Iguana Verde bebé


Elle

Recommended Posts

Boas!

Iniciei me agora com uma iguana bebé.Mas a verdade é que sei muito pouco sobre este animal.

Gostaria que me ajudassem...Fiz uma busca no google e li que elas são absolutamente vegetarianas,mas em alguns sites aparece também a informação de que quando pequenas também comem insectos...é verdade?

Se sim que insectos lhe posso dar? Grilos,moscas,gafanhotos e afins?Tenho de os comprar ou posso dar-lhe o que apanhar no quintal?

Ouvi dizer que através da coloração daquela bolinha que elas têm no pescoço se conseguia saber o "estado de espírito",é verdade?

Se sim expliquem me as diferenças por favor...

E para saber o sexo?

Já agora que tipo de plantas posso colocar no terrário?

Desculpem tantas dúvidas...mas não acho credível a informação que nos dão na maioria das lojas dos animais...lá os animais nunca dão problemas e é tudo muito fácil...

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não leves a mal, mas na minha opinião não se devia adquirir um animal, seja ele qual for, não sabendo minimamente algo sobre ele, de qualquer das formas li por alto um site na arcadenoe da sapo, e achei o artigo interessante :D

 

 

http://arcadenoe.sapo.pt/raca/iguana_verde/122

Cumprimentos,

Ricardo A. Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não leves a mal, mas na minha opinião não se devia adquirir um animal, seja ele qual for, não sabendo minimamente algo sobre ele, de qualquer das formas li por alto um site na arcadenoe da sapo, e achei o artigo interessante ;)

 

 

http://arcadenoe.sapo.pt/raca/iguana_verde/122

 

Eu sei alguma coisa sobre este animal...mas muito pouco...sei que são estritamente vegetarianos e que necessitam de certos cuidados (luz própria,humidade).

Mas agora que tenho uma preciso mais informação...por isso se me pudessem ajudar agradecia...

Quanto ao link referido já fiz pesquisa nesse site,bem como em muitos outros,mas gostaria de informação mais detalhada,mais completa,mais "vivida",de alguém que tivesse experiencia pessoal.

Obrigada! e conto convosco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei alguma coisa sobre este animal...mas muito pouco...sei que são estritamente vegetarianos e que necessitam de certos cuidados (luz própria,humidade).

Mas agora que tenho uma preciso mais informação...por isso se me pudessem ajudar agradecia...

Quanto ao link referido já fiz pesquisa nesse site,bem como em muitos outros,mas gostaria de informação mais detalhada,mais completa,mais "vivida",de alguém que tivesse experiencia pessoal.

Obrigada! e conto convosco.

 

 

O post que o Ricardo fez e o link que te indicou diz tudo, para mais detalhes vê no forum do link.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum...Obrigada a todos de qualquer maneira.

O que anda nos sites sobre estes bichinhos eu já li tudo...

Esperava que alguém que tivesse um bichinho destes me relatásse a sua experiencia pessoal.

De qualquer maneira obrigada a todos,pensei que uma vez que estou na secção de anfíbios e répteis alguém com experiencia me ajudásse realmente...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum...Obrigada a todos de qualquer maneira.

O que anda nos sites sobre estes bichinhos eu já li tudo...

Esperava que alguém que tivesse um bichinho destes me relatásse a sua experiencia pessoal.

De qualquer maneira obrigada a todos,pensei que uma vez que estou na secção de anfíbios e répteis alguém com experiencia me ajudásse realmente...

No fórum que eu te dei, há 2 users (Korbe e Native) que tê iguanas, podes sempre perguntar-lhes a eles como é..

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No fórum que eu te dei, há 2 users (Korbe e Native) que tê iguanas, podes sempre perguntar-lhes a eles como é..

 

 

Obrigada!!!

Já me registei nesse forum e é com pena que encontro tão pouca informação sobre este bichinho que é tão comercializado...

Obrigada a todos pela atenção!

As questões básicas encontro em todo o lado,mas gostava mesmo de informação mais detalhada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada!!!

Já me registei nesse forum e é com pena que encontro tão pouca informação sobre este bichinho que é tão comercializado...

Obrigada a todos pela atenção!

As questões básicas encontro em todo o lado,mas gostava mesmo de informação mais detalhada.

É como te digo.

Nesse fórum vais lá e perguntas que de certeza esses dois te vão responder.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Parabens pela aquisiçao. Podes mandar mp com as duvidas que tiveres. Vou tentar responder. Ja tive uma durante 13 anos, depois tive de a dar pois fui estudar para Coimbra. Na altura que eu tive a minha ainda havia menos informaçao sobre elas, tudo que sei aprendi com visitas semanais ao Jardim Zoologico, falar com os tratadores delas e com um dono de uma loja em Lisboa que se especializou em Repteis e Amfibios. Não é dificil, basta gosto, paciencia e bastante espaço. O terrario da minha tinha 1.8m de altura por 2m de largo por 1m de fundo, mas eu tinha uma sala em casa so para ela. Fui eu que construi o terraio na altura e ficou bastante barato. Se precisares de alguma coisa diz.

 

CV

A aquariofilia é uma arte milenar, cuja finalidade não pode ser outra além de proporcionar o bem estar da pessoa através de sua prática dentro dos padrões do respeito, zelo e amor pelos seres da natureza

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

questoes sobre iguanas ...

 

as iguanas sao vegetarianas ? ... errado !!!

em crescimento presisam de proteinas ,na natureza em pequenas sao omnivoras , podendo ate comer ovos de passaros,passaros bebes e varios insectos vivos ou mortos, á medida que crescem isto diminui , aumentando frutas e verduras na dieta.

se puderes da-lhe grilos , daqueles que se compram para tarantulas ou escorpioes. mas o melhor mesmo é comprares comida propria para iguanas. encontras a venda em casas da especialidade. nao limites a alimentaçao a alface e fruta, estas devem ser o suplemento e nao a alimentaçao base.

a principal causa de morte em cativeiro é uma alimentaçao deficiente ( devido ao mito de serem vegetarianas )

a comida é em forma de granulado e tem tudo o que elas precisam. se no inicio nao comer o granulado , desfia alface e pica pedacinhos de fruta e mistara bem com um pouco de granulado , e vais aumentando o granulado , ate ela se habituar.

e se fores de ferias uns dias é optimo ter granulado. sem problema.

deveras tambem de vez emquando adicionar calcio a comida , é em pó , polvilha-se a comida fruta ou alface , tipo meia colher de cafe a cada 15 dias , encontras calcio para repteis nas casas da especialidade. e tem as indicaçoes , o meu era assim a dosagem , agora poderá ser diferente.

eu tive iguanas durante anos , a minha 1º so sobreviveu pk era mesmo muito resistente. a 15 anos atras , nao havia informaçao nenhuma sobre elas , nem foruns , nem livros nem internet , nem comida propria , nem contacto de outras pessoas que tivessem iguanas , era so pela experiencia, e salve-se quem puder.

o terrario deve ter o aquecimento num lado , sendo o lado oposto mais frio 1 ou 2 graus , a iguana podera assim escolher a temperatura adquada.

ter sempre agua limpa. é raro elas beberem agua , mas alimentadas com granulado bebem mais ,e agua deve estar sempre disponivel.

ter plantas artificiais ( verdadeiras a iguana come e podem ser toxicas para elas ) no terrario , da um ar simpatico ao espaço e a iguana sente-se em casa e protegida.

ter uns troncos para que ela possa trepar , elas fazem isso na natureza , é saudavel e fazem exercicio.

pessoalmente desanconselho pedras de aquecimento , elas tendem a estar deitadas na pedra muito tempo e , ganham um genero de calos na barriga , fica feio e pode originar infecçoes.

aconselho a lampada ou cabo de aquecimento , mantem a temperatura no terrario , sem ter contacto fisico com a iguana.

devera tambem ter uma lampada de UV , nao aquece , apenas simula os raios solares , tal como nós precisamos de sol , elas tambem , nao é so questao da temperatura.

atençao lampada de UV nao é aquecimento !!!

 

espero ter ajudado em alguma coisa. qualquer coisa , pergunta ... :confused4:

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

questoes sobre iguanas ...

 

as iguanas sao vegetarianas ? ... errado !!!

em crescimento presisam de proteinas ,na natureza em pequenas sao omnivoras , podendo ate comer ovos de passaros,passaros bebes e varios insectos vivos ou mortos, á medida que crescem isto diminui , aumentando frutas e verduras na dieta.

se puderes da-lhe grilos , daqueles que se compram para tarantulas ou escorpioes. mas o melhor mesmo é comprares comida propria para iguanas. encontras a venda em casas da especialidade. nao limites a alimentaçao a alface e fruta, estas devem ser o suplemento e nao a alimentaçao base.

a principal causa de morte em cativeiro é uma alimentaçao deficiente ( devido ao mito de serem vegetarianas )

a comida é em forma de granulado e tem tudo o que elas precisam. se no inicio nao comer o granulado , desfia alface e pica pedacinhos de fruta e mistara bem com um pouco de granulado , e vais aumentando o granulado , ate ela se habituar.

e se fores de ferias uns dias é optimo ter granulado. sem problema.

deveras tambem de vez emquando adicionar calcio a comida , é em pó , polvilha-se a comida fruta ou alface , tipo meia colher de cafe a cada 15 dias , encontras calcio para repteis nas casas da especialidade. e tem as indicaçoes , o meu era assim a dosagem , agora poderá ser diferente.

eu tive iguanas durante anos , a minha 1º so sobreviveu pk era mesmo muito resistente. a 15 anos atras , nao havia informaçao nenhuma sobre elas , nem foruns , nem livros nem internet , nem comida propria , nem contacto de outras pessoas que tivessem iguanas , era so pela experiencia, e salve-se quem puder.

o terrario deve ter o aquecimento num lado , sendo o lado oposto mais frio 1 ou 2 graus , a iguana podera assim escolher a temperatura adquada.

ter sempre agua limpa. é raro elas beberem agua , mas alimentadas com granulado bebem mais ,e agua deve estar sempre disponivel.

ter plantas artificiais ( verdadeiras a iguana come e podem ser toxicas para elas ) no terrario , da um ar simpatico ao espaço e a iguana sente-se em casa e protegida.

ter uns troncos para que ela possa trepar , elas fazem isso na natureza , é saudavel e fazem exercicio.

pessoalmente desanconselho pedras de aquecimento , elas tendem a estar deitadas na pedra muito tempo e , ganham um genero de calos na barriga , fica feio e pode originar infecçoes.

aconselho a lampada ou cabo de aquecimento , mantem a temperatura no terrario , sem ter contacto fisico com a iguana.

devera tambem ter uma lampada de UV , nao aquece , apenas simula os raios solares , tal como nós precisamos de sol , elas tambem , nao é so questao da temperatura.

atençao lampada de UV nao é aquecimento !!!

 

espero ter ajudado em alguma coisa. qualquer coisa , pergunta ... :confused4:

 

boas..amigo sem te qerer estar a desmentir degote que tens ai muitas informações erradas!

1º as iguanas sao vegetarianas sim! na natureza é certo que comem bicharocos enquanto pequenas mas em cativeiro nao é preciso alias nem é aconcelhavel. elas na natureza tem um periodo de vida muito mais curto a proteina animal degenera o figado a longo prazo causando graves problemas.

deve-se dar apenas saladas frescas todos os dias e nunca dar alface.raçao so em caso de emergencia é a chamada 'comida de fim de semana'.

ha iguanas que bebem agua sim a minha é uma delas, mas no caso de nao beberem eh aconcelhavel dar alimentos ricos em agua.

aquecimento deve ser uma lampada de ceramica ligada a um termostato, nunca uma pedra de aqecimento qe pode provocar graves qeimaduras, e um cabo termico tb nao porqe as iguanas sao animais arboriculas ou seja recebem o calor de cima, o seu orgao receptor de calor localiza-se no lombo ou sejka na parte de cima do animal.

a uma temperatura media de 30º, e deve haver uma lampada UVB 5.0 ou 8.0.

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, vou ter de concordar com o post do Cristovao.

Alface provoca diarreia, que por sua vez desidrata a iguana. Ração não alimenta convenientememte, e elas são vegetarianas. A minha as vezes comia tenebria porque vivia com um dragão de agua e ele sim era carnivoro, como eu dava a comida aos dois ao mesmo tempo ela as vezes comia umas tenebrias por brincadeira. A lampada de aquecimento é o melhor, como o Cristovao disse e bem, as pedras e os cabos termicos sao para animais pricipalmente terrestres, como as cobras. Ás iguanas pode queimá-las.

 

Convém também ter um reservatorio de agua onde elas vao fazer as fezes e eventualmente mergulhar, eu tinha uma daquelas tartarugueiras de plastico, cheia de agua com umas gotas de vaselina liquida, ajuda na muda da pele.

 

 

CV

A aquariofilia é uma arte milenar, cuja finalidade não pode ser outra além de proporcionar o bem estar da pessoa através de sua prática dentro dos padrões do respeito, zelo e amor pelos seres da natureza

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, vou ter de concordar com o post do Cristovao.

Alface provoca diarreia, que por sua vez desidrata a iguana. Ração não alimenta convenientememte, e elas são vegetarianas. A minha as vezes comia tenebria porque vivia com um dragão de agua e ele sim era carnivoro, como eu dava a comida aos dois ao mesmo tempo ela as vezes comia umas tenebrias por brincadeira. A lampada de aquecimento é o melhor, como o Cristovao disse e bem, as pedras e os cabos termicos sao para animais pricipalmente terrestres, como as cobras. Ás iguanas pode queimá-las.

 

Convém também ter um reservatorio de agua onde elas vao fazer as fezes e eventualmente mergulhar, eu tinha uma daquelas tartarugueiras de plastico, cheia de agua com umas gotas de vaselina liquida, ajuda na muda da pele.

 

 

CV

nem mais :thumbdown2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

acho que nao me enganei em dizer que a alface nao devera ser a base da alimentaçao, voces confirmaram.

tambem nao me enganei em dizer que nao sao 100% vegetarianas , pois na natureza tambem nao o sao. "A minha as vezes comia tenebria " , e tambem "na natureza é certo que comem bicharocos" esta confirmado.

nao aconselho bifes 3 x ao dia , mas uns grilos de vez em quando na juventude é lhes bebefico, em adultas a necessidade de proteina diminui.

quanto ao granulado PARA IGUANAS , nao percebo porque nao é aconselhavel ... :P

mas concordo que se deve variar a alimentaçao e nao limita-la a isto ou aquilo.

tambem nao me enganei em dizer que desaconcelho pedras de aquecimento , "Ás iguanas pode queimá-las." esta confirmado.

os cabos de aquecimento se bem usados ( enterrados por baixo de um substrado , como devem estar sempre) é seguro para iguanas. alias eu referi que os sistemas de aquecimento nao deverao estar em contacto fisico com o animal. as pedras podem provocar queimaduras ( que eu tb ja tinha referido , os ditos calos na barriga )

quanto a lampada de aquecimento , fica a escolha do fregues o sistema de aquecimento ( ha muitos a venda no mercado ) que lhe convem mais. como a temperatura dentro do terrario é mais ou menos constante ,nao sei ate que ponto a origem do calor seja de cima , de baixo ou dos lados seja importante, pois o reptil ira ter a mesma temperatura do terrario. na natureza a temperatura varia em alguns graus conforme esteja ao sol ou a sombra , dia e noite, dai o principal sistema de recpçao de calor ser de facto nas costas ( a posiçao normal do sol é em cima ), nao invalidando o resto do corpo .

 

tambem referi que que com raçao elas bebem mais agua do que alimentadas com comida fresca , e em ambos os casos tambem disse que agua fresca deve estar sempre disponivel , esta confirmado. ( quanto ao banho , deve ser ao gosto de cada uma , a minha tinha banheira e eu nunca a vi dentro de agua ).

 

obrigado por confirmarem tudo o que eu ja tinha referido.

quanto ao limitarem a proteina , para aumentar o tempo de vida da iguana ( foi o que eu percebi ) por causa de nao sei o quê do figado, ja fica ao criterio de cada um. eu pessoalmente prefiro que os meus animais vivam bem, o tempo que viverem e de modo saudavel, e apesar de estarem em cativeiro que estejam o mais perto possivel das condiçoes naturais .

a mae natureza é que sabe.

Editado por labutes77

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"acho que nao me enganei em dizer que a alface nao devera ser a base da alimentaçao, voces confirmaram."

nem base nem nada, nao deve ser mesmo dada.

 

"tambem nao me enganei em dizer que nao sao 100% vegetarianas , pois na natureza tambem nao o sao. "A minha as vezes comia tenebria " , e tambem "na natureza é certo que comem bicharocos" esta confirmado."

correctissimo amigo, so disse que nao se deve dar em cativeiro pois pode provocar graves problemas a longo prazo. ja ha relatos que na natureza comem pequenos insectos por engano.

 

"nao aconselho bifes 3 x ao dia , mas uns grilos de vez em quando na juventude é lhes bebefico"

discordo..mas sao opinioes!

 

"quanto ao granulado PARA IGUANAS , nao percebo porque nao é aconselhavel ... mas concordo que se deve variar a alimentaçao e nao limita-la a isto ou aquilo."

eu tambem custumava dar mas é de evitar devido a ter demasiada proteina e uma veterinaria especializada em exoticos uma vez disse que o estomago das iguanas nao esta preparado para receber alimento de forme sintetizada (raçoes)

 

"tambem nao me enganei em dizer que desaconcelho pedras de aquecimento , "Ás iguanas pode queimá-las." esta confirmado."

correcto

 

"os cabos de aquecimento se bem usados ( enterrados por baixo de um substrado , como devem estar sempre) é seguro para iguanas. alias eu referi que os sistemas de aquecimento nao deverao estar em contacto fisico com o animal. as pedras podem provocar queimaduras ( que eu tb ja tinha referido , os ditos calos na barriga )"

sim de facto podem ser seguros mas como ja espliquei as iguanas têm o orgao receptor no dorso, o calor deve vir de cima..esse tipo de equipamento é mais utilizado em cobras e outros lagartos como orgão receptor na barriga.

 

"quanto a lampada de aquecimento , fica a escolha do fregues o sistema de aquecimento ( ha muitos a venda no mercado ) que lhe convem mais. como a temperatura dentro do terrario é mais ou menos constante ,nao sei ate que ponto a origem do calor seja de cima , de baixo ou dos lados seja importante, pois o reptil ira ter a mesma temperatura do terrario. na natureza a temperatura varia em alguns graus conforme esteja ao sol ou a sombra , dia e noite, dai o principal sistema de recpçao de calor ser de facto nas costas ( a posiçao normal do sol é em cima ), nao invalidando o resto do corpo ."

certo, mas as iguanas devem ter uma lampada a aquecer uma zona a 33º e criar o chamado basking spot, de modo a que o animal se possa termorregular e escolher entre a zona quente e a zona fria.

 

"tambem referi que que com raçao elas bebem mais agua do que alimentadas com comida fresca , e em ambos os casos tambem disse que agua fresca deve estar sempre disponivel , esta confirmado. ( quanto ao banho , deve ser ao gosto de cada uma , a minha tinha banheira e eu nunca a vi dentro de agua )."

nada a acrescentar

 

"obrigado por confirmarem tudo o que eu ja tinha referido.

quanto ao limitarem a proteina , para aumentar o tempo de vida da iguana ( foi o que eu percebi ) por causa de nao sei o quê do figado, ja fica ao criterio de cada um. eu pessoalmente prefiro que os meus animais vivam bem, o tempo que viverem e de modo saudavel, e apesar de estarem em cativeiro que estejam o mais perto possivel das condiçoes naturais ."

nao quero de modo nenhum que te sintas ofendido nem quero desmentir ninguem so estou a relatar a minha experiencia e os conhecimentos adquiridos com especialistas e criadores deste magnifico animal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

com certeza , estas no teu direito , assim como eu estou no meu , de relatar a minha experiencia dos 14 anos que tive iguanas ...

infelizmente ( ou felizmente ) á 16 anos atras ,nao havia veterinarios sabios, nem peritos, nem criadores com um vasto conhecimento sobre este belissimo animal.

vai dai so contavamos com o bom senso e com experiencia adquirida.

nao querendo ofender nem desfazer de nimguem , fiquei com curiosidade , a quanto tempo tens a tua ?

e a veterinaria especialista em exoticos ? á quanto tempo tem a dela ?

se cruzarmos informaçoes sobre este ou qualquer animal , verificamos que ha sempre diferenças, quer a nivel de experiencas pessoais, quer a nivel de profissionais especializados, nao desvalorizando nenhum deles. ;)

eu pessoalmente conto com o meio termo e o bom senso.mas o que resulta para mim pode nao servir para ti e vice versa.

as experiencias, sao como as opinioes , cada um tem a sua.

 

;)

Editado por labutes77

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

com certeza , estas no teu direito , assim como eu estou no meu , de relatar a minha experiencia dos 14 anos que tive iguanas ...

infelizmente ( ou felizmente ) á 14 anos atras ,nao havia veterinarios sabios, nem peritos, nem criadores com um vasto conhecimento sobre este belissimo animal.

vai dai so contavamos com o bom senso e com experiencia adquirida.

nao querendo ofender nem desfazer de nimguem , fiquei com curiosidade , a quanto tempo tens a tua ?

e a veterinaria especialista em exoticos ? á quanto tempo tem a dela ?

se cruzarmos informaçoes sobre este ou qualquer animal , verificamos que ha sempre diferenças, quer a nivel de experiencas pessoais, quer a nivel de profissionais especializados, nao desvalorizando nenhum deles. :character0050:

eu pessoalmente conto com o meio termo e o bom senso.mas o que resulta para mim pode nao servir para ti e vice versa.

as experiencias, sao como as opinioes , cada um tem a sua.

 

:medieval_mace:

 

de repteis tive tartarugas durante 15 anos ja deu para ganhar alguma experiencia e iguana tenho á cerca de dois anos e pelo metodo que descrevi cresce forte meiga e saudavel.

tudo o que relatei nao foi se facto tudo por experiencia propria mas participo num forum de repteis em que aquilo é só "entendidos" pessoal que tem iguanas à mais de 10 anos, pessoal que inclusivé tem criação, e obtive tambem informações do sr que trabalhava no reptilario do jardim zoologico.

essa da veterinaria nao te posso responder pois vi la no forum, mas se é especializada em exoticos certamente sabe do que fala.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, em relação a ter iguanas ha muito ou pouco tempo, eu tive uma iguana durante 15 anos, cresceu até 1.70 ( com a cauda, obvio ) e um dragão d´agua e o que sei aprendi com o unico especialista em exoticos que existia em portugal nessa altura, um veterinario de Telheiras. Além disso passava o maximo de tempo que pudesse no Jardim Zoologico a tentar assimilar tudo o que pudesse com os tratadores.

 

Obviamente desde essa altura as coisas evoluiram, e eu aperfeiçoei os conhecimentos, até porque no meu curso tenho acesso a essa informaçao e lido diariamente com vets. Quanto as tuas ideias, desculpa, mas discordo de 3 coisas: em relação ao aquecimento, não é como cada um quiser, não podes mesmo usar aquecimento de chão, porque a iguana passa a maior parte do tempo em cima de troncos, pelo menos no meu terrario, que era bastante grande tendo em conta o tamanho dela, tinha um tronco grande com varias ramificações onde passava o dia. Segundo, a ração, e como bem disse o Cristovão não é correctamente assimilada pelo organismo delas, a ração até é bastante completa, mas elas não assimilam nem metade. Se fosse bom, no Jardim Zoologico alimentavam-nas a ração, sairia mais barato e menos trabalhoso, tendo em conta o tempo que passam a cortar fruta e legumes para lhes dar. Terceiro e não menos importante, como bem disseste, o ideal é dar-lhes um habitat o mais parecido com o verdadeiro, portanto a agua é mesmo necessaria, pois no seu habitat natural elas usam a água para ajudar nas fezes e para ajudar a hidratar na muda da pele.

 

Qualquer das maneiras, isto não significa que não tenhas tratado bem a tua, até porque tendo em conta a falta de informação que existia na altura, safaste-te bem com ela e mantiveste-a saudavel durante muito tempo. Hoje não existe falta de info e ainda há quem as trate mal, inclusivé nas lojas, que na maior parte não sabe o que está a vender, quanto mais como se cuida.

 

 

Boa sorte para quem as tiver agora ou quiser ter, eu agora é mais peixes.

 

CV

A aquariofilia é uma arte milenar, cuja finalidade não pode ser outra além de proporcionar o bem estar da pessoa através de sua prática dentro dos padrões do respeito, zelo e amor pelos seres da natureza

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.