Jorge Filipe

Membro
  • #Conteúdo

    111
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Jorge Filipe

  1. Tenho andado atento a ver se vejo mais, mas se houver duvido que as encontre. Ao menos servem para arejar o areão. Já foi cano a baixo.
  2. A meia estava a volta da entrada do filtro, com apenas uma camada fina. O meu substrato é composto por aquabasis da jbl e areao. Acho que o bicho já devia de andar pelo areão há algum tempo, e que depois de encontrar a meia não quis outra coisa. Só não sei como foi parar ao aquario....
  3. Boa tarde, Na entrada de água do meu filtro externo coloquei uma meia de senhora para evitar que as crias dos red cherrys fossem sugadas. Hoje, ao limpar a dita meia deparei-me com este bicho (minhoca?) lá no meio: Já aconteceu a mais alguém? Fiquei completamente estupefacto quando vi aquela coisa a contorcer-se toda
  4. Eu uso esses fertilizantes e estou satisfeito. Acho que é uma excelente escolha
  5. Isso é normal no início da montagem, tenho um e900 e também acontecia. Dá uns abanões ao filtro que ajuda a libertar o ar, depois de libertar tudo fica um filtro bem silencioso. Se vires que depois de +/- 24h continua a fazer muito barulho é porque alguma coisa não está bem, podes ter as mangueiras mal apertadas ou ter-te calhado um filtro com defeito de fabrico.
  6. Atenção que alguns desses fertilizantes contêm amónia! Regra geral, acho que não se deve de poder usar, não te sei explicar porquê, mas nunca vi ninguém a fazê-lo.
  7. Foi lá que comprei o meu filtro, serviço 5 estrelas.
  8. Eu sei que no caso dos extintores a validade é de 10 anos, e após essa data dificilmente encontrarás alguém que te carregue o equipamento. O que me disseram na loja, é que os equipamentos de CO2 têm uma legislação muito restrita, e que no caso de recarregarem uma botija fora de validade podem perder a licença de trabalho. Ainda recentemente tive que comprar um novo, porque o que tinha estava fora de validade e a prova hidráulica fica mais cara do que um equipamento novo.
  9. Sinceramente acho que devias de entrar em contacto com quem te vendeu isso e exigir algum tipo de compensação, tens aí plantas em péssimo estado.
  10. O projecto já sofreu algumas modificações, e em princípio lá para finais de Janeiro irei fazer umas alterações no layout. Normalmente tenho 10h de luz, na ultima semana esteve só com 2h, porque a garrafa de Co2 acabou e não quis ter um boom de algas.
  11. Eu tenho um e900 e no início também fazia esse barulho, dei umas abanadelas para libertar o ar preso e agora é extremamente silencioso. Sempre que faço manutenção volta a ganhar ar e fica mais umas horas a fazer barulho, mas normalmente passa rápido.
  12. Também andei a pesquisar noutros foruns e o biofilme continua a ser um mistério. Voltei a por a flauta na saída do filtro para melhorar a agitação da superfície e agora quase já não tenho bolhas nenhumas, vamos ver se se mantém
  13. Boas, A superfície do meu aqua está sempre cheia de pequenas bolhas que acabam por criar uma película um pouco densa. O filtro é um jbl e900, tem caudal mais do que suficiente para os 96l brutos do aquário. Reparei que se usar a flauta na saída do filtro acabo por ter menos bolhas, mas a movimentação da água dificulta o crescimento de algumas plantas, mudei então para o bico de pato e as bolhas aumentaram, agora ando a experimentar sem nada na saída, mas não solucionou o problema. Alguém sabe o que poderá estar a causar isto? Será o CO2?
  14. Vou aproveitar para fazer uma actualização do setup: Setup: - Data de montagem: 24/07/2012 - Tamanho: 79x29x39 (~90l brutos) - Substrato fértil: JBL Aquabasis plus - Filtro: JBL Cristal Profi e900 - Termostato: 100W - Iluminação: 2*39W - CO2: Pressurizado - Fertilização: Diariamente com fertilizantes DIY segundo o método EI Fauna: - Otocinclus vestitus - Iriatherina werneri Flora: - Anubia barteri var nana - Eleocharis parvula - Ludwigia ovalis - Ludwigia Glandulosa - Cabomba caroliniana - Hygrophila polysperma green - Hygrophila polysperma sunset - Rotala rotundifolia - Lotus nymphaea Neste fim de semana fiz uma poda enorme, cortei mesmo rente para ver se consigo formar moitas mais densas nas plantas traseiras. Fica um vídeo que fiz agora mesmo, não está grande coisa, mas se puseram em 1080p sempre se vê melhor
  15. Ontem instalei um sistema de CO2 pressurizado, dando mais um passo na mudança de low tech para high tech. Fica aqui a foto do sistema:
  16. O sistema da nutrifan e´basicamente CO2 DIY só que vem com uma garrafa toda bonita e com a receita em saquinhos, se estes acabarem ou se compram mais ou faz-se a tradicional receita.
  17. Isso depende, com este kit é mais fácil porque já te dizem qual a quantidade de cada fertilizante que tens que colocar na garrafa, se quiseres comprar noutro lado já fica mais complicado. Tens que ter uma balança digital para conseguires as concentrações desejadas e também estar atento às taxas máximas de dissolução de cada componente, mas eu disto percebo muito pouco
  18. A base do método estimativo é que tendo luz e CO2 suficientes pode-se fertilizar em excesso que não causará um boom de algas. Na prática compram-se os fertilizantes em pó e misturam-se com água, depois fertiliza-se alternadamente macro e micros, fazendo no final da semana uma TPA de 40-50%. Neste site tens imensa informação: http://www.theplantedtank.co.uk/EI.htm
  19. Se quiser seguir o método estimativo tem este site que vende o kit já pronto: http://www.aquariumplantfood.co.uk/fertilisers/dry-chemicals/starter-kits/ei-starter-kit.html Inicialmente fica um pouco caro, mas como muito tempo acaba por compensar bastante.
  20. Admitindo que os teus valores de CO2 estão bons e tendo em quanta que a iluminação me parece adequada, o problema pode estar na fertilização. Não conheço o produto que usas, por isso, pouco mais posso acrescentar
  21. Sem o setup fica difícil saber qual o problema, vê as indicações neste tópico: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=107151
  22. Antes de mais bem vindo a este magnífico hobby Agora quanto ao setup em si, em geral está bonito e bem organizado só tenho umas coisas a apontar: - a disposição do tronco está um pouco artificial, acho que se puseres umas rochas junto à base ficaria melhor. - as anúbias não se devem enterrar no substrato, deves prende-las a uma rocha ou tronco sem nunca enterrar o rizoma - a planta que tens como rotala rotundifolia não o é, mas não te sei dizer ao certo qual é, procura no site da tropica Abraço Edit: A última planta parece ser uma egeria.
  23. Essa lótus está um espectáculo