o meu primeiro projecto DIY


B744

Recommended Posts

Ola a todos.

 

Iniciei agora agora um projecto DIY para o meu aqua salgado que tanto sonhei.

Ja tenho a sump feita, e acho que até me sai bem. Até agora nao tem nenhuma fuga :lol: - a ver se continua assim ;)

Agora o proximo passo será o aquario que sera com as seguintes dimensoes 100lx60ax50p. Quero fazer nele uma coluna seca , mas ainda estou na duvida de quantos furos: 1 ou 2 e da melhor maneira de fazer a coluna . Agradeço todas e quaisquer sugestoes que possam ter.

 

Já agora esqueci-me de mencionar o tamanho da sump que espero ser " suficiente" 80x30x30 que acham? Será pequena?

 

Se puderem de alguma forma ilustrar as vossas ideias seria muito bom.

Prometo mais tarde ir pondo fotos do "nascimento"

 

Saudaçoes aquarófilas,

 

Carlos Silva


<a href=2997_2996.png' alt='2997_2996.png'>[url="http:// 2997_2996.png"]My link[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A meu ver acho a tua sump com pouca altura, eu teria feito com no minimo 40 de altura. Não te esqueças que tens de deixar espaço livre para o retorno da água do aquário no caso de as bombas se desligarem, e 10 cm de altura na tua sump equivalem a 24 litros de água o que me leva a crer que não poderás ter mais de 20 cm de altura de água dentro da mesma.

Quanto aos furos faz 2, um (50mm) para servir retorno e ladrão ao mesmo tempo, e outro (32mm) para escoar a água da coluna seca.

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
A meu ver acho a tua sump com pouca altura, eu teria feito com no minimo 40 de altura. Não te esqueças que tens de deixar espaço livre para o retorno da água do aquário no caso de as bombas se desligarem, e 10 cm de altura na tua sump equivalem a 24 litros de água o que me leva a crer que não poderás ter mais de 20 cm de altura de água dentro da mesma.

Quanto aos furos faz 2, um (50mm) para servir retorno e ladrão ao mesmo tempo, e outro (32mm) para escoar a água da coluna seca.

 

diz-me so uma coisa: porque exactamente 32mm? deve haver alguma razao em especial. Mandei hoje fazer o orçamento para o aqua e fica-me todo por 150 aerios. O que achas? agora os furos ele diz se so consegue fazer 36mm e 55mm o que achas?

Ja agora como é que fazes o furo de 50mm retorno e ladrao? se puderes enviar um esboço ou melhor foto seria muitttto bom.

abraço


<a href=2997_2996.png' alt='2997_2996.png'>[url="http:// 2997_2996.png"]My link[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

diz-me so uma coisa: porque exactamente 32mm? deve haver alguma razao em especial. Mandei hoje fazer o orçamento para o aqua e fica-me todo por 150 aerios. O que achas? agora os furos ele diz se so consegue fazer 36mm e 55mm o que achas?

Ja agora como é que fazes o furo de 50mm retorno e ladrao? se puderes enviar um esboço ou melhor foto seria muitttto bom.

abraço

32 porque é um tamanho normalizado para os passa muros que vais precisar, o que interessa é que quem te faz os furos te arranje os passa muros para os mesmos. Aconselho-te a comprar primeiro o passa muros e depois a fazer os furos para não teres surpresas desagradáveis, se ele só faz com esses diâmetros é porque só tem essas brocas!

Tens aqui uma foto do meu sistema onde podes vêr um tubo (retorno) a entrar dentro do tubo ladrão.

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

32 porque é um tamanho normalizado para os passa muros que vais precisar, o que interessa é que quem te faz os furos te arranje os passa muros para os mesmos. Aconselho-te a comprar primeiro o passa muros e depois a fazer os furos para não teres surpresas desagradáveis, se ele só faz com esses diâmetros é porque só tem essas brocas!

Tens aqui uma foto do meu sistema onde podes vêr um tubo (retorno) a entrar dentro do tubo ladrão.

 

Eu punha de 50 mm, porque com 32mm consegues ter uma queda de água maxima de 800L/h, assim se puseres uma bomba de 2500L/h, vai esvaziar-te a sump.

Helder Quinzico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Eu punha de 50 mm, porque com 32mm consegues ter uma queda de água maxima de 800L/h, assim se puseres uma bomba de 2500L/h, vai esvaziar-te a sump.

 

quinzico, não leves a mal mas discordo num ponto. 50mm é melhor, ficamos mais descansados. No que toca à litragem máxima no de 32mm não concordo, e passo a explicar o porquê.

 

No meu aqua tenho uma bomba de 5800L/h e a coisa passa bem! É claro que ela deve de chegar só com uns 5000L/h ao aqua, mas mesmo assim ela vai bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora o proximo passo será o aquario que sera com as seguintes dimensoes 100lx60ax50p. Quero fazer nele uma coluna seca , mas ainda estou na duvida de quantos furos: 1 ou 2 e da melhor maneira de fazer a coluna . Agradeço todas e quaisquer sugestoes que possam ter.

 

 

 

Ola Carlos

 

Atencao ao que diz o Alexandre e o Luis.

 

Faz algum tempo que comprei um aquario em segunda mao que ja tinha coluna seca, um furo e um "durso". O tubo que passava no furo tinha sido aquecido, metido a forca e depois vedado com silicone. Tive que o serrar para meter um "passa muros" e ai comecou um dos meus problemas pois nao conseguia arranjar "passa muros" para aquele tamanho.

So em finais de Outubro deste ano fui a "GF - Goncalves Ferreira, Lda"., que fica em Alcantra (Lx) perto da Junta de Freguesia junto ao pilar da ponta (Rua dos Lusiadas 50 e podes la chegar apanhando o 18 do Terreiro do Paco) e finalmente penso ter conseguido um, que ainda nao testei por falta de tempo.

Como este aquario tem dado muito problemas, nomeadamente por estar a verter agua, enquanto nao resolvo o problema, em Setembro pedi numa vidreira de Coimbra ( o A.Ferraz Simoes) para me fazer um com medidas diferentes do normal para um movel que ja tinha mas tive o cuidado de antes levar os "passa muros" comigo e pedir com 3 furos nas medidas do material que levei. Ja esta instalado e a fuincionar.

Por isso estou a 100% com o Alexandre.

 

Quanto a profundidade do aquario, a 200% com o Luis.

Na minha opiniao a altura sera importante em alguns tipos de aquarios especificos como por exemplo "Cavalos Marinhos" ou sistemas de FO ou FOWLR (Fish Only ou Fish Only With Live Rock) para peixes de grande porte ou que gostem de nadar em aguas abertas (quando estive no hotel Minamark em Hurghada -Mar Vermelho) tive o prazer de nadar diariamente com um Acanthurus Shoala que vivia a volta de uma grande rocha em frente a praia privativa do hotel e passou a ser um dos meus peixes preferidos mas que nao compro por falta de condicoes para ele. Mas delicio-me quando vou a Aquaplante do Sr.Paulo Rego (em Benfica) e o vejo a nadar no aquario da entrada.

Por outro lado, ha varias pessoas por esse Mundo fora a frazer propagacao de corais duros (metodo de "frags") e olha que muitas delas usam aquarios especificos para isso com 30 ou 35 cm de altura.

E muita atencao que a medida que aumentas a altura teras que aumentar a espessura do vidro e/ou melhorar o travamento.

E por outro lado o aquario sera destapado para facilitar as trocas gasosas com o ambiente e poderas vir a notar isso com a maior facilidade de estabilizar o Ph no Verao quando temos as janelas muito tempo abertas para arejar a casa e maior dificuldade no Inverno quando mantemos as janelas fechadas para evitar a entrada de frio. Como nao percebo nada disto, nao sei se sera pela temperatura ou pela quantidade de oxigenio no ar resultante do ar a circular na casa mas penso que seja pelas duas e mais pelo oxigenio no ar que sera em maior quantidade no Verao quer na rua pela maior quantidade de producao pelas arvores (mais folhas verdes a fazer fotossintese) quer em casa por entrar mais facilmente devido ao arejamento das casas.

E para isso, quanto maior for a area de agua em contacto com o ar da casa para fazer essas trocas melhor. Logo, na minha modesta opiniao, deve ser o maior possivel apostando mais no comprimento e largura para criar essa maior area de contacto. E depois ajuda, e muito, boas bombas a criarem grande circulacao a superficie.

Cumprimentos

Paulo Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente o pessoal aqui neste forum é todo cinco estrelas. O que nao falta é ajuda bigsmile .

Neste momento ja tenho o aquario montado, por enquanto ainda esta na garagem a espera do primeiro teste com agua doce, coisa que se preve que va acontecer esta semana. A ver se consigo encontrar o passa muros e por a coisa a andar.

O aqua acabou por ficar com as medidas 100 com x 60 alt x 50 larg. Com dois furos , um de 36mm e outro de 50mm,( espero nao ter feito borrada com os furos) onde em principio o mais pequeno sera o durso e o 50 retorno e ladrao, feito com vidro de 10mm.

Tive a sorte de conseguir umas HQI 2x150W por cerca de 100 aerios :) ( acho que foi a minha melhor compra), penso que deverá chegar para os 60 cm do tanque.

A ver se esta semana consigo tirar algumas fotos e po-las aqui para receber as vossas criticas que sao sempre muito bemvindas. Com se fiz vivendo, aprendendo.

Ja agora uma perguntita: Com a construçao do durso, a pressao natural exercida pelo ar sobre a agua nao sera muita a saida do tubo? se for o caso como regular a mesma?

Editado por B744

<a href=2997_2996.png' alt='2997_2996.png'>[url="http:// 2997_2996.png"]My link[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses 36mm do furo é que foram mal....vai ser difícil arranjares um passa muros para isso, senão impossível!

 

Sobre o durso, não percebi bem o que querias dizer!

 

 

Pois é os 36mm nao estavam bem nos meus planos, mas bem hoje fui a Gonçalvs Ferreira (sao os maiores) e consegui arranjar passa muros para 34mm, dessa forma o espaço é minimo e consigo vedar (espero eu) hehehe.

Quanto a questao do durso, vou tentar explicar melhor. Com o durso, a agua terá muito mais pressao qdo estiver a escoar para a sump, que é devido a pressao atmosferica sobre a agua. A minha pergunta é, como é que eu a posso regular/controlar


<a href=2997_2996.png' alt='2997_2996.png'>[url="http:// 2997_2996.png"]My link[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é os 36mm nao estavam bem nos meus planos, mas bem hoje fui a Gonçalvs Ferreira (sao os maiores) e consegui arranjar passa muros para 34mm, dessa forma o espaço é minimo e consigo vedar (espero eu) hehehe.

Quanto a questao do durso, vou tentar explicar melhor. Com o durso, a agua terá muito mais pressao qdo estiver a escoar para a sump, que é devido a pressao atmosferica sobre a agua. A minha pergunta é, como é que eu a posso regular/controlar

 

com uma torneira!

 

Absperrhahn.jpg

Editado por FilipeASilva

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

003.jpg

detalhes dos furos do aqua ja com um passa muros instalado

004.jpg

forragem da estrutura

005.jpg

006.jpg

007.jpg

008.jpg

009.jpg

001.jpg

a sump ( é um pouco pequena, eu sei. Depois faz-se uma maior

002.jpg


<a href=2997_2996.png' alt='2997_2996.png'>[url="http:// 2997_2996.png"]My link[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

PPL, preciso da vossa ajudinha mais uma vez.

 

Finalmente pus a aqua de pé a cerca de quase 3 semanas. O sistema esta todo o funcionar bem, mas tenho umas perguntinhas tipicas de iniciante na matéria.

 

O parametros da agua estao pelo seguinte:

 

densidade: 1.023

ph. 8.4

Temp, 25

Amonia: nos ultimos tres dias tem estado a .25 ppm

nitritos, e nitratos- quase a 0

Calcio- 180

fosfatos inferior a 25 se nao estou em erro

KH. 11

 

Agora é assim: Passado cerca de 1 semana tinha o aqua completamente castanho, dei-lhe umas raspadelas e tal, e agora começou a ficar verde com uma especie de algas filamentosas. Séra isto normal? Como me vejo livre disso.

Tentei introduzir uns tantos turbos e nassarios, mas passado uns dias os turbos estavam todos deitados na areia. Nao percebi porque

 

Sei que por burrice, estive a tentar subir o calcio com uma soluçao supostamente boa para isso mas nada. Penso que vou mesmo ter que usar Kalk. Mas ai preciso de umas boas dicas na melhor técnica de o fazer.

 

A 4 ou dias efectuei a minha primeira TPA. Fui busca-la ao cabo. Nesta fase inicial deverei fazer mais TPA´s ?

 

Agradeço toda a ajuda possivel.

Aproveito ja pra deixar os meus desejos de um feliz ano

Editado por B744

<a href=2997_2996.png' alt='2997_2996.png'>[url="http:// 2997_2996.png"]My link[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema maior deve ser mesmo a amónia. Acho estranho teres amónia e não teres nitritos e nitratos!

Os níveis quimicos da água ainda não devem estar bons para introduzires invertebrados, animais sensíveis a alterações na água.

As algas é por causa dos fosfatos, tens muito altos. Começa a fazer mudas de água de 3 em 3 dias durante 2 semanas, deve chegar para que a coisa estabilize.

Tás a fazer reposição da água evaporada com osmose?

 

Adiciona o kalk com a água de reposição. Colocas um sistema de pinga pinga com uma ponta de uma colher de sobremesa de kalk.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema maior deve ser mesmo a amónia. Acho estranho teres amónia e não teres nitritos e nitratos!

Os níveis quimicos da água ainda não devem estar bons para introduzires invertebrados, animais sensíveis a alterações na água.

As algas é por causa dos fosfatos, tens muito altos. Começa a fazer mudas de água de 3 em 3 dias durante 2 semanas, deve chegar para que a coisa estabilize.

Tás a fazer reposição da água evaporada com osmose?

 

Adiciona o kalk com a água de reposição. Colocas um sistema de pinga pinga com uma ponta de uma colher de sobremesa de kalk.

 

 

Sim a reposiçao estou a faze-la com osmose, a coisa evapora que é uma coisa louca. Agora a ver se consigo fazer o tal pinga pinga para o Kalk. So nao percebo se a soluçao nao pode entrar em contacto com o ar como é que fazes a introduçao.

Obrigado


<a href=2997_2996.png' alt='2997_2996.png'>[url="http:// 2997_2996.png"]My link[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema maior deve ser mesmo a amónia. Acho estranho teres amónia e não teres nitritos e nitratos!

 

Se calhar porque a rocha que introduziu não veio curada e o ciclo ainda não teve tempo para arrancar, por qualquer motivo ( pouca rocha viva, rocha viva de má qualidade, ausência de rocha viva). Por outro lado, há a considerar os testes ( validade, fiabilidade).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se calhar porque a rocha que introduziu não veio curada e o ciclo ainda não teve tempo para arrancar, por qualquer motivo ( pouca rocha viva, rocha viva de má qualidade, ausência de rocha viva). Por outro lado, há a considerar os testes ( validade, fiabilidade).
Por acaso pensei nos testes estarem marados, mas deduzo que sejam novos....a ideia da rocha também pode ser válida, mas não é nada que o nosso amigo nos possa informar!

B744, mete aí o setup do aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso pensei nos testes estarem marados, mas deduzo que sejam novos....a ideia da rocha também pode ser válida, mas não é nada que o nosso amigo nos possa informar!

B744, mete aí o setup do aqua.

 

 

Aqua 100x 60 alt x 50 cmp

Iluminaçao 2x150 HQI

Sump 80x30x30

Cerca de 20 Kg de Areia viva, e 15 de Areao de Coral

30 Kg de Rocha viva que trouxe directamente de Taiwan que introduzi depois de curada

Escumador da Weipro 2011 se nao estou em erro

Duas bombas de circulaçao interna uma da SEIO 4000 Lph e outra Sunsun 3000 lph

Bomba de retorno tb SEIO 14

 

quantos aos testes sao completamente novos , o KIT REEf da API.

Tb pode ser que esteja a ler mal os testes, mas o teste da amonia consegui ver claramente a dif entre o primeiro teste que deu-me 0 por nao ter la nada, e passado umas duas semanas ja lia 0.25.


<a href=2997_2996.png' alt='2997_2996.png'>[url="http:// 2997_2996.png"]My link[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa rocha....será suficientemente porosa para ser boa?

O mais certo é que muito da matéria viva tenha morrido e acabou por ficar na água do aqua, agora é esperar que a coisa normalize.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa rocha....será suficientemente porosa para ser boa?

O mais certo é que muito da matéria viva tenha morrido e acabou por ficar na água do aqua, agora é esperar que a coisa normalize.

 

 

Parece-me que sim, tanto que ja tenho a rocha toda com alga coralina. A ver se para a semana ponho umas fotos


<a href=2997_2996.png' alt='2997_2996.png'>[url="http:// 2997_2996.png"]My link[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

finalmente de pé

 

DSC04795.jpg

 

 

as algas que nunca mais se vao embora

 

DSC04796.jpg

 

detalhe da coluna seca

 

DSC04797.jpg

 

 

DSC04806.jpg

 

 

Tenho feito TPA´s com agua da nossa costa de 3 em 3 dias e a parte das algas penso que a coisa ja vai lá. A amónia foi-se, o cálcio ja esta a niveis aceitaveis, 420 . Acham que ja posso começar a por a equipa de limpeza e alguns corais?? Algum em especial que recomendem para começar?

Abraços

Editado por B744

<a href=2997_2996.png' alt='2997_2996.png'>[url="http:// 2997_2996.png"]My link[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai com calma! Antes de mais...como estão os Nitritos e Nitratos?

Cheira-me que os Nitratos devem estar altos e os Nitritos também deves ter qualquer coisa!

Sobre a equipe de limpeza....vê primeiro o que te falei.

 

Sobre o que tens na foto, é um espirógrafo, nada de mal!

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podias dar uma esfregadela nas rochas antes de as colocar no aquario, estão muito sujas e essa sujidade quando colocares equipa de limpez, muita eles arrancam mas nao comem e depois pode vir a acumular detritos...

 

 

Eu esfreguei toda a minha rocha com uma escova antes de meter no aquario, ficou bem melhor!

 

Eu sou adepto fiel das tpas, e acho que as devias manter que essas algas vão dezaparecendo.

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais