pq TPA's????


Recommended Posts

imaginando que faço os testes a agua todos os valores estao onde devem estar: nitritos nitratos, amonia, fosfatos, etc pq fazer uma TPA?

 

se a agua esta boa é necessaria a muda?

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se a agua esta boa é necessaria a muda?

 

Caro Esgalha,

Vou tentar dar a minha opinião, transformando a tua pergunta numa pergunta diferente.

 

Se a água está aparentemente boa, porque não mesmo assim, fazer mudas de água??

 

nitritos nitratos, amonia, fosfatos, etc

 

Talvez no etc esteja uma possível explicação, pois esse etc, pode ser K, Mg, Ca, Fe, P, Na, Mn, Al, Co, Zn, Mo, S, B, Si.

Estes e outros valores são valores que não aparecem nesses testes os quais são consumidos e como tal deveremos tentar repor.

Provavelmente já terás reparado que mesmo quando esses valores todos que indicas estão dentro dos valores recomendados, não é impossivel termos um ou mais peixes doentes. Concordas ? Pois esses testes não medem bactérias, fungos, virus, etc etc.

Isto tudo apenas para dizer que acho que devemos sempre que possível fazer mudas parciais de água, em uns casos com mais frequência que outros. E provavelmente o teu caso poderá ser com menos frequência.

 

Comp

 

Luís Simões

Um aquário de sucesso depende de dois factores; 50% do equipamento e 50% da dedicação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

ta bom..

 

acho uma explicaçao mais que plausivel...

 

no entanto em temros de batecterias e virus, se tivermos em cotna que a agua da torneira n e pura, com as mudas de agua n estamos a aumentar mais o perigo de introduçao desse tipo de micro organismos

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpa Esgalha mas não concordo

 

Não é pura claro (no sentido destilado do termo), mas dificilmente contem bactérias e virus!!!!!

 

Nós não a bebemos? Então não pode (ou não deve) ser essa caldeirada que falas...

 

não quero acretidar que aches que a água que está dentro de um tanque, onde vivem seres vivos que nela comem, urinam e defecam, esteja em melhores condições bacteriológicas que uma água que passou por processos de tratamento agressivos (como a introdução de cloro nela)

 

é apenas a minha opinião :microwave:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual achas ser o tempo medio para fazer uma tpa? E para limpar o filtro? Sim ser que depende de caso para caso, mas mais ou menos! E durante a ciclagem? Os cuidados sao os mesmos?! Fazem se as tpa's com a mesma, mais ou menos regularidade?! Esclarecam me pfv,

 

Frenchy

Portem-se,

 

Cláudio Espírito Santo

 

P.S: Visitem: http://contigoecomigo.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os tempos entre TPA's dependem dos peixes e das exigencias destes.

 

Eu faço TPA's de 20 a 30% uma vez por semana.

Outro pessoal faz de 3 em 3 dias e outros de 2 em 2 semanas.

 

Os filtros de cascata devem ser limpos de 15 em 15 dias.

Os externos devem ser vistos 1 vez por mês, mas depende mais uma vez dos peixes que tens.

 

Na ciclagem eu procuro não mexer muito na água. Mas se tiver a ciclar com peixes faço TPA's regulares... a ciclagem demora um pouco mais mas é melhor para os peixolas :cry:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como sou iniciante nisto, vejam se faço bem.

Tenho um aqua, tambem com o kit da aquapor (aqua de 56l, filtro interno de 300l/h, termostato tb incluido, penso de 75W), o aqua agora esta pouco habitado, tenho 3 corydoras, 2 limpa vidros, 3 guppys fêmea, 1 molly e 4 alevinos(ainda na maternidade), mas pretendo povoa-lo mais, tambem está bastante plantado(tenho cerca de 5 espécies diferentes de plantas, algumas bastante grandes). Agora a dúvida, tenho feito a manutenção cerca de 1 vez por mês( aspiro o areão com um sistema feito por mim, e daí já é retirado 1/3 da água, que depois preencho com água da torneira c/ um produto p/ tirar o cloro), a limpeza do filtro é que faço mais frequentemente. Ah o meu pH é de 7.5 e a temp de cerca de 25-26(no verão subiu pra 28 e não consigoo descer).

Que acham disto, estou a fazer bem, ou devo fazer mais TPAs?

Já agora que peixes posso pôr que se dêm bem, com os que tenho e com estas condições. Gosto de escalares e de betas, mas parece q não se dão bem nestas condições.

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto a mim devias fazer mais TPA's.

Eu tenho um aqua com as dimensões do teu povoado com 4 peixes, plantas e um tronco. O meu filtro é exterior de cascata com um débito de 700L/h.

E faço TPA's todas as semanas (varia entre 15 e 20L) e mesmo assim quando chego perto da altura da TPA a água já começa a ter um tom acastanhado devido ao tronco.

 

Deverias fazer tpa's semanais e retirar cerca de 15L de água, os peixes agradecem.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah o meu pH é de 7.5 e a temp de cerca de 25-26(no verão subiu pra 28 e não consigoo descer).

 

Quanto à temperatura, nao deixes a luz tanto tempo ligada!! Desliga a por exemplo na hora de maior calor! Mas agora o calor tambem baixou, isso ja deve estar nos 26º outra vez!

 

Frenchy

Portem-se,

 

Cláudio Espírito Santo

 

P.S: Visitem: http://contigoecomigo.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pergunta de principiante: quando se faz a TPA, supondo que a água já foi metida em garrafões destapados pelo menos 48 horas antes para perder o cloro, como pôr a água à temperatura da água do aquário? Num aquário grande, a TPA ainda é muita água... Como se aquece? :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que eu faço é colocar o recipiente mais elevado que o aquarioa fazer um sifão com um tubo fininho e aponta-lo directamente para a resistencia do aquario. Assim o débito é muito pequeno e a resistencia está sempre a trabalhar nunca tendo variações significativas da água do aquario!

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.