Lista de peixes de aquário que aguentam o inverno no lago


Recommended Posts

E isto tudo leva à nossa ideia, que já nos vem atormentando há uns tempos, de organizar uma expedição, mais uma daquelas malucas que fizemos já lá vão uns anitos, ao Uruguai para capturar algumas destas belas espécies.

 

Vamos nessa???? Os espanhóis já as fazem há muito tempo.

 

Está lançado o repto.

 

Abraço e vou parar porque ainda me batem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 51
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

E isto tudo leva à nossa ideia, que já nos vem atormentando há uns tempos, de organizar uma expedição, mais uma daquelas malucas que fizemos já lá vão uns anitos, ao Uruguai para capturar algumas destas belas espécies.

 

Vamos nessa???? Os espanhóis já as fazem há muito tempo.

 

Está lançado o repto.

 

Abraço e vou parar porque ainda me batem.

 

Se for com viagem paga, também vou!!... :P

Cumprimentos,

Francisco Barros

 

http://malamutes.no.sapo.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Excelente tópico...vem mesmo a calhar...

 

Acrescentava os CAE (comedor de algas chinês), camarões red...

 

Alguns dos que me tinha lembrado já estão na vossa lista...

 

Pergunto, dos que foram referidos quais os mais indicados para combaterem as algas...

 

 

Reds é difícil, mas ...

 

 

Agora os plecos, não há hipótese. A partir dos 15 graus ( ou parecido ) vão pró pandeco.

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A sul do Brasil, acredito que sim.

 

Mas aqui em Portugal, talvez lá para os Algarves...mas não é nada certo.

 

Isto, de Inverno, claro. E aqui o Inverno é bem lixado por vezes.

Editado por Rui J. Rocha

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Os Red Cherry até na Alemanha os mantêm cá fora no inverno. A lista das especies que se podem ter no nosso país no inverno é demasiado extensa para pôr aqui, tudo a norte do tropico de Câncer e a sul do Tropico de Capricornio se dá cá.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E isto tudo leva à nossa ideia, que já nos vem atormentando há uns tempos, de organizar uma expedição, mais uma daquelas malucas que fizemos já lá vão uns anitos, ao Uruguai para capturar algumas destas belas espécies.

 

Haja recursos financeiros ;) Seria uma expedição ultra-interessante. Já imaginaste os Plecos, os Apistos, os Geophagus, os Australoheros, os Cichlasomas, os Corydoras, os Tetras e eu sei lá o que mais que poderiamos encontrar? E raias, claro! Seria preciso fretar um avião de volta ;)

 

Uma possivel solução, principalmente agora, em época de vacas magras, seria encontrarmos um exportador no Uruguai... um que tenha raias, claro! :P

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação aos CAEs e RED e muitos outros que como referi já estavam na lista, pelo menos os que experimentei aguentaram estar no exterior...

 

E que tal daqui a mais uns tempos e antes do tópico passar para o esquecimento se fazer uma lista mais completa e sugeria que fosse colocada como destaque pois este tipo de informação é muitas vezes importante quando se está a planear por exemplo um aqua de exterior ou um lago...isto obviamente é só a minha opinião...

 

Em relação à expedição boa sorte... é para quando? ;)

tiagodovale2-dbd.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Haja recursos financeiros 8) Seria uma expedição ultra-interessante. Já imaginaste os Plecos, os Apistos, os Geophagus, os Australoheros, os Cichlasomas, os Corydoras, os Tetras e eu sei lá o que mais que poderiamos encontrar? E raias, claro! Seria preciso fretar um avião de volta :lol:

 

Uma possivel solução, principalmente agora, em época de vacas magras, seria encontrarmos um exportador no Uruguai... um que tenha raias, claro! ;)

 

 

Miguel

 

Já investiguei imenso e nada. Nem um exportador. Apenas o Cantera mas temos que lá ir. Vamos nessa, eheheheh.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, o peixe paraiso (Macropodus opercularis) pode viver em agua fria? Pode estar num lago todo o ano?

Cumprimentos.

 

Sim.

 

Já agora uma dica importante. Todos estes peixes devem ser introduzidos nos lagos no fim da Primavera, inicio do Verão. Isto para se poderem habituar ao frio gradualmente. Se introduzires agora um peixe paraiso num lago é muito natural que não sobreviva. Mesmo um Gymno. Meridionalis que tenha estado num aquário aquecido, se for introduzido agora, é bem capaz de não suportar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos ...

 

Gostei imenso de ler este topico e a ideia de ir á america procurar trazer peixes de agua fria para ca ... acho q o problema seria a parte da alfandega, digo isto porque costumo ir muitas vezes ao brasil e nao me parece que deixassem trazer peixes para ca.

 

Outra coisa, apesar de ser novo nisto, parece-me que ta aqui um erro e se nao tiver desde ja apresento as minhas desculpas:

 

Pimpão (Carassius auratus, Carassius carassius)

 

Que eu saiba, carassius auratus sao os kinguios ou os red fish e os carassius carassius sao carpas ... e estes peixes nada tem a ver com o pimpao que eu conheço dos rios

 

Esqueceram-se de meter o esturjao que ja vi uma vez numa loja de animais. Pena ser tao grande, mas para lago seria show ... pq o peixe interage muito com o dono, mesmo para quem tem kinguios como eu e ta habituado a este tipo de relaçao, ficaria surpreendido como eu fiquei ao ver q o peixe procura o dono e a mao deste para que lhe façam " festas " no dorso.

 

O meu vizinho tem um lago com carpas koi, kinguios, um pleco de 15 cm e alguns camaroes e ate agora ta tudo a aguentar o inverno a 100%

 

 

Cumprimentos a todos:

 

Carlos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Boas, digam-me uma coisa, aqui no tópico só fala em lagos, mas se forem colocados em aquários de agua fria, tb aguentam, certo?

 

Certo.

 

Deverão suportar muito bem visto que, por norma, nas nossas casas a temperatura não deverá descer muito abaixo dos 14/16ºC.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos

Não é que sirva de muito, mas em Espanha os Guppis, já fazem parte do “reino aquático” de certos rios, juntamente com as gambuzias, eu cá já tive espadas a 12/13 graus em aquário e verifiquei um comportamento muito natural, no inverno ficavam quietas, e assim que a temperatura começava a subir, desovavam de imediato, tive-os assim uns dois anos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Há centenas de peixes que podem ser mantidos em lago todo o ano, pelo menos nas zonas litorais de clima ameno, de Lisboa para sul.

 

O lago deve, é claro, ter uma profundidade razoavel (pelo menos 1 metro) e receber luz solar.

 

Esta é uma lista não exaustiva, baseada na minha experiencia e na de alguns amigos:

 

Começando pelos óbvios - os peixes que já existem na natureza, em Portugal:

  • [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b]
  • Chanchito (Australoheros facetum)
  • Perca do sol (Lepomis gibbosus)
  • Verdemã (Cobitis marrocana, Cobitis calderoni, Cobitis paludica)
  • Pimpão (Carassius auratus, Carassius carassius)
  • Esgana-gata (Gasterosteus aculeatus)
  • Caboz de água doce (Salaria Fluviatilis)
  • Fundulus heteroclitus
  • Gobio gobio

Outras Espécies

 

Killies

  • Aphanius mento
  • Aphanius sophiae
  • Aphanius danfordii
  • Aphanius iberius
  • Fundulus cingulatus
  • Jordanella floridae
  • Austrolebias nigripinis
  • Austrolebias alexandri

Viviparos

  • Heterantia formosa
  • Ameca spledens
  • Phalocerus caudomaculatus
  • Xenotoca eiseni

Ciclideos

  • Gymnogeophagus meridionalis

Barbos

  • Barbus semifasciolatus (Barbo doirado)
  • Puntius conchonius (Barbo rosado)

Anabantideos

  • Macropodus opercularis (Peixe do paraiso)
  • Betta splendens

Peixes Arco-Iris

  • Melanotaenia splendida
  • Bedotia madagascarencis

Corydoras

  • Corydoras paleatus

Outros

  • Danio rerio (Zebra)
  • Tanichthys albonubes (Falso neon)

 

Miguel

 

Boa noite, desde ja desejo um bom natal a todos. Agora o que eu queria saber era se estas especies aguentam temperaturas de 15º a 20º num aquario. Isto para evitar ligar um termostato...o que dizem?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, desde ja desejo um bom natal a todos. Agora o que eu queria saber era se estas especies aguentam temperaturas de 15º a 20º num aquario. Isto para evitar ligar um termostato...o que dizem?

 

Abraço

 

 

Claro que aguentam.

 

Mais uma vez haverá que saber a origem dos animais, pois alguns poderão não ser originários de paises, ou locais, de temperaturas semelhantes às nossas. A descida de temperatura deverá ser gradual e não brusca.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que aguentam.

 

Mais uma vez haverá que saber a origem dos animais, pois alguns poderão não ser originários de paises, ou locais, de temperaturas semelhantes às nossas. A descida de temperatura deverá ser gradual e não brusca.

 

Cumps

Ok, obrigado pela resposta...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos ...

 

Gostei imenso de ler este topico e a ideia de ir á america procurar trazer peixes de agua fria para ca ... acho q o problema seria a parte da alfandega, digo isto porque costumo ir muitas vezes ao brasil e nao me parece que deixassem trazer peixes para ca.

 

Outra coisa, apesar de ser novo nisto, parece-me que ta aqui um erro e se nao tiver desde ja apresento as minhas desculpas:

 

Pimpão (Carassius auratus, Carassius carassius)

 

Que eu saiba, carassius auratus sao os kinguios ou os red fish e os carassius carassius sao carpas ... e estes peixes nada tem a ver com o pimpao que eu conheço dos rios

 

Esqueceram-se de meter o esturjao que ja vi uma vez numa loja de animais. Pena ser tao grande, mas para lago seria show ... pq o peixe interage muito com o dono, mesmo para quem tem kinguios como eu e ta habituado a este tipo de relaçao, ficaria surpreendido como eu fiquei ao ver q o peixe procura o dono e a mao deste para que lhe façam " festas " no dorso.

 

O meu vizinho tem um lago com carpas koi, kinguios, um pleco de 15 cm e alguns camaroes e ate agora ta tudo a aguentar o inverno a 100%

 

 

Cumprimentos a todos:

 

Carlos

 

 

O Carassius auratusé o peixe vermelho (red fish ou kinguio), e o Carassius carassius (pimpão) é muito parecido com o peixe vermelho, mas em tons dourados e castanhos. Ambas as espécies de peixes podem ser encontradas em estado selvagem em todo o pais.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Eh eh eh, não resisto, quem tinha razão? :chores009:

 

Os Odessa do Ricardo não apenas sobreviveram como também aguentaram dois dias com uma crosta de gelo à superficie. Afinal são peixes que existem nos Himalaias.

 

Também tenho a sensação que os Amecas aguentam, pelo menos nas zonas litorais amenas, de Lisboa para sul mas, neste caso, temos a experiencia do Miguel Andrade que não teve sucesso este ano, embora os amecas tenham sobrevivido em anos anteriores.

 

Eu por mim continuo a dizer que não foi o frio que lhe matou os Amecas directamente mas sim agentes patogénicos que se aproveitam do sistema imunitário estar mais fraco com o frio. Terão sido também essas doenças que lhe mataram os Aphanius que, como sabemos aguentam muito bem o frio, havendo mesmo especies que passam o inverno debaixo de uma camada de gelo. A possiblidade de sobrevivencia de inverno, mesmo em especies bem adaptadas ao frio, terá também a ver com caracteristicas específicas do lago, como a sua micro-flora, a carga orgânica, etc.

 

No meu lago, a maior surpresa que tive foram os Phalloceros terem sobrevivido, quando este inverno vi a temperatura do ar descer até 1º C... pensei mesmo que iriam quinar.

 

Um abraço,

 

 

Miguel

 

Ricardo

 

Onde vives as possibilidades dos P. sp. odessa( já estão descritos mas não me lembro do nome) e dos Amecas sobreviverem são muito pequenas. Mais para sul há anos em que sobreviverão e outros que não. Climaticamente estão no limite do suportavel.

 

Abraço

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...
Mais, há algumas espécies de apistos que também deverão suportar: Commbrae e Borelli. Mas lá está, com a devida ressalva do local de colecta.

 

Também algumas Crenicichlas e, mais giro ainda, Raias.

 

Abraço

 

 

 

ciclideo papagaio tb aguenta o inverno nu exterior ja experimentei guppys ,tetra neons e piranhas mas todos separados

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas! eu tenho um lago no meu jardim já há uns 9 anos e no inicio pus lá meia duzia de [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] que é espécie mais comum, posso dizer que a cada ano que passa principalmente no inicio do verão multiplicam-se as dezenas, nunca tive de os repor, no inverno fica com uns 2 ou 3cm de gelo (como este inverno atingiu -7Cº) durante o inverno não se vê nem um, mas quando o tempo começa a aquecer parece que se clonam!!:split: o lago tem sempre agua corrente, apenas é limpo uma vez por ano. E é porreiro vê-los de um lado para o outro sempre em grupo ou até vários grupos! e são uns peixitos difíceis de apanhar!!

 

Só um aparte, eu tinha tartaruga do mississipi num aquario em casa, ainda era pequena, uns 4cm de carapaça.. então em Maio do ano passado resolvi mete-la nesse lago, aí sim ela cresceu a olhos vistos, não me perguntem do que se alimentava porque eu não deitava nada!! A ultima vez que a vi, finais de Setembro, já tinha quase duplicado o seu tamanho!! Mas a partir daí nunca mais a vi, pois nessa altura queria tira-la de lá devido aos Invernos serem rigorosos, e até agora ainda não deu sinais de vida! Agora a minha pergunta é (se houver alguém que me saiba responder) será que ainda está em hibernação ou já foi desta para melhor devido às baixas temperaturas?? OBG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais