A importância dos caracois, num aquário.


Hugo RSF

Recommended Posts

Devo confessar que cada vez mais admiro estes seres que por vezes impestam os meus aquários. Quando em excesso tornam-se inestéticos, mas são de uma utilidade extrema.

 

Tenho reparado que são óptimos comedores de matéria orgânica, impedindo esta de se decompor ainda mais. Este fim de semana morreram-me dois peixes (calculo que na noite de sexta para sábado), ontem quando cheguei a casa reparei que estavam mortos, mas por mero acaso, uma vez que os caracois estavam em roda deles e praticamente "aquilo" era pouco mais que duas espinhas.

 

Antes ainda me preocupava com estes bichinhos, mas agora deixo-os estar, mesmo quando chega a praga, até porque tenho notado, não sei ainda muito bem porquê, que as pragas de caracois são ciclicas, ou seja, tenho pragas, depois como que por milagre desaparecem, depois tornam a vir, e por aí vái.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devo confessar que cada vez mais admiro estes seres que por vezes impestam os meus aquários. Quando em excesso tornam-se inestéticos, mas são de uma utilidade extrema.

 

Quando os caracóis são introduzidos num aquário normalmente ocupam um nicho ecológico até aí vazio. Sem predadores e com alimentação abundante reproduzem-se de forma muito rápida. No entanto, tarde ou cedo o equilibrio será atingido e apenas viverão os caracóis que o aquário suportar.

 

Tenho reparado que são óptimos comedores de matéria orgânica, impedindo esta de se decompor ainda mais.

 

Os que vivem no areão, Melanoides tuberculata, parecem-me muito uteis a rapar os restos de comida e até são discretos. Também tenho umas dúzias de Limnaea stagnalis (ou pelo menos parecidos) sobre as plantas. É curioso que na literatura estes últimos são sempre descritos quase como que a última peste. Se calhar é mais um daqueles mitos que ninguém ousa questionar (e existem uns quantos na aquariofilia). Pode até ser que sejam predadores de plantas... se algum dia vir um desses a abrir buracos numa folha inquestionavelmente saudável então será altura de comprar uns bótias. Até lá são hóspedes simpáticos dos meus aquários.

 

Muitas vezes acho que os donos de aquários são como crianças de 2 anos que, ao correrem no parque enquanto olham fascinadas para um cão ao longe, tropeçam nas próprias pernas e caem. De quem é a culpa? Do cão! Existem meia-dúzia de favoritos para arcar com as nossas próprias culpas e incapacidades para tratar um aquário: a folha ficou com buracos? castanha? quase transparente? a culpa é do caracol! pois se o estamos a ver em cima da folha e os peixes até estão do outro lado do aquário!! E nutrientes para a planta? E luz? Temperatura? Um pleco de 30cm está num aquario de 60cm. Ah, pois! Se se mexer derrubará qualquer coisa. É desajeitado! Só pode! Se passar fome (afinal dizem que eles "só comem" algas!!) é natural que siga para as plantas.

 

não sei ainda muito bem porquê, que as pragas de caracois são ciclicas, ou seja, tenho pragas, depois como que por milagre desaparecem, depois tornam a vir, e por aí vái.

 

O equilibrio de um aquário é sempre delicado. Uma postura de caracol pode ter centenas de ovos. Se na altura da eclosão existir demasiada comida disponível todos eles crescem... é a forma da natureza tratar desses assuntos.

 

Fica bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

 

antes também me preocupava com os caracois e a primeira vez que me apareceram alguns nos aquários fiquei cheio de medo.....

mas não é razão para isso, eles só atacam as plantas em último recurso (falta de algas ou restos de comida), mas como num plantado as algas são uma constante e cai sempre um ou outro resto de comida no areão não há problema.

os caracois nos meus aquários só fazem as suas aparições de noite, o que é excelente, pois de dia são um pouco inestéticos.

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Caros amigos peço desculpa por estar a intrometer-me na conversa mas achei que me poderiam ensinar qualquer coisa.

Estou a tentar criar uns disquitos, coisa simples (risos). Hoje de manha cheguei ao meu aquario (1 metro com divisória) tenho num lado o que suponho ser um casal e no outro um disco sozinho com a companhia de dois botya palhaço e reparei que o cone estava completamente forrado de caracóis. Será que pode perturbar uma possivel desova. Será que havendo uma desova não dão cabo dos ovos. Vejo de vez em quando os discos a comerem os caracóis pequeninos será prejudicial.

Como posso fazer para os eliminar?

Agradeço desde já as possiveis respostas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

eu li em qualquer lado que os discos comem caracois para eliminar os parasitas internos, não sei se é verdade ou não, mas é uma questão de os especialistas em discos se prenunciarem.

 

quando à desova, acho que se os pais souberem cuidar dos ovos não vão deixar os caracóis os atacarem.

 

Esta é a minha opinião.

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva, tb sou da mesma opinião do hugo, os caracóis são uma mais-valia em qualquer aquário, e sobretudo nos plantados. Eu apredi a gostar deles não os acho de todo inestéticos, acho inestético as algas. Infelismente só no meu nano é que tenho caracóis coicidência ou não este aquário tem poucas ou nenhumas algas em comparação com o outro maior.

 

Tb ouve tempos em que via um caracol e imediatamente o retirava, hoje gosto de ver as posturas de ninhos e vê-los ficarem adultos. Afinal sempre é um ser vivo, quem sou eu para decidir se deve ou não morrer. Se comer alguma planta é um indicador que não está de boa saúde.

 

Caracóis rules...

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva outra vez

Num aquário comunitário eu acho bastante graça aos caracóis e de vez em quando lá andam e os bichinhos quer se queira ou não fazem parte do ecosistema. Pelo que tenho lido em alguns lados até é um bom ponto de referência para a qualidade da água. A presença de caracóis quer dizer que a água está óptima. O meu problema está na possivel postura. Já me assustei com o que disse o "taslixado".

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, há aqui duas ceninhas em que discordo da malta, aqui vai...

 

Tenho reparado que são óptimos comedores de matéria orgânica, impedindo esta de se decompor ainda mais
Na verdade o que os caracois fazem é como todos os outros animais comer e (palavra censurada) e como tal eles contribuem é para acelerar a decomposição da matéria orgânica :!:. O que como dizes e bem é óptimo. :wink: Acredito que seja exactamente isto que queres dizer, mas acho que usaste "mal" as palavras :lol:

 

Olá, eu li em qualquer lado que os discos comem caracois para eliminar os parasitas internos

Tu deves ter lido em qualquer lado é que os discus apanham parasitas internos por comerem caracois :D É do conhecimento geral que a melhor forma de um peixe apanhar parasitas internos é através de alimentos vivos (ou congelados) e não é por acaso. Muitos parasitas necessitam inclusivé do caracol em determinados estágios do seu desenvolvimento, sendo que usam o caracol exactamente como forma de aceder ao peixe anfitrião :wink: Felizmente o ciclo desses parasitas tb passa em algum estágio por aves, e convenhamos que não temos muitas aves no aqua :)

 

De resto está um pelo post sim senhor, é fixe ver a malta a comecar a curtir caracois (se bem que para aprofundar mais o tema deve tentar-se especificar o bicho). Parabéns Chtorm por n ires nas "conversas" de aquariofilista de esquina, é preciso saber enxotar os mitos.

 

Tb tenho caracois e gosto bastante deles (pelo menos dos tuberculata). São mais um animal importante no aqua por entrar num nível habitualmente estéril na pirâmide trófica do mesmo.

 

Abraços,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Nos meus aquários tenho sempre caracois... e nunca tive problemas.

 

Mas sempre que começo a ver demasiados tiro-os e levo-os para o lago da minha namorada (para formar uma equipa de eliminação de algas :oops:)...

 

Agora, num dos meus aquas a água tem um ph de 6,5 e é comum a descalcificação das conchas dos caracois, assim os caracois nunca duram muito porque as conchas ficam frageis demais e sofrem ataques dos peixes :shock:

 

Resumindo, os caracois nunca se tonaram praga neste aquário, mas enquanto vivem comem tudo quando é restos de comida e folhas mortas etc.

 

Abraços

Tiago Pereira... O meu aquário!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tambem tenho caracois e alem disso uns camaroes em águas ácidas e moles... e nunca tive problemas com a carapaça nem dos caracois nem dos camaroes...simplesmente nao apanho as carapaças vazias...e portanto o cálcio nunca sai do sistema.

 

Agora apanhares os caracois e levares para o aquario da tua namorada é basicamente tirar cálcio do sistema e por isso é natural que os caracois nao consigam absorver cálcio suficiente ficando com a carapaça mole...

Claro que injectas cálcio quando metes comida, trocas de água, fertilizante? mas quando retiras caracois estás a tirar um "concentrado de cálcio"

 

Quanto a caracois...tenho visto posturas...mas nunca mais me aparece uma praga! e eu preciso de mais para me tratarem das algas do vidro traseiro!

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! Dos meus caracois macãs reconheço-lhes 2 meritos:

 

:P Comem tudo o que é algas verde

:arrow: Ajudam a remover o solo o que é bom para as raizes das plantas e comem tambem materia orgânica em decomposição.

 

 

O defeito é que quando as algas acabam tenho de lhes dar um pouco de comida dos peixes se não trincam-me bastante algumas folhas :evil:

 

Mas para já não me arrenpendi de os ter comprado

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi ppl,

Já que estao a falar de caracois eu aproveitava para esclarecer 1 duvida que eu tenho :cry: , no meu plantado tenho 2 tipos de caracois:

 

-do tipo espalmado e com a concha em espiral

 

-e outros parecidos com buzios, porque a carapaça è em espiral mas tem 1 bico e uma parte mais larga (onde esta o corpo)

 

Sao ambos pequeninos , so atingem ai uns 3mm no max (acho!)

 

A minha duvida entao é: a que tipo de caracois voces se estam a referir, (por exemplo nos que sao bons comedores de algas etc) ou os caracois em geral tem todos a mesma funçao?

Só preciso que tenha 5 placas de vidro, estar bem colado com silicone e H2O...... O resto a imaginaçao cuida.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ca vai as fotos (é o melhor q consigo pq neste momento so tenho camera no tlm):

 

Dos que eram tipo espalmados:

 

Pic_2014_4.jpg

Pic_2014_5.jpg

 

Dos que eram tipo buzios:

Pic_2014_1.jpg

Pic_2014_2.jpg

Pic_2014_3.jpg[/img]

Só preciso que tenha 5 placas de vidro, estar bem colado com silicone e H2O...... O resto a imaginaçao cuida.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que tens de aprender a focar! quem nao tiver visto os caracois ao vivo nos seus ou no teu aquario...não vai perceber nada!

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:oops: de facto esta tudo desfocado :):):):)

mas com o tlm, ou ficava pequeno de mais para s ver ou ficava assim...

Como nao me é possivel tirar melhores fotos, gostaria de saber se alguem pode tirar umas fotos dos caracois que tem no aquario e assim eu ja poderia perceber de quais afinal estao a falar ;);)

 

Ja agora queria aproveitar e perguntar, os caracois dos aquarios comem qualquer tipo de algas?? Ou comem so tipo especifico de algas (tipo so algas verdes, ou algas castanhas etc).

Só preciso que tenha 5 placas de vidro, estar bem colado com silicone e H2O...... O resto a imaginaçao cuida.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais