As minhas Plantas Aquáticas na forma emersa


Vasco Matos

Recommended Posts

Boas! Criei este tópico para vos mostrar as minhas plantas aquáticas que mantenho na forma emersa. Como sabem,grande parte das plantas que mantemos nos nossos aquários podem ser mantidas fora de água sem problemas.

 

A dificuldade de adaptação da planta é que pode variar,enquanto que há plantas em que facilmente se adaptam ao ambinete fora de água,outras há,como a Hydrocotyle Verticcilata,em que precisamos de seguir certos passos.

 

A Hydrocotyle Verticcilata por ex., se a colocarmos directamente enterrada na terra molhada,ela secará em pouco tempo.Faço então o seguinte: coloco alguns pés ainda na forma aquática,dentro de um recipiente com um pouco de água.Coloco o recipiente ao ar livre.A água vai evaporando e a planta lentamente vai colocando a ''cabeça'' de fora.Isto faz com que a transição seja lenta.Quando a água já secou quase por completo,estando já a parte de cima da planta fora de água,coloco então um pouco de terra molhada juntamente com água. Posteriormente transplanto-as para outro recipiente,tendo em atenção de manter a terra sempre molhada.

 

Já com a Glosso por ex. basta plantar alguns pés em terra molhada,que ela pega,mesmo que esses pés sequem,por debaixo vem uma nova planta.Depois é ir sempre mantendo a terra molhada,regando diariamente.

 

O ideal é fazer uma mistura de humus de minhoca,terra normal de vaso e Akadama.Se não tiverem Akadama,só a terra serve perfeitamente,embora em plantas como a H.C.''Cuba'', seja muito melhor plantá-la numa mistura de terra,humus e Akadama. No Verão podemos aproveitar a luz do sol,porém no Inverno é dificil manter algumas destas plantas,pelo que se quisermos que elas não morram deverão ir para debaixo de luz artificial.

 

Aqui podemos ver a Glosso uns dias depois de plantada, e de seguida passado uns 3 meses,com o pormenor da flôr de Glosso:

glosso3.jpgglosso1.jpg

 

glosso4.jpgflordeglosso.jpg

 

O mesmo com a Marsileia Drummondii:

drummondii1.jpgdrummondii2.jpg

 

Hydrocotyle Verticcilata na forma emersa.Dependendo do sitio onde colocam o vaso,varia o tamanho da folha.Se a colocarem exposta à luz solar a folha é mais pequena,se a mantiverem à sombra a folha pode chegar a uns 8/9cm de diâmetro.

hydrocotyle1.jpg

 

Aqui um vaso com Hemianthus C.''Cuba'' no inicio e agora.Ainda não está completo.Neste vaso não coloquei Akadama misturada com a terra e com o humus,mas sem dúvida que é melhor.

cuba1.jpgcuba2.jpg

 

Aqui podemos ver uma planta que já mantive na forma submersa e que é vendida como planta aquática,porém é uma planta terrestre que consegue viver algum tempo dentro de água.Syngonium:

planta1.jpg

 

Eleocharis Acicularis:

eleocharis1.jpg

 

Uma planta que não me lembro o nome...quando me lembrar faço edit.

plantax.jpg

 

Já agora mostro um Bonsai,em que à sua volta crescerá um tapete de H.C.''Cuba'' e uns tufos de Eleocharis Parvula e de seguida apenas como curiosidade, uma flor de uma Roseira do Japão:

bonsai.jpgrosadoJapo.jpg

 

Para já é tudo,dentro em breve colocarei mais fotos de plantas aquáticas na forma emersa.Espero que tenham gostado!

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E espectacular sim senhor! Mas falta ai uma plantinha... Que é feito da pogostemon? Nao se deu?

Editado por jpp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Muito bom trabalho.

Obrigado pelas explicações e dicas.

Também vou experimentar.

Podes dizer qual é a planta que está no mesmo vaso que a Hydrocotyle verticcilata, e já agora das que partilham a caixa com a Glosso (terceira foto)?

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E espectacular sim senhor! Mas falta ai uma plantinha... Que é feito da pogostemon? Nao se deu?

Olá Jpp! Da primeira tentativa não seu nada,mas tenho alguns pés a ambientarem-se à forma emersa,vamos ver no que dá e depois coloco aqui o resultado.

 

Tenho mais algumas espécies,algumas das quais estou a ambientar agora, que mais tarde mostrarei.

 

Boas

 

Muito bom trabalho.

Obrigado pelas explicações e dicas.

Também vou experimentar.

Podes dizer qual é a planta que está no mesmo vaso que a Hydrocotyle verticcilata, e já agora das que partilham a caixa com a Glosso (terceira foto)?

 

Abraço

Obrigado Babykhan! Sabes,o meu interessa em manter estas plantas na forma emersa tem uma razão.É que deste modo tenho sempre a planta pronta a ir para o aqua. Por vezes alteramos um aqua,e sobram algumas plantas que não cabem no 'layout' que estamos a fazer.Então coloco-as na forma emersa até o dia em que possa vir a necessitar delas e voltar a colocá-las na forma aquática.

 

A planta que está no vaso da Verticcilata é uma planta que eu apanhei nuns terrenos baldios perto de minha casa,é uma planta terrestre. Juntamente com a Glosso estão duas que apareceram por acaso(em cima,as duas mais à direita e uma que coloquei,que já mantive emersa...e é daquelas que não me lembro o nome também.Vou pesquisar e depois digo.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei imenso deste tópico, boas ideias já c muitas "tentatativas e erro" eliminadas.

Mto bom, vai postando evolução dessa experiências.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpa-me a pergunta mas depois dá para colocar no aqua??Cumps

Olá André! Sim,depois posso plantá-las de novo em qualquer aquário,qualquer uma delas.Claro que muitas delas não ficam com esta forma debaixo de água,a Marsileia Drummondii por ex. comprei-a na Água Viva,e estava na forma emersa,que é dirente da forma que ela fica debaixo de água. Como vês em terra ela tem o pé alto e tem 4 folhas,parece um trevo, na água continua com as 4 folhas durante algum tempo,vai ficando mais baixa,até que fica como a Marsileia Hirsuta,só com uma folha e muito pequenina,planta de tapete.

 

A Glosso por ex. vou dividi-la em rectangulos e vou vendê-la aqui no fórum,a um baixo preço. A glosso adapta-se automaticamente à forma aquática,tem o mesmo aspecto dentro e fora de água.

 

E obrigado Ricardo e Canito,tenhao mais algumas experiências que de futuro irei mostrar.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Era mesmo essa (a Marsileia Drummondii) que me chamou a atenção... :(

Quer dizer que só emersa é que mantém essa característica das quatro folhas?...

Gostava de a ter assim debaixo de água...

Fica num vaso ao lado do Aqua que também fica bem.

 

Tem é que ficar num vaso com a terra sempre bem húmida, certo?

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Era mesmo essa (a Marsileia Drummondii) que me chamou a atenção... :P

Quer dizer que só emersa é que mantém essa característica das quatro folhas?...

Gostava de a ter assim debaixo de água...

Fica num vaso ao lado do Aqua que também fica bem.

 

Tem é que ficar num vaso com a terra sempre bem húmida, certo?

Abraço

Durante uns meses ainda a consegues manter com 4 folhas,mas depois acaba por ficar só com uma.

E sim,convém manter a terra sempre humida.

 

Agora estou a tenatr ambientar Pogostemon Helferi, Ludwigia Repen X Rubin e... HZ. Não sei porque mas esta ultima receio que seja muito dificil...

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Eu tenho Hydrocotyle Verticcilata na forma emersa no aqua-terrário da sminha startarugas, creio que já vinha com o musgo e aterra humid,a pelo menos parece-me a mesma...

 

Gostei muito de ver esta "estufa" continua, pelos vistos as plantitas não se dão nada mal cá fora :)

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Simmmmm...Sr.......Vasco.................

 

Grande artigo, bem explicado e com muitas fotos.... só faltou mencionar que não és Jardineiro (mas, tens muito Jeitinho!)

 

Um grande abraço :)

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho Hydrocotyle Verticcilata na forma emersa no aqua-terrário da sminha startarugas, creio que já vinha com o musgo e aterra humid,a pelo menos parece-me a mesma...

 

Gostei muito de ver esta "estufa" continua, pelos vistos as plantitas não se dão nada mal cá fora :oops:

Olá Pedro! A Hydrocotyle Verticcilata,depois de ambientada,nem precisa de terra humida,podemos apenas regar 1x por semana.

 

E sim,dão-se bem cá fora. Só uma pequena parte das plantas que mantemos são verdadeiramente aquáticas,ou seja só se dão mesmo dentro de água.

 

Só uma pergunta, elas depois são de confiança para por em aquário?

Olá Slet! Sim,depois podes perfeitamente voltar a pô-las no aquário,porém diminuem drasticamente de tamanho.

 

Simmmmm...Sr.......Vasco.................

 

Grande artigo, bem explicado e com muitas fotos.... só faltou mencionar que não és Jardineiro (mas, tens muito Jeitinho!)

 

Um grande abraço #cool

Arlindo,como vai isso?

 

Obrigado! E olha que não sou jardineiro mas dentro de um ano ou dois, se tudo correr bem já serei Técnico de Espaços Verdes! É um bocadinho diferente de Jardineiro,embora também tenha de estar habituado a técnicas de plantio,manutenção e propagação de plantas. Basicamente é fazer a coordenação,em conjunto com os planos de Arquitectos Paisagisticos,do plantio e design de jardins,quer publicos,quer de particulares.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arlindo,como vai isso?

 

Obrigado! E olha que não sou jardineiro mas dentro de um ano ou dois, se tudo correr bem já serei Técnico de Espaços Verdes! É um bocadinho diferente de Jardineiro,embora também tenha de estar habituado a técnicas de plantio,manutenção e propagação de plantas. Basicamente é fazer a coordenação,em conjunto com os planos de Arquitectos Paisagisticos,do plantio e design de jardins,quer publicos,quer de particulares.

 

Tudo bem...ainda tenho lá umas daquelas mas, não se adaptaram bem... não sei se alguma vai arrebitar.

Levantaram em direcção à luz e apodreceram por baixo. (houve umas que foi à preguiçoso depois de estar 3 a 5 minutos a cortar e a colocá-las no areão.... cobri-as - sob a forma de tapete - com o areão, eheheheheehehehehe bang).

 

Já sei que vais encomendar CRS. Estou tb a pensar nisso mas, aquilo que eu tenho lido sobre a "dita" não me inspira confiança. Vamos pensar.......

 

As Repens e as greens estão em forma?

 

Um grande abraço.

 

Arlindo

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A sério? A Glosso é uma planta que gosta muito de luz e Nitrato.Se não tiver a luz suficiente começa a crescer para cima literalmente.Quando isso acontece é cortarmos o pé e se possivel aumentar um pouco a iluminação.Mas com boa luz é simples de manter, alastra-se ao aqua todo. Dá é trabalho plantar(ah pois dá!),cortar pé a pé,aparar as finas raizes e plantar.Mas mais trabalho dá a H.C.''Cuba''

 

Sim,já encomendei,chegam dia 14.Serão os primeiros habitantes do meu novo espaço dedicado à Aquariofilia. Eu decidi-me pois em caso de mortes por envio ou ''engano'' nas grades há restituição da encomenda.

 

Estão em muito boa forma! Depois dá uma vista de olhos no aqua ''Nova Helenaa'', ambas estão lá. Das que tu me arranjaste só aproveitei mesmo a pontinha de cada pé,mesmo com 2cm cada,depois ainda dei o resto a um amigo.Agora já estão ambas grandes,porém com a Green ainda não formei moita.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes-me dizer as vantagens de crescimento que este metodo de plantação tem perante a submersa?

 

Olá Slet! Olha,este método é optimo,pois podemos ter várias espécies de plantas em 'stand-by' se não as quisermos colocar já num aquário,podemos fazê-lo no futuro.É que não gastamos dinheiro com luz,pois o Sol encarrega-se disso.Porém,há plantas que não passam no Inverno,a Glosso por ex. se a tiveres num vaso emersa ela no Verão cresce muito bem,porém no Inverno morre.Se não mexeres no vaso ela torna a rebentar no Verão. A Hydrocotyle Verticcilata,a Marsileia Drummondii e muitas outras passam o Inverno na boa.

 

Depois,há diferenças em relação ao crescimento na forma aquática e emersa.Salvo raras excepções as plantas crescem mais em tamanho fora de água e um pouco mais rápido (mas isso depende da estação do ano).Por ex. a Hydrocotyle Verticcilata cresce à velocidade da luz em vaso e fica muito maior.

 

Depois há a técnica da Hidroponia,que basicamente consiste em fazer um tapete com Glosso, H.C.'Cuba',ou qualquer outra planta,na forma emersa. Temos o aqua e plantamos no substrato,mas sem água lá dentro,apenas mantendo o ambiente húmido,borrifando diariamente o substrato. Com isto consegue-se fechar um tapete mais rápido e sem algas,porém,depois ao enchermos de água,e colocarmos as outras plantas de caule por ex. estas podem não acompanhar o crescimento.E quanto a mim é um método pouco natural,que tira a piada toda à Aquariofilia dos plantados,que é tentar montar um aqua-plantado com sucesso tendo todas as dificuldades inerentes.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas primo

 

muito bom essas culturas emersas bang

tu fertilizas com liquido para plantas terrestres ?? nao mensionaste isto :mrgreen:

 

abraços.

Olá Primo! Em liquido não,mas coloco de tempos a tempos uns ''sticks'' fertilizantes enterrados na terra. Debaixo da terra normal coloco um pouco de Humus de minhoca,sem ser tratado claro.

 

Mas há plantas que mesmo na forma emersa devem ser plantadas em Akadama. H.C.''Cuba'' é uma delas,e outras plantas de pequeno porte,pois a terra compacta e pode atrofiar o crescimento da planta.

 

Porém plantas como a H.Verticcilata e outras é melhor terra.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Estou a pensar tirar um bocado de Lilaeopsis Brasiliensis do meu aqua para tentar pô-la na forma emersa.

Para a adaptação tem de se encher por completo o recipiente onde a temos, depois esperar que a agua evapore, e depois borrifá-la todos os dias. Estou correcto?

Agora uma dúvida: As plantas precisam de estar em contacto directo com o Sol ?

 

Cumps

Jaime Dias

 

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Estou a pensar tirar um bocado de Lilaeopsis Brasiliensis do meu aqua para tentar pô-la na forma emersa.

Para a adaptação tem de se encher por completo o recipiente onde a temos, depois esperar que a agua evapore, e depois borrifá-la todos os dias. Estou correcto?

Agora uma dúvida: As plantas precisam de estar em contacto directo com o Sol ?

 

Cumps

Já tive a Lilaeopsis na forma emersa,e a esta planta basta manteres a Akadama (com esta planta deve ser Akadama)e a planta sempre humidos. Tens é de ir borrifando algumas vezes ao dia,nos primeiros dias. Pode acontecer que as plantas sequem,mas não as tires da terra,pode surgir uma planta nova por baixo.

 

Contudo se quiseres adaptá-la primeiro também fazes bem. Num, recipiente pequeno,por ex. um ''tapperware'' coloca um bocado de Akadama e alguns pés desta planta.O recipeinte deve cobrir os pés quase na totalidade.Basta colocares ao Sol,a água vai evaporando e a planta vai ficando lentamente fora de água.Depois não podes é deixar que a Akadama seque totalmente.Vai borrifando sempre todos os dias a planta,pelo menos durante uma semana. Quando ela estiver no vaso definitivo espeta uns ''sticks'' fertilizantes.

 

Algumas plantas têm de estar ao Sol,outras não. Depende se são plantas que gostam de muita luz ou não,ou seja o mesmo critério para as plntas quando estão aquáticas.H.C.''Cuba'' na forma emersa cresce mal na sombra,porém a Marisleia Drummondii já pode estar.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Boas

 

Vasco, quando dizes que glosso não aguenta o inverno no exterior, refereste a temperatura ambiente ou a necessidade da luz?

Eu penso que deverá ser por ambos os factores. Eu na Primavera/ Verão de 2007 mantive Glosso,num vaso grande com terra,chegou ao Inverno e as folhas começaram a encolher,parou de crescer e morreu.

 

Deixei o caixote sem lhe tocar,apenas com outras plantas que sobreviveram ao Inverno, e neste Verão brotou de novo,sendo a que vemos neste tópico,do caixote, plantada com Glosso desse vaso.

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais