CO2= Plantas Saudaveis


Just_me

Recommended Posts

Ultimamente sempre que vejo um tópico sobre plantas aparece a seguinte frase:

 

Precisas de boa iluminação, nutrientes e injector de CO2!

 

Boa iluminação percebe-se se bem que depende das plantas e está amplamente discutido na minha opinião.

 

Nutrientes...bem elas precisam de nutrientes para realizar a fotossintese...e para o seu crescimento, na natureza as plantas que crescem são as que se adaptam aos nutrientes e luz existente no local...no nosso aquario nao queremos ter menos limitações na escolha!

 

Injector de CO2- Será que é mesmo preciso? será que as plantas na natureza vivem em ambientes com concentrações de CO2 dissolvido elevadas?

Será que para a maioria dos aquariofilistas sem conhecimento das plantas acelarar o crescimento sem saber o que fazer no que toca aos diferentes nutrientes é uma boa opção no cuidado das plantas e do aquario?

Não estamos tambem a criar um ambiente em que podas regulares são mais necessárias, o tempo que se consome é maior, e portanto a taxa de "fartamento" seja maior?

Não será melhor aconselhar espécies nao muito exigentes e dizer, tambem há estas, mas dao mais trabalho, exigem CO2 e um controlo mais apertado de nutrientes e poda regular...

 

Por ultimo mas devem existir mais...

É preciso injecção num aquário com peixes? ou com agitação superficial? Eu e provavelmente muitas outras pessoas mantem plantas das mais variadas em boas condições e com crescimento aceitavel sem a injecção de CO2, afinal já temos as bactérias desnitrificantes que respiram, os peixes que respiram, as plantas que à noite respiram...a injecção de CO2 gasoso na natureza não é muito elevada e são tudo processos biologicos semelhantes a este...

 

Penso que a indicação dos 3 elementos fundamentais para boas plantas incluir um injector de CO2 é um disparate e faz as pessoas pensarem que "sem CO2 nunca vao ter plantas bonitas", que "é por causa de não ter CO2 que as plantas estão como estão", etc

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá,

 

tou a perceber e axo k tens razão! até pk se tiveres um ph abaixo dos 7.5 tens co2 na agua mesmo sem "injectares", nesse valore quase ja não existe consentração de co2 mas se tiveres um ph 6,5 já tens uma boa quantidade de co2. o optimo era ter um aparelho k medisse o ph e o ajustasse com quantidades controladas de co2, assim tinhamos sempre um equilibrio! mas qundo não se tem dinheiro sujeitamo-nos ao k há, co2 caseiro :idea:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Só uma pequena achega, não esquecer que a natureza tem a sua forma de actuar e como tal. Cursos de água, Lagos e lagoas não são aquarios de vidro.

 

Ou seja, poderão existir no local onde existem as ditas plantas que necessitam injecção de CO2, outras fontes de CO2 que não a respiração de bactérias, microorganismos, peixes e plantas. Para já estou a lembrar-me que em zonas vulcânicas, poderão existir libertações gasosas de co2 :roll: , tb poderão existir reacções quimicas que produzam CO2 :idea: .

 

Penso que o CO2 só pretende criar as concentrações de CO2 necessárias a determinadas especias ditas dificeis, ou seja recriar provavelmente as condições que têm na natureza.

 

Claro que injecções excessivas originarão um desequilibrio, e as especies que não necessitam dele em altas concentrações irão crescer desmesuradamente.

 

Não falo com conhecimento cientifico sobre a matéria pois não efectuei nenhuma pesquisa para poder afirma-lo, mas é só mais uma opinião.

 

Abraço

João

Aqui é preciso Guelras pra respirar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Eu acho o injector de Co2 insencial a 100%! Na água existe uma baixa percentagem de Co2. As plantas durante o fotoperiodo necessitam de absorver esse Co2, para libertarem O2. Para se saber que a fotossintese está a ser efectuada em condições, tem de se observar o "pearling" nas plantas. É a ocorrencia de O2 nas folhas das plantas.

 

Eu sem injector de Co2 não observo absolutamente nada, ou seja a fotossintese está a ser realizada com pouco sucesso. Se existe uma boa iluminação, só pode estar a falhar a presença de Co2 na água.

 

Eu noto bem a diferença no meu aquário se utilizar ou não injector de Co2.

 

Fiquem bem.

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade que é dispensável a injecção de CO2, acontece é que a maioria das pessoas não planeia o aquário, compra as plantas porque acha piada ou porque viu na net e realmente era bonita. É verdade que se fala muito da questão do CO2, mas por outro lado fala-se pouco do que é um aquário hi-tech. Ter um aquário hi-tech quer dizer o mesmo que ter mais de um W por litro e injecção de CO2, muita gente opta por um misto disto ou porque não investe numa iluminação apropriada ou porque realmente não necessita de CO2 mas usa-o porque pensa que está a faltar.

 

Quando dizem que existe co2 na água, quando se tem o ph 6,5, ok, quanto tempo pensam que o ph se vai manter assim sem a injecção de CO2, e quanto tempo as plantas vão precisar para o consumir se tiverem mais de 1W por litro. Eu diria muito pouco, o ph rapidamente iria subir e as plantas iriam resentir-se disso porque não vão assimilar nada por faltar esse factor. E quem pode ganhar com isso, as algas.

 

A verdade é a seguinte, se não temos luz em quantidade estamos limitados na escolha de certas especies de plantas. Logo menos luz menos fotossintese e a injecção de CO2 pode ser dispensada. O caso muda de figura se temos muita luz, como disse e bem o Just_me “precisas de boa luz, nutrientas e injector de CO2”, isto porque estes factores se relacionam.

 

Também acho um disparate pensar que todas as plantas são iguais, é claro que alguma, poucas, passam bem sem CO2 e ficam bonitas mas a maioria sem este elemento tem um crescimento comprometido.

 

Na natureza muitas das plantas que mantemos no aquário não estão sequer perto umas das outras, além disso muitas delas são plantas anfibias que passam só por fazes de emersão bastante curtos, a juntar a isso tb se reproduzem, coisa que raramente fazem no nosso aqua senão por foma vegetativa.

 

Eu diria que se tem muita luz então vão precisar de injectar, se tem pouca é perfeitamente dispensável.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

whow...perem la...apanhei ai qualquer coisa que não percebi...existe mais quantidade de Co2 em aguas acidas(ph6 a 7) do que em neutras ou alcalinas?

 

Como funciona isso, alguem me pode explicar? Eu n tenho injector de CO2, mas estou pensar fazer um caseiro, o meu ph tem andado sempre nos 6.5, será que com a adição de CO2 o ph ainda baixaria mais?

 

:D

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Zanito,

 

Sim em principio o Ph tenderá a descer. Se procurares existem varios posts onde explicam a relação do CO2 e PH.

 

Podes começar por este mas existem outros

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...9&highlight=co2

 

Abraço João

Aqui é preciso Guelras pra respirar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(damn, já é a 3ª vez que vou escrever isto... dá-me sempre invalid session no fim...não odeiam quando isso acontece? :smilecolros: )

 

guelra, concordo que existem outras formas de injecção de CO2 na água na natureza e até que possa existir 1 ou 2 plantas provenientes de locais onde isto aconteça. mas essas zonas geram água "das pedras" que não é assim tão comum como isso...e basta existirem agitações superficiais para o nivel de CO2 nunca subir muito.

 

minidiogo, tenho de discordar com as tuass afirmações:

 

Para se saber que a fotossintese está a ser efectuada em condições, tem de se observar o "pearling" nas plantas
Eu sem injector de Co2 não observo absolutamente nada, ou seja a fotossintese está a ser realizada com pouco sucesso

 

isto está errado...observas pearling por teres uma água que ja está no nivel máximo de dissolução de oxigénio para a temperatura dada e portanto as microbolhas que se formam nos canais das plantas não se dissolvem na água e ficam agarradas por tensão superficial e crescendo à medida que a planta faz fotossintese até a impulsão vencer a tensão superficial e a bolha de oxigénio se soltar.

 

As plantas podem ter o mesmo nivel de fotossintese sem se observar pearling simplesmente por o oxigénio ser consumido...por exemplo.

 

sergioveterano:

 

concordo com o nao planeamento dos aquarios, eu proprio vou planeando à medida que vou andando e vendo novas coisas...

 

No entanto ter CO2 +- constante na água com ph +- constante é possivel e por mim até mais fácil apenas com aeração/agitação do que com injecção de CO2. porque a aeração/agitação tanto resolve CO2 e O2 a mais como a menos...e o CO2 nunca desce demasiado...

 

Concordo tambem que injecção de CO2 sem luz suficiente ou em excesso para a luz que se tem é desnecessária, não concordo totalmente com o: se tens boa luz precisas de injecção de CO2.

 

Claro que nem todas as plantas são iguais e todas elas precisam obviamente de CO2 para a fotossintese a não ser que apanhem o carbono de outro lado...mas não me parece...mas isto é diferente de "precisarem de injecção de CO2" ai acho que muito poucas ou até mesmo nenhuma o precisa para estar bonita e a crescer sem problemas.

Sei no entanto que as anfibias estao habituadas aos niveis de CO2 da atmosfera que são bem mais elevados que os da água.

 

zanito: pH, KH e CO2 dissolvido estão relacionados...existem várias coisas no forum e tabelas pela internet sobre isso....como disse o guelra...!

 

 

Finalmente mais uma acha para a discussão!

 

analisemos estes dois/tres casos :

 

1-Aquario plantado e com peixes com aeração/agitação superficial

 

Tanto durante o dia como durante a noite, o CO2 e O2 estão em constantes trocas gasosas com a atmosfera estabelecendo-se equilibrios muito próximos, ou seja os valores nãp variam muito e não estão muito longe aos observados em "apenas " água com aeração....claro que de dia se tivermos muitas plantas o O2 vai ser ligeiramente mais , o CO2 ligeiramente menos e de noite ao contrário...mas conseguimos sempre um equilibrio.

 

2-Aquário com injecção de CO2 sem aeração/agitação superficial

 

Durante o dia os niveis de CO2 estão bastante altos mas existe algum consumo pelas plantas (pode-se regular este equilibrio regulando as misturas de DYI ou da abertura da garrafa de CO2) o O2 aumenta bastante apesar do consumo das bacterias do filtro, dos peixes e a da respiração das plantas, observando-se mesmo o pearling o que indica saturação em O2.

 

De noite CO2 goes skyhigh pois não existe consumo pelas plantas e a injecção continua (pelo menos em DIY) pH drop...O2 diminui pois não existe produção e continuamos com o consumo das bacterias do filtro, dos peixes e a da respiração das plantas.

 

Claro que a parte da noite pode ser aliviada com aeração forçada quando as luzes se desligam e de noite os valores de CO2 e O2 vao para os valores da atmosfera...verifica-se um aumento do pH no entanto ao longo da noite.

 

ou seja:

1-com injecção de CO" vamos ter variações do dia para a noite dos valores de CO2, O2 e pH mudanças essas muito mais acentuadas do que na natureza e até que ponto esejadas num sistema estável?

 

2- Será que a saturação de O2 durante o dia não é de algum modo prejudicial para os peixes? saturação de O2 para nós é bastante tóxico podendo levar à morte e em quantidades menores ter efeitos nefastos sobre a saude.

 

3- Variação de O2 do dia para a noite é stressante para o sistema respiratório... (dou-vos o exemplo dos estágios em altitude que se faz no desporto)

 

There... (desta vez fiz copy do texto para me livrar do invalid session ... 3 vezes o mesmo erro já seria demais...até para mim!)

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá quando começei nesta coisa dos aquários, ouve um tipo numa loja que me disse que adubava as plantas dele apenas com água da torneira.

 

Será que as tinha num vaso?

 

Uma coisa é certa não sei que plantas ele falava, como não sei que plantas referes no exemplo que dás. O que sei é que CO2 a mais, é prjudicial para tudo o que está dentro do aquário, o valor deverá estás entre os 25 e os 30ppm como níveis optimos.

 

Podes ter este valor sem ter injecção, sim. Mas mantê-lo com muitas plantas, humm. :smilecolros: não acredito.

Ainda assim não é fácil ter estes valores, com injecção quanto mais sem nada.

 

Uma das formas de ter bastante co2 é teres muita matéria orgânica em decomposição no aquário, isto ligado a pouca luz, claro. Como acontece no amazonas em que os níveis de o2 são muito baixos.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hum...eu so pedi q me explicassem se possível, como é que em águas acidas existe maior quantidade de Co2 que em aguas neutras ou alcalinas (sem presença de um injector CO2)

 

cheers

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ZANITO, quanto a essa informação, posso-te dizer que, num processo um pouco complicado, o CO2, em contacto com o H2O, forma ácido carbónico.

o pH, não tem directamente que ver com o CO2, pois se adicionares, por exemplo HCl ao aquário, o pH vais descer, e não é por isso que a concentração de CO2 vai ser superior.

abraçois!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que é que acontece quando existe luz suficiente num aquário para as plantas realizarem a fotossíntese, mas não existe um nível de dióxido de carbono na água capaz de satisfazer essa necessidade?

As plantas recorrem a outro método para obterem carbono…”agarram-se” aos iões de carbonato e de bicarbonato, e a dureza em carbonatos ( aquilo que nós conhecemos por KH), essencial na estabilidade do PH (o chamado efeito “tampão” ou "buffer"), vem por aí abaixo, causando variações drásticas no valor de PH.

Portanto carregar com luz um aquário de plantas, sem lhe injectar C02 é a mesma coisa que adicionar C02 a um aquário sem controlar a dureza em carbonatos. O efeito é o mesmo : variações no PH e as consequências que dai advêm para todos os habitantes do aquário.

 

A conclusão a que eu chego é que a grande questão está no equilíbrio.

Na natureza a complexidade de processos biológicos é tão grande e tão diversa, que no caso das plantas aquáticas elas aprenderam a assimilar dióxido de carbono das mais diversas maneiras. Nos nossos aquários elas estão limitadas, não estranhando por isso que o tenhamos que fornecer se queremos procurar nelas aquela beleza e mistério que nos atrai tanto.

 

Controlar o valor de KH nos nossos aquários é relativamente fácil através da utilização de bicarbonato de sódio. Eu próprio mantenho este valor sempre acima ou igual a 4dh, e nunca superior a 5dh.

Só para garantir o mínimo de flutuações de PH possíveis. Quando aconselho a utilização de C02 num aquário esta é sempre a minha principal preocupação, já que maioria das pessoas desconhece a influência que a utilização de C02 tem sobre a acidificação da água.

Outra coisa muito importante que costumo dizer a quem se quer aventurar nos plantados é que a primeira coisa que devem fazer é procurar informação sobre o assunto, e existe tanta informação disponível hoje em dia. Há coisas que se aprendem só com a prática, mas existem alguns conceitos básicos e importantes a adquirir antes de começar um plantado com muita luz e C02.

 

Têm que se fazer opções.

Quem não quer ter muito trabalho com podas, etc, monta um plantado com espécies de crescimento lento como é o caso da maioria das cryptocorynes e das anúbias… pode usar menos luz e menos C02, ou não usa C02.

Quem quiser ter muito trabalho e adorar as podas e o resto, como é o meu caso, usa muita luz, muito C02 e nutrientes qb. O resto são horas infindáveis de prazer…e de trabalho.

 

O oxigénio e o carbono são os dois mais importantes pilares na vida de qualquer organismo, e por isso a injecção de C02 que nós fazemos para dentro dos nossos aquários é perfeitamente natural e ESSENCIAL, para quem quer manter plantas saudáveis e um aquário livre de algas. Não há maneira de fugir.

Um aquário plantado com injecção de C02 e perfeitamente balanceado, é um aquário saudável, com valores de nitratos e fosfatos a zero, com níveis de saturação de oxigénio na casa dos 110%, sem a necessidade de usar qualquer tipo de resina química no filtro, sem cuidados especiais na filtração…quase auto-suficiente não fosse ser um sistema fechado.

 

Portanto perdoem-me quem discorda, mas para mim C02 é sinónimo de plantas saudáveis. E elas até agradecem.

À famosa trilogia LUZ-C02-NUTRIENTES eu vou passar a acrescentar outra coisa:

MOVIMENTO.

 

Cumprimentos,

 

Rui Alves

tropica-logo.jpgleft_menu_btn_76.jpgmarcas_home.gif
LOJA ONLINE AQUAEDEN
http://www.aquaeden-shop.net

LOJA FÍSICA AQUAEDEN
Morada: Rua Eng. Rui Nogueira Simões, Lt.4, Loja B
Malveira (em frente das Trouxas da Malveira)
Telemóvel:963551737/925152246/937094319
Telefone fixo: 212407737
http://www.facebook.com/aquaedenshop

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei da resposta, nao sabia que elas se atiravam aos ioes carbonato, se bem que por acaso no meu aquario de momento o KH está nos 4dH e o pH nos 6,5 com espécies como por exemplo a lilaleopsis neo-zelandensis ou riccia submersa e presa a pedras com iluminação inferior a 1W/L de fluorescentes compactas daylight, sem injecção de CO2 mas com aeração e tudo se parece desenvolver bem, se bem que os nitratos não andam nos 0 e fosfatos não controlo.

 

Tenho de dizer que tambem tenho espécies menos exigentes como as hygrophilas diformis e polisperma a desenvolverem-se demasiado bem e portanto a fazerem o controlo dos nitratos e sinceramente não tenho tempo suficiente para as podas a que elas me obrigam...se bem que já pensei em troca-las...

 

Digo tudo isto mas estou a pensar melhorar a iluminação...meter um CO2 DIY, etc... acho é que o trio nutrientes, iluminação, injecção de CO2 não deve ser o standard para um iniciante que apenas quer manter algumas plantas e por isso não deve ser anunciado como requisito minimo! esta foi a minha principal motivação para escrever isto....

 

Quanto à saturação de O2 e efeitos sobre a fauna gostava de ouvir opiniões de pessoas com conhecimentos de veterinária e sabemos que eles andam por ai :arrow: e dispostos a ajudar!

 

Mas sempre gostei de discussoes saudáveis e penso que são necessárias para melhorar os conhecimentos do hobbie! E sinceramente...não estão a ficar saturados de responder as mesmas perguntas todos os dias :arrow: :arrow:

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OI

 

Just:

já temos as bactérias desnitrificantes que respiram, os peixes que respiram, as plantas que à noite respiram...
já temos as bactérias desnitrificantes que respiram, os peixes que respiram, as plantas que respiram... (de dia e de noite) :D

 

Ram:

Um aquário ... não fosse ser um sistema fechado.

hum... então um aqua não é um sistema aberto ???!!!

 

Just:

Quanto à saturação de O2 e efeitos sobre a fauna gostava de ouvir opiniões

As trocas gasosas ocorrem por difusão simples, dos meios de > concentração para os meios de < concentração.

No caso do CO2 em excesso, se este atingir uma concentração na água superior à que existe no sangue dos peixes, deixa de ser eliminado e os bichos morrem por acidose.

No caso do O2, não estou a ver como é que a água saturada neste gás afecta os peixes, pois ele "entrará" apenas até à saturação da hemoglobina.

:wink:

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

 

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto às plantas...sei...claro que respiram de dia e foi estupidez minha colocar aquilo assim...em boas condições produzem é mais O2 na fotossintese do que consomem na respiração.Gracias pela correcção!

 

quanto à difusão concordo...Quanto ao CO2 fiquei informado e não sabia, e faz todo o sentido...

 

Agora quanto ao O2 não concordo...senão porque é que O2 a 100% é mortal? e em concentrações muito elevadas também?

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não...não me lembro qual é o gás...hélio?....sei que está muito longe dos 100%. é Hélio...

 

http://www.wkpp.org/gases.htm

 

Na atmosfera hoje em dia oxigénio é aproximadamente 21%

 

e cá está...pelo menos nos humanos!

 

http://www.divefortyoung.com/oxygentoxicity.html

 

Agora falta saber nos peixes!

 

Ainda vou ver o pearling a ser considerado um desiquilibrio dos maus no aquário! :D (joking)

 

Pedro Alves

 

Edição: Quando disse Hélio estava-me a referir ao gás que é misturado com oxigénio para profundidades elevadas.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, vou aproveitar para me juntar a tão animada e inteligente troca de ideias, é bom passar os olhos por um tópico destes para variar.

 

Antes demais gostava de dizer ao Luis Queiroga que isto de adivinhar exactamente o que um gajo ia escrever tem que acabar :D, na primeira intervenção atacou exactamente os três pontos que eu ia comentar e ainda por cima deu a mesma resposta que eu ia dar :D que descaramento... tás lá :lol:

 

Acrescentaria somente que o problema do oxigénio é ser um radical livre e que como tal e ao contrário do que se costuma pensar é um dos elementos mais "venenosos" ao tecido vivo, usa-mo-lo controladamente na respiração como reagente para retirar a energia do nosso sustento, no entanto o seu contacto com as células do nosso corpo é tudo menos bom, os nossos alvéluos pulmonares aguentam-se com as concentrações da atmosfera (e até com mais) mas respirar oxigénio a 100% irnos-ia oxidar, queimar, apodrecer, como lhe quiserem chamar os pulmões por dentro.

No entanto estão-se a esquecer de um detalhe muito importante, água saturada de oxigénio nada tem a haver com ogigénio a 100% (!) o equivalente para um peixe ao ser humano respirar oxigénio a 100% seria mergulhar em oxigénio líquido :(

Portanto embora estejamos a falar de água saturada de oxigénio isto nada tem a haver com contacto com oxigénio a 100% nem nada que se pareça.

Pessoalmente creio que basta ver o comportamento dos peixes num aquário onde haja pearling para se constatar na prática que essa condição não os prejudica.

 

4dH e o pH nos 6,5

Esse par de valores indicariam uma concentração de CO2 dissolvido de cerca de 50mg/l, muito acima dos valores atingidos com trocas gasosas tão acentuadas. Tens concerteza uma fonte de ácido alternativa no teu aquário, talvês um tronco ou turfa?

 

Mas sempre gostei de discussoes saudáveis e penso que são necessárias para melhorar os conhecimentos do hobbie! E sinceramente...não estão a ficar saturados de responder as mesmas perguntas todos os dias

Amén :roll:

 

Abraços,

Pedro

 

mmm... Ctrl+A, Ctrl+C... submit 8)

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Ola a todos

Gostaria de saber a receita de CO2 caseiro e como funciona, se não é perigoso, e como colocar a quantidade certa num aqua de 96L?

 

Cumprimentos pessoal :P

 

Ps: Deixa-me só dizer-te uma coisa Luis Queiroga, adorei os teus aquas ao vivo e a cores, estão lindos!! :?:):?

Cuidem-se (peixes)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostaria de saber a receita de CO2 caseiro e como funciona

 

Deixo o link para uma receita acompanhada de instruções e fotos, bastante fácil de realizar e sobretudo barata:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=10394

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja reli este tópico mais uma vez e.....possa onde é que vocês aprendem isto tudo ? Voccês parece q respiram disto. Até fico parvo com tanta sabedoria, espectáculo mesmo...

 

:wink:

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 anos depois...
olá,

 

tou a perceber e axo k tens razão! até pk se tiveres um ph abaixo dos 7.5 tens co2 na agua mesmo sem "injectares", nesse valore quase ja não existe consentração de co2 mas se tiveres um ph 6,5 já tens uma boa quantidade de co2. o optimo era ter um aparelho k medisse o ph e o ajustasse com quantidades controladas de co2, assim tinhamos sempre um equilibrio! mas qundo não se tem dinheiro sujeitamo-nos ao k há, co2 caseiro :D

epá parece-me que dizeres que ph de 6,5 revela ja uma boa quantidade de c02 presente na agua não é totalmente certo. o kh é diretamente proporcional á quantidade de carbonatos na agua , o ph tem a ver com as diferentes concetrações em equilibrio acido-base , mais acido , menos base e vice-versa , varios acidos podem mudar o ph e logo não é seguro dizer que tera muito C02 por ter o ph baixo. um ph baixo pode indiciar uma maior presença de acido carbonico na quimica

da agua , mas não é certo , o acido cloridico tambem o pode baixar e na falta de sodio na agua é o que acontece ,

Mas corrijam-me se estiver errado pois todos estamos ca para aprender ...

Cumprimentos Filipe Cruz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais