desnitrificador á base de enxofre "FUNCIONA"


fizo

Recommended Posts

mas e a longo, alguém me sabe dizer?

Eu sei, xôr Alexandre. :?

 

Se o sulfato ficar em excesso torna-se tóxico com qualquer outro elemento e a seguir já todos sabemos o que acontece...

 

Concordo inteiramente com a tua ideia em relação à utilidade deste aparelho para retirar nitratos. Pelo que li e pelo que falei com o Randy (e a equação não engana), é preciso continuar com a trocas de água para retirar o ião. Se se fazem trocas de água, num sistema equilibrado, então também não deveria existir nitratos. As trocas de água servem precisamente para isso. Concordo que é um pouco contraditório, ou nomínimo, redundante.

 

Agora a questão da componente de ractor de calcio do aparelhómetro é outra loiça. Manteve-me o ph estável sim senhor, manteve-me o calcio a níveis altos sim senhor, não me baixou o KH não senhor, embora este ponto seja referido pelos cientistas como podendo acontecer a longo prazo e eu não tive nem de perto nem de longe um lonzo prazo.

 

Por causa desta questão, em principio vou instalar um bicho destes no meu aquário.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 208
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

fala pessoal,

 

Estou acompanhando esse topico com muito interesse, pois há mais duvidas que certezas, embora os relatos das pessoas que usaram sào bastante favoraveis.

 

Foi postada uma mensagem com algumas informaçoes acerca de informaçoes provenientes dos fabricantes desses reatores, porem acessando o site da Schuran e Korallin nào encontrei nada.

 

Alguem poderia eslarecer onde posso encontrar, sites dos fabricantes, as informaçoes abaixo?

 

"O reactor de enxofre apenas elimina nitratos e não as algas, apenas os nitratos."

"Se existirem algas, este reactor está contraindicado, apenas deve ser usado em aquários saudáveis, com níveis de nitratos que não superem os 50 mg/l e depois de serem experimentados outros métodos mais clássicos de eliminação."

"O reactor não elimina as mudanças de água, apenas as espaça, pois mais tarde ou mais cedo os sulfatos acumulam-se e é necessário uma mudança de água."

e esta que me parece mais evidente:

"O reactor de enxofre não substitui a adição de carbonato de cálcio. A quantidade que é capaz de dissolver é ridícula em comparação com um reactor de carbonato de cálcio"

 

 

[]s

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São todas informações que já li em artigos de cientistas.

 

O último não me parece bem explicado, ou pelo menos julgo que pode dar azo a mal entendidos.

 

É certo que este reactor é menos eficiente que um de calcio para adicionar calcio, mas isso não quer dizer que não sirva. Como analogia, pode-se dizer que Barichello é pior que o Schumacher, mas isto não quer dizer que o Barichello seja mau, apenas quer dizer que não é tão bom como o Schumacher. Aqui é a mesma coisa! O reactor de enxofre é menos eficiente que o de calcio para dissolver carbonato de calcio.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

.isso do desaconselharem o uso dos desni em aquarios ja com alga,axo uma perfeita estupidez,se uma pessoa tem o aquario bom para que é que vai comprar um desnitrificador.este assunto ja foi muito debatido.EU nao acredito numa unica virgula do que os fabricantes dizem sobre este produto,KER dizer eles estao a falar do produto deles........muitos deles abertos por cima deixando entrar o ar num ambiente ke deveria ser anaerobico,uma quantidade ridicula de calcio 200 ou 300 gramas para mil litros de agua,idem para o enxofre 1kilo de enxofre para 1000 litros.Ou seja sao mal construidos,um desnitrificador para funcionar bem tem ke ser fexado,relacao de 1para 1 entre o enxofre e o calcio e para 1000 litros de agua 5kg de enxofre.

nenhum desnitrificador ke eu tenha visto no mercado reune essas condicoes.dai eles dizerem ke nao tira alga e nao poe calcio PUDERA sao mal construidos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Afinal essas informaçoes sào dos proprios fabricantes ou sào opinioes de pessoas q testaram os reatores?

 

Hugo RSF

"São todas informações que já li em artigos de cientistas. "

 

fizo

"EU nao acredito numa unica virgula do que os fabricantes dizem sobre este produto,KER dizer eles estao a falar do produto deles........"

 

 

Eu nào achei nenhuma dessas informaçoes nos sites da Schuram e Korallin. Nào encontrei o site de outros fabricantes.

Caso alguem possa informar o link de algum fabricante desse reatores, onde foram feitas essas afirmaçoes, favor postar...

 

 

 

[]s

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se forem ver atrás, a maior parte dessas informações fui eu que as coloquei aqui, retiradas das instruções de utilização de um reactor de enxofre cuja marca prefiro não mencionar (envio por mp para o Carlos).

Espero que se lembrem do contexto sobre o qual essas frases foram mencionadas.

 

Abraços,

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo dizes que não tens nitratos pq também já não os tinhas antes de teres o desnitrificador a funcionar, mas quando o ligaste deixaste de usar o escumador ou este continua a funcionar tb em simultaneo ?

 

Se deixaste de usar o escumador e continuas sem nitratos secalhar pode ser que o desnitrificador esteja a fazer esse trabalho ou não?

 

Estou só a tentar perceber todas as potencialidades que o desnitrificador pode ter.

PEACE !!!

 

barras.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo dizes que não tens nitratos pq também já não os tinhas antes de teres o desnitrificador a funcionar, mas quando o ligaste deixaste de usar o escumador ou este continua a funcionar tb em simultaneo ?
Claro que continuei a usar o escumador. Já foi dito várias vezes que este aparelho não substitui o escumador. Longe disso! Não é por aí...

 

Se deixaste de usar o escumador e continuas sem nitratos secalhar pode ser que o desnitrificador esteja a fazer esse trabalho ou não?
Se não houvesse escumador e em termos genéricos, sim é possível. No meu aquário duvido. Não é o escumador que retira mais nitratos.

 

Estou só a tentar perceber todas as potencialidades que o desnitrificador pode ter.
Fazes bem. Todos fossem assim como tu e não fossem logo a comprar porque dizem que é bom. Há que investigar e ouvir várias opiniões. Em termos de potencialidades, quanto mim e como já referi, é uma óptima solução para o calcio, apesar de ser menos eficiente que um reactor de calcio. Em relação a remover nitratos considero que SE as trocas de águas "normais" são para manter e não para diminuir, como parece ser o caso, então este disnitrificador é redundante porque se não é para diminuir as trocas de água, não é preciso removedor de de nitratos porque é para isso mesmo que as trocas de água servem.

 

É como se no nosso emprego fossemos ganhar mais 50€ por ir trabalhar para outro local, mas gastássemos mais 50€ na deslocação. :wink:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ainda há muita coisa por explicar neste bixo.uma das coisas é mesmo em relacao ao escumador é claro que isto nao substitui o escumador mas durante o mes em que tive sem desni o escumador escumava normalmente agora ke ja tenho desni ele voltou a retirar pouco outra vez.

de alguma maneira axo ke ele tb deve consumir carga organica da agua.

a minha agua está cristalina por isso axo ke o desni nao inibe o escumador de tirar nheta,mas deve entrar em competicao com ele a retirar carga organica. ISTO É SO UMA SOPUSICAO.mas que é estranho é.

 

hugo nao tas a notar isso no teu escumador?é provalavel ke nao pois o teu desni é pikanito demais para o teu akua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros amigos,

 

O meu reactor de enxofre teima em consumir a alcalinidade do meu aquário. Há mais de um mês que o fluxo proveniente do reactor regista 4,5ºdKH, o que é baixissimo e está a provocar-me uma quebra da dureza global do aquário.

Quanto aos nitratos, não posso afirmar melhorias, já que estes já eram indetectáveis.

O reactor que projectei e construi em acrílico é constituido por 4 etapas verticais - as 2 primeiras de enxofre e as outras de cálcio (Rowalith, ARM e Turbo Granules). A água é obrigada a atravessar todas es etapas de forma vertical (descendo, subindo, descendo, subindo e regresso à sump):

reactor.jpg

Como podem ver o reactor é aberto em cima. Há 3 dias reduzi o fluxo para quase metade e agora tem 5ºdKH à saída.

Fiquei intrigado com as afirmações do Fizo quanto à necessidade do reactor ser fechado e resolvi fazer a experiência. Obviamente não neste reactor, dada a impossibilidade de o tornar fechado.

Estou neste momento a acabar de construir outro. Depois coloco fotos e testo-o para verificar se, de facto, um reactor fechado é mais eficiente a dissolver carbonato de cálcio.

Abraços

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

primeiro de tudo...esse reactor ta muit bonito :? e axoke deve ser facil fexalo.há quem diga para esperares mais um mes ou dois para ciclar isso.o meu ultimo desnitrificador tem apenas +-15 dias e está neste momento a deitar agua á saida a 10dkh :lol::lol::lol: com um fluxo enorme a agua está a correr a fio :roll: ca para mim vou ter calcio a mais :wink: eu nao uso produto nenhum para subir calcio e kh.absolutamente nada nem kalkwasser.por isso posso garantir ke é o desni a fazer esses valores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e pelo ke vejo tens duas bombas dentro............para ke?

 

se puzeres uma bomba a mandar do ultimo reservatorio para o primeiro tens um ciclo e a agua é forçada a percorrer o filtro varias vezes acidificando mais e dissolvendo + carbonato de calcio.faz isso e poelhe uma tampinha por cima bem fexada.e vem ca dizer como ficou daki por 4 ou 5 dias. :roll:

 

isso é um GRANDA BIXO com esse enxofre todo isso deve dar para uns 2000 litros se tivesse bem construido :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

primeiro de tudo...esse reactor ta muit bonito
Obrigado! Foi construido com amor e carinho! :wink:
axoke deve ser facil fexalo

Não me parece nada fácil... as alterações que teria de fazer seriam mais trabalhosas do que fazer um novo.

e pelo ke vejo tens duas bombas dentro............para ke?  

se puzeres uma bomba a mandar do ultimo reservatorio para o primeiro tens um ciclo e a agua é forçada a percorrer o filtro varias vezes acidificando mais e dissolvendo + carbonato de calcio

As 2 bombas foi a unica solução que encontrei para a circulação dentro das zonas de cálcio. Experimentei o que dizes mas não funciona, pois no compartimento da bomba a água baixa muitissimo e nos outros sobe até transbordar para fora do reactor. Acredita que testei muitas hipóteses!

E depois tenho umas novas teorias quanto ao funcionamento destes reactores... :roll:

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro,

 

O reactor é semelhante aos do Fizo, embora com algumas adaptações ao meu estilo! :D

É para sistemas superiores a 1000 l, tem 70 e poucos cm de altura e 20cm de diâmetro.

Para já e por questões de ética não queria publicar aqui fotos do mesmo antes da publicação da próxima edição da Aquário Magazine (secção DIY).

Quanto às conclusões, estou a aguardar por conclusões mais sólidas quanto à utilização do mesmo. Tenho umas teorias e estou a testá-las. Assim que tiver dados mais conclusivos, ponho-os aqui.

Quanto a parâmetros sim, vou medir e depois coloco-os cá.

Se quiseres posso enviar fotos por mp.

Abraço,

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

Hoje é o 7º dia de funcionamento do novo reactor de enxofre.

O enxofre e o cálcio são provenientes do anterior reactor.

Vamos recapitular a situação no reactor anterior antes de o desactivar:

- à saída do reactor - 5ºdKH

- no aquário - 6ºdKH

 

No novo reactor (após 7 dias):

- à saída do reactor - 5,6ºdKH

- no aquário - 6ºdKH

 

O reactor já não consome tanta dureza do aquário, o que fez com que a queda da dureza parasse (atenção que ainda utilizo kalkwasser e reactor de cálcio em simultâneo). É claro que estamos a falar de alterações mínimas. O reactor não está ainda a adicionar cálcio e dureza ao aquário. Vamos ter de esperar e ver o que dá daqui a mais uns dias.

Quanto aos nitratos, nem os meço, já que não os tinha detectáveis anteriormente. Quanto ao aspecto do aquário, a conversa já é outra. Mas não pretendo tirar já conclusões precipitadas. Vamos aguardar e tirá-las depois.

Ah! Já me esquecia: neste intervalo de tempo houve uma mudança de cerca de 11% da água, mas isso não parece ter afectado a dureza carbonatada.

Abraço a todos

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então vamos a uma actualização de parâmetros.

3 dias depois da minha mensagem anterior, ao verificar que não havia qualquer evolução da alcalinidade do aquário e à saída do reactor, optei por intervir manualmente e elevei progressivamente a alcalinidade do aquário.

Actualmente a água do aquário encontra-se a 9ºdKH.

À saída do reactor está a 8ºdKH.

Ao contrário das expectativas do Fizo, ao 13º dia de funcionamento do reactor, este continua a consumir a alcalinidade (e cálcio) do aquário e, desde a mensagem anterior (dia 1), não observo qualquer evolução do reactor ao nível da dissolução de carbonato de cálcio. Vamos aguardar ainda... pode ser que as coisas melhorem.

Quanto à utilização como desnitrificador a eficiência já se revela acima do normal. Brevemente coloco as minhas conclusões a este respeito.

Caro Pedro Costa, lamento informar que o reactor não sai já nesta edição da AM de Outubro, tendo passado para a seguinte. Se pretender envio-lhe fotos por email.

Abraços,

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nada mais natural João.

 

A desnitrificação combinada entre enxofre e carbonato de calcio dá:

 

2NO3- + S + H2O + CaCO3 = CaSO4 + N2

 

Logo o calcio irá aumentar relativamente à alcalinidade.

Portanto se não forem usados suplementos, aditivos ou outro qualquer método significa que a alcalinidade continuará a descer.

 

Ou seja, se for usado um reactor de enxofre, deve ser usado um suplemento de alcalinidade para combater este efeito que está mais que provado e é científico.

 

Todo este processo contem um erro, ou uma falha, ou como lhe queiramos chamar. Vejamos:

 

Os reactores de calcio "normais" funcionam numa filosofia em que utilizam CO2 para baixar o PH. Mas podes aumentar, diminuir ou até mesmo suspender temporariamente a sua introdução. Este CO2 é depois expelido facilmente do aquário. Ou seja, tem a capacidade de descer o ph no reactor, mas não interferir muito com a química do aquário.

 

Com um reactor de enxofre é o mesmo que adicionar ácido sulfurico ao carbonato de calcio para se dissolver. Uma vez dissolvido e entrando no aquário, o ácido sulfúrico não tem a capacidade de se extinguir para o ar como o CO2, logo interfere com a química do aqário baixando ph e consequentemente alcalinidade. Isto está provado por várias pessoas e não é teoria. Ou melhor, é teoria mas também prática :D

 

Esta é a razão da tão falada descida do KH a médio/ longo prazo, quando se usa um reactor de enxofre, que já deves ter ouvido falar diversas vezes e em diversos locais.

 

De uma forma simples repara:

 

1º - O reactor liberta ácido sulfúrico.

2º - o ácido sulfúrico dissolve o carbonato de calcio através da diminuição do PH.

3º - Esta mistura entra no aquário.

4º - Os corais retiram o CaCO3, para o seu crescimento.

 

O que sobra? O ácido sulfúrico :D

 

Não se pode esperar mais nada senão que o ácido desça o PH e consequentemente também a alcalinidade.

 

Esta é a explicação para a natural descida da alcalinidade nos aquários que usam reactores de enxofre. Agora a questão é: Ainda assim valerá a pena? Mesmo tendo de utilizar um aditivo ou outro método para aumentar o KH?

 

Depende de cada um. Eu acho que com algum cuidado e monitorização é bem possível que continue a compensar em relação a um "reactor de CO2". Para dissolver carbonato de calcio, entenda-se... :D

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o acido sulfurico só se forma se o reactor for aberto e mesmo assim é preciso ter condicoes propicias para isso. que sao muito oxigenio e carbonatos.deves estar a fazer confusao entre esta bacteria e a bacteria comedora de betao,ke essa sim produz acido sulfurico e tb se desenvilve em meio de enxofre,mas necessita de oxigenio e carbonatos.se tivesse uma gota ke fosse de acido sulfurico no aquario os peixes ja estariam todos mortos.agora axo estranho depois de 15 dias o reactor ainda na estar a dissover calcio nem kh.está mais ke provado ke este reactor debita bons niveis de calcio e nao consome alcalinidade.o proprio hugo ja constatou isso num dos meus reactores. Joao cotter nao terás o fluxo do teu desnitrificador muito alto nao dando tempo para a agua acidificar o suficiente para dissolver a media de calcio ke la tens dentro.faz uma medida ao ph á saida do reactor.

e mais uma vez digo e volto a dizer.para uma boa dissolucao do calcio a agua dentro do desnitrificador tem ke fazer recirculacao completa,ou seja a recirculacao da agua tem ke ser no enxofre e no calcio,a agua tem ke passar varias vezes no enxofre e no calcio.gostava ke me mandasses uma foto do teu densni,para ver se é assim ke está. os modelos em ke a recirculacao so se faz na parte do calcio nao teem boa dissolucao de calcio.isto tb ja foi testado por mim. axo este sistema na imagema seguir, o melhor pois a recirculacao é total,a agua é empurrada para baixo pela bomba e volta a subir,isto vezes e vezes sem conta,sendo a agua acidificada no enxofre varias vezes,o ke permite dissolver o calcio muito melhor. tenho dito.

 

 

 

 

 

Pic_1946_14.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que não estou a fazer confusão nenhuma, Fizo.

 

A descida da alcalinidade a médio/longo prazo, que acontece, está provada e conheces bem, é explicada da forma que eu mencionei no meu tópico. Ela acontece devido ao ácido que é usado para descer o ph.

 

Eu não notei nenhuma descida da alcalinidade mas ela acontece, se não se usar mais nenhum outro método para a repor.

 

Por exemplo o João usa aditivos e ainda o reactore de calcio por isso nem nunca vai notar esta descida do KH. Ainda assim, continuo a pensar, como referi, que será mais simples usar aditivo mais enxofre que botija de CO2. :D

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Logo o calcio irá aumentar relativamente à alcalinidade.  

Portanto se não forem usados suplementos, aditivos ou outro qualquer método significa que a alcalinidade continuará a descer.

Hugo, nos testes que tenho vindo a efectuar verifiquei que o cálcio também tem vindo a descer na mesma proporção que a alcalinidade, ou seja, ao repor a alcalinidade também tenho acrescentado cloreto de cálcio para manter o equilibrio.
Esta é a razão da tão falada descida do KH a médio/ longo prazo, quando se usa um reactor de enxofre, que já deves ter ouvido falar diversas vezes e em diversos locais.

Sim, conheço bem a teoria, embora achasse que devesse testá-la, já que o Fizo apresenta aqui o desnitrificador de enxofre de uma forma tão sensacionalista que fiquei intrigado.

Actualmente, nem com a dosagem de kalkwasser e a utilização de um reactor de cálcio consigo elevar o cálcio e alcalinidade.

Não consigo perceber os resultados do Fizo:

o meu ultimo desnitrificador tem apenas +-15 dias e está neste momento a deitar agua á saida a 10dkh    com um fluxo enorme a agua está a correr a fio  ca para mim vou ter calcio a mais  eu nao uso produto nenhum para subir calcio e kh.absolutamente nada nem kalkwasser.por isso posso garantir ke é o desni a fazer esses valores.
Eu já ficaria feliz se o desnitrificador apenas se limitasse a desnitrificar, não implicando com o cálcio e alcalinidade. Agora não compreendo como é que se consegue ter 10ºdKH à saída do reactor. A não ser que no aquário esteja por volta dos, por exemplo, 12ºdKH e nesse caso o reactor está a consumir alcalinidade. Mas se assim for, como é que o aquário atinge alcalinidades tão altas sem outros meios de reposição???
Depende de cada um. Eu acho que com algum cuidado e monitorização é bem possível que continue a compensar em relação a um "reactor de CO2". Para dissolver carbonato de calcio, entenda-se...

Compensar relativamente a um reactor de CO2??? Como assim? Estás a contradizer-te um pouco, não Hugo? :D Então se as quantidades dissolvidas de carbonato de cálcio são ridículas no reactor de enxofre e ainda para mais este consome a alcalinidade (no meu caso também o cálcio)!

Parece-me mais é que tem o efeito contrário ao reactor de CO2! :D :

Agora a questão é: Ainda assim valerá a pena? Mesmo tendo de utilizar um aditivo ou outro método para aumentar o KH?

Como filtro é que o reactor me surpreendeu verdadeiramente!!! :D (eu depois explico).

O tempo o dirá. Se daqui a mais 1 semana ou 2 o reactor já não me estiver a consumir a alcalinidade (sim, eu também tenho as minhas dúvidas quanto a isto :D ) fico muitíssimo satisfeito, caso contrário tenho as minhas reservas à utilização deste reactor.

Já agora pergunto ao Fizo: nesse exemplo que mencionaste, qual é a alcalinidade actual à saída do reactor e a do aquário?

Abraços

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais