** Aquarium **


Vitor Sousa

Recommended Posts

Olá djmanu...

 

Seu aqua ficou show, to querendo montar um com as medidas iguais ao seu, e vou usar uma luminária tipo a sua também, minha dúvida é: qual a espessura do vidro que usou neste aqua, vi que não tem travas, e no meu que vou montar também não quero utilizar travas.

 

Obrigado!

 

Abraço!

 

boas

obrigado desde já pela resposta ;)

espero que o ** Aquarium ** te de ideias porreiras para o teu aquario eheh ;).

o vidro têm 6mm de espessura

boa sorte na montagem:)

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 111
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas Manu, quanto tempo tem esses testes? Abraço

 

 

Petty

 

boas petty, os testes foram quarta feira a noite por volta das 23.00 horas. já meti mais po4. eu tou com esta ideia para saber o consumo do aquario. por exemplo : hoje já fertilizei e dei de comer aos peixes, antes de ir para a cama faço os testes e vejo os resultados e aponto a hora a que os fiz. amanha a mesma hora ( ou seja passando 24 horas ) sem fertilizar e sem dar de comer aos peixes, faço logo os testes e vejo os resultados. vejo a difrença de resultados e aí já saberei o consumo do aquario em 24 horas ;)

 

está bem este sistema???

 

abraço

 

manu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

testes tirados hoje, quinta feira 23:30

 

po4 - 1mg/l

no3 - +- 3 ppm ( nunca tive estes valores, o que poderá estar a acontecer? )

 

amanha por volta desta hora ou talvez mais cedo farei o teste outra vez para ver os consumos.

 

abraços

 

 

manu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

testes tirados hoje, quinta feira 23:30

 

po4 - 1mg/l

no3 - +- 3 ppm ( nunca tive estes valores, o que poderá estar a acontecer? )

 

amanha por volta desta hora ou talvez mais cedo farei o teste outra vez para ver os consumos.

 

abraços

 

 

manu

 

Pois também não sei quando tivemos em casa do Petty disseste que tinhas valores altissimos, mas isso também me aconteceu a mim, tinha a volta de 15ppm depois no dia a seguir começaram-me a aparecer umas ciano, fui ver as causas das algas e dizia que era niveis baixos de No3 e eu pensei "impossivel", fiz o teste naquela e não é que tinha mesmo razão??? Nitratos a 0ppm... fertiliza já com No3 senão vais ter as algas à perna...

 

Aquele abraço...

 

PS: acho que esse sistema que usaste para saberes o consumo do teu aquario, fixe...

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

testes tirados hoje, quinta feira 23:30

 

po4 - 1mg/l

no3 - +- 3 ppm ( nunca tive estes valores, o que poderá estar a acontecer? )

 

amanha por volta desta hora ou talvez mais cedo farei o teste outra vez para ver os consumos.

 

abraços

 

 

manu

 

Boas, a ideia é mesmo essa, vais fazendo testes e os resoltados te diram o que é necessario adicionar, sobe o No3 para 5ppm o Po4 está bom, tenta manter o Po4 mais alto que o No3, dessa forma evitas o aparecimento de green spot, abraço

 

 

 

Petty

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

ya pereirinha, os niveis de no3 estavam mesmo altissimos e cairam para 5 ppm quando fiz a troca de 50 % da agua do aquario. e até hoje ainda não subiram. estam - me a aparecer umas algas meias brancas coladas ao vidro não faço a minima o que são mas tou á rasca porque não tenho no3 para fertilizar. como posso arranjar isso???

 

petty, vou ver os resultados de hoje e vou colocalos aqui para fazer a comparação de resultados. a comida dos peixes não contribui para o aumento do No3????

 

abraço

 

Manu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

bem acabei de fazer os testes:

 

Po4 - 0.5 mg/l ( logo o aquario consome 0.5mg/l dia. conclusão : adição de 0.5 mg/l para manter um valor de 1mg/l diario :medieval_mace: )

 

No3 - 5 ppm ( acho que os valores tão baixos de no3 estavam assim devido as tpa's. fiz uma segunda de 50 % , e outra quarta de 40 % )

 

acho que já está a ficar equilibrado que acham??

 

abraço

 

Manu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

bem aqui estão algumas fotos actualizadas ( tiradas no sabado ) do ** Aquarium **

agradeço ao pereirinha por ter tido a paciencia de vir cá a casa tirar as fotos com o seu canhão eheh. obrigado

 

Vista frontal

AquarioFrente.jpg

 

Vista Lateral Cima

Aquario2.jpg

 

Agora alguns dos seus habitantes :)

 

DanioRerioLyraMacho.jpg

DanioRerioLyraMacho2.jpg

 

DanioRerioLyraFemea.jpg

 

Biofortis2.jpg

 

Nons-1.jpg

 

 

Ramirezi1-1.jpg

Ramirezi4-1.jpg

 

otto

Ottocinclo1.jpg

 

Sae

Sae2.jpg

 

fotos do aquario em geral

zonaplantada.jpg

LateraldoAquario.jpg

DSC_0582.jpg

 

 

Bem espero que gostem das fotos e deêm opiniões , criticas o que quiserem :):):yb668:

eu tenhu tido problemas com algas, como o aquario só têm 1 mês é normal, mas tnho tido demasiadas. o aquario com o tempo e ao ficar ainda mais maturado, o aparecimento de algas abrandará??

 

aproveito para por o resultado dos testes:

Nh3 : 0.25 ppm

No3 : entre 5ppm a 10 ppm

Po4 : 1mg/l

Ph : 6.5

 

estão bons os testes???

 

Abraço e comentem praí :P

 

 

Manu

Editado por djmanu
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

povoaste demasiado cedo esse aquario , isso ja completou o ciclo ou so está a começar agora ?? com o ciclo completo deverias de ter a amonia a 0.

os macros estao bons apesar de eu gostar de ter os fosfatos um pouco mais altos que a proporçao 1:10.

 

o teu aquario ainda está muito simples , mas gosto bastante da apresentaçao que transmite, arrumado, limpo e espaçoso :P

 

abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

povoaste demasiado cedo esse aquario , isso ja completou o ciclo ou so está a começar agora ?? com o ciclo completo deverias de ter a amonia a 0.

os macros estao bons apesar de eu gostar de ter os fosfatos um pouco mais altos que a proporçao 1:10.

 

o teu aquario ainda está muito simples , mas gosto bastante da apresentaçao que transmite, arrumado, limpo e espaçoso ;)

 

abraço.

 

boas. obrigado pelo comentario.

pois um dos meus erros graves foi mesmo povoar cedo demais o aquario contudo consegui fazer com que o ciclo se concluisse. os resultados do nh3 tavam entre 0 a 0.25 ppm . dava uma cor verde muito clara mesmo quase amarela portanto acho que o cilco tá concluido.

agora como o meu aquario só tem 1 mês espero que ao longo do tempo cresça e se torne mais complexo :):)

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva.

 

tranquilo, esse aqua. apenas me "incomoda" essa diferença de cor nas pedras. apenas isso.

de resto, o tempo trará o que falta.

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva.

 

tranquilo, esse aqua. apenas me "incomoda" essa diferença de cor nas pedras. apenas isso.

de resto, o tempo trará o que falta.

 

cumps.

 

boas

obrigado pelo comente acarloscc , mas já agora que diferença de cor é essa?? são as algas é? loooool

 

abraço

 

 

Manu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não manu. são mesmo as pedras... castanhas, cinza, etc... :P

 

cheira-me a aqua super tranquilo, super "boa onda", e essa diferença de cores é "ruído"... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não manu. são mesmo as pedras... castanhas, cinza, etc... :shock4:

 

cheira-me a aqua super tranquilo, super "boa onda", e essa diferença de cores é "ruído"... :cool2:

 

ya eu tinha esta pedra cinzenta e é certo que contrastou com o xisto mas tá pintarola loooool :P

sim é mesmo super tranquilo até a minha mãe se cola a olhar para ele montes de tempo looool , queria fazer com que os peixes tivessem bom espaço para nadar e também uma zona plantada para poderem estar mais a vontade e acho que consegui isso + - ;):)

 

abraço

 

 

Manu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá djmanu,

Sem querer ser chato vou dizer o seguinte,acho que houve ai alguma precipitação,devias ter optado por plantar isso ao maximo,deixar estabilizar alguns dias e só depois muito devagar começar a povoar com peixes.

Quando as plantas são em quantidade suficiente e estão a crescer bem e a quantidade de pexes é acertada,criam-se condições para haver um equilibrio fantastico,agora neste caso estás já preocupar-te com o nivel de consumo de nutrientes e de fertilização etc,quando tens uma baixissima quantidade de plantas e no entanto já tens bastantes produtores de nitratos/fosfatos...enfim,saltaste uma etapa e oxalá eu me engane ou o equilibrio disso deve estar por um fio. :P

É só uma opinião que espero não leves a mál.

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Manu, concordo com o Carlos em relação as pedras, alias já te tinha dito isso em minha casa, eu retirava as castanhas e colocava todas da mesma cor mas o aquário é teu e se gostas assim deixa estar, penso que deves subir um pouco mais o Po4, afinal de contas se tens o No3 entre 5/10ppm suponhamos que está perto dos 10 a diferença é pouca como tal vê se sobes um pouco esse Po4, quanto ao resto ta fixe. Mal possa passo em tua casa para ver o penico ao BIBO, Abraço e já estou a ver a tua mãe viciada e montar aquário para ela :P

 

 

Petty

Editado por petty
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá djmanu,

Sem querer ser chato vou dizer o seguinte,acho que houve ai alguma precipitação,devias ter optado por plantar isso ao maximo,deixar estabilizar alguns dias e só depois muito devagar começar a povoar com peixes.

Quando as plantas são em quantidade suficiente e estão a crescer bem e a quantidade de pexes é acertada,criam-se condições para haver um equilibrio fantastico,agora neste caso estás já preocupar-te com o nivel de consumo de nutrientes e de fertilização etc,quando tens uma baixissima quantidade de plantas e no entanto já tens bastantes produtores de nitratos/fosfatos...enfim,saltaste uma etapa e oxalá eu me engane ou o equilibrio disso deve estar por um fio. :P

É só uma opinião que espero não leves a mál.

Um abraço.

 

boas

desde já obrigado pela resposta luis.

bem, é verdade precipitei - me, erro de iniciado ( a presa lool ) sei que devia de ter esperado algum tempo antes de meter os peixes dentro do aquario mas só reflecti sobre esse erro depois de o ter feito ;) . mas uma pessoa aprende com os erros e espero que consiga controlar o equilibrio do aquario. em termos de po4 já consegui estabilizar, o no3 é que ainda não tenho a certeza dos seus consumos. em relação a fertilização com micros eu cortei, o susbtracto por si já é bastante fertil para as plantas mas só daqui a 1 mes +- é que volto a fertilizar com micros. mas já agora porque dizes que o equilibrio poderá estar por 1 fio???? ( espero bem que não também :shock4: )

 

claro que não levo a mal luis :cool2::) eu tenho de aprender e de certeza que este aquario me vai ajudar a compreender muitos erros que irei cometer com ele e também eu quero é que as pessoas falem e dêm opiniões para eu aprender e ver o que posso melhorar e que erros estou a cometer.

 

abraço

 

 

Manu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Manu, concordo com o Carlos em relação as pedras, alias já te tinha dito isso em minha casa, eu retirava as castanhas e colocava todas da mesma cor mas o aquário é teu e se gostas assim deixa estar, penso que deves subir um pouco mais o Po4, afinal de contas se tens o No3 entre 5/10ppm suponhamos que está perto dos 10 a diferença é pouca como tal vê se sobes um pouco esse Po4, quanto ao resto ta fixe. Mal possa passo em tua casa para ver o penico ao BIBO, Abraço e já estou a ver a tua mãe viciada e montar aquário para ela ;)

 

 

Petty

 

 

boas petty

 

ya, eu sei que aquele calhau tem a sua cor diferente mas não o posso tirar agora, para mim está porreiro mesmo sendo diferente :):):) ( não encontrei um calhau melhor para por lá tive de por aquele :roll: mas acho que ficou bem enquadrado ) hum ok petty vou subir para ver se arraso com as gree spot de uma vez . gracias pelo conselho

 

abraço e apareçe para a bilharada eheh

 

 

Manu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas já agora porque dizes que o equilibrio poderá estar por 1 fio????

 

boas

 

acho que ele se refere a que tenhas ainda uma colonia baixa de bacterias nitrificantes para transformar toda essa amonia que a fauna provoca, em nitritos e posteriormente em nitratos, e por isso nao a tens a 0 , nada que umas tpas nao resolvam e tenhas atençao a isso.

 

abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

acho que ele se refere a que tenhas ainda uma colonia baixa de bacterias nitrificantes para transformar toda essa amonia que a fauna provoca, em nitritos e posteriormente em nitratos, e por isso nao a tens a 0 , nada que umas tpas nao resolvam e tenhas atençao a isso.

 

abraço.

 

ahhh, ok já entendi. eu vou controlando com os testes e tentar perceber os consumos. depois disso vou fazer testes mes a mes, gerais para ver outra vez consumos e ver o progresso do aquario ;) e claro controlando sempre a coisa com Tpa's

 

Abraço

 

 

Manu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

acho que ele se refere a que tenhas ainda uma colonia baixa de bacterias nitrificantes para transformar toda essa amonia que a fauna provoca, em nitritos e posteriormente em nitratos, e por isso nao a tens a 0 , nada que umas tpas nao resolvam e tenhas atençao a isso.

 

abraço.

E não é só isso,o racio peixes/plantas está muito desfavoravel a estas ultimas,o que ainda vai tornar mais dificil e moroso chegar a um ponto de equilibrio.

A juntar a isso tudo,o rapaz que reconhece que tem um substrato bastante fertil,ainda está a querer dár uma "ajudinha ao destino" ao começar já com fertilizações na coluna de agua. :)

Sugestões djmanu:

1º-nem mais um peixe para ai por enquanto.

2º-arranja o maximo de plantas que conseguires e planta isso ao maximo,mesmo que algumas sejam declaradamente temporarias e de preferencia especies de crescimento rapido.

3º-TPAs sem preguiça mas sem exageros,mais vale todos os dias alguns litros que mudanças brutais uma vez por semana.

4º-a não ser que encontres alguma carencia visivel e declarada nas plantas,stop com as ferilizações na coluna de agua,deixa-as usar o que o substrato tem pra dár.

5º-não "te estiques" com a duração do periodo de iluminação pelo menos pra já.

Estas são as minhas sugestões,eventualmente outros discordarão,mas...cada cabeça sua sentença. :eusathink:

Um abraço. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E não é só isso,o racio peixes/plantas está muito desfavoravel a estas ultimas,o que ainda vai tornar mais dificil e moroso chegar a um ponto de equilibrio.

A juntar a isso tudo,o rapaz que reconhece que tem um substrato bastante fertil,ainda está a querer dár uma "ajudinha ao destino" ao começar já com fertilizações na coluna de agua. bigsmile

Sugestões djmanu:

1º-nem mais um peixe para ai por enquanto.

2º-arranja o maximo de plantas que conseguires e planta isso ao maximo,mesmo que algumas sejam declaradamente temporarias e de preferencia especies de crescimento rapido.

3º-TPAs sem preguiça mas sem exageros,mais vale todos os dias alguns litros que mudanças brutais uma vez por semana.

4º-a não ser que encontres alguma carencia visivel e declarada nas plantas,stop com as ferilizações na coluna de agua,deixa-as usar o que o substrato tem pra dár.

5º-não "te estiques" com a duração do periodo de iluminação pelo menos pra já.

Estas são as minhas sugestões,eventualmente outros discordarão,mas...cada cabeça sua sentença. :sunbathing:

Um abraço. :thumbup3:

 

boas luis, obrigado desde já pela resposta

 

hum, bem grande m***** que fiz loool vamos lá ver se consigo por o equilibrio do aquario estabelecido o + rápido que puder.

eu agora só fertelizo com macros - o potassio e po4. deixo de fertilizar também isto?

1 - ok nada de + peixes

2 - vou tentar por mais umas plantas ok

3 - as tpa's diarias já as ando a fazer, 10 litros por dia deve estar 5 *****

4 - o substracto tenho humus, humus plus a base de laterite e akadama. potente não???

5 - tenho 10 h diarias , reduzo para 8??

 

acho que tem logica o que acabas de aconselhar e vou seguir o teu conselho :)

 

abraço

 

 

Manu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Gosto do apecto "limpinho" que conseguis-te dar a esta montagem. Excelente inicio .... ;) ... os meus parabéns !!!!

Só uma pequena critica ..... Tanta luz, tanto co2, tanto substrato fértil ... e o aquário tão vazio de plantas .... :puppydogeyes: .... muito sinceramente não consigo perceber ..... help

Vai actualizando... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas luis, obrigado desde já pela resposta

 

hum, bem grande m***** que fiz loool vamos lá ver se consigo por o equilibrio do aquario estabelecido o + rápido que puder.

eu agora só fertelizo com macros - o potassio e po4. deixo de fertilizar também isto?

1 - ok nada de + peixes

2 - vou tentar por mais umas plantas ok

3 - as tpa's diarias já as ando a fazer, 10 litros por dia deve estar 5 *****

4 - o substracto tenho humus, humus plus a base de laterite e akadama. potente não???

5 - tenho 10 h diarias , reduzo para 8??

 

acho que tem logica o que acabas de aconselhar e vou seguir o teu conselho help

 

abraço

 

 

Manu

Só com macros?...Só?...é pra rir? :puppydogeyes: ...nem com macros nem com micros nem com pôrr... nenhuma,isso não tem massa vegetal nem maturidade nem sequer estabilidade biologica ainda pra já estar a fertilizar na coluna de agua,como te disse,a não ser em caso de carencias visiveis e comprovadas,deixa-te estar quieto com isso por agora.

No restante:

1-Té quim fim lol.

2-Não é mais umas...é muitas,aproveita as ofertas que a malta vai fazendo se fôr preciso (-€€€).

3-Tá bom.

4-qb(a akadama não conta).

5-Qual é a potencia total em watts da iluminação?e o espectro visivel das lâmpadas em Kelvins sabes esses valores?.

Grande abraço.

Editado por Luis carrilho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.