Blyxa a definhar...


Pereirinha

Recommended Posts

Boas pessoal, então é assim, montei o aquario no sabado e de sabado até hoje acho que as blyxas têm piorado a sua saude...não faço ideia porque será... estão tipo a definhar, a dereter??? Não sei como chamar...Melt??? Nas Blyxas??? Neste momento estão assim

 

gallery_21175_1150_36813.jpg

 

gallery_21175_1150_58229.jpg

 

 

É que o resto das plantas estão 5 estrelas tenho neste mmomento sessiflora, hz, stellata e glosso

 

A sessiflora e a HZ, estão arrebitados e já estão a querer crescer,

a stellata já está a querer nascer folhas avermelhadas

a glosso (não quero votar foguetes antes da festa), mas acho que está no bom caminho onde tinha 2 folhas já tenho 5 e algumas 6...

 

a blyxa é que está conforme se pode ver...

 

Tenho fertilizado só com K, deveria fazer testes a todos os parametros e começar a fertilizar se necessário ou ainda é muito cedo??? Será apenas uma fase de adaptação das blyxas???

 

Abraço e se me poderem ajudar agradecia...

 

PS: Fiz testes ao PH, KH e PO4, estão

 

PH - 6

KH - 3

PO4 - 0.5

 

Deveria fazer aos nitratos??? É que ainda não os devo ter porque nao teve tempo para fazer o ciclo do azoto

Editado por Pereirinha

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quantos Ws tens por litro?

 

Isso parece me pouca carga de luz...

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cá vai o setup

 

-Aquario 80x30x40.

96 litros brutos.

 

 

-Substracto:

1ª camada humus de minhoca

2ª camada Humusplus da Prodac

3ª camada Akadama especial

 

-Hardscape:

Pedras dos Montes de Valongo

1 Raiz Red MoorWood

 

-Iluminação:

Calha SunSun 4 lampadas x 24w (10000k)

 

Deveria de trocar as lampadas não era???

 

-Filtragem:

Filtro Eheim Professional I (700l/h)

 

-Aquecimento:

Aquael 100w

 

-CO2

Caseiro, com difusor com contabolhas

 

-Flora (tudo ainda muito verde, mas tou a pensar por:)

- Cuba /elecharis parvula

- Fetos de java

- anubia nana

- blyxa japonica

- Musgo de java

- Limnophila aromática

- Stellata

 

Fauna:

- Iriatherina Werneri

- Otocinclus

- Red Cherries

- Neocaridina Japonica

- SAE

 

Falta de luz não é, pode ser sim os aspectros das lampadas (4x10000k)... mas eu já tive blyxa (muita blyxa) com estas lampadas e nunca tive problemas...

 

Mas que lampadas deveria de trocar??? as 2 de trás para 6500k???

 

Abraço a todos e desde já obrigado pela ajuda...

Editado por Pereirinha

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pereira, no meu ponto de vista devias de trocar duas das lâmpadas para 6500k, as Blyxas no meu aquário como é do teu conhecimento estão bonitas eu tenho lâmpadas de 6500k e de 10000k, de qualquer forma aguarda por mais opiniões, abraço.

 

 

 

Petty

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Ao contrário do Tiago não acho a Blyxa Japónica uma planta exigente, tanto que a utilizo em aquários de camarões que não tem qualquer tipo de fertilização e pouca iluminação tem.

 

Qual a temperatura da água? Isso aconteceu-me no aquário dos discos quando tinha a temp a 32º

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao contrário do Tiago não acho a Blyxa Japónica uma planta exigente,

 

Concordo contigo Hugo...

Quanto a mim ja tive alguns episodios com essa bela planta, desde de estarem bem e de um momento para o outro irem-se... neste momento se virem no meu post de "O Projecto" no meio das pedras estao la varias blyxas a cerca de 1 mes,estao exactamente na mesma nem queimam nem definham nao atam nem desatam... experimentei ontem retirar 2 pes e coloca-los noutro sitio do aquario para experimentar...

resumindo acho que nao tem a ver com o setup mas sim com elas proprias que simplesmente nao se adaptaram...

Partindo de um principio que dizes que as restantes plantas estao bem, nao percas tempo, agarra e troca por pes novos...

 

um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oh pessoal!!!

 

Então ninguém leu a parte do:

 

Boas pessoal, então é assim, montei o aquario no sabado...

Rapaz... as plantas ainda se estão a habituar ao aquário novo.

Ainda não tens o substracto ciclado (com bactérias), de modo a que as plantas não assimilem os nutrientes da melhor forma.

 

É perfeitamente normal que as plantas de início apresentem carências, mesmo nós fertilizando o aquário, ou existindo nutrientes disponíveis no substracto.

As raízes das plantas ainda não se adaptaram ao aquário...

 

Controla os nutrientes na coluna de água, fertilizando e fazendo TPA's, que daqui a umas 2 semanas já tens as plantas viçosas.

Toma cuidado com as algas... esta é a altura mais propícia para elas aparecerem em força.

 

Relativamente às lâmpadas... deixa-as estar que são tão boas como outras quaisquer.

Há por aí muitos aquários no Fórum, com lâmpadas da Sun-Sun, alguns até só com essas lâmpadas e são magníficos...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pereira, no meu ponto de vista devias de trocar duas das lâmpadas para 6500k, as Blyxas no meu aquário como é do teu conhecimento estão bonitas eu tenho lâmpadas de 6500k e de 10000k, de qualquer forma aguarda por mais opiniões, abraço.

 

 

 

Petty

 

 

Boas amigalhaço... eu tinha ideias em trocar duas lampadas sim mas segundo o comentario do Luis vou pensar duas vezes vou esperar "2 semanas" para ver o que vai dar...

 

Mas fica registado que as lampadas que precisar de trocar são para umas de 6500k...

 

Abraço e o meu obrigado

 

Olá,

 

Ao contrário do Tiago não acho a Blyxa Japónica uma planta exigente, tanto que a utilizo em aquários de camarões que não tem qualquer tipo de fertilização e pouca iluminação tem.

 

Qual a temperatura da água? Isso aconteceu-me no aquário dos discos quando tinha a temp a 32º

 

A temperatura da água está a 24º, não consigo aumentar mais, mas acho que, também, não é uma temperatura má para as plantas...

 

Abraço e o meu obrigado

 

Concordo contigo Hugo...

Quanto a mim ja tive alguns episodios com essa bela planta, desde de estarem bem e de um momento para o outro irem-se... neste momento se virem no meu post de "O Projecto" no meio das pedras estao la varias blyxas a cerca de 1 mes,estao exactamente na mesma nem queimam nem definham nao atam nem desatam... experimentei ontem retirar 2 pes e coloca-los noutro sitio do aquario para experimentar...

resumindo acho que nao tem a ver com o setup mas sim com elas proprias que simplesmente nao se adaptaram...

Partindo de um principio que dizes que as restantes plantas estao bem, nao percas tempo, agarra e troca por pes novos...

 

um abraço

 

Não sei, mas acho que essa tua opinião não é muito valida, eu sempre tive blyxas e estiveram sempre lindas até ao ponto de eu me desleixar com o aquario que se calhar foi o que aconteceu a ti para elas se "irem"... Eu acredito que seja mesmo da hipotese de ter o aquario montado à só 4 dias...

 

Não quero dizer que percebo menos ou mais que tu mas acredito mais na hipotese que o Luis falou...

 

Um abraço e o meu obrigado

 

Oh pessoal!!!

 

Então ninguém leu a parte do:

-

 

Rapaz... as plantas ainda se estão a habituar ao aquário novo.

Ainda não tens o substracto ciclado (com bactérias), de modo a que as plantas não assimilem os nutrientes da melhor forma.

 

É perfeitamente normal que as plantas de início apresentem carências, mesmo nós fertilizando o aquário, ou existindo nutrientes disponíveis no substracto.

As raízes das plantas ainda não se adaptaram ao aquário...

 

Controla os nutrientes na coluna de água, fertilizando e fazendo TPA's, que daqui a umas 2 semanas já tens as plantas viçosas.

Toma cuidado com as algas... esta é a altura mais propícia para elas aparecerem em força.

 

Relativamente às lâmpadas... deixa-as estar que são tão boas como outras quaisquer.

Há por aí muitos aquários no Fórum, com lâmpadas da Sun-Sun, alguns até só com essas lâmpadas e são magníficos...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Boas Luis, então olha o que devo fazer para que o substrato fique ciclado com bactérias???

 

Eu tenho votado umas folhinhas de comida, não usei quimicos nenhuns...é apenas votar as folhinhas de comida e deixar andar??? Aconselham-me a fertilizar com tudo??? Micros e NPK??? Aconselham-me a fazer testes para controlar os nutrientes???

 

As lampadas eu estou a achar estranho porque sempre tive destas lampadas (as lampadas têm 6 meses) e na outra montagem as plantas cresciam a olhos visto por isso acredito que não seja pelas lampadas mas sim uma fase de adaptação normal das plantas...

 

Obrigado e um abraço

 

 

Se me poderem responder as minhas duvidas agradecia...

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, realmente foi um lapso não ter reparado no dia da montagem... é perfeitamente normal as plantas começarem a perder folhas e a fazerem melt... mas isso é devido as plantas ainda não estarem enraizadas...

 

Como já foi referido.. TPAs regulares agora no inicio, e não fertilizes nada, deixa o substrato trabalhar!

 

Em relação a iluminação, lampadas de 10000k estão dentro das recomendadas para plantados, mas como já têm 6 meses não perdias nada em trocar 2x delas.. por 1x de 6500k e 1x8000k

 

Eu numa das fotos pareceu-me que a glosso estava a crescer para cima... e isso é muito normal com temperaturas azuladas (10000k para cima). Se notares isso é mais uma razão para trocares pelo menos 2x das lampadas!

 

Cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, realmente foi um lapso não ter reparado no dia da montagem... é perfeitamente normal as plantas começarem a perder folhas e a fazerem melt... mas isso é devido as plantas ainda não estarem enraizadas...

 

Como já foi referido.. TPAs regulares agora no inicio, e não fertilizes nada, deixa o substrato trabalhar!

 

Em relação a iluminação, lampadas de 10000k estão dentro das recomendadas para plantados, mas como já têm 6 meses não perdias nada em trocar 2x delas.. por 1x de 6500k e 1x8000k

 

Eu numa das fotos pareceu-me que a glosso estava a crescer para cima... e isso é muito normal com temperaturas azuladas (10000k para cima). Se notares isso é mais uma razão para trocares pelo menos 2x das lampadas!

 

Cumps

 

Obrigado pela ajuda Godlike, sim dá-me a entender que a glosso ja tem crescido mas, para cima... Vou tratar de trocar duas lampadas...

 

Não percebo nada disso espectros alguem me pode dar um link ou algo do genero para me informar??? Não quero mudar porque me disseram para mudar quero perceber e ter a minha opinião

 

Obrigado a todos

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Boas Luis, então olha o que devo fazer para que o substrato fique ciclado com bactérias???

Agora, com o aquário cheio e já plantado... esperas.

 

Eu tenho votado umas folhinhas de comida, não usei quimicos nenhuns...é apenas votar as folhinhas de comida e deixar andar??? Aconselham-me a fertilizar com tudo??? Micros e NPK??? Aconselham-me a fazer testes para controlar os nutrientes???

Como é sabido, a introdução de alguma comida no início promove o crescimento das bactérias. Mas uma vez que tens massa vegetal no aquário, creio que não é necessário. Podes é já colocar uns peixes, tipo 4 ou 5 otocinclus.

 

Quanto aos testes, se não estás muito à vontade com as fertilizações, aconselho-te os de NO3 e PO4, imperativamente. Para despiste de algumas carências, o de Ferro. Todos os outros são facultativos.

 

As lampadas eu estou a achar estranho porque sempre tive destas lampadas (as lampadas têm 6 meses) e na outra montagem as plantas cresciam a olhos visto por isso acredito que não seja pelas lampadas mas sim uma fase de adaptação normal das plantas...

Exacto... é tão somente o aquário ser novo. Nada mais...

 

Eu numa das fotos pareceu-me que a glosso estava a crescer para cima... e isso é muito normal com temperaturas azuladas (10000k para cima).

Acho que te enganaste... espectros menos quentes (mais avermelhados) é que tendem a favorecer o crescimento vertical, e não os mais quentes (mais azulados).

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu numa das fotos pareceu-me que a glosso estava a crescer para cima... e isso é muito normal com temperaturas azuladas (10000k para cima). Se notares isso é mais uma razão para trocares pelo menos 2x das lampadas!

Desculpa mas é exactamente o oposto... 10.000k proporciona o crescimento horizontal e no caso da glosso força-a a ficar baixa e mais pequena.

Acredito é que essas lâmpadas já deram o que tinham a dar ou ainda são as originais das calhas dos chinocas. Se estiver certo, troca-as o mais rápido possível, essas lâmpadas podem iluminar mas não favorecem em nada o crescimento das plantas.

 

Outro pormenor, a blyxa pode demorar a adaptar-se e inclusive pode perder as folhas todas! Isto não significa que ela não rebente novamente, tens de ser paciente e esperar... reparei que és aqui do norte, atenção ás durezas da água!!! Estás a usar água do poço ou da companhia? Se for do poço acho que encontrei o problema... passas a usar água da companhia e tens aparentemente o problema resolvido... Durezas!

Editado por FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa mas é exactamente o oposto... 10.000k proporciona o crescimento horizontal e no caso da glosso força-a a ficar baixa e mais pequena.

Acredito é que essas lâmpadas já deram o que tinham a dar ou ainda são as originais das calhas dos chinocas. Se estiver certo, troca-as o mais rápido possível, essas lâmpadas podem iluminar mas não favorecem em nada o crescimento das plantas.

 

Outro pormenor, a blyxa pode demorar a adaptar-se e inclusive pode perder as folhas todas! Isto não significa que ela não rebente novamente, tens de ser paciente e esperar... reparei que és aqui do norte, atenção ás durezas da água!!! Estás a usar água do poço ou da companhia? Se for do poço acho que encontrei o problema... passas a usar água da companhia e tens aparentemente o problema resolvido... Durezas!

 

 

Boas FAAO eu uso agua da companhia e ontem fiz testes e os resultados deram:

 

PH - 6

KH - 3

PO4 - 0.5

No3 - 10

 

Tenho medo que as algas ataquem pois nao tenho os fosfatos a condizer com os nitratos... mas nao sei que mais posso fazer tenho trocado um balde de agua todos os dias e hoje até troquei 2... é certo que até agora algas nem ve-las mas elas quando aparecem é em força...e num lapice...

 

Pois também pensei nisso, as lampadas já deviam de ter dado o que tinham a dar porque eu comprei a calha a um membro cá no forum e ele disse-me que a calha só foi ligado 3h para experiencia, o que me leva a crer que as lampadas sejam as de origem e sinceramente nem marca tem... Eu já andei a ver os preços cá nas lojas mas são carissimas... não conheces nenhum sitio onde venda por um preço simpatico??? cá no Porto falaram-me em 20€ por lampada x 4 lampadas...quase que comprava outra calha... Sou capaz de mandar vir do aquaeden-shop.com, acho que as lampadas devem ser porreiras...

 

Já agora que cores de lampadas me aconselhavas??? eu vi o teu aquario "De volta ás origens 60L" e vi que usas-te T5 3x24w (9.500k, 8.000k e 6.500k), aconselharias-me algo do genero??? Tipo as lampadas com cores mais quentes é para a frente não é??? que é para "empurrar" a glosso para baixo...

 

Abraço e obrigado

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!


A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa mas é exactamente o oposto... 10.000k proporciona o crescimento horizontal e no caso da glosso força-a a ficar baixa e mais pequena.

 

Boas FAAO, sim tens razão no que dizes... mas olha que eu já usei espectros altos e tive esse problema com a glosso neste caso era também 10000k.

 

Dai eu ter dito isso apesar de já ter lido alguns artigos em que mencionam o contrário!

 

Cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas FAAO eu uso agua da companhia e ontem fiz testes e os resultados deram:

 

PH - 6

KH - 3

PO4 - 0.5

No3 - 10

Estes parâmetros estão dentro do normal da água cá da zona. Se estivesses a usar água do poço, possivelmente terias durezas de zero, o que faria com que a blyxa definhasse e fizesse meltdown de um dia para o outro.

Pessoalmente acho que deverias de subir um pouco as durezas e manter um kH entre os 5º - 8º, evitas que as durezas cheguem a 0 (zero) e o pH desça drasticamente.

Em relação ao PO4, eu prefiro manter valores altos, mesmo que não estejam na escala de 1:10, evito que cheguem a zero e haja sempre Po4 na coluna de água. Uma vez que estás a usar CO2, o ideal seria manteres valores de Po4 a 1.5ppm desde o início.

 

Tenho medo que as algas ataquem pois nao tenho os fosfatos a condizer com os nitratos... mas nao sei que mais posso fazer tenho trocado um balde de agua todos os dias e hoje até troquei 2... é certo que até agora algas nem ve-las mas elas quando aparecem é em força...e num lapice...

As algas só aparecem em força se te descuidades nas manutenções e fertilizações.

Se não tiveres uma grande carga de micro nutrientes na coluna de água (removes com carvão durante 3 dias), mantiveres o PO4 entre 1.5 - 2 e CO2 quanto baste, dificilmente elas atacam!

 

Pois também pensei nisso, as lampadas já deviam de ter dado o que tinham a dar porque eu comprei a calha a um membro cá no forum e ele disse-me que a calha só foi ligado 3h para experiencia, o que me leva a crer que as lampadas sejam as de origem e sinceramente nem marca tem... Eu já andei a ver os preços cá nas lojas mas são carissimas... não conheces nenhum sitio onde venda por um preço simpatico??? cá no Porto falaram-me em 20€ por lampada x 4 lampadas...quase que comprava outra calha... Sou capaz de mandar vir do aquaeden-shop.com, acho que as lampadas devem ser porreiras...

Essas lâmpadas de origem não dão nada... nem que estejam novas! Se fizeres as contas a quanto custam umas boas lâmpadas e o preço de uma calha dessas, verificas que custam tanto as lâmpadas novas como a calha...

Se não tiveres disponibilidade financeira para comprar lâmpadas com espectros diferentes, opta por colocar tudo 6.500k (865) da osram, encontras facilmente na zona norte lâmpadas dessas por 6-8€

 

 

Já agora que cores de lampadas me aconselhavas??? eu vi o teu aquario "De volta ás origens 60L" e vi que usas-te T5 3x24w (9.500k, 8.000k e 6.500k), aconselharias-me algo do genero??? Tipo as lampadas com cores mais quentes é para a frente não é??? que é para "empurrar" a glosso para baixo...

 

Abraço e obrigado

Eu gosto de usar espectros mais altos á frente para promover o crescimento horizontal e evitar que as plantas cresçam muito na vertical; e atrás o inverso.

 

Boas FAAO, sim tens razão no que dizes... mas olha que eu já usei espectros altos e tive esse problema com a glosso neste caso era também 10000k.

 

Dai eu ter dito isso apesar de já ter lido alguns artigos em que mencionam o contrário!

 

Cumps

Acho que o teu problema não estava na iluminação mas sim na qualidade da glosso.

Se usares "mudas de mudas de mudas" de glosso, podes ter este problema! A planta depois de tantas podas e várias replantações pode começar a crescer na vertical em vez de crescer na horizontal.

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoalmente acho que deverias de subir um pouco as durezas e manter um kH entre os 5º - 8º, evitas que as durezas cheguem a 0 (zero) e o pH desça drasticamente.

 

Filipe...Esclarece-me uma coisa... Com um KH nestes valores 5º - 8º nao teras um PH elevado, entre os 7,3 - 7,5 ou mais?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que não! Podes ter durezas altas no aquário sem teres água alcalina...

Por exemplo as Seyriu stone não alteram o pH mas no entanto como tem Mg e Ca, ficas com durezas acima de 10º-18º e com pH<7.0

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que não! Podes ter durezas altas no aquário sem teres água alcalina...

Por exemplo as Seyriu stone não alteram o pH mas no entanto como tem Mg e Ca, ficas com durezas acima de 10º-18º e com pH<7.0

 

Sim a dureza geral não interfere no ph, o Kh de certa forma consegue alterar o ph se os valores do mesmo forem baixos <KH=3ºd

 

FAAO esses valores de GH entre 10 a 18º prejudicam as plantas? Inibem de alguma forma o crescimento ou mesmo o consumo de outros nutrientes?

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vou entrar por campos "técnicos" porque não tenho bases para isso... mas posso sempre explicar pelo campo "prático", deixando a vertente técnica para o Luis Fortunato. :(

 

Recentemente já tiveram a possibilidade de ver no tópico do membro Canito (Fotos e Vídeos) que teve de recorrer a um softnizer para baixar as durezas provocadas pelo excesso de Mg e Ca na água libertado pelas Seyriu stone. As plantas do aquário dele antes de utilizar este recurso apresentavam atrofia de crescimento. Contudo o André Silvestre com as mesmas pedras, com durezas semelhantes e sem recurso ao dito softnizer conseguia fazer as plantas crescer sem qualquer problema.

Resumindo, as durezas podem influenciar directamente o crescimento das plantas, mas desde que fertilizem com peso e medida as plantas depois de adaptadas crescem na mesma. A grande diferença é que com durezas mais baixas existe uma maior absorção de nutrientes e a fertilização pode ser ponderada... com durezas altas, a fertilização tem de ser rigorosa para complementar o equilíbrio de nutrientes.

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo se repares a 2ª parte do texto é resposta ao "wilchespires" e tens toda a razão nas observações que fazes, até porque uma coisa não está associada á outra!

 

Em relação a evitar oscilações nos aquários, referia-me ao kH; que deve ser mantido sempre acima dos 3º, o ideal 5-8º (Porque nem toda a gente tem sonda de pH para desligar á noite :popcorn: )

 

FAAO esses valores de GH entre 10 a 18º prejudicam as plantas? Inibem de alguma forma o crescimento ou mesmo o consumo de outros nutrientes?
Recentemente já tiveram a possibilidade de ver no tópico do membro Canito (Fotos e Vídeos) que teve de recorrer a um softnizer para baixar as durezas provocadas pelo excesso de Mg e Ca na água libertado pelas Seyriu stone. As plantas do aquário dele antes de utilizar este recurso apresentavam atrofia de crescimento. Contudo o André Silvestre com as mesmas pedras, com durezas semelhantes e sem recurso ao dito softnizer conseguia fazer as plantas crescer sem qualquer problema.

Resumindo, as durezas podem influenciar directamente o crescimento das plantas, mas desde que fertilizem com peso e medida as plantas depois de adaptadas crescem na mesma. A grande diferença é que com durezas mais baixas existe uma maior absorção de nutrientes e a fertilização pode ser ponderada... com durezas altas, a fertilização tem de ser rigorosa para complementar o equilíbrio de nutrientes.

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

como já está tudo dito e explicado venho só alertar a coisa mais simples e que passou despercebida, que é , essas blixas estao Muito enterradas no substrato lol ;)

 

abraços.

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais