tenativa (infecunda) de reproducao de bettas


yoda

Recommended Posts

Tentei fazer reproducao de um casal de bettas. Usei um aquario pequeno, com 10cm de agua, um tubo de acrilico com uns 6cm de diametro para isolar a betta femea, 27C de temperatura, e pus umas folhinas de uma planta para ajudar o macho a fazer um ninho de bolhas. Mais ou menos o que li num artigo do no.1 da revista portuguesa de aquariofilia.

 

O macho fez um lindo ninho de bolhas logo nos primeiros dias, mas a femea nao foi na conversa. E' dificil tirar e voltar a por o cilindro de acrilico sem perturbar o ninho...

 

Apos um ou dois dias, o ninho de bolhas desapareceu, e a betta continuava desinteressada...

 

Apos alguns dias, uma mudanca de agua, aspiracao de lixo no fundo (por excesso de comida), e uns acidentes com o pH (houve umas oscilacoes radicais de pH, de varias unidades de pH, de alcalino para acido, nem sei como sobreviveram...), nada...

 

Depois la o macho fez mais um ninho de bolhas (sempre usando as folhas como infraestrutura), mas apos libertar a femea, havia sempre porrada. As vezes ela parecia hesitar, olhava o ninho, mas depois degenerava sempre em porrada.

 

Depois descobri que tirando o tubo de acrilico e se pusesse um tubo de plastico fosco (sobras de equipamento de aquario), ela usava-o para se esconder. Foi assim ate ao momento que o macho descobriu que tambem la podia entrar dentro.

 

Uma vez deixei a coisa assim durante umas horas, e encontrei a betta num estado fisico lastimavel, ja com a barbatana traseira dilacerada. Foi ai que os separei, e pus a femea no meu aquario principal, para recuperacao.

 

Deixei o macho mais uns dias no aquario pequeno, tapado para formar vapor de agua, na pequena esperanca de haver alguma coisa por baixo das folhas. Mas creio que nao ha nada...

 

Sugestoes para uma segunda tentativa? Sera que vale a pena voltar a tentar com este par? E' de mudar de macho? ou de femea?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha a femea e que deve ser separada do macho. mas podes ir ler a ficha sobre esse peixe aqui http://aquariofilia.lusotec.com/forum/view...php?p=6899#6899 la tem um link de um reprodutor de betas bem sucedido. se o leres vais saber muita coisa sobre esse peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu neste momento tou com uma reproducao muito bem sucedida..tao lindos a comer mesmo bem e já crescidinhos...mas também só consegui a 3ª :oops:

se calhar o macho ñ gostou dessa femea...tenta com outra.eu uso um aqua de 40L com termostacto pq ag as noites sao mais friase guiei me esta ultima vez por aqui...

 

http://www.geocities.com/Heartland/Pointe/.../3887/index.htm

 

e tem até agora dado certo...só encontrei um cadaver :lol:

mas um em muitos é bom :oops:

 

 

depois de conseguires a reprodução vais te ver aflito só ñ me segui pelo site na 1ª comida dou nobil fluid artemia da jbl que é proprio para larvas de peixes:D...ah e tb acrecento de vez em quando agua pq tnho o aqua destapado...ñ se deve fazer mas ate agora ñ se queixaram e tao a crescer bem...a partir de amanha comeca o strex das mudas de agua ... 1L de manha e outro a noite :)

Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão:

- Onde está a Eva?

- Foi lavar-se ao rio !

- Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva, fazer criação de betta é fácil, mas tens que ter em conta que o macho ou a fêmea podem não se aceitar, o melhor é ter mais que uma fêmea e ir mostrando em breves encontros cada uma. o macho só vai ter interesse na fêmea assim que o ninho estiver acabado. Eu uso um metodo que considero o melhor para manter o ninho, um copo de plástico cortado na vertical e preso ao vidro, mantêm melhor a húmidade e tu podes mexer na água sem perturbar o ninho.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais