Lago malawi


Kostalexandre

Recommended Posts

Estou a pensar em montar um aqua com ciclideos africanos do malawi.

 

O aqua tem 140L.

 

O aqua que estava a pensar era assim:

 

:arrow: 10 ou 15Kg de areão da praia (também ajuda a subir o ph)

:arrow: Bastantes Rochas calcárias

:arrow: zero Plantas

:arrow: Iluminação por volta dos 40 - 50 W ( queria saber o vossa opinião)

 

Agora em relação a peixes pensei:

 

:arrow: Trio de Labido Electric yellow

:arrow: Trio Labidochromis "Hongi"

:arrow: Trio Pseudotropheus Demasoni

 

O que acham queria saber a vossa opinião, acerca de tudo.

Cumps

 

A L E X A N D R E

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vá pessoal ajudem la aqui o meu irmão como me ajdaram a mim. :arrow: .

Eu fui para Amazonicos e ele para africanos ao menos isto aqui em casa é uma festa. :arrow:

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a minha parte não te posso ajudar mt pq tb me estou a iniciar no lago malawi. so queria perguntar uma coisa e aroveito est espaço, espero que não te importes: é possivel colocar plantas no malawi ou desaconselham?

JOHNY

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Parece-me tudo Ok, á excepção dos peixes... :arrow:

 

Um aquário desse tamanho comporta no máximo 2 trios, sendo que muito dificilmente vais arranjar trios "verdadeiros" de Demasonis.

 

Quanto aos Hongi e Caeruleus, são uma excelente escolha, mas é mais fácil e interessante se comprares um cardume jovem e esperares que cresçam.

Não digo o mesmo em relação aos demasonis porque são muito caros... :arrow::arrow:

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok mas eu adorei os demasonis. Muito caros +/- como? O que queres dizer com verdadeiros demasonis?

Eu queria comprar os peixes todos pequenos porque o bonito e velos crescer ha e disel podesme mandar por mp nomes de lojas boas em ciclideos africanos em lisboa .

Eu conheço a peixe vermelho ( em ingles) :arrow: e aqua plantas ( em ingles também) :arrow::arrow::arrow: " é proibido nomes de lojas toma toma" :arrow::arrow::arrow: que julgo não serem más? o que achas se soberes mais diz ok?

Cumps

 

A L E X A N D R E

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Para comprares demasonis tens de comprar adultos, e tentar descubrir na loja se há fêmeas... :arrow:

 

Introduzir demasonis adultos (são os mbunas anões mais agressivos, na minha opinião) num aquário com caeruleus ou hongis jovens resultaria na morte certa dos labidochromis.... :arrow::arrow:

 

Assim, ou fazes um aquário com demasonis adultos, ou optas por comprar um cardume de hongis e caeruleus.

 

Também podes arriscar e comprar Caeruleus/Hongis adultos e um cardume de Demasonis jovens, mas prepara-te para levar uma carteira bem recheada para a loja! :arrow::arrow:

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não percebi uma coisa.

Porque não posso por todos jovens? devido a agressividade?

Depois que outro peixe azul aconselhas?

Tanto os hongis como os caeruleus quero comprar jovens e tambem queria por os demasonis joves mas ja vi que.... que outros azuis aconselhas?

Cumps

 

A L E X A N D R E

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Um aquário desse tamanho comporta no máximo 2 trios

 

Isto foi o que escrevi em cima, agora tira as tuas conclusões...

 

Podes colocar todos jovens, mas os demasonis pelo preço elevado é melhor comprares adultos...onde há uma boa possibilidade de distinguir machos e fêmeas. :arrow:

Quanto a colocar hongis e caeruleus jovens no mesmo aquário é uma ideia excelente. :arrow::arrow:

 

Demasonis jovens, e uma outra espécie qualquer também jovens, em principio não há problema. Se queres arriscar em comprar um cardume de demasonis jovens, a carteira é tua. :arrow::arrow:

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Como distingo o macho da fêmea?  

Tanto nos demasonis, como nos hongis e como nos caeruleus?

Na maioria dos mbunas, com excepção de aqueles em que há grande dimorfismo cromático entre os sexos, é muito dificil "adivinhar" qual o macho e qual a fêmea.

 

Em exemplares selvagens, uma das formas que se utiliza é verificar se existem "egg-spots" nas barbatanas anais, e quando isso acontece estamos perante machos. No entanto a maioria dos peixes de aquário tanto machos como fêmeas têem "egg-spots". :arrow::arrow:

 

Nos caeruleus (variedade amarela), o macho tem um amarelo mais intenso, é maior e a risca preta na barbatana dorsal é de uma cor muito intensa. Também é muito mais agressivo...

Nos hongis não faço a minima ideia (nunca mantive, nem procurei informações), mas é uma questão de procurares.

Os demasonis...é muito dificil, ou quase impossivel! O melhor é procurares nos aquários das lojas exemplares já a realizar a incubação bucal (fêmeas) e exemplares muito agressivos (machos). Uma pessoa mais experiente reconhece com alguma facilidade machos e fêmeas de entre um cardume, portanto procura lojas especializadas... :arrow:

 

É por isso que te aconselho a comprar um belo cardume de jovens...

 

Mas olha la quanto custa +/- um demasoni? è que fiquei preocupado...lol....

 

Custam cerca de 15 euros cada, dependendo da loja e do tamanho.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Hongi O diformismo sexual pode é visto principalmente pela cor.. a femea tem uma cor mto mais esbatida e menos espectaculares que os machos... tem tb escassas egg spots... o macho tem bastantes.

 

Tb o tamanho pode ser um dado importante.. nos mbunas as femeas sao sempre um pouco mais pequenas...alias nos demasoni´s por exemplo +é uma das maneiras de os distinguir

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Kosta,

 

Num akua com esse volume, se fosse eu, e já que gostas bastante dos demasoni, colocava um grupo de 5 ou 6 jovens, e mais nada.

Agora se quiseres misturar o azul com a marelo, aconselho os saulosi, são muito interessantes também e com um comportamento muito próximo dos demasoni.

Qualquer destas espécies vão dominar o aquário perante os labidochromis, e assim estes vão perder a piada toda. :wink:

Outra ainda das espécies que fica bem num aquário específico são os Metriaclima estherae "minos reef", combinam o azul celeste com o laranja vivo. Mas cuidado com a compra dos estherae, anda para aí uma misturada de grelos nas lojas....confirma a origem e a população dos estherae.

 

O preço dos demasoni ou dos saulosi andará sempre entre os 15 e 20 euros a anidade. Os estherae serão cerca de 50% mais baratos.

 

Cumps,

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas cuidado com a compra dos estherae, anda para aí uma misturada de grelos nas lojas....confirma a origem e a população dos estherae.

Pois... mas a misturada de grelos das lojas não é por culpa deles muitas das vezes como eu pude verificar pessoalmente.

 

Na loja onde compro os meus peixes tinham lá uns malawi azul e malawi amarelos... perguntei ao dono que raio de nomes eram aqueles e a resposta foi que eram os unicos dados que ele tinha na factura dos peixes por parte do fornecedor.

Procurei no fishbase por malawi azul e tive 2 hits. Um labeotropheus e um maylandia zebra.

Pela forma da boca labeotropheus não era e por isso seria maylandia zebra e optei por os comprar e trazer para casa.

 

Ao alimentar estranhei o facto de eles recusarem comida "verde" e comerem com muito agrado comida "vermelha" e comentei isso com o dono da loja no dia seguinte (perguntei-lhe o que estavam a comer na loja porque sendo mbunas deveriam comer com agrado comida "verde").

Após muitas interrogações ele resolveu ligar ao fornecedor e tentar saber que peixe era aquele.

10 minutos depois tinha a resposta... eram aulonocaras nyassae e de mbunas não tinham nada! (Eram conhecidos por Icy Blue Peacock). Felizmente para mim o dono da loja é 5 estrelas e não se importou de trocar os peixes pois o meu aquário não estava preparado para peacocks, que são peixes de águas abertas, mas sim para mbunas que são peixes de rocha.

 

Ora se o fornecedor sabia o nome cientifico porque carga de água optou por enviar os peixes indicando apenas o nome comum? O lojista não tem forma de saber distinguir todos os ciclideos africanos que como sabemos têm diversas variedades e por isso terão que ser os fornecedores a indicar o nome cientifico das espécies.

Os ciclideos africanos são complicados de distinguir e no caso dos mbunas existem imensas variantes de uma espécie apenas o que torna o trabalho de distinção ainda mais complicado.

 

Pergunto-me quantos de nós já não teremos comprado gato por lebre por causa deste comportamento por parte de fornecedores? É uma pena que um peixe tão interessante como são os ciclideos africanos tenha este tratamento deplorável. Somos um país onde muitos sitios têm parametros de água quase ideais para estes pequenos e continuamos a insistir em criar outros peixes, baixar ph's à força só porque os ciclideos africanos são agressivos ou achamos que são dificeis de tratar.

 

Da pouca experiencia que tenho com eles são peixes muito resistentes, divertidos e com comportamentos loucos. Isto para não falar das cores e do facto de um peixe começar em juvenil com cores baças e de chegar ao estado adulto com cores simplesmente deslumbrantes.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais