Pergunta simples!


lisandro

Recommended Posts

estou a pensar fazer um nano para um betta macho num caixa vodafone...

 

O que pergunto é se posso colar um espelho na parte de traz da caixa... tipo.. a parede de traz do aquário ficar um espelho.. posso fazer ou será demasiado mau para o peixe?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estou a pensar fazer um nano para um betta macho num caixa vodafone...

 

O que pergunto é se posso colar um espelho na parte de traz da caixa... tipo.. a parede de traz do aquário ficar um espelho.. posso fazer ou será demasiado mau para o peixe?

 

 

Olá

Pergunta simples, resposta simples: cx telemóvel é boa para...telemóveis. Não se deve e não é fácil manter um betta assim. Isto é, se quiseres que ele viva muitos anos...esqueçe a caixa dos telemóveis.

Mas se quiseres tentar..

O espelho permanente....porque? só se for para aumentar ainda mais o stress...

resumindo: é demasiado ! Até para um betta ! :)

Cumpr.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

O objectivo da utilização de espelhos com bettas é para exercitar as barbatanas e qdo não se tem mais nenhum macho/femea por perto.

Isto é, funciona como se de repente ( e não de forma permanente porque se não lá se vai o objectivo que se quer atingir) um outro macho fosse entrar no seu territorio .

Cumpr.

antónio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok.. já percebi.. esquece a ideia do espelho.. já tinha essa ideia mas nada melhor que confirmar perguntando aqui no fórum.. e obrigado pela resposta...

 

Quanto as caixa vodafone.. já vi neste fórum muito e muitos aquários feitos através das caixas de telemóveis.. são quase seis litros de agua.. penso que para um betta é suficiente..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola!

 

 

Claro, muitos tem um betta em 6litros, mas, se podes ofrecer mais ao teu betta, é sempre melhor.

 

tenho um em 50L, outro em 25 e posso te dizer que sao mesmo feliz.

 

 

Xau!

Desculpa pelo meu português...pouco o falo, ainda menos o escrevo :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto as caixa vodafone.. já vi neste fórum muito e muitos aquários feitos através das caixas de telemóveis.. são quase seis litros de agua.. penso que para um betta é suficiente..

 

Olá

Sim é suficiente e podes até utilizar espaços mais pequenos.

Para quem tem muitos bettas é impensável ter todos em aquarios de 20 lt ou superiores.

Mas o problema coloca-se em manter os bettas saudaveis em tão pouco espaço e de forma que vivam anos e não poucos meses como geralmente acontece.

como eu te disse antes é possivel mas não é fácil.

Tens ter cuidados a dobrar. Um pequeno erro ou descuido...

Cumpr.

António

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto as caixa vodafone... são quase seis litros de agua.. penso que para um betta é suficiente.

 

 

Um nano de 6L e suficiente para um Betta solitario.

 

Alguns conselhos:

 

1. Usar um bom acondicionador se nao houver filtro (sem filtro nunca vai haver bacterias produtoras de muco suficientes). Agua para beber e um produto alimentar humano, nao e ideal para peixes la viverem.

 

2. TPA: 20-40% diarias ou dia-sim-dia-nao no maximo; TPA 90-100% 1x semana.

 

3. E excelente ter um espelho, mas que se usa no maximo 1h por dia.

 

4. Nao deixar a temperatura descer dos 25 C.

 

Gosto de juntar um tufo de musgo de Java.

 

Bons anos de companhia do teu novo amigo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um nano de 6L e suficiente para um Betta solitario.

 

Alguns conselhos:

 

1. Usar um bom acondicionador se nao houver filtro (sem filtro nunca vai haver bacterias produtoras de muco suficientes). Agua para beber e um produto alimentar humano, nao e ideal para peixes la viverem.

 

2. TPA: 20-40% diarias ou dia-sim-dia-nao no maximo; TPA 90-100% 1x semana.

 

3. E excelente ter um espelho, mas que se usa no maximo 1h por dia.

 

4. Nao deixar a temperatura descer dos 25 C.

 

Gosto de juntar um tufo de musgo de Java.

 

Bons anos de companhia do teu novo amigo!

 

normalmente bons aquariofilistas nao usam o que e suficiente para os seus peixes, 6 litros nao dá para manter peixes nao e bom eles nao ficam felizes nao tem espaço para nadar para alem do facto deuma caixa vodafone levar 3 litros e pouco!

Depois um betta numa ciaxa vodafone digote ja que tem poucas ipoteses de sobreviver muitos anos, depois preocupaste com a temperatura e poes um betta em 3 litros desculpa la mas ja no outro topico apoiaste o nuno mart penso que podes ter toda a razao do mundo em ser apologista dos nanos com fauna mas peixes sao animais e tem de ter condiçoes para viver e nos como aquariofilistas e "donos" deles TEMOS de lhes dar uma boa vida que um betrta em 3 litros duvido que tenha !

 

Cumprimentos

cons.jpg*
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!Uma caixa Vodafone leva 5,5L completamente cheia, a transbordar e sem nada lá dentro.

 

Com pedras, um pouco de substrato e possivelmente algumas plantas, não levará mais de 4L de água.Ora 4L de água é notoriamente insuficiente para manter qualquer peixe, por mais pequeno que seja.

 

Não nos podemos influenciar pela facilidade com que podemos fazer de uma caixa de telemovel um aquário, nem devemos cometer o erro de pensar que um peixe pode ser feliz em tão pouco espaço.

 

Os Bettas só estão em pequenos compartimentos nas lojas apenas porque não podem estar acompanhados de outros machos. Criou-se o mito que pelo facto dos Bettas estarem enfiados em copos de água nas lojas, 4L de água ser mais do que suficiente para eles, o que é falso. 20L quanto a mim,é o minimo de litragem para um Betta viver condignamente.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá !

Esta questão de quantos litros de agua é necessário para um betta, acreditem, é um tema que interessa a muita gente que gosta de bettas

Principalmente quem faz criação desta especie. Se pensarmos que fácilmente tem-se dezenas de jovens bettas em cada reprodução. É por isso que cada vez se vê mais bettas muito jovens à venda nas lojas.

É preciso muita imaginação para arranjar espaço para tanto betta que nas semanas anteriores se cuidou com tanta dedicação.

O problema aqui é o bem estar do betta e do seu correcto desenvolvimento.

Quanto menos litros se utilizar mais atenção é preciso dar a cada um e mais dificil se torna a sua manutenção.

Mais dificil se torna arrnjar um equilibrio entre as 3 variaveis fundamentais para manter um betta saudável na minha opinião: alimentação/agua/tempratura do meio.

O betta é um peixe pouco exigente mas um pouco "técnico"......se lhe dedicarmos algum tempo e espaço (não estou a falar do aquario...).

É por isso que muitos bettas acabam por morrer nos primeiros meses (ou até antes ) como se vê aqui no forum.

Cumpr.

António

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguns pontos:

 

Quando alguem diz que tem 6L num aqua eu acredito: nao vou andar por ai a medir o volume de todos os contentores possiveis e imaginarios.

 

Mtos colecionadores e criadores de Bettas (sobretudo USA) usam recipientes de 1 galao (3,7L) embora nos grupos em que se discutem Bettas tb ha quem defenda que e pouco. Ou seja ha duas escolas, mas quem tem peixes em 1 G tem-nos anos, nao meses, respeitando as medidas que acima enunciei.

 

Claro que para ter 16 Bettas em 16 frascos de 4L e necessario uma sala aquecida ou viver em clima Tropical: nao passa pela cabeca ter um termostato em cada frasco, ate porque nesse volume a maior parte ou nao cabem ou iriam reduzir ainda mais a fraca litragem util.

 

Em 4L seria de facto necessario TPA diarias. Ora nao estou a ver a maior parte dos compradores ocasionais de um Betta a ter esse trabalho.

Tambem ha nano aquas (nao confundir com os pequenos aquas, nano significa infimo) com filtro de mochila, o que altera um pouco a equacao, claro dependendo sempre da litragem util.

 

Finalmente na loja de onde eu trouxe o meu Beta o volume no cubo nao ultrapassaria de certo os 0,5L: e esses cubos estao por todo o lado, ainda hoje vi mais de uma duzia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jerboa

E o nome do tópico era uma pergunta simples ;)

Acredita que é possivel manter e fazer crescer bettas de forma saudável em recipientes de 3,5 lt (atenção não estou a conselhar o seu uso sem ter alguma experiencia), na minha zona (margem sul do tejo) não é necessário aquecimento e TPA diárias muito menos e este ponto não aconselho mesmo. Cuidar da qualidade da agua não implica só TPAs.

Pois essas dos meios copos ou copos com agua nas lojas é que concordo contigo (e noutras coisas também :P ).

É uma morte quase certa. Depois chega a casa, outro choque, muita comida e pronto...

Cumpr.

antónio

Obs.: Não me esqueçi de enviar o cartaz com o texto elaborado por ti. O tempo é curto...muita aspiração para fazer:wink:

fica bem

Editado por António Lourenço
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jerboa

E o nome do tópico era uma pergunta simples ::D:

Acredita que é possivel manter e fazer crescer bettas de forma saudável em recipientes de 3,5 lt (atenção não estou a conselhar o seu uso sem ter alguma experiencia), na minha zona (margem sul do tejo) não é necessário aquecimento e TPA diárias muito menos e este ponto não aconselho mesmo. Cuidar da qualidade da agua não implica só TPAs.

 

Bom eu respeito todas as opinioes fundamentadas, tenho quase a certeza que quem respondeu tem mais experiencia que eu e isso em aquariofilia e decisivo.

Mas acredito no que escrevo e nao tenho medo de ser criticado (ou de aprender se estiver errado).

Mas de facto informei-me bastante sobre Bettas, nao so na teoria, mas a discutir directamente com quem sabe (grupos la fora).

 

O problema - e ai concordo ainda mais com os outros participantes - e que se se diz somente que os Bettas podem estar em 4-5L, as pessoas podem assumir so essa nocao e nao ter os cuidados necessarios para ter os animais nesse volume de agua. Ou seja, ha um preco.

 

Fica ainda provado que as perguntas simples sao muitas vezes as mais dificeis (inserir boneco a sorrir).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E claro que depois até esta simples pergunta várias respostas: ''É possivel manter um Betta numa caixa Vodafone ?''

 

Podemos responder que é, é possivel manter um Betta em 4L de água e fazer com que ele viva muitos anos. Mas quanto a mim não podemos ser egoistas. Só temos o Betta na caixa Vodafone, e não num aquário de 20L por mera questão de conveniência. A caixa Vodafone é gratis e ocupa pouco espaço, o que é conveniente.

 

Eu acho que, se vemos que não conseguimos ter um local como deve ser para um qualquer peixe, neste caso um Betta, não o devemos ter.Não podemos sobrepôr as nossas conveniências às condições do peixe.E Lisandro não leves a mal, isto não é direccionado a ti, só estou a mostrar-te o meu ponto de vista.

 

Porque é possivel fazer muitos tipos de aquariofilia. Mas a única que devemos ter em mente é aquela que melhor salvaguardar a vida do peixe. E isso só um aqua de 20L ou mais pode fazer. Os parâmetros de um aqua de 4L podem ser muito inconstantes, e pode resultar na morte do Betta em pouco tempo, para além do factor espaço e esse é claro, Basta olhar para um cubo Voda e olhar para um Betta adulto...

 

Quanto maior o aqua mais as hipoteses de sobrevivência do peixe,independentemente da experiência do dono, pois os parâmetros são mais estáveis, mais fáceis de controlar e o peixe não se sente tão encurralado, o que pode ser benéfico de modo a que ele não stress,as defesas desarmem e as doenças entrem.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito obrigado pelas respostas... sou novo nisto e por isso é que perguntei.. acho que é para isso que este forum serve...

Já desisti da ideia.. lol..

eu é que gosto muito de bettas e até estou a montar um aqua de 40L só que tinham-me dito que numa caixa vodafone dava para manter um betta e que no de 40L podia meter o Betta mas depois nao podia meter mais peixes...

 

Mas já agora.. isso é verdade? Não há peixes que possamm viver juntamente com os bettas e serem todos felizes?

 

(espero que esta pergunta seja mesmo simples.. lol)

 

Obrigado a todos..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Eu vou falar por experiência própria, já tive um Betta com dois Guppys e tive de acabar por separá-los, uma vez que o Betta andava sempre atrás dos Guppys.. mas o meu segundo Betta dava-se lindamente com os dois Guppys e dois Platys. Por isto, depende da personalidade do Betta. E também convém ter esconderijos no aquário, para os peixes se poderem esconder.

 

Espero ter ajudado, corrijam-me por favor se disse algo de errado,

Cumps.

Adoro Animais e tenho uma cadela Dálmata chamada Anuska e um peixe Betta Combatente chamado Betta... xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais