Mudança de substrato em aqua de camarões


C Mocho

Recommended Posts

Olá pessoal.

Após uma tentativa frustada para manter Reds no aqua comunitário, e sob suspeita de os camarões serem demasiado exigentes para as minhas capacidades, lá consegui aguentar 2 ou 3 Camarões Amano que me estimularam a curiosidade...

Adquiri recentemente alguns Blue Pearl juvenis e instalei-os num aqua que estava montado já à algum tempo. Pensei realmente que os bichinhos não iriam resistir até porque eram muito pequeninos e a minha experiência anterior pouco abonava em meu favor. No entanto, ao fim de uma semana e para minha grande satisfação, eles ainda aqui andam cada vez mais felizes e contentes, tendo inclusivé mudado de exoesqueleto e tudo!

 

Setup:

Aqua - 20l (15 reais);

Hardscape - Basalto e tronco de videira;

Substrato - Areão negro de textura fina (inerte);

Filtragem: 2 pequenos filtros de cascata com esponja nas entradas de agua. (2x 190l/h)

Iluminação – T8 14W – Gro Lux

Flora – Anúbias nana, Cardanine Lyrata, Cript. Wendti Brown, Cript. Wilissi, Musgo de Java, Pearl Moss, Sagitária Subulata, e pretendo acrescentar um pouco de Eliocharis Parvula.

Fauna: 2 Planorbarius Azuis e 6 Blue Pearl (de facto só vejo 5, mas com tantos esconderijos onde um mini camarão se pode esconder, não sei...)

 

Efectivamente este aqua estava a funcionar como depósito temporário para algumas plantas e não foi montado a pensar numa situação de maior permanencia.

Mas agora que os bicharocos já cá estão e sendo tão interessantes, começei a pensar se não poderia fazer uma montagem mais cuidada?

Tenho ali um saquinho de ADA – Aqua Soil Amazónia que ficava lindo dentro deste aquariozito e as plantas agradeceriam, mas para isso teria de desmontar tudo, apanhar os camarões, fazer nova montagem... e mesmo aproveitando a agua e os filtros com as respectivas matérias filtrantes, temo que as mudanças alterem os parâmetros de forma fatal para os bichinhos.

 

O que é que vocês acham?

Espero que alguém já tenha feito algo semelhante e me possa dizer se devo avançar ou se o melhor é ficar quietinho até os bichos crescerem...

Desde já, obrigado pelas vossas opiniões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Os camarões que tens não são dos mais exigentes mas mesmo assim todos os cuidados são poucos.

 

Eu deixava-os crescer e multiplicarem-se mais, depois então resolvia isso, isto pq se tiveres mais mesmo que algum não se dê bem durante a mudança, tens mais para assegurar a colónia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Trocado, muito obrigado pela tua resposta.

Os camarões que tens não são dos mais exigentes mas mesmo assim todos os cuidados são poucos.

Eu sei, foi mesmo por não serem muito exigentes que eu os escolhi. Com a minha falta de experiência com camarões e depois de ter visto morrerem os Reds que uma vez tentei manter, achei melhor ir com calma...

Eu deixava-os crescer e multiplicarem-se mais, depois então resolvia isso, isto pq se tiveres mais mesmo que algum não se dê bem durante a mudança, tens mais para assegurar a colónia.

Pois era o que me queria parecer, embora tenha muita vontade de ter um bonito aqua de camarões, o melhor é antes de mais assegurar que continuo a ter camarões.

Uma vez mais obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais