Que Alimentaçao devo dar aos meus ciclideos?


Recommended Posts

Tenho um casal de Labidochromis caeruleus, e o que eu lhes costumo dar de comer é um produto da NUTRAFIN Max que é indicado para ciclideos Africanos e Discus. E o problema é o seguinte, estive a ler sobre o malawi bloat e pelo o que precebi, para evitar a doença nao devemos abusar de proteinas vegetais nem das de origem da carne. Ora por sua vez a comida que dou é muito a base de carne, e tenho medo que apareça qualquer doença a eles...

Ja tentei dar alface mas nao comem, ja pus cenoura cozida tambem nao comeram. Que comida é que me indicam para eu dar a eles?

 

AbraÇo...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Visite meu site

Abraço........Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu costumo dar um da cera vermelho, que é especial para ciclideos carnivoros.

Ele por acaso gosta muito.

 

Pois, essa mesmo deve ser evitada a todo o custo!!

 

 

Diogo, o ideal será uma alimentação bastante rica em matéria vegetal. Dentro dos granulados tens por exemplo a Sera GranuGreen, JBL NovoRift, Spirulina (altamente recomendado). Podes complementar com papa caseira (basta efectuares uma pesquisa aqui no fórum e encontras a receita), com rodelas de pepino (eles adoram), entre outros vegetais...

Se preferires os flocos, a Sera tem o Flora que também é bastante bom.

 

Como vês, a oferta é bastante variada.

 

 

Um abraço,

Editado por Marco Monteiro

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Há Ciclídeos no Malawi carnívoros, por isso esses podem comer a mesma comida que os discus.

 

Não é, no entanto, o caso dos teus, que pelas informações que disponho são omnívoros. (embora os peixes sejam essencialmente oportunistas, comendo o que há...)

 

Nesse aspecto, há um artigo do Marco Monteiro que refere a alimentação, será desnecessário estar a repetir.

 

Lê o artigo e pensa em mudar a alimentação (pelo menos não dar exclusivamente essa).

 

Há uma boa forma de abrir o apetite aos peixes, quando eles não gostam e estão saudáveis... não comem paciência, pode ser que mudem de ideias amanhã, especialmente se não comerem outra coisa...

 

Cumps

 

EDIT: Bem, afinal o Marco estava a escrever e postou primeiro, é só seguir as indicações dele.

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueci-me de dizer que eles nao comem só isso e que tb só tenho 1.

Também tenho um granulado a base de spirolina que comprei avulso e também lhes costumo dar comida congelada.

Larvas de mosquito e outra qualidade que não me recordo.

 

De qualquer modo vou pesquisar essas receitas caseiras. Em relação ao apetite deles é verdade. Se estiverem uns dias sem comer , qualquer coisa que lhes des depois, eles comem.

Editado por luis_pedro_sato
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Larvas de mosquito e outra qualidade que não me recordo.

 

 

Ai está outra ração que não deve ser administrada à maioria dos ciclídeos do Malawi. As larvas de mosquito, especialmente as de mosquito vermelho, são potenciadoras de bloat e devem ser evitadas a todo o custo :D

 

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes-lhe dar granulado seco para gato triturado Friskas (salmao -atum e truta) , os meus só comem disso há cerca de dois anos e adoram. Crescem saudáveis sem qualquer problema. para os alevins trituras em pó.

 

Podes ve-los aqui

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...25&start=25

Editado por joao marques

Um abraço

 

João Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ai está outra ração que não deve ser administrada à maioria dos ciclídeos do Malawi. As larvas de mosquito, especialmente as de mosquito vermelho, são potenciadoras de bloat e devem ser evitadas a todo o custo :mrgreen:

 

 

Um abraço,

 

Já lhes retirei a as larvas da dieta.

O bloat é isto ?

Editado por luis_pedro_sato
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já lhes retirei a as larvas da dieta.

O bloat é isto

Tens a certeza? É que a wikipédia não faz milagres... :mrgreen:

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava a perguntar o que era o bloat e como fiz uma pesquisa no google e das primeiras paginas era a da wiki pensei que podesse ser isso.

A condição do bloat é identica à que aparece na wiki embora a entrada de lá se refira a cães.

 

O bloat nos africanos (semelhante à hidropsia para os outros) ainda é um pouco um mistério, mas a opinião mais consensual é que se deve a um aumento descontrolado das bactérias presentes no intestino do peixe que lhe provocam obstipação (prisão de ventre) e retenção de liquidos, o que por sua vez tem resultados desastrosos.

O peixe fica com um aspecto de ananás, com uma barriga muito inchada pela retenção de liquidos.

 

O que provoca esse descontrolo nos africanos parece ser (entre outras causas) a má alimentação, seja derivado ao facto de ter demasiada proteína de origem animal, seja derivado do facto de ser comida de má qualidade.

Eu por exemplo já tive peixes a morrerem com bloat por lhes ter dado comida caseira congelada, simplesmente porque ficou demasiado em pasta e porque a dei congelada ainda (meti o cubo no aquário e deixei-os ir lá morder). Depois desse episódio nunca mais dei comidas congeladas aos meus africanos, dou-lhes apenas granulados e flocos.

De flocos, agora dou-lhe flocos para herbivoros, embora tenha durante muito tempo dado sera Vipan (alimento genérico para peixes) e sem problemas.

 

A chave para combater o bloat é apostar em comidas de qualidade, e ter atenção aos demais factores do aquário, como sejam as condições da água e a agressividade dos companheiros de aquário.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A condição do bloat é identica à que aparece na wiki embora a entrada de lá se refira a cães.

 

O bloat nos africanos (semelhante à hidropsia para os outros) ainda é um pouco um mistério, mas a opinião mais consensual é que se deve a um aumento descontrolado das bactérias presentes no intestino do peixe que lhe provocam obstipação (prisão de ventre) e retenção de liquidos, o que por sua vez tem resultados desastrosos.

O peixe fica com um aspecto de ananás, com uma barriga muito inchada pela retenção de liquidos.

 

O que provoca esse descontrolo nos africanos parece ser (entre outras causas) a má alimentação, seja derivado ao facto de ter demasiada proteína de origem animal, seja derivado do facto de ser comida de má qualidade.

Eu por exemplo já tive peixes a morrerem com bloat por lhes ter dado comida caseira congelada, simplesmente porque ficou demasiado em pasta e porque a dei congelada ainda (meti o cubo no aquário e deixei-os ir lá morder). Depois desse episódio nunca mais dei comidas congeladas aos meus africanos, dou-lhes apenas granulados e flocos.

De flocos, agora dou-lhe flocos para herbivoros, embora tenha durante muito tempo dado sera Vipan (alimento genérico para peixes) e sem problemas.

 

A chave para combater o bloat é apostar em comidas de qualidade, e ter atenção aos demais factores do aquário, como sejam as condições da água e a agressividade dos companheiros de aquário.

O que dizes é normalmente referido. Nas teses que tenho visto defendidas, a má qualidade da água, nomeadamente com valores de amónia, também aparece como um factor que predispõe ao bloat.

Esses factores que predispõem ao bloat culminam com uma infecção generalizada, essencialmente bacteriana (tenho visto referido maus que um agente). Os sintomas que referes são os que encontro.

No entanto, o tal artigo referido na wiki, fala essencialmente de gás acumulado no estômago e consequências disso, ficando, no meu entender, aquém do que tenho lido no que diz respeito ao "Malawi bloat" que me parece mais complexo do que isso, envolvendo, como já referi, uma infecção.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que dizes é normalmente referido. Nas teses que tenho visto defendidas, a má qualidade da água, nomeadamente com valores de amónia, também aparece como um factor que predispõe ao bloat.

Esses factores que predispõem ao bloat culminam com uma infecção generalizada, essencialmente bacteriana (tenho visto referido maus que um agente). Os sintomas que referes são os que encontro.

No entanto, o tal artigo referido na wiki, fala essencialmente de gás acumulado no estômago e consequências disso, ficando, no meu entender, aquém do que tenho lido no que diz respeito ao "Malawi bloat" que me parece mais complexo do que isso, envolvendo, como já referi, uma infecção.

 

Cumps

O artigo da wiki trata de animais de sangue quente... e carnivoros.

O malawi bloat aparece em peixes herbivoros, só por aí a diferença é brutal.

 

Se procurares pela net sobre malawi bloat aparece de tudo um pouco, e não parece haver muito consenso.

No entanto, se vires os medicamentos "prescritos" para tratamento de bloat e que demonstram alguma eficácia, eles assentam sobre metronidazol que um composto que actua sobre bactérias e parasitas.

Do que eu tenho pesquisado parece-me que o pessoal do cichlid-forum não andará muito longe. Eles falam de um protozoário presente nos instestinos que em determinadas condições de stress pode actuar de forma descontrolada danificando os orgãos do peixe. Noutros sitios refere-se uma bactéria presente nos intestinos e que auxilia a digestão que em condições de stress aumenta de forma descontrolada, causando retenção de liquidos que acaba por levar à falencia dos orgãos do peixe.

Seja por uma bactéria, seja por um protozoário o que parece certo é que o stress parece ser o principal indutor da doença.

 

O que ningém consegue explicar muito bem ainda é porque motivo por vezes o bloat atinge e mata uma colonia inteira e por outras limita-se a matar um ou 2 elementos de uma colónia. Também é dificil perceber porque é que em algumas situções de bloat avançado se conseguem safar os peixes e noutras os peixes morrem todos faça-se o que se fizer.

 

Enfim, acho que o melhor é mesmo evitar ao máximo stressar demasiado os nossos amigos de barbatanas, seja porque a água não é a correcta, ou porque a alimentação não é de qualidade ou porque os colocámos com colegas de aquário demasiado agressivos.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais