O meu Querido aquario! (o meu sonho )


Fernando C.

Recommended Posts

  • Replies 151
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas

 

 

Já descobriste o problema que está a causar o aumento dos níveis de amónia?

As TPA só vão tratar dos sintomas, devias investigar o que está a causar o aumento da amónia...

 

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o problema é o ciclo do azoto

 

nao deixei acabar de fazer a ciclagem e pus os peixes sem ver como estva a agua...

 

so sei q os peixes nao apanharam o pico dos nitritos mas apanahram o pico da amonia

 

ja estou a tratar!

 

mais uma vez agradeço a sara garcia pela ajuda e por ter-me feito os testes a agua do meu aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o problema é o ciclo do azoto

 

nao deixei acabar de fazer a ciclagem e pus os peixes sem ver como estva a agua...

 

so sei q os peixes nao apanharam o pico dos nitritos mas apanahram o pico da amonia

 

ja estou a tratar!

 

mais uma vez agradeço a sara garcia pela ajuda e por ter-me feito os testes a agua do meu aqua

Olha que o pico de nitritos vem a seguir ao pico de amónia. :)

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha que o pico de nitritos vem a seguir ao pico de amónia. :multi:

Cumps.

Pois, eu já não estou bem recordada de como é funciona o ciclo do azoto, mas de facto, a amónia tinha um valor assustador! Os nitratos estão a zero, os nitritos a 0,1/0,2 mg/l e amónia a 5,0 mg/l.

Agora o importante é não falhar nas tpa's e ir-se controlando os valores. Vai vendo também a reacção dos peixes. Amanhã ou depois, volto a ir aí para fazer novamente os testes.

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá maneljaquim,

 

O grande problema do teu aqua é que devido a sua dimensão, qualquer reacção química resultante do Ciclo do Azoto, vai ser sentida a grande escala.

 

Deves apostar em TPA diários até que o ciclo acabe.

Isto porque assim que as bactérias nitrificastes estejam em número suficiente, terás um pico de nitritos que é fatal para muitas espécies.

 

A melhor arma que tens é a paciência e as TPA, calculo que devas demorar 1 mês e meio a estabilizar isso.

Evita dar comida em excesso!

 

 

Se precisares de ajuda não hesites,

 

MS

Editado por miltonleopoldo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isto de confundires os botões e criares novo Post, vai ter de acabar...

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...mp;#entry635020

 

:);) :D

 

ó senhores Moderadores, é favor apagar o tópico http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...mp;#entry635020

 

que foi engano.

 

De qualquer maneira, o ideal mesmo era um outro aquario já ciclado.

Editado por krushandkill
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queres melhor? É já...

Sais de casa, sobes as escadas, tocas à campainha da Sara Garcia e assim com olhos lacrimejantes e suplicantes, de joelhos no chão, dizes assim:

 

"Menina, fazes-me o grande favor de dar uma casa temporária aos meus peixinhos, enquanto eu arranjo a asneira que fiz?" ;) :D :D :D

 

 

Ela negando, podes sempre pedir-lhe uns 15 Lt de água velha da TPa de um aquario dela e enches as caixas vodafone. Ficas com caixas-aquas bem ciclados. :)

 

edit: nova ideia---- combinas com a Sara Garcia, assim que ela fôr fazer uma TPA, vais lá buscar a água velha, esvazias a água toda do teu aquário e colocas a água da tpa.

Editado por krushandkill
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entao quere dizer 15 kl de agua é do meu aqua

 

se eu poser a agua da sara toda no meu aqua ele fica ciclado??

Tens bactérias nitrificantes? Se tiveres, vai adicionando! Cuidado ao lavares as esponjas do filtro. Têm de ser lavadas com a água do aqua. Eu nunca utilizo água dos outros aquas já montados, pois fiz isso uma vez e dei-me mal (fiquei com cianobactérias em quase todos os aquas). Sempre que monto um aqua, coloco sempre bactérias e até hoje não me tenho dado mal. O mais recente foi o meu tanga em versão maior e utilizei as bactérias na Nutrafin. Pacífico! Boas tpa's semanais, comida controlada e até ver tudo bem.

Eu até te dava um pouco da minha água, mas os únicos aquas em condições, têm todos pH para lá de 8, os outros têm uma infestação de cianos que estou a tratar de momento.

Quanto ao alojar os peixes, o betta ainda dá, agora os guppy's não tenho aqua em condições para os ter...

Ah e ele não fica ciclado, mas pode ser uma grande ajuda para começar o ciclo, isto na minha opinião.

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...podes sempre pedir-lhe uns 15 Lt de água velha da TPa de um aquario dela e enches as caixas vodafone. Ficas com caixas-aquas bem ciclados. ;)

 

edit: nova ideia---- combinas com a Sara Garcia, assim que ela fôr fazer uma TPA, vais lá buscar a água velha, esvazias a água toda do teu aquário e colocas a água da tpa.

Boas,

A água dos aquários contém um número ínfimo de bactérias nitrificantes, sendo assim, não serve para ciclar o aquário novo. Estas bactérias encontram-se depositadas nas superfícies, sobretudo no filtro.

 

O que podes fazer é pedir que te espremam a água duma esponja para a esponja do teu filtro. Aí já vais acrescentar bactérias de um filtro para outro.

 

Se tiveres bactérias em frasco, mais prático ainda.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a não ser que a sara esteja para desactivar um aqua e te impreste um filtro já ciclado...mas duvido muito

Não vale a pena estar com teorias, mesmo que estivesse para desactivar um aqua, só o tamanho do filtro era quase o volume de água do aqua dele!! ;) Um frasquinho de bactérias nitrificantes e umas valentes tpa's e o caso fica resolvido. Eu até espremia uma das minhas esponjas, mas o filtro dele iria ficar cheio de nhanha.

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK vou ver se amanha compro as bacterias....

 

ate la e dpx disso sempre tpa´s de 30% diarias

 

so os peixes morrerem...(nao vou morrer, espero eu) foi a minha primeira vez... bem aprende-se com os erros...

 

escusao de dizer q se aprende com o forum q eu sei q se aprente!!!!

mas aprender com os erros tb da experiencia coisa q no forum é imposivel trasmitir....

 

OBRIGADO PELOS OS MINITOS OU HORAS DE ATENÇÃO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

A água dos aquários contém um número ínfimo de bactérias nitrificantes, sendo assim, não serve para ciclar o aquário novo. Estas bactérias encontram-se depositadas nas superfícies, sobretudo no filtro.

 

O que podes fazer é pedir que te espremam a água duma esponja para a esponja do teu filtro. Aí já vais acrescentar bactérias de um filtro para outro.

 

Se tiveres bactérias em frasco, mais prático ainda.

Cumps.

 

 

Não será tão infimo assim, já que muito boa gente usa água velha de TPAs (por vezes junta-se um punhado de areão), para ajudar a encher um aqua novo e dar um empurrão na ciclagem. Mas só com água de uma TPA também dá.

Quantas vezes não enchi o meu aqua mais pequeno com a água do aquario maior e coloquei lá casais de escalar ou de kribensis a desovar...

 

E mais, se a água velha de uma TPA fosse assim tão parca em termos de bacterias nitrificantes, cada vez que precisassemos de um aquario hospital para curar um peixe doente, não podiamos ir buscar a água ao aquario principal.

 

Está certo que as bactérias nitrificantes estão em maior quantidade no filtro, areão, decoração, mangueiras... mas na água também tem. Não em tão grande número, mas tem.

Pode-se sempre colocar frascos de bacterias nitrificantes na água, para ser mais rápido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não será tão infimo assim, já que muito boa gente usa água velha de TPAs (por vezes junta-se um punhado de areão), para ajudar a encher um aqua novo e dar um empurrão na ciclagem. Mas só com água de uma TPA também dá.

Quantas vezes não enchi o meu aqua mais pequeno com a água do aquario maior e coloquei lá casais de escalar ou de kribensis a desovar...

 

E mais, se a água velha de uma TPA fosse assim tão parca em termos de bacterias nitrificantes, cada vez que precisassemos de um aquario hospital para curar um peixe doente, não podiamos ir buscar a água ao aquario principal.

Podemos e devemos mas para manter os parâmetros da água (sobretudo o pH) para não fragilizar ainda mais o(s) peixe(s).

 

Está certo que as bactérias nitrificantes estão em maior quantidade no filtro, areão, decoração, mangueiras... mas na água também tem. Não em tão grande número, mas tem.

Pode-se sempre colocar frascos de bacterias nitrificantes na água, para ser mais rápido.

Neste último parágrafo estamos de acordo.

Verifica aqui e verás como te dizem que as bactérias nitrificantes actuam nas superfícies.

 

Poderá haver umas quantas em suspensão arrastadas por correntes, levantadas do fundo pelos peixes (ou por ti próprio) mas nada que se compare com as que estão nas superfícies, nomeadamente no filtro onde a área de deposição pode atingir centenas de metros quadrados.

 

Eu, pessoalmente, nunca aconselharia ninguém a usar exclusivamente a água dum aquário maturado para iniciar outro aquário.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais logo volto a ir a tua casa para fazer mais testes e ver como isso está.

 

Depois coloco aqui os valores!

 

Não falhes nas TPA's.

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

[/b]Podemos e devemos mas para manter os parâmetros da água (sobretudo o pH) para não fragilizar ainda mais o(s) peixe(s).

 

 

Neste último parágrafo estamos de acordo.

Verifica aqui e verás como te dizem que as bactérias nitrificantes actuam nas superfícies.

 

Poderá haver umas quantas em suspensão arrastadas por correntes, levantadas do fundo pelos peixes (ou por ti próprio) mas nada que se compare com as que estão nas superfícies, nomeadamente no filtro onde a área de deposição pode atingir centenas de metros quadrados.

 

Eu, pessoalmente, nunca aconselharia ninguém a usar exclusivamente a água dum aquário maturado para iniciar outro aquário.

Cumps.

 

Sei perfeitamente onde andam as bacterias em maior quantidade, mas não tendo outras hipóteses à mão, água de TPA vai servindo.

 

Eu também pessoalmente nunca aconselharia a comprarem exclusivamente bacterias nitrificantes em liquido, teste de amónia e nitritos quando se começa um aquario novo, mas isso sou eu.

 

Pelos vistos, são questões de opinião.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ypsilone, estás a confundir amónia com nitratos, esses sim, tem a ver com plantas.

 

Amónia alta, normalmente é devido a:

- ciclo incompleto

- excesso de peixes

- pouca filtragem

 

Neste caso em particular, o mais provável é ser o ciclo incompleto.

Normalmente, as bactérias nitrificantes de um aquario transformam a amónia em nitritos e depois em nitratos (que são consumidos pelas plantas).

TPAs ajudam a baixar os niveis de amónia e nitratos, mas um ciclo bem feito e algumas plantas, são meio caminho andado para o sucesso.

 

 

Mas falar em nitratos e depois em plantas, é o passo seguinte, depois do ciclo feito e de estarem peixes dentro do aquario. Depois vem os cuidados com as plantas, a fertilização, luz, co2, as podas...

Editado por krushandkill
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.