Algas?


killey

Recommended Posts

Não estive em casa uns dias e agora que voltei tinha os vidros um bocadinho sujos, tinha um daqueles vulgares peixes limpa vidros, (Gyrinocheilus aymonieri acho eu) mas como estava a ficar demasiado grande dei-o, talvez por isso tenha os vidros com o que me parece serem algas... Hoje fui tentar arranjar um "peixito" que tivesse apetite por algas, como não havia Otocinclus trouxe duas Raposas Voadoras, acham que me resolvem o probleminha???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez. No entanto e conforme o tamanho do aqua podes sempre tentar comprar um grupos de SAE´s(siamensis alga eaters). Sao do melhor. Senao podes remove-las com o limpador magnetico e dps precaveres-te contra possiveis investidas. Uma das causas possiveis para este aparecimento é o facto de o aqua tar ou nao a receber luz natural. Esta favorece o desenvolvimento das algas.

Mande umas fotos para ver como esta.

Boa sorte

 

abraços

Cumprimentos!

Diogo Correia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas killey,

 

O teu Gyrinocheilus aymonieri foi para o aquário de alevins e fartou-se de trabalhar :smilecolros: são excelentes, mas crescem mto...

 

Acho que vais precisar de uns Ottos á mma

Se encontrares Ottos compra 2 para mim :smilecolros:

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

algas ... algas ... esse eterno problema (pelo menos p mim), o meu aquario recebe sempre luz natural...nao ha hipotese ... alguem me aconcelha algum super-produto q funcione ? jah tentei varios mas nenhum funciona minimamente ... parece-me q por ou nao vai dar o mesmo ... um abraco.

Goncalo Martins

selloy.planetaclix.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

No entanto e conforme o tamanho do aqua podes sempre tentar comprar um grupos de SAE´s(siamensis alga eaters).

 

Posso estar enganado mas penso que os Crossocheilus siamensis tanto são chamados de "Raposas voadoras" como de "SAE's". Por isso foi o peixe que o killey comprou. Não sei se serão suficientes pois isso depende, em parte, do tamanho do aquário.

Em comparação com os Otocinclus tenho ideia que os Crossocheilus são mais eficientes na limpesa das algas. Os Otos não pegam nas algas filamentosas.

 

Cumprimentos

Jacinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso estar enganado mas penso que os Crossocheilus siamensis tanto são chamados de "Raposas voadoras" como de "SAE's".

 

Após uma pequena pesquisa encontrei que a Raposa Voadora = Epalzeorhynchos kalopterus e o

Comedor de Algas Siâmes = Crossocheilus siamensis.

Para a próxima vez que precisar de uma Brigada Anti Algas procurarei pelos Crossocheilus que pelo que li parecem ser umas "máquinas" a devorar as malditas algas, mas para já vou ver como trabalham as raposas...

Obrigadão pelas respostas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas comecas logo a aplicar mesmo qdo ainda nao tens algas ou qdo elas comecam a aparecer eh q comecas a usar ? ja agora, ao fimd e qto tempo eh q comecas a ver efeitos ?

thx e um abraco

Goncalo Martins

selloy.planetaclix.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à utilização de algicidas ...deviam ser as ultimas medidas a tomar...

 

quanto a comedores de algas:

 

Peixes- os mais utilizados são os designados comumente por "limpa vidros":

Ora o que se vê nas lojas sob este nome são normalmente comedores de algas chineses = CAE= Gyrinocheilus aymonieri

são provavelmente os mais activos e os que são um maior perigo potencial

 

Depois temos as raposas voadoras- Epalzeorhynchos kalopterus- ou flying fox (ingles...va-se la saber porque)- comem menos algas que os SAE ou CAE mas tambem são eficientes...gostam muito de saltar dai o nome e por isso não aconselhadas para aquários abertos.

 

por ultimo os SAE-siamese algae eater- Crossocheilus siamensis- comedor de algas siames. De longe os mais eficientes, e simpáticos (não agressivos) comedores de algas.

 

AS diferenças entre os 3 são poucas, mas aqui vai um link sobre ciprinideos comedores de algas onde se encontram esquematizadas as diferenças:

 

http://www.aquatic-gardeners.org/cyprinid.html

 

 

onde tem tambem links para fotos deles.

 

Claro que para alem dos ciprinideos tambem tens outros peixes que tambem comem algas...

 

E tens tambem invertebrados

camaroes

caracois

 

eu tento manter uma diversidade deles no meu...e as algas estão sob controlo...

 

PEdro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Tarde, de inicio comecei lg a ver a formação de algas.. :( limpava com um "raspador" mas passado uma semana tava na msm. :roll:

 

Comprei esse produto numa loja, xeguei a casa e coloquei lg no aquario a medida q diz no rotulo. Dpx fui vendo q as algas começaram a não aparecer mais, e removeu algum resto q tinha ainda agarrado aos cantos. A partir dai, qd faço a mudança da aqua (20 % de 8 em 8 dias), coloco duas tampas.

 

Dpx disso tb comprei uns limpa vidros... :lol: q tb ajundam, é claro.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, acho que é completamente impossivél acabar com as algas nos vidros, a menos que se desligue a luz por completo. Dai o uso de algicidas para além de ser desaconselhado para as plantas, não resolve o problema e decerto que o vai agravar.

 

Não sei onde está escrito que o aquário não deve ter algas, é perfeitamente normal. Mesmo os aquas do amano tem algas vesse bem nas fotos. O facto de estarem no vidro pode significar plantas com saúde que as combatem eficazmente. O melhor que tem a fazer antes de uma muda de água é pegar num cartão de plástico e raspar o vidro.

 

Mesmo comprar coedores de algas para esse efeito é quanto a mim dar perolas a porcos, então não é suposto eles comerem é as algas nas plantas, é ai que tem que fazer o seu trabalho, o vidro fica a nosso cuidado, sempre limpo para que eles se virem para as plantas.

 

Todos ou quase todos os ciprinideos comem algas desde os Crossocheilus às zebras depende só da quantidade de comida que lhes demos.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

Também acho que as algas verdinhas ficam sempre bem, além de ser um sinal de bom ambiente fazem, por vezes um "tapete bonito".

O problema, que tb é o meu, é que as algas, ás vezes, ficam castanhas e dão um aspecto sujo e nojento ao aquário. Elas crescem nos vidros, envolvem-se nas decorações, escurecem o areão, etc... Estou cansado disto e não consigo me ver livre delas. Por isso gostava de saber de este JBL Algol é mesmo bom, se me resolve o problema!

Posso deitar no aquário? Não incomoda os peixes?

Ou tenho de comprar algum peixe específico, ou fazer alguma alteração no aquário?

Agradeço resposta...

Claudiobruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um problema, criam-se constantemente algas no meu aquário, que ficam castanho escuro (no areão) e verde escuro (no vidro) e dão um aspecto sujo e nojento ao aquário. Elas aparecem nos vidros, envolvem-se nas decorações, escurecem o areão, crescem nas folhas das plantas (naturais e artificiais), etc... Estou cansado destas algas, pois não consigo me ver livre delas, por mais que limpe... Por isso gostava de saber se tenho de comprar algum peixe específico, ou fazer alguma alteração no aquário ou se existe algum remédio pra isto?

Agradeço resposta...

claudiobruno

Claudiobruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

Voltei de uma semana se férias e lá que as raposas me limparam as algas limparam... tinha as duas num aqua de 60 litros e quando cheguei reparei que não só tinha limpo as algas, como me desapareceram 5 Abelhinhas, morreram 2 neons e tenho mais uns quantos com barbatanas ratadas e vi que as raposas andavam sempre atrás dos outros peixes e também atrás uma da outra, no mínimo "stressam" os peixes. Talvez quando tiver um aqua maior volte a ter raposas, mas para este "pequeno" já não meto lá mais nenhuma...

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os melhores resultados que tive, no que diz respeito a peixes comedores de algas, foi com ANCISTRUS. Parecem Plecos só que são 100% vegetarianos, não crescem muito, são pacificos e não comem as plantas, só algas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais