Novo membro! Dúvida sobre Escalares...


CJSR

Recommended Posts

Em primeiro lugar quero cumprimentar todos os membros deste fórum...

descobri-o hoje à poucos minutos, por causa de umas duvidas que me

apareceram à bem pouco tempo, desconheço se já alguém debateu sobre o mesmo assunto... já imprimi o que dizia sobre esta espécie e assim que tenha algum tempo irei lê-lo...

 

Montei neste Sábado passado ao final da tarde um aquario de água quente (oferecido pelo meu irmão com todo o equipamento), os únicos peixes eram 16 Escalares (ainda pequenos)... não tinha qualquer tipo de plantas... apesar de os escalares serem bastantes interessantes e eu admirar bastante esta espécie... ontem Domingo, desloquei-me a uma loja de animais e adquiri... uma planta, um limpa vidros e seis Tetra Néon...

 

Perguntei, se os escalares costumam atacar outras espécies de peixes... ao que me responderam que não pois estes eram peixes comunitários.

A verdade é que em menos de 24 horas apenas me restam 2 Tetra Néon...

 

Relembro que o meu irmão tinha dito para não juntar mais espécies de peixes pois com a mudança os escalares iriam "stressar" e até poderiam morrer alguns...

 

Alguém me pode ajudar?

Onde errei?

Deverei colocar mais plantas?

A quantidade de Tetra Néon era pouco?

 

Antecipadamente agradeço a vossa ajuda!

Cristiano Resende

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Na verdade os escalares são comunitários, mas depende do tamanho. Se nos dizes que eles são pequenos (define pequeno) em principio não podem ter sido eles a comer os neons.

 

Se fizeres crescer escalares com outros peixes eles não lhes farão mal, mesmo quando atingirem o estado adulto. Agora se colocares peixes muito pequenos junto de escalares que nunca os tenham visto - isso é interpretado como uma alimentação viva!!!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falaste aí que montaste o teu aqua este Sabado.

 

Presumo que o deixaste um mês a "ciclar"? Estas familiarizado com o ciclo do Azoto?

 

É que se respondeste não a estas duas perguntas, lamento informar-te mas quase de certeza irão morrer-te todos os teus peixes. Se foi esta a tua resposta tenta pesquisar mais aqui no forum e na internet sobre este tema, ou entao coloca aqui as tuas duvidas.

 

Acho muito estranho os escalares pequenos comerem neon's. Eles geralmente so costumam comer, se comerem, quando estão no seu estado adulto.

 

Se puderes mete aqui também a informação relativa aos parametros da tua agua (ph, gh, nitratos) e as medidas do teu aqua, para te podermos ajudar melhor.

 

Espero ter-te sido util e bem-vindo! :D

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O riklos tem razao. quando montei o meu segundo aqua mas o meu primeiro a sério, presipitei-me e apenas deixei uma semana a ciclar e dps foi o que vi. Dos primeiros 11 peixes 10 morreram. A partir daí comecei a tomar consciencia dos meus erros e hoje mantenho discus e outros peixes CONSIDERADOS sensiveis.

 

Quanto aos escalares, duvido que tenham sido eles a matar os neons embora TALVEZ(nao tenho a ceteza) com o número a sua confiança e agressividade os tenha levado ao ataque.

Mas vai tudo ficar bem com um pouso de trabalho e paciencia

 

abraços

nao desistas

Cumprimentos!

Diogo Correia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

CJSR, bem vindo ao forum.

 

O primeiro conselho que eu te dou é leres bastante sobre as principais regras para colocares um aqua a funcionar.

 

Faz uma pesquisa aqui no forum e verás que muitas das tuas dúvidas deixaram de existir.

 

Lembra-te bem de uma coisa, a pressa muitas vezes é inimiga do aquariofilista. :D

Vê e comenta: LEBASIL ROMA 2010

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem a morosidade em vos responder...

 

1) Os escalares tem cerca de 4cm. cada um

 

2) Apesar de não ter medido o aqua com fita metrica o mesmo deverá ter as seguintes medidas: largura 40cm. x comprimento 75cm. x altura 50cm.

depois confirmo estas medidas...

 

3) Comprei um kit de verificação do ph da água... tem o ph 7, ou seja, ligeiramente esverdeado

 

- - -

 

Em conversa com um conhecido, que teve uma loja de peixes aqui em Vila do Conde, fui informado que os néons são alimento vivo para os escalares... no que respeita ao ph da água é o normal para peixes como escalares e néons... sabendo do risco dos néons... aconselhou-me a comprar néons cardinais, pelo menos estes crescem... e torna-se difícil os escalares tão pequenos comê-los...

 

- - -

 

Ah! Já não tenho néons no aquario... enquanto os tinha os escalares andavam um pouco agitados... com a luz do aqua acessa... via-se os escalares a nadarem de um lado para o outro em perseguisão dos pobres néons... onde quando cheguei a casa... a luz do aqua já estava acessa e reparei que os escalares estavam parados nas partes mais escuras do aqua... achei estranho... quando apaguei a luz... começaram todos a movimentarem-se... serão os escalares alérgicos à luminusidade???

Cristiano Resende

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola isso dos neons serem comida de escalres nao é bem assim!

Ha 2 anos que tenho neons e escalares no mesmo aqua...

Cresceram juntos

os nens ue compraste acho que eram poucos... eu comprei 20 de uma assentada

Devias era plantar o mais possivel o teu aquario pois as plantas ajudam bastante tanto a limpar a agua como a servir de refugio a peixes menores.

Boa sorte

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

À dois anos atrás, tinha registado neste fórum com dúvidas sobre o meu novo aqua... e dos seus escalares!

 

Os escalares foram morrendo, e eu tinha vindo a substituir à medida que iam morrendo... até que chegou uma altura à cerca de 6 meses que fui ficando com dois que se tornaram em verdadeiras máquinas assassinas de limpa fundos ou limpa vidros...

 

Hoje peguei nos meus últimos dois escalares e ofereci-os ao meu irmão que tinha o seu aqua vazio...

 

E tratei de povoar o meu aqua com néons e guppies!

Cristiano Resende

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Voltaste a cometer um erro. :D

Neons e guppys são peixes de necessidades diferentes em relação à água. Os Neons são peixes de água ácida, enquanto os guppys são de água alcalina. Era preferivel juntares apenas peixes com as mesmas necessidades...

banner_Aquazine_edicao2Disponivel.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Voltaste a cometer um erro.  :wink:  

Neons e guppys são peixes de necessidades diferentes em relação à água. Os Neons são peixes de água ácida, enquanto os guppys são de água alcalina. Era preferivel juntares apenas peixes com as mesmas necessidades...

 

Em outro tópico noutro sub-fórum deste fórum dizeram-me forunistas que já tiveram experiencias em aquas com estas duas espécies de peixes.

 

No que respeita ao ph da água mantenho-o com um ph entre o 6,5 e o 7!

Cristiano Resende

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Voltaste a cometer um erro.  ;)  

Neons e guppys são peixes de necessidades diferentes em relação à água. Os Neons são peixes de água ácida, enquanto os guppys são de água alcalina. Era preferivel juntares apenas peixes com as mesmas necessidades...

 

Em outro tópico noutro sub-fórum deste fórum dizeram-me forunistas que já tiveram experiencias em aquas com estas duas espécies de peixes.

 

No que respeita ao ph da água mantenho-o com um ph entre o 6,5 e o 7!

 

Logicamente que é possivel. Até teres Guppys e Discos é possivel. Mas não é o ideal.

Para um guppy o ideal é:

Temperatura: De 25°C a 30°C. De preferência 27°C.

Água: pH 7.0 a 7.2. dH 8.

Para um néon:

Temperatura: De 26°C a 29°C. De preferência 28°C.

Água: pH 6.4 a 6.6. dH 6.

 

O PH do teu aquá está longe de ser o ideal para um guppy...

banner_Aquazine_edicao2Disponivel.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com um Ph de 7 nem uns nem outros se sentem confortável !

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que mais me preocupa, é aqui o nosso camarada ter-se registado à 2 anos atrás, desapareceu e voltou agora. Que aconteceu neste lapso de tempo? Emigrou, viajou, chateou-se com alguma coisa aqui no forum??? :D

Mas pelo menos voltou, quantos mais formos, mais fortes ficamos. :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que mais me preocupa, é aqui o nosso camarada ter-se registado à 2 anos atrás, desapareceu e voltou agora. Que aconteceu neste lapso de tempo? Emigrou, viajou, chateou-se com alguma coisa aqui no forum??? 8)  

Mas pelo menos voltou, quantos mais formos, mais fortes ficamos. :lol:

 

Não me chateei com ninguém no fórum, o meu desaparecimento deveu-se por ter ficado durante bastante tempo sem net e sem pc, não emigrei nem viajei...

 

O meu aqua que tinha bastantes escalares ficou com apenas dois "assassinos" e sempre que colocava escalares, coridoras, ou outras espécies de peixes, eles acabavam por desaparecer...

 

Estive durante bastante tempo desinteressado pelos aquas e fui mantendo aqueles dois escalares apenas para manter...

 

Quando morreram os escalares ao meu irmão, olhei para o meu aqua e pensei "não é tarde nem é cedo para me livrar de vocês"...

 

Limpei o meu aqua, comprei 3 plantas, guppies e néons e toca a meter o aqua mais bonito. Fiz pesquisa no "google" e vi que o fórum ainda existia...

 

Fiz o login para verificar se o meu registo ainda se encontrava activo e estava mesmo...

 

E agora apareci para não mais sair!

 

Ah! Dos néons que tinha comprado já só tenho um, acho-os muito frágeis, e os meus guppies novos já deram alvins...

Cristiano Resende

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neons frágeis????

Só se os compraste doentes! Tenho 10 à alguns meses, a conviverem com ramirezis, corydoras e colisas. E olha que a femea ramirezi diverte-se a andar atrás deles, já deviam ter morrido de stress.

Tive um betta lá que lhes começou a fazer a vida negra, quando se passou da cabeça e eles nada.

Até os acho bastante resistentes. Comprei-os ainda pequeninos, tão gente grande agora! :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha os teus escalares limparam lhes os sebo lol :oops:

pois os meus fizeram o mesmo aos meus cardinais, aqueles que lhes cabiam na boca pois os maiores lá estam, sabes os escalares na natureza são predadores dos pequenos neons e dos cardinais equanto pequenos(cardinais e neons) pois são como um banquete, tenta separa los pois corres o risco de ficares sem nunhum neon, isto por experiencia propria , os escalares são atrevidos e tudoo o que se mexa pode ser ou nao um regalo para os seus olhos(olha lá vai um banquete a passar deixame agarra lo )lolol naõ juntes peixes pequenos com escalares senao vais te arrepender

 

Joao

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais