Mergulhos em Água Doce - Trabalho de AP


Duarte_6

2º Período - Mergulhos em Água Doce  

69 votos

  1. 1. Como acham que tem vindo a ser a nossa prestação neste projecto e a forma como tem sido conduzido? Gostávamos que fizessem também algumas críticas construtivas =)

    • Mazinha
      6
    • Razoável
      10
    • Boa
      26
    • Muito Boa
      17
    • Excepcional
      10
  2. 2. Estariam dispostos a assistir à apresentação pública do trabalho no AVG? Em qualquer caso, comentem os porquês no tópico, para sabermos...

    • Sim
      28
    • Não
      10
    • Talvez, vou esperar para ver...
      31


Recommended Posts

Untitled-1copy.png

 

'Mergulhos em Água Doce', esse é o título do trabalho de Área de Projecto que estamos a desenvolver... O nosso grupo é composto por 4 alunos (indicados no final) e todos nos encontramos na área da Biologia. O nosso interesse por este tema da aquariofilia e da biologia marinha foi muito curioso. O tema inicial começou por ser o Oceanário, mas passado algum tempo, decidimos virar-nos para o Aquário Vasco da Gama, bastante mais acessível e muito mais dedicado à vida em água doce, particularidade que queremos abordar com mais atenção.

 

Num primeiro ponto do trabalho teórico pretendemos fazer uma introdução sobre a importância da água para a vida, e também abordar de forma especial o 'como' dos peixes sobreviverem em água doce.

Para além disso pretendemos neste ponto falar sobre a alimentação, sobre a interacção entre as várias espécies... Mas também falar um pouco sobre as espécies em vias de extinção, as políticas de conservação e a criação de espécies em cativeiro.

De certa forma, uma abordagem mais científica da 'coisa'...

1. A água: um elemento essencial à vida

1.1. A água, um bem vital

1.2. Porque nem toda a água é salgada…

1.3. Qual a diferença entre a água doce e a água salgada?

1.4. Como sobrevivem as espécies em água doce? (Cadeias alimentares, etc)

1.5. A prolongar de uma geração: reprodução natural e em cativeiro

1.6. Conservação e reabilitação de espécies

1.7. Espécies em vias de extinção

 

---------------------------------------------------------

 

No segundo ponto do trabalho pretendemos uma abordagem mais virada para as preocupações ambientais...

 

1. Um património ameaçado

2.1. Como estão os rios ameaçados nos dias de hoje?

2.2. Protecção e conservação de um património

2.3. O papel dos rios nos dias de hoje

 

---------------------------------------------------------

 

O terceiro ponto do trabalho está exclusivamente dirigido ao AVG e ao trabalho que lá é desenvolvido, quer no panorama ambiental, científico e social... Este é um dos pontos mais dinâmicos do trabalho, que irá contar com um documentário em vídeo, sobre o AVG, entrevistas e inquéritos a funcionários e visitantes...

 

1. Aquário Vasco da Gama: uma janela para a vida aquática

3.1. Como surgiu o Aquário Vasco da Gama?

3.2. Como está organizado o AVG?

3.3. Manutenção e gestão

3.4. Entrevistas, inquéritos e outros projectos

3.5. Um aquário ao serviço da sociedade

3.6. Aquários citadinos: uma viagem por Portugal e pelo Mundo

 

---------------------------------------------------------

 

E pronto... é no quarto ponto do trabalho que se encontra o nosso 'pequeno grande projecto', a construção de um aquário do tipo sul-americano, com aproximadamente 100 L de capacidade, como forma de reproduzir um habitat da vida em água doce (ainda a pormenorizar). Neste ponto iremos relatar os vários passos que levam à construção do aquário, como uma espécie de guia... Mas ao mesmo tempo, iremos desenvolver um estudo/experiência no âmbito da integração das diferentes espécies e da sua interacção... No fundo, como um ecossistema interage entre si num espaço tão pequeno...

 

1. A construção e manutenção de um ecossistema: Aquarium

4.1. Porquê fazer um aquário?

4.2. Como construir um aquário de forma económica?

4.3. Que passos devemos ter na sua construção? (materiais incluídos)

4.4. Construção de um ecossistema: como o conseguimos?

4.5. Aquário Vivo: Espécies em interacção

 

---------------------------------------------------------

 

O quinto ponto do trabalho está um pouco 'nublado'...Quaisquer sugestões de sub-temas são bem-vindas...

 

5. A sociedade e a vida fluvial: uma parceria a manter…

 

---------------------------------------------------------

 

Este é o índice do nosso trabalho teórico, e que no fundo aborda todas as vertentes do projecto... Explicitámos as várias ideias que temos para realizar e os temas a abordar... Estamos abertos a todo o tipo de sugestões/críticas/dicas :(

Se precisarem de mais pormenores em particular, ou quaisquer esclarecimentos, não hesitem em pedir... :?

 

Membros do Grupo no fórum:

- Duarte_6

- Sofia_

- stisher

- Raquel (ainda não registada)

 

-------------------------------------------------------------------

Editado por João Branquinho

'A principal diferença entre a água doce e a água salgada reside no conteúdo de sal'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 258
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Como inicio do trabalho sugiro que imprimam os informativos que há no Fórum, existem documentos dirigidos aos iniciados de onde poderão tirar imensa informação, depois voltam aqui e dizem concretamente a ajuda que necessitam neste ou naquele ponto, assim é muito dificil, isto é um mundo gigantesco onde uns dominam aqui, outros ali e outros como eu que não dominam nada mas estão apaixonados à mesma!

É um Mundo grande demais para responder aqui de uma forma geral!

Vejam na parte de iniciados, e vão procurando pelos tópicos do Fórum.

Quanto ao material não sei, talvez postanto aqui o tópico não chegue...

 

Pessoal, ajudem aí, onde podem eles perguntar se lhes dão alguma coisa? isso é tópico próprio ou os administradores é que colocam lá?

Eu neste momento só tenho Ampulárias com 2 mm... o que tinha já fui dando... esperem a ver o que os outros vos dizem.

Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

1º tenta perceber o que é o ciclo do azoto, qual o papel das bactérias benéficas (agora não me lembro do nome) num aquário, testes essenciais a fazer num aquário, material necessário...etc.

 

Quanto dinheiro estão em pensar gastar?

 

Cump :) e boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro há uma coisa que têm de ter presente, apesar de o tema ser sobre o oceanário e os oceanos, ou seja, água salgada, acho melhor fazerem um aquário de água doce, pois apesar de ser mais fácil é também menos dispendioso.

 

:roll:

The return! [90l plantado]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois....um de´água doce, de 60l +/-, deve rondar os 150/250€ no máximo...conforme.

um de água salgada de 60l...deve rondar os 500€ ou mais! :roll:

 

por isso....

 

Cump

Editado por André Limede
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de tudo, quero agradecer a todos os que têm visto o nosso tópico e um especial agradecimento aos que responderam.

 

Como inicio do trabalho sugiro que imprimam os informativos que há no Fórum, existem documentos dirigidos aos iniciados de onde poderão tirar imensa informação, depois voltam aqui e dizem concretamente a ajuda que necessitam neste ou naquele ponto, assim é muito dificil, isto é um mundo gigantesco onde uns dominam aqui, outros ali e outros como eu que não dominam nada mas estão apaixonados à mesma!

É um Mundo grande demais para responder aqui de uma forma geral!

Vejam na parte de iniciados, e vão procurando pelos tópicos do Fórum.

Quanto ao material não sei, talvez postanto aqui o tópico não chegue...

 

Pessoal, ajudem aí, onde podem eles perguntar se lhes dão alguma coisa? isso é tópico próprio ou os administradores é que colocam lá?

Eu neste momento só tenho Ampulárias com 2 mm... o que tinha já fui dando... esperem a ver o que os outros vos dizem.

Boa sorte!

 

Será boa ideia integrar o manual para a construção no trabalho assim como a história da aquariofilia. As fichas informativas sobre as espécies são bastantes, pelo que talvez o melhor seja colocar apenas aqueles que pretendemos ter no aquário.

Nós somos todos novos nestas andanças, mas como estamos todos em Biologia achámos que este seria um bom tema. Ainda estamos numa fase de pesquisa, mas já delineámos alguns dos pontos a abordar no trabalho:

 

1. A água: um elemento essencial à vida

1.1. Os Oceanos: um plano geral

1.2. Nem toda a água é salgada…

 

2. A vida marinha

2.1. Como interagem milhares de espécies num só oceano?

2.2. A prolongar de uma geração: reprodução natural e em cativeiro

2.3. Espécies em vias de extinção

 

3. Oceanário de Lisboa: um marco no mundo

3.1. Porquê um oceanário?

3.2. Como está organizado o Oceanário de Lisboa?

3.3. Como cuidamos de 5 ‘oceanos’?

3.4. Entrevistas, inquéritos e outros projectos

3.4.1. Estudos realizados

3.4.2. Análise dos resultados

3.4.3. Visita guiada ao Oceanário

3.5. A vida marinha nas cidades: uma visita por Portugal e pelo Mundo

 

4. Os Oceanos, um património a proteger

4.1. Mais que as espécies, como estão os oceanos ameaçados?

4.2. Protecção e conservação de um património

4.3. O papel dos Oceanos nos dias de hoje

 

5. A construção e manutenção de um ecossistema: Oceanarium

5.1. Porquê fazer um aquário?

5.2. Como construir um aquário de forma económica?

5.3. Que passos devemos ter na sua construção? (materiais incluídos)

5.4. Construção de um ecossistema: como o conseguimos?

5.5. Aquário Vivo: Espécies em interacção

 

Este é o índice inicial do trabalho escrito, pelo que podem ter ideia do tipo de trabalho que pretendemos desenvolver. No âmbito da acção com o Oceanário pretendemos fazer talvez um documentário, inquéritos e entrevistas, enquanto queremos fazer um aquário por nossa conta, como que representando o Oceanário.

 

Caso tenham mais ideias ou sugestões, estamos sempre disponíveis... Obrigado!

 

Boas,

1º tenta perceber o que é o ciclo do azoto, qual o papel das bactérias benéficas (agora não me lembro do nome) num aquário, testes essenciais a fazer num aquário, material necessário...etc.

 

Quanto dinheiro estão em pensar gastar?

 

Cump :D e boa sorte!

 

Talvez essa parte mais teórica possa ser útil para colocar no trabalho, como uma espécie de introdução à vida marinha.

 

O mínimo possível, mas não mais que 100...

 

se quiseres tenho aqui umas ampularias\caracois 3cm. mas crescem muito e comem plantas

 

Será uma boa ideia, quando estivermos na fase de colocar espécies poderemos entrar em contacto :|

 

Primeiro há uma coisa que têm de ter presente, apesar de o tema ser sobre o oceanário e os oceanos, ou seja, água salgada, acho melhor fazerem um aquário de água doce, pois apesar de ser mais fácil é também menos dispendioso.

 

;)

 

Nós também já haviamos chegado a essa conclusão. O trabalho visa claro a vida marinha em termos de água salgada, mas o aquário será uma simulação do Oceanário, mas com água doce, visto ser muito mais prático e barato. ;)

 

pois....um de´água doce, de 60l +/-, deve rondar os 150/250€ no máximo...conforme.

um de água salgada de 60l...deve rondar os 500€ ou mais! :(

 

por isso....

 

Cump

 

Por isso... A vida está difícil e nós não estamos a pensar gastar assim tanto... Teremos que encontrar alternativas e a caridade de algumas pessoas ::D:

'A principal diferença entre a água doce e a água salgada reside no conteúdo de sal'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia

 

é melhor completares o teu perfil (no minimo com a localidade) para o pessoal mais proximo de ti poder ajudar.

 

Posso oferecer 1 pedra de xisto grande, areão grosso, (e possivelmete mais coisas, mas tens de vir buscar ao Cacem, Margem Sul, Lisboa)

 

Penso que tambem era importante referires se pretender ficar com o aqua montado, ou se o vais só usar para exposição e depois desmontar. Porque há coisas que posso emprestar (não oferecer) tais como, teste, filtros internos, etc.

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um trabalho de AP 12º ano deve ser um trabalho de investigação. (e não um trabalho no sentido a que "estamos" habituados)

 

No trabalho que se pede (eventualmente um "ensaio"), normalmente isso faz-se com uma investigação empírica precedida da análise documental necessária para suportar a investigação empírica.

 

Concretamente o que vão investigar ao nível empírico?

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia a todos, sou a sofia, e tambem estou envolvida no trabalho da AP.

 

Caro AGA,

 

O nosso trabalho nao se baseia apenas na constuçao e manutençao do aquário. Também nos centramos no Oceanário de Lisboa e vida marinha em geral. O trabalho de area de projecto é "diferente" pelo facto de ter no final do ano a criação de algo prático com suporte teorico. E a nossa investigação é nao so em como criar um aquário de água doce, mas também perceber a gestão de um aquário de grandes dimensões como o Oceanário de Lisboa e seus habitats marinhos.

 

Obrigado a todos que se mostraram disponiveis no fornecimento de material ::D:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia a todos, sou a sofia, e tambem estou envolvida no trabalho da AP.

 

Caro AGA,

 

O nosso trabalho nao se baseia apenas na constuçao e manutençao do aquário. Também nos centramos no Oceanário de Lisboa e vida marinha em geral. O trabalho de area de projecto é "diferente" pelo facto de ter no final do ano a criação de algo prático com suporte teorico. E a nossa investigação é nao so em como criar um aquário de água doce, mas também perceber a gestão de um aquário de grandes dimensões como o Oceanário de Lisboa e seus habitats marinhos.

 

Obrigado a todos que se mostraram disponiveis no fornecimento de material ;)

OK Sofia, talvez um dia percebas o que estou a dizer... (talvez na altura de fazeres uma monografia ou dissertação em que o prof que te orienta tenha alguma experiência nestes trabalhos)

 

Como apresentas as coisas parece que vão fazer 2 trabalhos (montagem de aquário + oceanário de Lisboa e vida marinha) e não desenvolver um trabalho para responder a uma questão-problema. Ou seja, a pesquisa teórica nem está directamente relacionada com o objectivo final... parece, mas não está! (se o objectivo de um trabalho é fazer a construção e manutenção de um aquário de água doce, então devemos investigar: como se constroem aquários e como se faz a manutenção de aquários de água doce. Isto sim faz parte da investigação que conduz ao objectivo).

 

Depois temos de definir um conjunto de testes (tanto ao nível da construção como da manutenção) para podermos analisar e tirar conclusões...

 

Mas se o teu prof de AP aceita que o projecto seja assim, tudo bem. (ele é que "sabe"...)

 

Já agora... já leram isto, certo?

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

AGA, desde já agradeço pela pertinência das questões que colocaste... Percebo o que queres dizer perfeitamente... O projecto ainda está no seu início, e claro que poderá sofrer alterações com o decorrer do tempo. Podemos virar-nos mais para um tema ou para outro. Esta é apenas a ideia inicial e estamos abertos a todas as sugestões.

 

Compreendo as tuas 'críticas' e tenho a dizer que não tinha conhecimento do folheto com as orientações para a disciplina (e como tal obrigado por o disponibilizares). Uma das nossas dúvidas é mesmo as que tu tens posto... Que tipo de situação-problema poderemos definir dentro deste tema?

 

A nossa ideia é basear o trabalho mais no contacto com o Oceanário, sendo o aquário uma espécie de maqueta do Oceanário, um exemplo, entendes? Mas dentro do âmbito do Oceanário poderíamos considerar que tipo de problemas? Como se faz a gestão de um aquário tão grande? Qual o impacto do Oceanário para a vida marinha e para as pessoas? É que não é bem um tipo de trabalho que envolva uma investigação científica profunda, mas mais social e de interacção com as várias entidades... Espero ter-me feito entender...

 

Aguardo então por eventuais 'dicas' :(

'A principal diferença entre a água doce e a água salgada reside no conteúdo de sal'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

É muito difícil discutir um assunto destes por escrito. Antes de mais quero dizer que as orientações do vosso prof são mais importantes que as minhas: ele é que vai avaliar o trabalho, se ele quer de determinada forma e não aceita como vocês indicam, sigam as indicações dele.

 

Quando dizes que não pretende ser investigação profunda... mais profunda ou menos profunda não é muito importante, o que importa é que sigam técnicas de investigação, ou seja, a metodologia que seguem tem que ser fiável, para que as conclusões a que chegam sejam suportadas por um conjunto de factos e não apareçam por coincidência.

Mesmo que seja de carácter mais social, há técnicas de investigação que podem ser usadas: inquérito por questionário ou entrevista e observação, por exemplo (para além da análise documental que precede a elaboração dos questionários, etc). Há bibliografia sobre técnicas de investigação: elaboração de inquéritos, análise de respostas a questões abertas de inquéritos, etc (a esta altura do campeonato já deveriam ter alguma indicação para isso, tal como as orientações para a disciplina...). Possivelmente vão fazer analise qualitativa (o que não quer dizer que não quantifiquem).

 

A definição da pergunta-problema é um trabalho essencial, que pode demorar algum tempo, mas já é tempo de estabilizar! (é que depois devem estabelecer alguns objectivos parcelares, sempre em vista a busca da resposta para esse problema).

 

A ligação com o oceanário foi "imposta"?

 

Eu costume ver sempre um trabalho deste tipo com a obrigatoriedade de recolha de dados empíricos, sejam eles de que tipo forem. Mesmo que se construa algo devem ser recolhidos dados para tirar conclusões.

 

Quando falaram na construção do tal aquário eu pensei logo que seria possível: uma questão-problema do tipo: em que medida será possível manter um aquário de 60L de um biótopo XPTO estável? (muitas outras se poderiam colocar e pensando bem, até melhores)

 

Tinham logo aqui alguns conceitos para a análise documental, por exemplo: o biótopo (teriam que definir as suas características e parâmetros); o conceito de estabilidade (teriam de procurar quais os parâmetros "ideais", o modo como os parâmetros se degradam e a forma de intervir nesses parâmetros, por exemplo)

 

Depois na metodologia teriam que definir, em função dos conceitos, quais os testes que iriam realizar, com que periodicidade, etc, estabelecendo também um quadro de análise.

 

Depois analisam os dados obtidos à luz desse quadro e, como já definiram (e até quantificaram) o conceito de estabilidade, será "fácil" tirar conclusões...

 

 

Isto escrito assim parece simples, mas quando se "mete mãos à obra" as coisas complicam-se.

 

Nestas alturas dá jeito ter uma monografia, dissertação ou tese à mão, para ser ver como é feito... se for da área tanto melhor, pois pode haver indicação de bibliografia, por exemplo. (nesta altura também já deviam ter ido a uma biblioteca consultar algumas monografias/ dissertações)

 

Mas atenção que o teu prof pode ficar (mais) satisfeito com o "tradicional" trabalho em que os alunos escrevem o que encontram sobre um assunto e depois constroem algo... se assim for, faz-lhe a vontade (embora eu saiba que se perde uma oportunidade de realizarem, desde já, algo parecido com aquilo que vão fazer mais tarde).

 

Se fores ver no documento que te indiquei, tudo aponta para o caminho que eu estou a traçar.

 

No campo mais social, poderia ser: em que medida é que o oceanário de lisboa contribui para... (este para pode ser muita coisa)

 

A metodologia em seguida passaria por entrevistas e questionários a uma amostra representativa (e devidamente justificada...)

 

Cumprimentos

 

Aníbal Alves

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

AGA, falta-nos tirar um dia para ir à biblioteca ver todo o tipo de informações que podemos arranjar. A nossa professora não nos deu indicações assim tão específicas para a realização do projecto, pelo que não tivemos acesso ao documento que nos enviaste.

 

O aquário pretende dar uma parte mais 'palpável' ao projecto, não sendo propriamente um problema real. É mais uma forma de dinamizar o projecto...

 

O trabalho, segundo o que nós pensamos fazer, estaria mais virado para o Oceanário... Mas ainda hoje decidimos mudar de rumo... Iremos dirigir-nos mais para o Aquário Vasco da Gama, onde existe realmente vida relacionada com a água doce, de forma a integrar o aquário no trabalho...

 

O facto de estarmos a relacionar-nos com o AVG permitir-nos-á relacionar os dois trabalhos, a montagem do aquário e um trabalho de investigação junto do AVG, integrado na Biologia Marinha, virado para a água doce. Continuaremos decididos a montar o aquário, fazer um documentário sobre o AVG e compreender como é possível gerir num 'aquário' como este a vida existente em vários rios... Um possível problema a pôr poderia ser 'Quais são as condições necessárias à vida fluvial?', 'Como interagem as espécies de água doce?', 'Como sobrevivem as espécies em aquário?'...

 

Agora o trabalho parece estar a levar um novo caminho ;)

'A principal diferença entre a água doce e a água salgada reside no conteúdo de sal'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Temos uma questão... Em relação ao ciclo do azoto lêmos que normalmente em água doce pode demorar até cerca de um mês até ter o aquário pronto para colocar os peixes... Confirma-se?

 

;)

'A principal diferença entre a água doce e a água salgada reside no conteúdo de sal'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Temos uma questão... Em relação ao ciclo do azoto lêmos que normalmente em água doce pode demorar até cerca de um mês até ter o aquário pronto para colocar os peixes... Confirma-se?

 

;)

 

Sim penso que é um mês.

 

Sendo que há produtos que se podem adicionar para acelarar esse processo.

 

Mas para teres a certeza é melhor esperares por uma resposta de um user mais experiente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Venho informar a todos os que acompanham o projecto, que este sofreu uma pequena alteração. O tema principal, que até então havia sido o Oceanário e a vida nos oceanos, passou a dar um destaque ao Aquário Vasco da Gama e à vida em água doce...

 

Tal modificação pretende interligar de forma mais activa a construção do aquário com o trabalho teórico a ser realizado. Dentro em breve iremos colocar o novo índice do trabalho e as modificações que este irá sofrer...

 

:D

'A principal diferença entre a água doce e a água salgada reside no conteúdo de sal'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso e um trabalho porreiro... podem fazer uma visitinha de estudo do vosso grupo ao aquario vasco da gama... se estao a entrar nisto pela 1a vez, vao adorar ver aquilo com os olhos de uma pessoa apaixonada por aquariofilia (experiencia propria)...

Vao adorar fazer esse trabalho... e se quiserem guppies, mandem mp e logo se ve o q se arranja

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, depois da nossa primeira visita ao Aquário Vasco da Gama algumas coisas ficaram mais claras... O aquário será do tipo tropical sul-americano... Tendo isto em conta, há sugestões? 8)

'A principal diferença entre a água doce e a água salgada reside no conteúdo de sal'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, os conceitos que devem ter em conta para iniciar é a quimica da água e os parametros necessários dos rios sul americanos PH, KH, GH .. o porque da existençia e as vantagens ou desvantagens das bactérias nitrificantes (ciclo de azoto) e das bactérias desnitrificantes (anerobicas) penso que se escreve assim...

 

Também devem ter em conta e ler sobre as trocas gasosas e as necessidades de cada ser vivo seja bactéria, plantas ou peixes... entre eles tem de existir um equilibro minimamente estável para o ecosistema funcionar devidamente... Tipo os peixes consomem O2 e libertam CO2 e as plantas consomem CO2 e libertam O2 através da fotosintese... Os peixes libertam NH4 e NO2, em que as bactérias o consomem e libertam NO3.... ou seja isto tudo tem de estar estável e equilibrado...

 

EX: Se as bactérias nitrificantes forem insuficientes e a fauna for um pouco elevada num eco-sistema irá provocar um excesso de amonia e nitritos e estes mesmos tornam-se letais para os peixes..

 

Devem explorar o porque da vegetação densa em determinados rios e noutros muito pouca..

 

etc etc... estes topicos que mencionei consegues encontrar todo o tipo de informação neste forum. Mas aconselho também a efectuares uma pesquisa mais profunda através de livros dedicados decomentários etc etc...

 

Espero ter ajudado

 

Abraço e boa sorte com o projecto

Editado por Godlike

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.