Conselhos para comprar escalares


jfranca

Recommended Posts

Boas!

 

Tive o meu primeiro contacto com escalares há cerca de um mês, mas não correu muito bem... De 4 que comprei (2 mármore e 2 dourados), 3 morreram no espaço de uma semana e o outro passado um mês.

 

Entretanto na loja já me disseram que tiveram alguns problemas com aquele fornecimento de escalares, pelo que fiquei mais ou menos convencido que a culpa não foi necessariamente minha.

 

Em todo o caso, gostava de saber sa que devo estar atento da próxima vez que decidir aventurar-me por estes belos peixes, do género:

 

- há alguns tipos mais resistentes que outros (zebra, mármore, preto, dourado, ...)?

- é legítimo presumir que os maiores já são mais resistentes?

- alguma outra coisa...

 

 

Ficha do meu aqua:

Data de montagem: 4 de Fevereiro de 2008

Dimensões: 100x40x50 cm (Juwel Rio 180)

Volume: 180L

Iluminação: 2x 45W T5 (Juwel Nature + Juwel Day)

Substracto Tipo/Quantidade: 30L Akadama + 2L areia

Aquecimento/Refrigeração: Aquecedor Juwel 200W

Peixes: 2 Ancistrus sp., 3 Corydoras julii, 6 Hyphessobrycon pulchripinnis (Tetra limão), 1 hemigrammus rhodostomus (Nariz de bêbado), 2 Tetras (não identificados...)

Plantas: Cabomba, Valisneria spiralis, Heteranthera zosterifolia, Echinodorus tenellus, Echinodorus bleheri, Echinodorus 'ozelot'

Manutenção: em princípio 1 TPA/semana de 20%

Parâmetros: nada a assinalar

Decorações: pedras sedimentares, pedra de lava e tronco

 

 

Desde já obrigado pelas ajudas.

Jorge

Editado por jfranca
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só se não se adaptaram ao pH ou então ser mesmo defeito de loja,algo estranho.Mas eles vão dar-te 4 escalares?Se assumiram que o erro era deles só têm é que dar 4 escalares,penso eu :transport027:

Tens um bom aquário para se sentirem bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só se não se adaptaram ao pH ou então ser mesmo defeito de loja,algo estranho.Mas eles vão dar-te 4 escalares?Se assumiram que o erro era deles só têm é que dar 4 escalares,penso eu :transport027:

Tens um bom aquário para se sentirem bem.

Concordo com o Jorge, a loja só tem que dar outros peixes, visto que foi um erro assumido deles.

 

Coloca aqui umas fotos.

Pedro Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

o melhor conselho que te posso dar é.....comprares a um particular!

 

 

hehe, o zé é assim meio timido ;) .. ele quis dizer compra á malta do forum , ao Zé , a mim ;) e muitos mais já que as lojas querem ganhar tudo e pagar pouco :transport027:.um abraço.

 

 

Jose Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nada melhor do que comprares escalares a quem os cria e cuida deles por paixão! E que provavelmente não se irão servir por vezes da falta de conhecimento das pessoas para te vender peixes doentes, que é o que acontece em grande parte das lojas! A mim pessoalmente custa-me quando vendo os meus, gostava de puder ficar com todos, mas não dá!

 

Agora a parte mais comercial... olha duas vantagens, eu também crio escalares e sou do Porto!! :roflroll2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o Jorge, a loja só tem que dar outros peixes, visto que foi um erro assumido deles.

 

Coloca aqui umas fotos.

 

 

Obrigado a todos pela solidariedade (e disponibilidade, já agora), mas a minha dúvida mantém-se: quais os aspectos a ter em conta ao comprar escalares, seja numa loja ou a um particular? Ou não há nada de específico relativamente a escalares, e aplicam-se as mesmas regras que se aplicam a qualquer outro peixe? Ou há indicações específicas por se tratarem de ciclídeos? Não só foi o meu primeiro contacto com escalares, mas também com ciclídeos.

 

P.S. Fotos do aqua, ainda que um pouco desactualizadas, podem ser vistas aqui

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=83884

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! :character0050:

 

É essencial observar muito bem os peixes, tanto o que tu queres comprar como também deves observar os outros peixes que estão no mesmo aquário, se há peixes mortos ou não, podes perguntar em que parametros mantêm os peixes, por exemplo o pH para ver se está aproximado do teu.

 

Eu normalmente nunca os compro logo no dia em que os vejo pela primeira vez, volto a lá ir mais uma ou duas vezes e depois é que decido, pois num aquário já equilibrado com vários peixes é um desastre enorme se colocamos lá algum peixe doente, mas para não correres este risco podes sempre fazer primeiro uma quarentena e desparazitá-lo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! :lol:

 

É essencial observar muito bem os peixes, tanto o que tu queres comprar como também deves observar os outros peixes que estão no mesmo aquário, se há peixes mortos ou não, podes perguntar em que parametros mantêm os peixes, por exemplo o pH para ver se está aproximado do teu.

 

Eu normalmente nunca os compro logo no dia em que os vejo pela primeira vez, volto a lá ir mais uma ou duas vezes e depois é que decido, pois num aquário já equilibrado com vários peixes é um desastre enorme se colocamos lá algum peixe doente, mas para não correres este risco podes sempre fazer primeiro uma quarentena e desparazitá-lo!

 

Obrigado pela ajuda, Sónia.

 

Esses conselhos nao sao especificos dos escalares, pois nao...

