desnitrificador á base de enxofre "FUNCIONA"


fizo

Recommended Posts

  • Replies 208
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Hugo,

Obrigado pelo interesse (e esclarecimento). Já analisei essas hipóteses. Aqui fica a informação:

 

TPA: Como refiro acima, como medida correctiva, fiz ontem 15% e farei no Sábado mais 25%. Antes disso, estava a fazer semanais de 5% com agua natural desde Setembro. Antes disso com OI.

 

Peixes: Actualmente 5 (1 z.flavenscens- M, 1 C.Loriculus -M, 1 Premnas - M, 1 P.Hexataenia - P; 1 C.Hemycyanea- P). Tinha ainda um salarias -P e um ecsenius - P- Ambos apareceram mortos ontem à tarde, com o corpo bastante inchado.

 

Capacidade Aqua: Aquamedic Percula 90 - 225 lts + "minisump incorporada" de 40lts

 

Filtragem: Tenho ainda bioballs que vinham no aqua (mto poucas e a substituir por RV logo que possa), retirei a esponja que vinha tb.

 

(tenho o set up no tópico respectivo)

 

Abraços

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem.. até tenho vergonha de escrever esta mensagem...mas aqui vai:

 

Este fim-de-semana, tive um bocadinho mais de tempo para fazer outras "contra-análises" e após mais 3 testes de nitratos com medidores diferentes, concluí o ... óbvio: os testes - novos, a estrear - que me acusaram 50 de nitratos não estavam bons. Na realidade, o meu aquário mantém os níveis a que eu estava habituado de 0 a 5 mg/l de nitratos.

 

É óbvio que devia ter feito esta despitagem mais cedo mas o tempo em horário de lojas faltou e (i) o facto de os testes serem novos, a estrear, (ii) de eu já não fazer testes há mais de 20 -25 dias anteriormente e (iii) me terem morrido 2 peixes "semelhantes " - 1 salarias e 1 ecsenius - esta semana e após os testes com sintomas de envenenamento (dificuldades notórias de respiração e corpo muito inchado), também me ajudaram a precipitar conclusões.

 

Por outro lado, o desnitrificador que o Fizo me emprestador não estava em condições (eventualmente por ter estado algum tempo desligado, segundo ele me disse), pelo que também não se pode retirar nenhuma conclusão do seu funcionamento.

 

Em suma, histeria tonta e pouco desculpável, ainda que fiquem por esclarecer as referidas mortes.

 

O lado positivo deste disparate todo é que, em primeiro lugar, a água não está má - tenho só que elevar gradualmente o Ca (está a 400) e o KH (está a 7-8), mas isso o kalk vai resolver; em segundo lugar, fiz uma TPA

de 30%, dividida em 2 mudas e em 3º eliminei o que restava de bio-balls (que já estava para fazer há algum tempo) e ocupei o espaço que estas ocupavam substituí por mais RV (são só mais 2 kilinhos, mas ajuda).

 

Enfim, resta-me continuar a minha vidinha...

 

Abraços,

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem.. até tenho vergonha de escrever esta mensagem...
:wink:

Ainda bem que era só do teste. :twisted:

Não te esqueças depois de fazer as tais medições.

 

Abraço

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João,

Como referi,o desnitrificador que me emprestaram não estava em condições. Desliguei-o, pelo que neste momento, não posso fazer os testes.

Quando tiver um montado, farei as medições.

Continuas com um Kh muito baixo à saida ? será excesso de enxofre no desnit?

Abraços

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia.pelos vistos o desnitrificador nao estava mesmo em condicoes.O SR HUGO :twisted: teve a triste muito triste :wink: ideia de desligar o desnitrificador por 2 semanas cheio de agua la dentro.obviamente ouve apodrecimento do carbonato de calcio.embora fosse feita uma lavagem

o valor de nitratos era maior a saida do reactor do que na propria agua do aquario. :D foi uma experiencia elucidadtiva,pois agora ja sei ke nao se podem desligar os denitrificadores com agua la dentro.e espero ke o hugo tb ja saiba :lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol: sem ressentimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

reformula lá a tua pergunta pk nao da mesmo pa perceber,mas se keres saber quanto tempo o enxofre dura em principio nunca tem ke ser trocado.mas so o tempo o dirá.mas o carbonato deve durar 1 anito

 

aki esta a nova foto dos novos desnitrificadores

Pic_1946_26.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais