Duvida!! Reprodução Labido Yellow


Pedro Estanislau

Recommended Posts

Boas pessoal!

 

Estou com uma dúvida, tenho a minha fêmea Labido Yellow a encobar, o que acontece é que não quero perder a ninhada, o que faço?

 

Posso tirar a fêmea já para a maternidade ou deixo-a estar no aquario até os alevins nascerem?

 

Não sei o que fazer!!

 

Há uns meses aconteceu o mesmo, mas não fui a tempo, quando i só já tinha um alevim, que acabou por desaparecer.

 

Agradeço comentários.

 

Obrigado.

Cumps,

 

Pedro Estanislau (Cre8tor)

Visita My Brute e joga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

se estiver sozinha no aquário deixa-a estar sossegada. Se estiver com outras espécies e verificares que está a ser muito importunada, retira-a para um aqua à parte e aguarda que ela largue os putos.

 

Outra técnica que é utilizada é o stripping fry que tem como objectivo retirar os alevins da boca da mãe a partir de determinado tempo (normalmente cerca de 3 semanas de incubação). De qualquier forma, é uma técnica que requer algum cuidado e experiência. Faz uma pesquisa sobre o stripping e vê como funciona (existem alguns tópicos que explicam essa técnica ao pormenor).

 

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No que toca ao stripping, nada melhor do que ver fazer, por isso se conheceres alguém que o faça, pede para ver... se não conheceres, há vários vídeos no youtube que mostram.

 

Cumps

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado e desculpem so agora responder, mas não tive tempo antes... Trabalho a montes...

 

Tenho estado a seguir diariamente a femea, ainda se encontra em incubação, vai para a segunda semana, passaram 8 dias desde o acasalamento e desde que reparei que ela começou a encobar.

 

Ela não está sozinha no aquário, tem mais 5 da mesma espécie, o meu problema é não ter outro aquario para a colocar, mas os restantes peixes não a chateiam, tambem tem estado praticamente entre rochas...

 

Vou esperar para ver o que acontece e vou tentar arranjar espaço para mais um aquario cá para casa... ja vi que pode sermpre dar jeito.

 

Obrigado pessoal e caso tenham mais algumas informações agradecia!!! São sempre bem vindas.

 

Obrigado.

Cumps,

 

Pedro Estanislau (Cre8tor)

Visita My Brute e joga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas pessoal,

Seguem imagens da ninhada!! consegui fazer o Stripping Fry, não é dificil, só mesmo agarrar a fêmea, com muito cuidado, mas lá o fiz, e tenho cerca de 15/17 alevins, é dificil contar...

 

4ecXwN270765-02.jpg

Dmm8mb754125-02.jpg

71CA8S752201-02.jpg

 

Agora é só deixar os meninos engordarem!!!!

 

Quem quiser fazer negocio que me diga alguma coisa...!!!

 

Obrigado pela ajuda....

Cumps,

 

Pedro Estanislau (Cre8tor)

Visita My Brute e joga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal!!

 

Tenho más noticias, hoje de manhã quando acordei tinha os meus queridos alevins todos mortos, os 19, pois por que acabei de os contar!!

 

Os parametros do aqua estão bem, os restantes habitantes estão bem de saude... não sei mesmo o que se passou, será que foi de os tirar da boca da mãe ainda muito jovens??

 

Agradecia comentários...!!

 

Obrigado.

Cumps,

 

Pedro Estanislau (Cre8tor)

Visita My Brute e joga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lamento pela morte dos alevins... até porque acho que se tivesse visto isto mais cedo tinha podido evitar isso...

 

Mantiveste-os nessa maternidade? é que os outros peixes conseguem facilmente morde-los através da rede... perdi os 29 alevins da 1ª reprodução dos meus malawi's assim...

Fiquem bem,

Diogo C. J.

 

http://an-outromundo.blogspot.com/ O meu novo blog, ainda muuuito modesto....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mantiveste-os nessa maternidade? é que os outros peixes conseguem facilmente morde-los através da rede...

 

Concordo com o Diogo C. J. : O resto dos peixes conseguem morde-los atravez da rede,devias ter posto numa da quelas maternidades de plastico...

 

Obrigado pelas respostas, penso que foi mesmo esse o problema, eu não reparei muito nos outos habitantes desde que coloquei os alevins na maternidade, mas a minha mulher hoje de manhã reparou nos restantes peixes muito agitados... provavelmente tentavam comer os alevins, sei lá...

 

É pena perder uma reprodução!!! já é a 2ª, pois na primeira nem tirei a fêmea para fora, acabaram por ser todos comidos pelos restantes habitantes...

 

Agora é esperar que eles voltem novamente a procriar.... Penso que não deve faltar muito....

 

Em breve irei postar o Setup do meu aquário.

 

Obrigado a todos.

Cumps,

 

Pedro Estanislau (Cre8tor)

Visita My Brute e joga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de retirar os bichos colocaste a mãe de volta ao aquário, presumo.

 

Eu tenho uma rede igual à tua e também uma daquelas maternidades de plástico. Durante a primeira semana, uso as duas maternidades. A que tu usas, por fora da de plástico. Assim a rede exterior ajuda à protecção dos alevins. (é que os que estão por fora têm uma boa capacidade de sucção, através que qualquer buraco... usa as duas!)

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

 

Actualização a este topico...

 

Passado quase um mês depois do desaire dos meus peixes terem morrido.... verifiquei e achei estranho andar por debaixo de uma das pedras um tipo de alga a mexer-se muito, ora vinha para a frente, ora se escondia, estranho...

 

Quando me aproximei é que vi... 2 alevins com cerca de 1 cm, ou seja, dois que escaparam na tentativa de apanhar a femea antes de a por na maternidade.... e agora??!?!

 

Deixo-os no aquario principal? Será que irão ser comidos...?

 

Eles estão sempre escondidos e são muito rapidos, mas não sei não, o que faço??

 

Ajudas!!

 

Obrigado,

Cumps,

 

Pedro Estanislau (Cre8tor)

Visita My Brute e joga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Actualização a este topico...

 

Passado quase um mês depois do desaire dos meus peixes terem morrido.... verifiquei e achei estranho andar por debaixo de uma das pedras um tipo de alga a mexer-se muito, ora vinha para a frente, ora se escondia, estranho...

 

Quando me aproximei é que vi... 2 alevins com cerca de 1 cm, ou seja, dois que escaparam na tentativa de apanhar a femea antes de a por na maternidade.... e agora??!?!

 

Deixo-os no aquario principal? Será que irão ser comidos...?

 

Eles estão sempre escondidos e são muito rapidos, mas não sei não, o que faço??

 

Ajudas!!

 

Obrigado,

 

Epa, se os conseguires apanhar, melhor...

 

Duvido muito que os consigas apanhar antes dos outros peixes... É que quando levantares as pedras eles ficam sem protecção, mas duvido que se aguentem muito tempo nesse aquário... Nada como tentar! :transport027:

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epa, se os conseguires apanhar, melhor...

 

Duvido muito que os consigas apanhar antes dos outros peixes... É que quando levantares as pedras eles ficam sem protecção, mas duvido que se aguentem muito tempo nesse aquário... Nada como tentar! :doofywave:

 

Devias tira-los do teu aqua principal pois mais tarde ou mais cedo os outros habitantes vao come-los. :sunbathing:

 

Vou tentar apanhar os meninos, eles continuam lá, confirmei ontem, só espero que entre hoje e amanhã os consiga apanhar, quando eu começo a mexer no aquario os restantes habitantes "enconstam-se" ao cantinho para não serem apanhados, vou tentar desligar as luzes durante uns minutos e em seguida apanhar os meninos.

 

Depois coloco aqui imagens.

 

Obrigado.

Cumps,

 

Pedro Estanislau (Cre8tor)

Visita My Brute e joga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá tenta fazer uma armadilha com uma garrafa ou frasco de plástico, cortando a parte de cima aonde o gargalo fica com o mesmo tamanho do resto da garrafa e depois enfias o gargalo ao contrario no que sobrou da garrafa, mas tens de deixar um buraco no gargalo que apenas passe os alvins, enches de agua e deixas no fundo junto ao sitio em que os peixes estejam, que provavelmente eles entrarão para a garrafa, e depois e só os tirares para aonde queres.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas pessoal,

 

Passadas as alturas das festas, lá consegui apanhar os dois meninos...

 

Aqui estão eles.

 

ugNXfw774598-02.jpg

 

Bonitos e gordinhos....

 

Nem imaginam o trabalho que me deram a apanhar.... Alem de serem pequenos e se meterem em todo o lado, são rapidos...

 

Tive que virar o aquario do avesso...

 

Obrigado.

Cumps,

 

Pedro Estanislau (Cre8tor)

Visita My Brute e joga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Tenho uma pequena dúvida, deposi de dar-mos conta que a mae está de boca cheia, contamos 3 semanas mais ou menos, utilizando o metodo dos libertar da boca da mae, metemo-la na maternidade os alevins saiem e a mae tem de la continuar na maternidade? Ou podemos retirá-la logo?

Editado por RicardoM
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho uma pequena dúvida, deposi de dar-mos conta que a mae está de boca cheia, contamos 3 semanas mais ou menos, utilizando o metodo dos libertar da boca da mae, metemo-la na maternidade os alevins saiem e a mae tem de la continuar na maternidade? Ou podemos retirá-la logo?

Quem vai para a "maternidade" são os alevins, a mãe vai para o aquário principal. (quem diz maternidade diz qualquer aquário onde estejam longe de peixes que os possam comer)

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais