mesmo porque estão a crescer e tenho de utilizar algo para as erradicar por uns tempos :wub::(

 

bem como todos dizem, agora o tempo da natureza que faça o resto.vamos deixar as plantas crescer, podar para elas fortalecerem e combater as algas. paciencia . . . . . . . . .

 

abraço

 

 

Manu

Editado por djmanu
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas pessoal

 

bem sei que não tenho actualizado aqui o tópico do meu aquario, não tenho camara fotografica logo não consigo colocar aqui fotos do aquario.

contudo ele já está + - equilibrado, os valores de no3 já estão um bocado mais baixos e não tenho tido surto de nenhum tipo de algas, a não ser as de crescimento lento que dão um verdinho ás pedras looool .

para a semana, as plantas de crescimento rápido e grandes vão levar a sua primeira poda :|:):) vamos lá ver como irá ficar eheh.

a eleocharis está 5***** , já tenho a zona onde a plantei muito mais verde e muito mais espalhada ;)

bem sem fotos tentem imagina - lo se conseguirem.

 

Contudo, tive com o babykan e fomos aqui a um lugar secreto e ele trouxe a sua maquineta e pusemo - nos a tirar fotos deste local fantástico.

espero que gostem, aqui vão elas :

 

Queda de Agua

DSC_0485.jpg

 

DSC_0488.jpg

 

foto da zona

DSC_0498.jpg

 

ameijoa do rio mais pequena de todas

DSC_0501.jpg

 

flores e musgo fantástico

DSC_0506.jpg

DSC_0508.jpg

DSC_0518.jpg

DSC_0545.jpg

DSC_0526.jpg

DSC_0525.jpg

DSC_0523.jpg

 

por do sol ( não foi editada, original mesmo )

DSC_0531.jpg

 

bem espero que tenham gostado e assim que puder, posto fotos do meu tanque :P

 

abraço

 

Manu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Gandas fotos sim senhor, gostava de visitar esse lugar secreto, conheço alguns tao espectaculares como esse na zona do gêres, tento ir lá fazer umas caminhadas pelo menos uma vez por ano.

Cumprimentos, Ricardo Vieira / Aquariofilia copo de Whisky
jpmartins Zaratrusca Hugo Monteiro ric17fcp
alvarenga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Gandas fotos sim senhor, gostava de visitar esse lugar secreto, conheço alguns tao espectaculares como esse na zona do gêres, tento ir lá fazer umas caminhadas pelo menos uma vez por ano.

 

boas,

obrigado pelo coment.

por acaso tem lá cenas espectaculares mesmo, musgos impressionantes e bastantes plantas aquaticas. por causa deste lugar queria fazer um aquario de agua fria com o biotopo do rio que lá atravessa. ou seja, colocar no aquario plantas aquaticas, o substracto de lá, em suma tudo mesmo em homenagem a este lugar fantástico. isto porque estão a fazer uma ponte da auto - estrada mesmo por cima desta zona linda e acho que vai estragar a paisagem toda mas pronto sem comentários . . . . . .

vamos lá ver se consigo concretizar este desejo

 

abraço

 

 

Manu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

...queria fazer um aquário de agua fria com o biótopo do rio que lá atravessa. Ou seja, colocar no aquário plantas aquáticas, o substrato de lá, em suma tudo mesmo em homenagem a este lugar fantástico...

 

Diz que sim...

Ao que parece até ficaste com algumas plantas e tal num garrafão...

 

Na volta já deu para começar...

 

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pá qualquer dia tenho de passar mais tempo lá a procurar mais plantas e a ver o que posso fazer . . . . .

agora ando a estudar a construção de um nano de 30L. vamos lá ver como irá ficar

 

abraços

 

 

Manu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas manu, sou um pouco novato neste tópico mas estava a ler e vi essas fotos mt boas desse local secreto e adorei!

 

 

Não me queres dar aí umas dicas de como se consegue chegar até lá? Gosto mt de explorar a natureza e conhecer assim sítios novos :medieval_mace:

 

Abraço e partilha aí esses teus conhecimentos :snipersmile:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.