Quando fertelizar?


Jorge Oliveira

Recommended Posts

Boas caros amigos.

No seguimento do tópico alguedo tirei as plantas todas fora e meti umas que o amigo Murkas me arranjou e outras o Daniel Vicente e deixei também estar umas vallisinerias que tinha que notei que não tinham algas e agora a minha pergunta é a seguinte:

Quantas horas / dia devo deixar ligado e quantas lâmpadas,para já só tenho 3 T5 Day light mas devo arranjar 2 diferentes e ficar com 1 de 8000 e 1 de 6500 e uma de 4200k

Fertilizar em que dias e como,tenho de fertilizantes KNO3,KCL,Mg e micros.

 

Obrigado desde já :coffee:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas caros amigos.

No seguimento do tópico alguedo tirei as plantas todas fora e meti umas que o amigo Murkas me arranjou e outras o Daniel Vicente e deixei também estar umas vallisinerias que tinha que notei que não tinham algas e agora a minha pergunta é a seguinte:

Quantas horas / dia devo deixar ligado e quantas lâmpadas,para já só tenho 3 T5 Day light mas devo arranjar 2 diferentes e ficar com 1 de 8000 e 1 de 6500 e uma de 4200k

Fertilizar em que dias e como,tenho de fertilizantes KNO3,KCL,Mg e micros.

 

Obrigado desde já :)

 

Têm substrato fertil? Se tiver espera mais uns dia e observa as plantas e se apresentam carençias!

 

A fertilização liquida deve ser diária para minimizar as doses e conseguirmos mais precisão dos valores.

 

Aconselho a fertilizares os micros em dias diferentes dos macros (atenção que no dia das TPA deves sempre repor os macros)

 

Mg acho que não seja necessário adicionares se tiveres um GH bom tipo 5ºDGH é sinal que a tua água de rede contém Mg e calcio por isso não se justifica adicionares, só se o GH for muito baixo

 

A iluminação depende tb da litragem pois não sabemos se a luz que manténs é fraca ou elevada para a litragem do aquario, mas eu recomendo 8h diárias!

Editado por Godlike

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas tenho akadama especial misturada com normal :D

Litragem é 300L

KH andava a 0,agora não sei se subiu mas sei que estava a 0 e o pH abaixo dos 6,agora tenho o pH a 6.4 e penso que o kH deva ter subido.

Micros sei o que é porque me escreveram isso na garrafa,agora macros?Explica-me como se eu fosse mesmo loiroooooooooooooooo :)

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas tenho akadama especial misturada com normal :D

Litragem é 300L

KH andava a 0,agora não sei se subiu mas sei que estava a 0 e o pH abaixo dos 6,agora tenho o pH a 6.4 e penso que o kH deva ter subido.

Micros sei o que é porque me escreveram isso na garrafa,agora macros?Explica-me como se eu fosse mesmo loiroooooooooooooooo :)

 

abraços

 

São os macro nutrientes NO3 nitratos ; PO4 fosfátos ; K potassio

 

E eu perguntei o GH general hardness e não o KH

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ó Jorge, sem saber a relação W/l e sem saber que tipo de plantas tu aí tens ninguém te pode ajudar!

De uma maneira geral aquilo que as plantas precisam mais é de Potássio (K), arelação entre os Nitratos (NO3) e o Fosfatos (PO4) é de 10/1 ou seja, 10 NO3/ 1 PO4... á partida precisas do dobro do Potásissio em relação aos Nitratos ou de 5x de Potássio em relação aos Fosfatos. Para além disso precisas de Micros e eventualmente Ferro.

As plantas consomem Dióxido de Carbono (CO2) para realizar a fotossíntese, logo se tu lhes forneceres CO2 suplementar elas devem gostar, mas com um KH=0 isso irá diminuir ou fazer oscilar perigosamente o PH, portanto deves pelo menos tentar alcançar um KH=3 antes de pensares em CO2...

É simples não é? LOL...

Editado por C Mocho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais ou menos simples.Eu tirei o CO2 para não me baixar ainda mais o pH.Dureza é KH não é?Estava a 0 á tempos agora não sei.GH não faço mesmo ideia :)

Amanhã meto umas fotos das plantas que tenho para já e volto a agradecer ao Murkas e ao Daniel Vicente pela oferta :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais ou menos simples.Eu tirei o CO2 para não me baixar ainda mais o pH.Dureza é KH não é?Estava a 0 á tempos agora não sei.GH não faço mesmo ideia :)

Amanhã meto umas fotos das plantas que tenho para já e volto a agradecer ao Murkas e ao Daniel Vicente pela oferta :D

 

GH dureza geral

KH dureza carbonatos..

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, acho que fizeste bem.

Por enquanto se a montagem é recente não precisas de fazer grande coisa.

Fertiliza apenas com um pouquinho de K, vai medindo os valores dos Fosfatos e dos Nitratos e depois vais tentando acertar as fertilizações em função dos resultados e das carências que eventualmente vás observando.

Entretanto, com um KH e um PH tão baixo talvez venhas a precisar de uma pedrinha calcária para equilibrar isso. Tenta é evitar as correcções com aditivos que irão dar imenso trabaalho ou provocar oscilações sempre que fizeres uma TPA. Procura ter muito prazer e pouco trabalho, e se descobrires "a fórmula" depois conta-nos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Godlike não tenho esses testes #food

Mocho a pedra calcaria já lá está de ai ter subido de <6 para 6.4 o pH :chair:

 

São testes que devemos fazer para saber bem os parametros da água, e perguntei-te apenas porque se o teu GH for perto de 5 não necessitarás de adicionar Mg à coluna de água. Existe lojas que fazem o teste e pagas uma moeda (não acho necessário gastares dinheiro no teste para usares 1x ou 2x o teste) Tenta ver na tua zona se as lojas que frequentas fazem o teste mediante o pagamento..

 

O KH como falamos no outro topico que estava a 0, tens de levantar isso para 3 a 5ºDGH (graus escala alemã) para teres um efeito tampão e o pH não osçilar

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei que o pH subiu de abaixo de 6 para 6.4 com a remoção de CO2 caseiro e com pedras calcárias,dessa forma não me terá subido também o KH ?Vou então tentar arranjar onde fazer o teste,obrigado por tudo ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais