Recommended Posts

  • Replies 68
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Alguém mantém formigas?

Gostava de eniciar uma antfarm. Alguém percebe disto?

Abraços

 

Eu mantenho 2 colonias.

Uma de Lasius flavus e outra de Lasius niger...

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sempre quis ver uma coisa dessas :mrgreen: fazes bem em começar! Deve ser porreiro, ver as formigas a trabalharem em conjunto!

 

Tens de pôr ai umas fotos José....mas como apanham a colónia? Não é suposto haver uma rainha?.....

 

Cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sempre quis ver uma coisa dessas :mrgreen: fazes bem em começar! Deve ser porreiro, ver as formigas a trabalharem em conjunto!

 

Tens de pôr ai umas fotos José....mas como apanham a colónia? Não é suposto haver uma rainha?.....

 

Cump

 

É só pedir...

 

P1060489.jpg

Vista geral de um dos formicariuns. este tem as Lasius flavus

 

P1060573.jpg

P1060572.jpg

Nestas consegues ver a rainha e a prole

 

P1020316.jpg

Este é o das Lasius niger

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito fixe :mrgreen: foste tu que fizeste aqueles buracos?

Neste video a antfarm é muito artificial mas dá para ter uma ideia de como é:

 

Cump

Não, já o comprei assim...

 

Eu também tenho uma gel antfarm (Antworks) mas nunca a usei.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

peço dsc por me intrometer no topico bang

 

ja a algum tempo que tenho vontado de ter algo deste genero.

ja ouvi falar que podemos comprar colonias de formiga pela internet.

e que existe esse tal gel que o nosso amigo José falou.

 

agora gostava de deixar aqui umas perguntas, ficava muito agradecido se me pudessem ajudar

 

ora ..entao o que eu tenho em mente era por uma colonia numa caixa da vodafone. sera possivel?

a colonia .posso apanhar ...ao lado da minha porta ? e que ha uns tempos que tenho visto uma :mrgreen:.

o gel onde o posso encontrar?

e a nivel de alimentaçao? como fazer?dar o que ?e que quantidades?

 

 

obrigado

e um abraço

Cumps.
Paulo Castilho
DSC05475-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

peço dsc por me intrometer no topico banana rock

 

ja a algum tempo que tenho vontado de ter algo deste genero.

ja ouvi falar que podemos comprar colonias de formiga pela internet.

e que existe esse tal gel que o nosso amigo José falou.

 

agora gostava de deixar aqui umas perguntas, ficava muito agradecido se me pudessem ajudar

 

ora ..entao o que eu tenho em mente era por uma colonia numa caixa da vodafone. sera possivel?

a colonia .posso apanhar ...ao lado da minha porta ? e que ha uns tempos que tenho visto uma :(.

o gel onde o posso encontrar?

e a nivel de alimentaçao? como fazer?dar o que ?e que quantidades?

 

 

obrigado

e um abraço

Paulo

Quanto ao cubo da vodafone pode por lá as formigas sem problema, mas fica é sem ver os tuneis e a "acção subterrânea".

Mais vale largar uns euritos e comprar um formicarium.

 

Sim, pode encomendar uma colonia com rainha pela net e só essas durararão tempo. Para a colonia se desenvolver, tem de ter obrigatoriamente uma rainha, senão a colonia acaba por morrer.

 

Em questão de alimentação, depende da espécie, mas na sua maioria, água açucarada para as obreiras e insectos mortos para a rainha, é o comum de dar. Eu não tenho quantidades certas. Ponho lá e quando acaba volto a dar.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

A única loja que conheço que mantém e comercializa formicariuns é a Biomaris.

Pertence a este fórum e tudo, está na secção dos lojistas, podes encontrar mais info aqui.

 

Vou ver se arranjo umas assim como

...

 

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É só pedir...

 

P1060489.jpg

Vista geral de um dos formicariuns. este tem as Lasius flavus

 

P1060573.jpg

P1060572.jpg

Nestas consegues ver a rainha e a prole

 

P1020316.jpg

Este é o das Lasius niger

 

Essas espécies são as normalmente chamadas de formigas d'asa certo? Seria possível umas fotos mais detalhadas de todo o sistema?

 

Já tive um "formicarium" há uns anos, mas partiu-se. E ultimamente tenho vindo a constatar que isto é algo a que cada vez mais pessoas aderem. É um hobbie engraçado ao qual estou a pensar regressar.

Será difícil apanhar uma rainha? Alguém sabe onde e como as devemos procurar?

 

Esta semana vou tratar de começar a construir o meu formicarium :-D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estas formigas (Lasius) são as Formigas de jardim.

As formiga de asa, são as rainhas que emergem nas 1ªs chuvas.

Nem todas estão fecundadas, logo nem todas dão origem a colonias.

 

Fotos mais detalhadas?

Os formicariuns são aquilo que está à vista.

 

Podem ver muitas mais aqui:

 

Fourmis

Anstore

Ants Kalytta

 

Espero que vos seja util.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:D

Estou seriamente a pensar em começar uma colonia.

Podem só dar umas luzes de como contruir uma caixa para eleas para que se vejam os tuneis? É que a minha ãe deixa ter (até estou surprendido...) mas diz que só compra mesmo a colonia inicial :D

O que é precisso mais fazer? Só mete-las lá com o substrato (já agora qual o mais indicado?) e já esta?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estas formigas (Lasius) são as Formigas de jardim.

As formiga de asa, são as rainhas que emergem nas 1ªs chuvas.

Nem todas estão fecundadas, logo nem todas dão origem a colonias.

 

Fotos mais detalhadas?

Os formicariuns são aquilo que está à vista.

 

Podem ver muitas mais aqui:

 

Fourmis

Anstore

Ants Kalytta

 

Espero que vos seja util.

 

Obrigado José pelos links, e também desconhecia que as que tinham as asas eram as raínhas, porque de facto costumo ver muitas, principalmente nesta altura, por isso pensei que se tratasse apenas de mais uma espécie e não das rainhas.

 

 

:-D

Estou seriamente a pensar em começar uma colonia.

Podem só dar umas luzes de como contruir uma caixa para eleas para que se vejam os tuneis? É que a minha ãe deixa ter (até estou surprendido...) mas diz que só compra mesmo a colonia inicial :D

O que é precisso mais fazer? Só mete-las lá com o substrato (já agora qual o mais indicado?) e já esta?

 

A primeira que eu fiz há uns tempos, fi-la dentro de uma caixa de madeira, e depois numa parte fiz os caminhos "fixos" com gesso, e na outra deixei apenas terra. É fixe porque podes moldar os teus próprios caminhos e ao mesmo tempo deixá-las fazer os delas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

formicarium.jpg

 

Estava a pensar em algo assim. Dois recipientes iguais (talvez caixas vodafone) ligadas por um tubo. O primeiro cubo seia para a rinha, para o tuneis e tal e o segundo para por a limentaçao, teria tambem uma planta para embelezar (é possivel?).

Este projecto será viavel?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ser é, mas o volume de substrato que leva a caixa da vodafone, não vai permitir que vejas os tuneis.

 

Acho que estou a perceber. Já estive a ler umas coisinhas e vi que a maioria dos formicariums, tem 7, 15cm de largura. Se for assim vou de certeza ver os tuneis? Se sim resolve-se o problema fazendo essa parte em vidro :smilecolros:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que estou a perceber. Já estive a ler umas coisinhas e vi que a maioria dos formicariums, tem 7, 15cm de largura. Se for assim vou de certeza ver os tuneis? Se sim resolve-se o problema fazendo essa parte em vidro :smilecolros:

não quererás dizer mms?

é que 7,15cms é muita coisa...

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5mms no máximo entre paredes...

 

E dá espaço para a rainha com as obriras à volta dela?. Pensei que fosse muito mais porque estive a ver num forum um tipo que fez um com um bloco de betão "especial" mais mole que o outro com 7cm de espessura. Agora fiquei surpreendido.

É necessára ventilação na caixa do ninho? Se avançar realmente com isto estou a pensar meter rede nas tampas dos recepientes, é suficiente?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E dá espaço para a rainha com as obriras à volta dela?. Pensei que fosse muito mais porque estive a ver num forum um tipo que fez um com um bloco de betão "especial" mais mole que o outro com 7cm de espessura. Agora fiquei surpreendido.

É necessára ventilação na caixa do ninho? Se avançar realmente com isto estou a pensar meter rede nas tampas dos recepientes, é suficiente?

Mas isso era a espessura do bloco.

É quanto mede o meu...

Esse 1º que eu pus mede 1,5, por 15cms.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas isso era a espessura do bloco.

É quanto mede o meu...

Esse 1º que eu pus mede 1,5, por 15cms.

 

Não fazia mesmo ideia que as dimensoes eram essas, pelas fotos que tenho visto nao parecem nada ter essas medidas.

Para manter o substrato humido como fazes? Já li que a melhor maneira é meter primeiro uma camada de leca, depois um tubo ou paplinha e só depois meter o substrato. Asiim quando precissa de humidade é só deitar agua pelo tubo.

Basta meter a areia e elas escavam? E o substrato? já vi que há quem use misturas com argila, areia, humus, terra qual é o melhor?

 

Peço desculpa por estar a maçar com tantas perguntas, mas quero ter noçao completa do que vou fazer para depois nao cometer algum erro e vir-me a arrepender ;)

Editado por Ricardo Carvalho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não fazia mesmo ideia que as dimensoes eram essas, pelas fotos que tenho visto nao parecem nada ter essas medidas.

Para manter o substrato humido como fazes? Já li que a melhor maneira é meter primeiro uma camada de leca, depois um tubo ou paplinha e só depois meter o substrato. Asiim quando precissa de humidade é só deitar agua pelo tubo.

Basta meter a areia e elas escavam? E o substrato? já vi que há quem use misturas com argila, areia, humus, terra qual é o melhor?

 

Peço desculpa por estar a maçar com tantas perguntas, mas quero ter noçao completa do que vou fazer para depois nao cometer algum erro e vir-me a arrepender ;)

Desculpa, mede. 7,5 po 15. Não 1,5cms

 

Ricardo se comprares um kit inicial já traz tudo o que precisas. Não precisas de te chatear muito. Mas qualquer areia que se aguente com alguma humidade, serve perfeitamente.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa, mede. 7,5 po 15. Não 1,5cms

 

Ricardo se comprares um kit inicial já traz tudo o que precisas. Não precisas de te chatear muito. Mas qualquer areia que se aguente com alguma humidade, serve perfeitamente.

 

Agora fiquei confuso com essas medidas, mas já vi mais fotos e são realmente muito mais finos do que pensava.

Essa do kit é uma ideia mas quero fazer tudo por mim apenas pelo gosto da coisa e para dar mais gozo.

Já li mais e já me registei num outro forum e ando a visitar outro (espanhol) e resolvi que vou fazerr um da mesma forma mas com a parte do ninho na horizontal, feita de gesso assim posso vê-las à vontade e é fácil de fazer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas que material tens dentro da caixa para elas construiremos túneis?

Eu ando desde os tempos em que dava a série ALF para fazer uma antfarm... será desta...

Editado por alcaide

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.