 

Relativamente a isto, alguma ideia?

- há alguns tipos mais resistentes que outros (zebra, mármore, preto, dourado, ...)?

- é legítimo presumir que os maiores já são mais resistentes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Boas! :music_singguitar:

 

É essencial observar muito bem os peixes, tanto o que tu queres comprar como também deves observar os outros peixes que estão no mesmo aquário, se há peixes mortos ou não, podes perguntar em que parametros mantêm os peixes, por exemplo o pH para ver se está aproximado do teu.

 

Eu normalmente nunca os compro logo no dia em que os vejo pela primeira vez, volto a lá ir mais uma ou duas vezes e depois é que decido, pois num aquário já equilibrado com vários peixes é um desastre enorme se colocamos lá algum peixe doente, mas para não correres este risco podes sempre fazer primeiro uma quarentena e desparazitá-lo!

 

 

Já agora, quanto a desparasitá-lo... tenho ideia de já ter lido qualquer coisa acerca disso, um tal de flagyl ou flavil... será assim? usa-se preventivamente?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Para fazer uma desparazitação podes usar o flagyl, são uns comprimidos que podes comprar em qualquer farmácia, que pode ser usado como prevenção, mas também se usa em tratamentos, nomeadamente quando os peixes estão com parasitas internos!

 

Quanto às outras perguntas que fizes-te não sei se é legitimo ou não se dizer que um peixe maior seja mais resistente ou menos provável a ficar doente ou a morrer, mas na minha opinião acho que nem 8 nem 80 ou seja, quando são excessivamente pequenos há um maior risco de não aguentarem, mas quando são excessivamente grandes, podem ser peixes que já estão muito habituados a certos parametros da água, muito habituados a certas coisas e quando os levamos para o nosso aquário podem levar um choque maior! Mas é importante dizer que o que estou a dizer é a minha opinião pessoal!

 

Quanto ao facto de haver alguma estirpe mais resistente e outras menos resistente a unica coisa que posso dizer é que pelo que li o albino é um dos mais sensiveis e claro os selvagens que são muito mais exigentes, (apesar de que eu tenho um albino e não tenho razão nenhuma para já para pensar isso). Agora mármore, koi, gold, negro (...) deve ser igual, ou seja, não tem tanto a ver com as cores, mas com cada peixe, há peixes que já são mais sensiveis que os outros mesmo sendo da mesma cor!

 

Normalmente qualquer problema que os peixes possam apresentar vais sempre encontrar a resposta ou a solução do problema na água que lhes ofereces!

 

Qualquer dúvisa avisa! :)

 

P.S. Já agora, Bom Natal para todos! :x-mas::)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Quanto ao facto de haver alguma estirpe mais resistente e outras menos resistente a unica coisa que posso dizer é que pelo que li o albino é um dos mais sensiveis e claro os selvagens que são muito mais exigentes, (apesar de que eu tenho um albino e não tenho razão nenhuma para já para pensar isso). Agora mármore, koi, gold, negro (...) deve ser igual, ou seja, não tem tanto a ver com as cores, mas com cada peixe, há peixes que já são mais sensiveis que os outros mesmo sendo da mesma cor!

 

Boas

desculpa a pergunta mas que padrao/cor consideras albinos?

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao facto de haver alguma estirpe mais resistente e outras menos resistente a unica coisa que posso dizer é que pelo que li o albino é um dos mais sensiveis e claro os selvagens que são muito mais exigentes, (apesar de que eu tenho um albino e não tenho razão nenhuma para já para pensar isso). Agora mármore, koi, gold, negro (...) deve ser igual, ou seja, não tem tanto a ver com as cores, mas com cada peixe, há peixes que já são mais sensiveis que os outros mesmo sendo da mesma cor!

 

Boas

desculpa a pergunta mas que padrao/cor consideras albinos?

Obrigado

 

Boas! :)

Aqui tens as fotos do meu escalar Albino! Uma sozinho e outra para o comparares com um escalar Gold. As caracteristicas principais são a cor muito clara quase branca e os olhos vermelhos!

 

th_17979_IMG_1041_122_1046lo.jpg

 

th_18142_IMG_1080_122_101lo.jpg

Editado por Sonia Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

epa e mesmo muito bonito!!

eu tenho um que tem um padrao um bocado estranho nao e bem koi porque alem das amnchas amarelas e pretas tem umas partes prateadas mas que nem parece escamas, e rugoso.....nao sei descrever bem

se conseguir ponho aqui uma foto depois. mas conheces algum padrao destes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fazes criação de escalares ha muito tempo?

tens por acaso para venda? vais vender a criação do teu albino?

Mt obrigado

 

Faço criação à um ano, mas neste momento os que tenho são muito pequeninos e são filhotes do casal que aparece nesse video e nas imagens:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=110537

 

A femea smokey e o macho koi.

 

A criação do Albino ainda não tenho, pois ainda tem de crescer mais um pouco para isso, mas um dia que tenha vai ser para venda, mas é como te digo... não sei mesmo para quando...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, obrigado pelos elogios! banana rock

 

Escurecido talvez porque o aquário esteja praticamente dentro de um armário, ou seja so é visivel pelo vidro da frente o que dá uma certa segurança e tranquilidade aos casais e depois como a luz não é prioridade, visto não ter quase plantas nenhumas, tenho uma luz mais fraca e além disso uso turfa no filtro. São estas as razões pelo qual o aquário está mais escuro, é melhor para eles!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais