Mergulhos em Água Doce - Trabalho de AP


Duarte_6

2º Período - Mergulhos em Água Doce  

69 votos

  1. 1. Como acham que tem vindo a ser a nossa prestação neste projecto e a forma como tem sido conduzido? Gostávamos que fizessem também algumas críticas construtivas =)

    • Mazinha
      6
    • Razoável
      10
    • Boa
      26
    • Muito Boa
      17
    • Excepcional
      10
  2. 2. Estariam dispostos a assistir à apresentação pública do trabalho no AVG? Em qualquer caso, comentem os porquês no tópico, para sabermos...

    • Sim
      28
    • Não
      10
    • Talvez, vou esperar para ver...
      31


Recommended Posts

Bem, depois da nossa primeira visita ao Aquário Vasco da Gama algumas coisas ficaram mais claras... O aquário será do tipo tropical sul-americano... Tendo isto em conta, há sugestões? ;)

 

Mikrogeophagus ramirezi

 

Qual é o tamanho do aquário?

 

Abraço

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 258
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Mikrogeophagus ramirezi

 

NEM PENSEM!!! Desculpem, mas acho que este tipo de peixes não é para um principiado... Não que eu ande nisto há muitos meses, mas eu não me sinto preparado pa ter este tipo de peixes mais sensiveis... Acho que não é a melhor opção para este tipo de projecto!

 

Se falamos de ramirezis, porque não vamos para os discus? Pessoalmente, aconselhava tipo neons, corys... Nada de ciclideos...

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, gostava só de perguntar porque não ciclideos?

Achas mesmo que os neons e as corys são menos sensiveis? Eu acho que os rams são uma boa opção para eles se iniciarem. Eu já iniciei um aqua com escalares e ainda hoje os tenho e de muito boa saude. E não sou eu que tomo conta dele, é a minha mãe em casa dela que não tem muita experiência. Se eles seguirem a risca as indicações dadas aos iniciados e fizerem a ciclagem correctamente, terão sucesso.

 

Continuem e se precisarem de algo digam.

 

CV

A aquariofilia é uma arte milenar, cuja finalidade não pode ser outra além de proporcionar o bem estar da pessoa através de sua prática dentro dos padrões do respeito, zelo e amor pelos seres da natureza

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário irá ter em princípio 100 L (se bem que ainda o temos de arranjar ;) )... Já muitos sugeriram espécies de peixes... E plantas?

 

Entre uma série de informações que recolhemos junto do AVG, foi-nos dito que não deveríamos ter um filtro de fundo, isto por causa da plantas... Que não deveríamos ter limpa-vidros, pois o seu tamanho poderia ser prejudicial para espécies mais pequenas, etc...

 

Tenho a dizer que todos estamos a gostar bastante de fazer este trabalho, e já pensamos em ter aquários em nossa casa ;)

Editado por Duarte_6

'A principal diferença entre a água doce e a água salgada reside no conteúdo de sal'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário irá ter em princípio 100 L (se bem que ainda o temos de arranjar ;) )... Já muitos sugeriram espécies de peixes... E plantas?

 

Entre uma série de informações que recolhemos junto do AVG, foi-nos dito que não deveríamos ter um filtro de fundo, isto por causa da plantas... Que não deveríamos ter limpa-vidros, pois o seu tamanho poderia ser prejudicial para espécies mais pequenas, etc...

 

Tenho a dizer que todos estamos a gostar bastante de fazer este trabalho, e já pensamos em ter aquários em nossa casa ;)

Boas. Vou intervir novamente... sou um melga do caraças... :P

 

Ao que parece vão montar um aquário e interligar com a parte teórica, parece-me bem, é assim que o trabalho deve ser feito. E têm muito de teórico só para a montagem/ manutenção do aquário, pode ser que não faça sentido a outra coisa que querem fazer ;)

 

Mas há um pequeno problema de "método"... estão com muita pressa a "concluir" o trabalho! Porquê? Ainda não fizeram o trabalho teórico e já estão a perguntar sobre que espécies, que plantas, etc...

 

Avancem para os conceitos (leituras várias, para perceberem como funcionam as coisas - como se monta, os ciclos, a química da água, etc - vejam os conselhos do Godlike); Façam leituras sobre o biótopo sul americano... e estudem as espécies (para que aquários são indicados, compatibilidades, crescimento, etc...)

 

Aí sim, podem tirar conclusões quanto à melhor forma de povoar o aquário, baseadas na investigação documental. (o pessoal pode sempre dar uma ajuda, mas não se esqueçam de fundamentar o que vão fazendo com autores de referência... há autores que credibilizam um trabalho: tem mais credibilidade, para um trabalho académico, o que diz o Sr. Amano sobre plantas, que o "Zé AGA" (eu) do fórum aquariofilia.net...

 

A parte de testes, etc, também pode ser um bom complemento ao vosso trabalho, que vai permitir a recolha de dados e ajudar nas conclusões.

 

Cumps

 

Aníbal Alves

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro há uma coisa que têm de ter presente, apesar de o tema ser sobre o oceanário e os oceanos, ou seja, água salgada, acho melhor fazerem um aquário de água doce, pois apesar de ser mais fácil é também menos dispendioso.

 

:evilbat:

Boas

 

um aqua salgado nao tem qualquer adiçao de dificuldade ao de agua doce se nao formos para campos profissionais bigsmile

dispendioso e verdade mas mais dificil nao e, ate tem um bocado de menos manutençao...:

 

Cumps

cons.jpg*
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

um aqua salgado nao tem qualquer adiçao de dificuldade ao de agua doce se nao formos para campos profissionais starwars

dispendioso e verdade mas mais dificil nao e, ate tem um bocado de menos manutençao...:

 

Cumps

O facto de ser mais dispendioso desde logo ia complicar o nosso projecto... :evil:

'A principal diferença entre a água doce e a água salgada reside no conteúdo de sal'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um dos membros do nosso grupo acabou de adquirir um aquário de 40 L por 125 €... O nosso projecto visa a construção de um habitat, num aquário de 100 L, e este objectivo mantêm-se... De certa forma, pretendemos olhar para a construção deste nano-aquário (o de 40 L) como uma forma de nos familiarizar-mos com esta actividade que é a aquariofilia... Assim, poderemos ir realizando o nosso projecto de uma maneira mais dinâmica, testando várias possibilidades de concretização e 'aprender com os nosso erros', isto sem nunca pôr em risco o projecto final...

 

Que acham? Sugestões e dicas sempre bem-vindas... :D

'A principal diferença entre a água doce e a água salgada reside no conteúdo de sal'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário irá ter em princípio 100 L (se bem que ainda o temos de arranjar bowdown )... Já muitos sugeriram espécies de peixes... E plantas?

 

Entre uma série de informações que recolhemos junto do AVG, foi-nos dito que não deveríamos ter um filtro de fundo, isto por causa da plantas... Que não deveríamos ter limpa-vidros, pois o seu tamanho poderia ser prejudicial para espécies mais pequenas, etc...

 

Tenho a dizer que todos estamos a gostar bastante de fazer este trabalho, e já pensamos em ter aquários em nossa casa cabecadura

 

Bom, antes de mais, tratando-se de um projecto escolar creio que vocês deverão tentar reproduzir um biótopo determinado em vez de criar um aquário comunitário. Deverão investigar - a internet está cheia de recursos - o que pretendem reproduzir. Se um "creek" da floresta alagada amazónica, se um lago da mesma bacia, se um arrozal oriental, um troço de rio oeste africano, um dos lagos de África.

 

Depois de concluírem o que querem representar, questionem e metam as mãos à obra...

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa lá! Tu disseste um aquário de 40 litros por 125€?!

Olá Ricardo Fonseca, eu sou mais um dos membros do grupo e sim, comprei um aquario de +/- 40 litro por 125 a venda no loja local de animais de estimação.

Vinha com iluminação, termostato e um filtro interno e umas amostrar de anti cloros, um fertelizante para plantas e um para criar bacterias. Não sei até que ponto esta compra foi "estupida" mas esperamos deste aquario fazer um nano aquario plantado, a parte de ser plantado é onde me vou tentar focar mais para este aquario. Conhecer as especies e tudo o que isso inclui.

 

Ainda não temos areão nem substrato. O que aconselhas ?

 

Desde já obrigado por toda a vossa ajuda e pelo excelente e motivante forum que vieram a organizar ao longo do tempo, é um prazer poder fazer parte desta comunidade. A aquariofilia fascina-me desde pequenino. Os meus pais nunca me deixaram montar um aquario por mais pequeno que fosse. Infelizmente ::D:

 

Obrigado mais uma vez.

banner1.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, antes de mais, tratando-se de um projecto escolar creio que vocês deverão tentar reproduzir um biótopo determinado em vez de criar um aquário comunitário. Deverão investigar - a internet está cheia de recursos - o que pretendem reproduzir. Se um "creek" da floresta alagada amazónica, se um lago da mesma bacia, se um arrozal oriental, um troço de rio oeste africano, um dos lagos de África.

 

Depois de concluírem o que querem representar, questionem e metam as mãos à obra...

 

Queres dizer que devemos escolher um habitat particular certo? Se for isso, era a ideia que tínhamos em mente... Mas algo relacionado com a América do Sul, que foi o que a bióloga do AVG nos recomendou... ::D:

'A principal diferença entre a água doce e a água salgada reside no conteúdo de sal'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No primeiro post está actualizada a situação do projecto, assim como a nova apresentação do mesmo! beer

 

Obrigado a todos por acompanharem e nos ajudarem neste projecto! :crazyeyes:

'A principal diferença entre a água doce e a água salgada reside no conteúdo de sal'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Devem escolher uma área do próprio rio Amazonas para fazerem o vosso trabalho... Como deves saber, o rio não é propriamente pequeno, e tem bastante biodiversidade ao longo do seu troço. Tem três tipos diferentes de água, e tem também várias estirpes da mesma espécie de peixes. Por exemplo discos ou corydoras, quaisquer um destes têm muitas estirpes. E elas caracterizam-se pela zona onde se encontram...

 

Agora em relação ao areão, como querem recriar um biotopo Amazónico, têm que usar areia, tal e qual como o próprio rio tem. Existe ai um projecto muito bom que podem seguir muito atentamente, pois é um biotopo Amazónico... Tem 1000L, mas é um bom orientador.

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=103111

Espero que o membro dono deste aquário não se importe.

 

Diz as caracteristicas do aquário que compraram... Medidas? Aquecedor de quantos watts? Quantos watts tem a lâmpada? Estes factores são determinantes em relação ao tipo de plantas que podem ter. Há por ai plantas muito bonitas que podem parecer que chegam aos 20 ou 30 cm, e na realidade chegarem a ter mais de 1metro de altura, como me aconteceu.

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento temos outra hipótese... Temos dois aquários de 60 L, e foi-nos sugerida a possibilidade de os ligar através de vários tubos, na parte superior, de forma a possibilitar a troca de água. Que acham da ideia?

 

Para breve, fotos dos aquários...

'A principal diferença entre a água doce e a água salgada reside no conteúdo de sal'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque não, em vez de os ligarem mante-los separados, e fazer dois biotopos diferentes?

 

Um amazónico e outro asiático?

 

É só uma ideia...

 

Se optarem mesmo só pelo amazónico, podem mesmo assim mante-los separados para criar 2 biotopos do rio... Devido ás condições da água que existem no rio... Era o que eu faria... Mas é uma opção vossa...

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque não, em vez de os ligarem mante-los separados, e fazer dois biotopos diferentes?

 

Um amazónico e outro asiático?

 

É só uma ideia...

 

Se optarem mesmo só pelo amazónico, podem mesmo assim mante-los separados para criar 2 biotopos do rio... Devido ás condições da água que existem no rio... Era o que eu faria... Mas é uma opção vossa...

É uma ideia que talvez possamos ter em conta... Por exemplo, sem ainda ter ido pesquisar posso estar a disser alguma asneira :puppydogeyes: Mas ao longo de todo o rio deverá haver vários biótopos... Poderíamos simular mesmo o trajecto do rio bowdown

 

Mas relativamente à ligação entre os dois...Acham que seria viável?

'A principal diferença entre a água doce e a água salgada reside no conteúdo de sal'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É uma ideia que talvez possamos ter em conta... Por exemplo, sem ainda ter ido pesquisar posso estar a disser alguma asneira :puppydogeyes: Mas ao longo de todo o rio deverá haver vários biótopos... Poderíamos simular mesmo o trajecto do rio bowdown

 

Mas relativamente à ligação entre os dois...Acham que seria viável?

 

Podemos afirmar que ao longo do rio existem MUIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIITOS biotopos... Existem muitas espécies, e para cada espécie, quase que aranjas um biotopo diferente... Se for para fazer 2 biotopos diferentes, nao convem ligá-los visto variarem os parametros da água, mas se for para fazer o mesmo, ai não perdes nada em ligá-los...

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, hoje tivemos um dia bem atarefado... Estivemos a ver os aquários que a escola tinha guardados, já com teias de aranha e tudo bowdown Como tal tivemos de os limpar, e não foi pouco! Mas o álcool faz maravilhas :D

 

limpeza1.jpg

Em seguida começámos a encher os aquários, para verificar se estes tinham alguma falha no seu isolamento. Felizmente estavam em boas condições, tendo apenas os vidros um pouco riscados, mas poderemos dar um jeito nisso...

Enchemos os aquários com um balde... Certamente não terá sido a melhor opção :puppydogeyes:

 

enchimento1.jpg

Já enchidos, testámos várias posições em que poderíamos colocar os aquários, sendo que a última foi a minha preferida :-D

 

aquarios3.jpg

aquarios1.jpg

aquarios2.jpg

Esperemos que tenham gostado... A partir de agora iremos actualizar o projecto de forma bastante activa, para que possam ir acompanham ao longo da semana os desenvolvimentos. Para breve iremos colocar mesmo o trabalho escrito que estamos a desenvolver para download... Penso que será uma boa ideia para os mais curiosos e interessados :-D

 

Este fim-de-semana iremos deslocar-nos a uma loja que está bastante virada para a aquariofilia, Natureline, que de resto é um dos patrocinadores do fórum. Já estabelecemos alguns contactos e esperamos poder contar com o seu apoio para este projecto, sobretudo em termos materiais.

 

Boa noite! :lol:

'A principal diferença entre a água doce e a água salgada reside no conteúdo de sal'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pela correcção. Iremos ter em conta em lavagens futuras! Ainda não está decidido se iremos utilizar aqueles aquários, mas são a alternativa de momento...

'A principal diferença entre a água doce e a água salgada reside no conteúdo de sal'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após novo contacto com a bióloga do AVG, esta explicou-nos que através de alguns tubos curvos que liguem os dois aquários, é efectivamente possível mantê-los 'ligados'.

No entanto, o estamos a tentar obter um aquário com mais de 100 L em várias lojas, e essa é a melhor forma de pudermos construir um aquário de forma sustentada. Que acham do rumo do projecto?

 

Parece-vos que está a levar um bom caminho e um bom ritmo? Têm mais ideias inovadoras para o projecto?

 

Neste momento, a questão que se põe para o projecto é 'Como reproduzir um ecossitema num aquário', e penso que será um trabalho, depois de concluído, bastante útil para todos os interessados em aquariofilia e para o público em geral, que se preocupa com o ambiente e com a vida marinha.

 

Aguardamos mais opiniões :wink:

'A principal diferença entre a água doce e a água salgada reside no conteúdo de sal'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1222.jpg

Como prometido, começámos a contactar entidades exteriores à nossa escola. Durante o tempo em que tivemos ausentes do fórum, realizámos duas deslocações que se destacaram.

Em primeiro lugar fomos ao Aquário Vasco da Gama, tendo, cerca de uma semana depois, ido à loja Naturline (bastante próxima da nossa escola). E como não podia deixar de ser, registámos esses momentos para a posterioridade.

 

VISITA AO AQUÁRIO VASCO DA GAMA

Não podíamos deixar de alimentar as 'carpitas' que estavam no lago...

 

2copy.jpg

A posar para a foto...

 

6copy.jpg

Durante a visita tivemos oportunidade de visitar algumas zonas do AVG e ver vários aquários e espécies, que nos poderão ser muito úteis para decidir que tipo de aquário fazer, que layout podemos desenvolver, etc.

Mas, o que foi realmente importante nesta visita foi a conversa com uma das biólogas presentes, Fátima Gil, que nos deu várias indicações para o nosso projecto. Um contacto importantíssimo e fundamental! E que vamos manter até ao fim do projecto, claro!

 

 

VISITA À 'NATURLINE'

Uma semana depois da deslocação ao AVG, fomos à 'Naturline', que de resto é um dos patrocinadores do fórum... Fernando Freire, um dos funcionários da loja, deu-nos especial atenção!

 

3copy.jpg

Uma loja recheada de tudo o que é preciso (e também o que não é!) para montar um aquário de sonho!

 

4copy.jpg

As indicações mais importantes foram no sentido da construção do aquário. Aprendemos de tudo um pouco, sobre o layout que podemos usar, substrato, plantas e espécies...

Um visita também ela muito importante, e mais um contacto a manter para o trabalho...

 

@ Foram semanas de árduo trabalho, e continuamos à procura de um aquário (apenas 'o vidro') com 100 ou mais litros.

'A principal diferença entre a água doce e a água salgada reside no conteúdo de sal'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.