Instalação de novo Malawi


miraned

Recommended Posts

?action=view&current=Zudy006.jpg?action=view&current=P1010093.jpg?action=view&current=P1010066.jpg

Depois de uns meses a estudar o forum e com a ajuda preciosa do membro AGA comecei a instalar um novo aqua Malawi, já falta pouco para poder enchê-lo de água e peixes.

É um Juwel 400 de 151x51x62 castanho escuro que vem equipado com 2 lâmpadas T5 de 54w. Quanto à filtragem tenho um termofiltro Eheim 2128 e vou substituir o filtro interno Juwel por um JBL e900.

Em matéria de layout fui recolher seixos basálticos na Ericeira, o areão será branco de grão fino (+ ou - 2mm). É da Aquality e custou uns 70 cents/kg.

Para decorar o fundo comprei uns painéis 3D lowcost (tudo por 78 euros). Em matéria de inovação optei por colá-los no exterior do aquário. Assim poupo uns 25 litros na capacidade e torna-se muito mais fácil a limpeza - tenho um fundo 3D num aquário comunitário que me dá algum trabalho a limpar.

Quanto a plantas estou a pensar em coisa simples, valisnérias e anúbias principalmente.

Fico à espera das vossas críticas e sugestões, ainda vou a tempo de tentar melhorar as coisas.

Abraço,

Eduardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 62
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Acabei de conseguir mostar as primeiras fotos. Por razões pessoais só daqui a uns meses vou ter a possibilidade de povoar o aqua. Quanto à lista dos peixes sou um principiante e ainda estou na fase do"peixe amarelo e do peixe azul"...Mesmo assim gostaria de ter uns Pseudotropheus, Black Tanzania, Fryeri, Red Kadango. Queria também 1 ancystrus e um Synodontis.

Provavelmente escrevi os nomes dos peixes com erros, espero as vossas sugestões em matéria de povoamento.

 

 

Uma banheira que já dá para fazer umas coisas interessantes!! :ohmy:

 

Que espécies estás a pensar colocar?

 

Para quando as primeiras fotos do projecto? bigsmile

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Aí estão as primeiras fotos... não te vou dizer grande coisa relativamente ao aquário, pois temos falado no assunto. Com o retirar do filtro interno vai ganhar esteticamente, o que é bom.

 

O aquário é bonito e com essas medidas, obviamente que vai dar para ter espécies interessantes.

 

Agora é continuar a projectar a coisa, que vai ficar bom.

 

Abraço

 

Aníbal

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com o retirar do filtro interno vai ganhar esteticamente, o que é bom.

 

Também ia sugerir isso!!! bigsmile

 

Aquela foto com o areão é o que vai ser utilizado como substracto?

Parece-me muito grosso para Malawi...

Abraço,

 

LUIS ALMEIDA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também tive a dúvida quanto ao tamanho do grão. Mas na realidade é só um pouco mais grosso do que a areia da praia. Por outro lado já vi aquários de CAs com areão grosso e nem por isso os peixes deixam de escavar.

Eu achei aquele areão bonito e talvez um pouco mais fácil de limpar/aspirar do que a areia mais fina. Mesmo assim acho que a foto faz parecer que é mais grosso do que na realidade.

 

Também ia sugerir isso!!! bigsmile

 

Aquela foto com o areão é o que vai ser utilizado como substracto?

Parece-me muito grosso para Malawi...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

A instalação do meu Malawi vai avançando devagar. Desta vez retirei o filtro interno da Juwel e substitui-o por um JBL e900 além do Eheim que já estava instalado. Talvez ainda troque o tubo verde da Eheim por um preto, será mais discreto.

Também recolhi os calhaus pretos de basalto, já só falta água e peixes.

 

Malawi001-1.jpg

P1010093-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Já não falta tudo! :animal_fish:

 

Agora é colocar pedra, areia, plantas, água e peixes... vai demorar muito menos tempo.

 

Feio já não pode ficar, tens tido muito cuidado.

 

Abraço

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

A instalação do aqua vai avançando lentamente mas com segurança... Já o enchi com água e pedras mas acabei por usar mais areia do que tinha pensado - 60 Kg. Dentro de alguns dias já terei fotos com algumas valisnérias, os peixes chegarão só no fim de Junho.

Para começar estou a pensar povoá-lo com labidochromis caeruleus, metriachlima estherae, black tanzania, protomelas Taiwan reef e mais uma ou duas espécies (talvez o red kadango ou o Phenochilus Tanzania), fico à espera de sugestões. Para o fundo talvez compre uns 2 synodontis.

As fotos são de fraca qualidade mas quando tudo estiver terminado vou tentar tirar outras melhores.

 

Aqua030.jpgAqua034.jpgAqua029.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Olha que desta vez até ficou melhor a foto que ao vivo... (as vals não estavam com grande aspecto mas assim até nem se nota!)

 

Na minha opinião está muito bom e até já vou mostrar a foto a alguns peixes que aqui tenho para eles verem a nova casa... :medieval_mace:

 

Estas últimas fotos já me aparecem uma em cima da outra, ao contrário das outras 3...

 

Valei a pena planeares isso com cuidado, está 6*!

 

Abraço

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Agradeço os encorajamentos recebidos. Aproveito para dizer quais os peixes que tenho no aquário, a maioria oferecidos pelo Aníbal:

3 Caeruleus

3 Metriaclimas estherae

4 Msulis

1 casal de Iodotropheus

6 Black Tanzania juvenis

5 Azureus juvenis

2 Protomelas Taiwan reef

1 Ancystrus

Quando os juvenis crescerem e estiverem sexados provavelmente terei de reduzir a fauna, nomeadamente os Azureus. Gostaria ainda de arranjar uns 2 SAEs.

Em matéria de flora ainda acabei por acrescentar um feto de java à anúbia e às valisnérias, é no meio desse feto que se escondem um monte de alevins Caeruleus que nasceram há uma semana, veremos se escapam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda tenho bastantes pedras na garagem, talvez aproveite a sugestão para pôr mais pedras do lado direito. É verdade que muitos Mbunas por vezes gostam de se esconder por baixo das pedras e só o podem fazer do lado esquerdo.

 

 

Boa Noite,

 

Está com muito bom aspecto. Eu colocava mais pedras.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta muito bonito, não percebo quase nada de ciclídeos.

 

Mas também acho que não perdias nada se metesses mais pedras.

 

Ficava mais giro o layout e os peixes agradecem.

 

É muito bonito o teu fundo em 3D para esse tipo de layout.

 

Mesmo do lado esquerdo não da para meter umas pedras em cima, para ficar mais alto?

 

Boa sorte

Os peixes pelos vistos também gostaram do novo lar, Parabéns pelos alvens.

 

cumps

Susana

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dá para pôr mais pedras em cima do lado esquerdo, mas para isso terei também de pôr mais pedras em baixo para evitar as derrocadas. É que os peixes fartam-se de cavar por baixo das pedras o que provoca alguma instabilidade. Há quem fixe os elementos de decoração com alguma habilidade mas não primeiro vou tentar colocar mais pedras sem usar métodos muito artificiais.

 

Esta muito bonito, não percebo quase nada de ciclídeos.

 

Mas também acho que não perdias nada se metesses mais pedras.

 

Ficava mais giro o layout e os peixes agradecem.

 

É muito bonito o teu fundo em 3D para esse tipo de layout.

 

Mesmo do lado esquerdo não da para meter umas pedras em cima, para ficar mais alto?

 

Boa sorte

Os peixes pelos vistos também gostaram do novo lar, Parabéns pelos alvens.

 

cumps

Susana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então e se construires um blocos de pedra, fora do aquário, com pedras e silicone própria para aquários, será que não resulta?

96L - Garden Ásia ainda em mudanças - 30L - Mini Garden

- Killies: - Pseudepiplatys annulatus - Fundulopanchax Nigerianus "Makurdi"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Eduardo,

 

Já te disse várias vezes, mas nunca é demais repetir: está muito bom!

 

Quanto a colocar mais pedras, pode ser que fique (ainda) melhor.

 

Não sei se esteticamente não ficaria melhor aumentar o lado esquerdo, deixando o direito mais aberto. É claro que funcionalmente ao colocar mais pedras do lado direito aumentas o nº de locais para eles se esconderem, pelo que decidir não deve ser fácil.

 

No entanto, como o teu sentido estético é melhor que o meu, vai sair bem.

 

Abraço

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Eduardo,

 

Já te disse várias vezes, mas nunca é demais repetir: está muito bom!

 

Quanto a colocar mais pedras, pode ser que fique (ainda) melhor.

 

Não sei se esteticamente não ficaria melhor aumentar o lado esquerdo, deixando o direito mais aberto. É claro que funcionalmente ao colocar mais pedras do lado direito aumentas o nº de locais para eles se esconderem, pelo que decidir não deve ser fácil.

 

No entanto, como o teu sentido estético é melhor que o meu, vai sair bem.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também não custa experimentar para ver se melhora, na quarta-feira por ocasião da TPA semanal vou tentar aumentar o monte de pedras do lado direito e juntar pouca coisa do lado direito.

A ideia do silicone é boa, apesar que teria sido mais fácil antes de encher o aquário de água. Também sou um pouco preguiçoso mas vou começar a escolher os calhaus. Obrigado pelas sugestões (e pelos peixes do AGA).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há quem goste de aquários de CA´s com muita pedra, outros não. Por isso, só experimentando vai dar para ver. (mas na minha opinião não deves colocar muita coisa)

 

Eu no meu não usei silicone, mas como sabes está tudo assente no fundo. Numa das pedras fiz um furo com o berbequim e coloquei uma bucha plástica para evitar o deslisamento da pedra que está por cima (a bucha não se vê, claro).

 

Quanto aos peixes, sei que estão em boas mãos!

 

Abraço

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais