Recommended Posts

  • Replies 68
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

hoje apanhei uma rainha na minha escola ( é aquelas com asas não é ?? )

O facto de ter asas, pode não originar uma colonia.

Se a rainha não estiver fertilizada, não serve de nada.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

da praia serve ???

e é peciso molha la para poder endurece-la ???

Da praia não serve, por milhentas razões. A principal é por ser salgada. Compras um saco de areia para répteis e está bem servido, ou então pegas e juntas-te com mais malta e mandas vir areia própria para formigas dum dos sites.

 

Para quem me anda a mandar mensagens acerca dos cubos da vodafone...

As formigas vão fazer os tuneis no interios da areia e nunca perto das paredes para poderem ver os tuneis. A distância entre paredes não deve ser superior a 3mm. Se for maior faz com que elas construam os tuneis paro o interior do cubo, logo vão deixar de ver os tuneis e a acção subterrânea.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e quando se introduz a rainha faz-se um buraquinho e mete-se a lá ???

e eu apanhei para ai umas 10 rainhas será quealgumas delas está fértil ??? uma delas eu apnhei numa zona verde a outra apanhei numa parede mas também podem te voado ou andado de um lado para o outro da escola

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e quando se introduz a rainha faz-se um buraquinho e mete-se a lá ???

e eu apanhei para ai umas 10 rainhas será quealgumas delas está fértil ??? uma delas eu apnhei numa zona verde a outra apanhei numa parede mas também podem te voado ou andado de um lado para o outro da escola

E se pesquisasses um pouco acerca de manter as colonias?

Não queres a papinha toda feita pois não?

 

A rainha deve ser inserida com algumas obreiras, mas para isso tens de a individualizar e alimentar até ela criar.

Se não puser ovos, não está fértil, logo não serve e nada...

quanto tempo leva a por ovos? Não faço ideia.

Como já referi, já comprei as minhas colonias com algumas obreiras...

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpem mas é que eu não enconteri nada mas se têm conhecimento de algum site, blog forum digam sff

cump

hugo feio

Ai não?

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...st&p=661223

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

eu já tenho o meu formicarium é uma caixa daquelas de ferrer roucher em pé derreti os rebordos e fiz uma tampa o substracto é terra de humus e tenho 10 rainhas na esperança de alguma tar fecundada depois vou ligar a uma caixa vodafone com uma planta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu não sabia que se tinha de meter as formigas rainha num tubo de ensaio e alguem -me sabe dizer se os machos também têm asas ou eles são aqueles grandes pretos sem asas ???
descobri que voam tanto machos como rainhas e ai os machos fecundam a rainha então eu posso ter tanto machos com femeas mas depois os machos não podem entrar no formigueiro e morrem

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu sei mas eu encontro sempre informações contraditórias as que encontrei anteriormente

desculpem mas é que eu li que as formigas quando estão fertilizadas largam as asas e as minhas ainda não largaram e tou a ficar preocupado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que acham ??? que os machos têm asas ou que são aqueles grandes sem asas ??

eu acredito mais na de têm asas porque li na wikipédia mas tinha aquele anuncio de que não tinha fontes crediveis o outro acho que li no antstore

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

Bem antes de mais devo dizer que estou estremamente surpreendido por ver tantos membros interessados em manter colónias de formigas. No último ano tive que escrever um trabalho monográfico sobre a importância das formigas enquanto elemento de aprendizagem em contexto de sala de aula. Tive que recorrer ao la marabunta e os colegas espanhóis foram inexcediveis.

 

Bom tudo isto para dizer que mantive uma colónia de formiga Mesor sp. que nunca consegui determinar a espécie. São formigas granivoras muito bonitas com um preto reluzente e tornam qualquer insectário um espetáculo.

 

Podem ver aqui algumas fotos do meu:

 

hormigas%2008.JPG

hormigas%2001.JPG

hormigas%2003.JPG

 

O resto podem ver em: http://www.clubedaciencia-mlamas.blogspot.com/

 

para os que se pretendem iniciar neste passatempo (mirmecultura) posso explicar como construí o meu insectário. Lembrem-se que foi constoido numa escola, para miúdos e por isso os materiais utilizados tinham que ser os mais acessiveis possivel. A saber:

 

1. Material

 

1 caixa de chocolates

1 caixa de telemóveis

1 tubo de plástico

qb parafusos e fêmeas

1 placa de acrílico (grande o suficiente para tapar a caixa de chocolates.)

1 grelha de plástico

qb gesso

 

2. Montagem

 

Furar a caixa de chocolates e colocar os parafusos. Furar a lateral da caixa para inserir tubo de plástico que funcionará como ligação ao "Mundo exterior" (caixa de tlm). Encher, a caixa de chocolate, com gesso muito liquido e deixar secar um pouco. Antes de endurecer talhar no gesso as cavidades do formigueiro. Furar o mundo exterior e unir o tudo do formigueiro com o mundo exterior. No topo da caixa de tlm colocar a grelha de respiro. furar a placa de acrilico à medida dos parafusos, inseri-la na caixa e antes de aparafusar as fêmeas encher as cavidades com areia seca.

 

3. Organismos

 

Eu tive a fortuna de encontrar rainhas a sair do formigueiro nuns dias quentes de janeiro (o normal é sairem em agosto outubr). Colectei-as conjuntamente com obreiras desse formigueiro que após um tempo longe da rainha da colónia passaram a reconhecer a minha rainha como sua e a funcionar como colónia. Assim, saltei umas quantas etapas. Inflizmente a minha rainha não estava fertil e apesar de por ovos e desses ovos terem surgido larvas e pupas, dessas pupas só sairam machos. SIM, DE OVOS INFERTILIZADOS DE FORMIGA SAEM MACHOS!!! processo designado partenogénese.

 

Bom depois deste longo textos despeço-me. Se quiserem mais alguma info sobre o fantástico mundo das formigas avisem, é que também comecei colónias do zero desde a rainha sem asas e em tubos de rolos fotográficos.

 

Cumprimentos

Miguel

Editado por Miguel.RS
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A rainha deve ser inserida com algumas obreiras, mas para isso tens de a individualizar e alimentar até ela criar.

 

Desculpe José mas devo discordar. A rainha deve ser colocada com algumas obreiras quando retiradas da mesma colónia senão atacam-se. E este processo só serve para poupar tempo, mas é possivel começar uma colónia apeenas com a rainha.

 

Se não puser ovos, não está fértil, logo não serve e nada...

quanto tempo leva a por ovos? Não faço ideia.

Como já referi, já comprei as minhas colonias com algumas obreiras...

 

Novamente não é bem assim. De facto se não estiver fertilizada de nada serve pois não poder gerar obreiras e soldados para manter o número de individuos da colónia estavel. Mas aum rainha infertilizada vai colocar ovos na mesma, é a sua natureza, só que desses ovos vão surgir APENAS machos. É um processo conhecido por partenogénese.

 

Cumprimentos

Miguel

Editado por Miguel.RS
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

Bem antes de mais devo dizer que estou estremamente surpreendido por ver tantos membros interessados em manter colónias de formigas. No último ano tive que escrever um trabalho monográfico sobre a importância das formigas enquanto elemento de aprendizagem em contexto de sala de aula. Tive que recorrer ao la marabunta e os colegas espanhóis foram inexcediveis.

 

Bom tudo isto para dizer que mantive uma colónia de formiga Mesor sp. que nunca consegui determinar a espécie. São formigas granivoras muito bonitas com um preto reluzente e tornam qualquer insectário um espetáculo.

 

Podem ver aqui algumas fotos do meu:

 

hormigas%2008.JPG

hormigas%2001.JPG

hormigas%2003.JPG

 

O resto podem ver em: http://www.clubedaciencia-mlamas.blogspot.com/

 

para os que se pretendem iniciar neste passatempo (mirmecultura) posso explicar como construí o meu insectário. Lembrem-se que foi constoido numa escola, para miúdos e por isso os materiais utilizados tinham que ser os mais acessiveis possivel. A saber:

 

1. Material

 

1 caixa de chocolates

1 caixa de telemóveis

1 tubo de plástico

qb parafusos e fêmeas

1 placa de acrílico (grande o suficiente para tapar a caixa de chocolates.)

1 grelha de plástico

qb gesso

 

2. Montagem

 

Furar a caixa de chocolates e colocar os parafusos. Furar a lateral da caixa para inserir tubo de plástico que funcionará como ligação ao "Mundo exterior" (caixa de tlm). Encher, a caixa de chocolate, com gesso muito liquido e deixar secar um pouco. Antes de endurecer talhar no gesso as cavidades do formigueiro. Furar o mundo exterior e unir o tudo do formigueiro com o mundo exterior. No topo da caixa de tlm colocar a grelha de respiro. furar a placa de acrilico à medida dos parafusos, inseri-la na caixa e antes de aparafusar as fêmeas encher as cavidades com areia seca.

 

3. Organismos

 

Eu tive a fortuna de encontrar rainhas a sair do formigueiro nuns dias quentes de janeiro (o normal é sairem em agosto outubr). Colectei-as conjuntamente com obreiras desse formigueiro que após um tempo longe da rainha da colónia passaram a reconhecer a minha rainha como sua e a funcionar como colónia. Assim, saltei umas quantas etapas. Inflizmente a minha rainha não estava fertil e apesar de por ovos e desses ovos terem surgido larvas e pupas, dessas pupas só sairam machos. SIM, DE OVOS INFERTILIZADOS DE FORMIGA SAEM MACHOS!!! processo designado partenogénese.

 

Bom depois deste longo textos despeço-me. Se quiserem mais alguma info sobre o fantástico mundo das formigas avisem, é que também comecei colónias do zero desde a rainha sem asas e em tubos de rolos fotográficos.

 

Cumprimentos

Miguel

 

Boas olha da para colocares umas fotos do antfarm no geral para ver como ficou?

cumps

 

Deixo aqui a pergunta

quais os substratos que se podem por de forma a que as formigas façam os toneis????

Cumprimentos, Pedro Santos

 

Sem%20Tiacutetulo-1_zpst7od1kle.jpg

Welcome to Nassau | The Land of Kattegat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixo aqui a pergunta

quais os substratos que se podem por de forma a que as formigas façam os toneis????

Vai lá ler para trás e vais encontrar a tua resposta.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.