Cuba a morrer !!!


Psicadelic

Recommended Posts

Boas pessoal, continuo as turras para fazer com que esta planta se dê no meu aquário, a cerca de uma semana comprei era verdinha e com folhas grandes, desde que a meti no meu aquário as folhas têm encolhido e já mal faz pearling.

 

Setup do Aquário

 

Tamanho: 220 Litros Brutos (100 x 40 x 50)

Iluminação: 4 x 30 W ( 1 x 18 000K | 1 x 10 000K | 1 x 2 800 K | 1 x ( A que vinha de origem do Aquário, ainda não comprei uma melhor)

CO2: Botija

PH: 6.6

N02: 0.1 - 0.3 mg /L

Nh3 / Nh4: 0

GH: 21

KH: 10

PO4: 0,25 mg /L

NO3: 10 mg /L

 

 

No inicio começei por fertilizar com Tropica normal (sem N nem P), tendo feito os testes deparei que o PO4 estava a 0, então adquiri Tropica com N e P, fertilizo 5 ml todos os dias, os Fosfatos passaram de 0 para 0,25 e já estou a fertilizar a mais de 1 semana, por isso devo aumentar ?? Ou comprar à parte Fosfatos ? Tenho medo de aumentar com o Tropica e meter os que estão bons em excesso.

 

Todas as plantas crescem bem embora quase todas aparecem umas raises perto das folhas, eu sei que tenho alguma carência no aquário mas será só os Fosfatos ?

 

Se aumentar a dose com o Tropica chegará ??

 

Foto das Raizes:

 

pict5179ep4.th.jpg

 

Foto do Aquário:

 

pict5114gx2.th.jpg

 

Cuba:

 

pict5252ai0.th.jpg

 

Aquario (vim de férias hoje então ja andei a podar algumas coisas):

 

pict5253nb0.th.jpg

Editado por Psicadelic
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguem pode dar uma dica ??

 

Pois eu também precisava de umas dicas, estou com o mesmo problema.

Não consigo que a cuba arribe, começam a ficar com as folhas castanhas e não desenvolvem...

 

Vamos lá mestres da cuba, há tanta gente com tapetes tão lindos e ninguém partilha um pouco de saber... ;)

 

 

Cumprimentos,

João Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu também precisava de umas dicas, estou com o mesmo problema.

Não consigo que a cuba arribe, começam a ficar com as folhas castanhas e não desenvolvem...

 

Vamos lá mestres da cuba, há tanta gente com tapetes tão lindos e ninguém partilha um pouco de saber... ;)

 

 

Cumprimentos,

 

Pois é, mas eu não é só na Cuba, tenho mesmo carência de algum nutriente no meu aquário mas não esta facil descobrir!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E potássio tens adicionado de alguma forma? (não fui ver se os fertilizantes que usas têm potássio)

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O unico fertilizante que uso é Tropica liquid+, disseram-me que era o mais completo mas penso que não chega !!!

 

Em relação a Fluval Clearmax devido a ter os valores dos Fosfatos baixos, devo retirar da BIOBOX ????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O unico fertilizante que uso é Tropica liquid+, disseram-me que era o mais completo mas penso que não chega !!!

 

Em relação a Fluval Clearmax devido a ter os valores dos Fosfatos baixos, devo retirar da BIOBOX ????

Eu não sou propriamente expert em plantas, mas julgo que os fosfatos devem andar na ordem dos 0,5 ppm. De qualquer forma, se tens fosfatos não devia haver grande problema por isso. Também não fui ver as características desse Clearmax, terás de ver se te está a remover fosfatos.

 

O problema do potássio pode ser uma hipótese a equacionar, vê se esse tropica o tem.

 

Por esse motivo é que se recomenda usar fertilizantes em separado, para se adicionar o que realmente falta.

 

Espera por mais opiniões, pois como te disse não percebo muito de plantas.

 

Pesquisa, há alguns tópicos bons sobre o assunto.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Efectivamente do filtro tens de tirar esse clearmax e td quanto é matéria filtrante tipo carvão activo, etc...Estes produtos servem para filtrar/purificar a água...consequentemente eles vão-te retirar da água td o que lá metes e neste caso estamos a falar dos fertilizantes liquidos....tu metes no aqua e o clearmax absorve....logo, o fertilizante mal chega às plantas.

 

No meu aqua tb uso o fertilizante liquido da Tropica mas isso só não chega...tens de adicionar potássio e ferro pois as plantas consomem mto ferro.

Quando necessário tb coloco o fertilizante da Tropica com N e P mas aconselho a comprar os fosfatos e a aplicá-los à parte pois nitratos num plantado há sempre com fartura.

 

Qto à Cuba não te consigo ajudar pois eu tive o mesmo problema...tanto no aquário c pouca luz, como no q tem mta eu não consegui ter cuba o que é estranho pois esta planta segundo os manuais dá-se num leque alargado de parâmetros de água e luz.

 

Pode ser q alguém mais entendido te consiga explicar o problema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O unico fertilizante que uso é Tropica liquid+, disseram-me que era o mais completo mas penso que não chega !!!

 

Em relação a Fluval Clearmax devido a ter os valores dos Fosfatos baixos, devo retirar da BIOBOX ????

 

 

Olá,

 

Efectivamente do filtro tens de tirar esse clearmax e td quanto é matéria filtrante tipo carvão activo, etc...Estes produtos servem para filtrar/purificar a água...consequentemente eles vão-te retirar da água td o que lá metes e neste caso estamos a falar dos fertilizantes liquidos....tu metes no aqua e o clearmax absorve....logo, o fertilizante mal chega às plantas.

 

No meu aqua tb uso o fertilizante liquido da Tropica mas isso só não chega...tens de adicionar potássio e ferro pois as plantas consomem mto ferro.

Quando necessário tb coloco o fertilizante da Tropica com N e P mas aconselho a comprar os fosfatos e a aplicá-los à parte pois nitratos num plantado há sempre com fartura.

 

Qto à Cuba não te consigo ajudar pois eu tive o mesmo problema...tanto no aquário c pouca luz, como no q tem mta eu não consegui ter cuba o que é estranho pois esta planta segundo os manuais dá-se num leque alargado de parâmetros de água e luz.

 

Pode ser q alguém mais entendido te consiga explicar o problema.

 

 

yikes:P;)chainsawbang

Estava capaz de ir correr a meia maratona para me sacrificar...

Eu também tenho carvão activado num dos filtros, por conselho dado por uma loja, e pela explicação até fazia sentido. Clarificava a água bem como químicos que podiam vir na água eram retidos, e o que é certo é que nunca tive problemas.

Já tinha lido por aqui que não se deveria manter o carvão activado no filtro, que só se deveria usar quando se fizesse tratamentos aos peixes ou algo do genero, mas nunca tinha percebido porque retirar.

O que a Carla disse tem lógica, mesmo que não seja essa a principal fonte do problema das plantas a tendência é que tudo o que metemos na coluna de água seja absorvido pelo carvão activado e lá se vai em vão a fertelização.

 

 

Psicadelic, eu vou retirar e vou ver se tenho resultados, depois actualizo este post, se puderes fazer o mesmo agradecia, mais que não seja para saber se este era o problema de algum de nós...

 

No entanto vou pesquisar aqui pelo fórum mais algumas coisas sobre o carvão activado...

 

 

PS- Desculpa estar a usar o teu post, mas tenho tido o mesmo problema e também não é só na cuba não noto grande evolução em todas as outras plantas.

 

Cumprimentos,

João Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PS- Desculpa estar a usar o teu post, mas tenho tido o mesmo problema e também não é só na cuba não noto grande evolução em todas as outras plantas.

 

Cumprimentos,

 

Não há problema, pode ser que assim o tópico cresça mais, em relação ao meu aquário tb vou tirar o Fluval Clearmax e vou ver como se comporta depois.

 

Em relação ao Fe e ao Potássio onde posso comprar isso em separado ??

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não há problema, pode ser que assim o tópico cresça mais, em relação ao meu aquário tb vou tirar o Fluval Clearmax e vou ver como se comporta depois.

 

Em relação ao Fe e ao Potássio onde posso comprar isso em separado ??

 

Abraço

Vê num dos patrocinadores, a Horizonte Aquático.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

K compras em sal: KCl, na farmácia (em geral é preciso encomendar, na minha chega dois dias depois), custa 2 ou 3 euros por 100g de sal. Depois fazes uma solução (há por aí receitas, faz um search).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

K compras em sal: KCl, na farmácia (em geral é preciso encomendar, na minha chega dois dias depois), custa 2 ou 3 euros por 100g de sal. Depois fazes uma solução (há por aí receitas, faz um search).

 

 

Boas, chego a uma farmácia e digo que pretendo KCL ??? A mulher n vai ficar olhar para mim com cara de parva ?? :drinking:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, chego a uma farmácia e digo que pretendo KCL ??? A mulher n vai ficar olhar para mim com cara de parva ?? :D

 

"cloreto de potássio". E se não tiverem ( o mais provável) perguntas se não podem mandar vir. Se não puderem ou não quiserem (aquilo dá-lhe sum lucro mínimo...), vais à farmácia seguinte... A "mulher" em princípio é licenciada em ciências farmacêuticas e percebe de química!

 

Ah, ferro há vários fertilizantes só de ferro, procura que há muitos. Eu uso Easy Life Ferro, que é líquido e fácil de dosear, antes usava pastilhas da Dennerle mas era mais caro e os resultados piores.

Editado por nunoni
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"cloreto de potássio". E se não tiverem ( o mais provável) perguntas se não podem mandar vir. Se não puderem ou não quiserem (aquilo dá-lhe sum lucro mínimo...), vais à farmácia seguinte... A "mulher" em princípio é licenciada em ciências farmacêuticas e percebe de química!

 

Ah, ferro há vários fertilizantes só de ferro, procura que há muitos. Eu uso Easy Life Ferro, que é líquido e fácil de dosear, antes usava pastilhas da Dennerle mas era mais caro e os resultados piores.

 

 

Boas passei por uma farmacia e pedi Cloreto de Potassio como disseste, a sr deu-me uma caixa com 40 comprimidos no total de 600 gramas de Cloreto de Potássio, se dissolver isto em agua dará ????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas passei por uma farmacia e pedi Cloreto de Potassio como disseste, a sr deu-me uma caixa com 40 comprimidos no total de 600 gramas de Cloreto de Potássio, se dissolver isto em agua dará ????

Sim.

 

Vê isto http://www.csd.net/~cgadd/aqua/art_plant_dosage_calc.htm

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora a agua tem que ser destiliada ? E desfaço os comprimidos ? Os comprimidos são revestidos !!! Há problema ?

Se tiveres água destilada, melhor. Caso contrário, usa da torneira, não prepares grandes quantidades de uma só vez.

 

Não conheço os comprimidos nem o tipo de revestimento para saber se há problema. Se for orgânico, é relativamente fácil de ser contaminado e passar a ser alimentoi para bactérias/fungos. Pelo sim, pelo não, prepara mesmo pouco de cada vez e guarda no frigorífico.

 

Já agora, foram mesmo 600 g de comprimidos? preço?

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cloreto de Potássio retart Zyma* 600 mg | 40 comprimidos = 1,83 €

 

Por isso era tão barato resolvi comprar :wink:

 

Já agora quantos ml devo começar a meter ???

Editado por Psicadelic
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cloreto de Potássio retart Zyma* 600 mg | 40 comprimidos = 1,83 €

 

Por isso era tão barato resolvi comprar :wink:

 

Já agora quantos ml devo começar a meter ???

É caro... isso deve ser 600 mg/ comprimido, ao todo são "meia dúzia" de gramas! (umas 24...)

 

Bem, vais ter de ler sobre isso e preparar uma solução de modo a ser fácil. Penso que o pessoal que percebe do assunto aponta para tentar manter uma concentração de 20 ppm, tens de olhar para a calculadora para saber como vais preparar e o que vais adicionar.

 

Muitos adicionam 20 ppm por dia, mas isso faz-me um bocado de confusão pois estaríamos a admitir que todos os aquários iriam consumir 20 ppm diários.

 

Ainda assim, o produto em causa não dá problemas, mesmo ao nível das algas, por isso deve ser difícil errares por excesso.

 

Eu optaria por adicionar metade, depois logo via a reacção.

 

Acautela também os outros nutrientes, incluindo CO2 e luz, pois sem eles não há milagres.

 

(lê os artigos sobre plantas, estás a perguntar muito sem ler...)

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem removei hoje o Fluval Clearmax, e ja vi que este Cloreto de Potassio de 600g é como dizes se tiver 30 é muito, encontrei este site

 

http://infm06.infarmed.pt/formulario/ficha.php?idc=219

 

Se aquilo é a % de Cloreto então bela merde :lol:

 

Amanha vou tentar comprar em pó !!!

 

Obrigado vou postando novidades !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Psicadelic,

 

Mal cheguei a casa hoje do trabalho 08:30 (estive a trabalhar á noite) fui logo retirar o carvão activado. Depois acrescentei alguma água e fertilizei com potássio, magnésio e Seachem Excel e liguei logo as luzes.

 

Para meu espanto hoje á noite já se notava algumas plantas a fazer pearling, não sei se foi motivado pelo retirar do carvão activado mas estou confiante.

 

Quanto aos fertilizantes, eu também tentei nas farmácias e na zona de Corroios não encontrei nada, ou não tinham ou não encomendavam por não compensar e eu pedia 1 Kg de cada.

Na altura falaram-me numa farmácia ou laboratório ali para os lados do Rossio que deveria ter de certeza, mas preferi optar pela HA uma vez que poderia mandar vir tudo de uma vez podia escolher em pó ou em liquido e vinha ter a casa.

Quanto aos comprimidos, eu não arriscava, mas tu é que sabes...

Se calhar era melhor comprares o da trópica o normal ou o + consoante os valores de NO3 e PO4 que tiveres e se não conseguires encontrar numa farmácia fazeres a compra na HA.

 

 

Cumprimentos,

João Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais