desnitrificador á base de enxofre "FUNCIONA"


fizo

Recommended Posts

Bom dia amigos.venho por este meio informar-vos :P que ja conclui o meu desnitrificador á base de enxofre á 3 semanas.caso nao se lembrem

é um desnitrificador autotrofico ou seja as bacterias alimentam-se do enxofre.MAs este desnitrificador é um dois em 1 pois aproveita a baixa do ph resultante da desnitrificacao para dissolver areao de coral que tb esta no seu interior.JA ta montado á 3 semanas eu tinha 10 ppm de nitratos e agora tenho 0ppm e a agua á saida do desnitrificador sai com 480 ppm de calcio.o nitrogenio gerado pela desnitrificacao sai directamente pelo tubinho de saida. OU SEJA TOU FELIZ :P:wink::? :D :):o

 

PS: só vi um inconveniente durante os primeiros 15 dias notei uma baixa do kh eu tinha a 13 e ficou a 7 mas é facilmente corrigido com kalk.mas nesta ultima semana ja se manteve a 12 sem adicao de kalk.Ja nem me cresce aquela pelicula nos vidros.á 2 semanas ke nao limpo os vidros

e continuam cristalinos. :o:lol: :D :):) YUPYYYYYYYYYYYYYYYYYY

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 208
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

tenho um escumador deltec ap600 que tirava bastante nheta para ai meio litro por semana.e agora tá a tirar muito menos,possivelmente daqui por uma semana ou duas quando o desnitrificador tiver completamente ciclado o escumador deve mesmo parar de tirar porcaria,pois ao ke parece o desnitrificador tá a fazer o trabalho todo sozinho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao me mandem mp.façam perguntas no topico,é mais facil para todos poderem perceber e para eu nao ter que responder varias vezes á mesma pergunta ok.

Para kem kiser fazer um digo desde já ke é muit dificil arranjar enxofre em granulado,mas estou disposto a vender a quem o solicitar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Desde já o meu obrigado pela tua disponibilidade. Uma vez que há muitos interessados no equipamento que desenvolveste e pelos vistos muitos, como eu, têm tido dificuldades em visualizar quer a imagem quer o esquema. Assim peço-te que me envies por email as duas imagens e eu coloco aqui para que todos possam ver (eu inclusivé - o esquema não o vi!!)

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para quem nao consegiu ver as imagen abra a pagina e espere um minutinho pois as imagem demoram bastante a carregar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá fizo

 

Tomei a liberdade de colocar aqui a imagem no forum. Tanto quanto me parece existem 2 problemas.

 

1 - A imagem estava no formato png o que poderá não ser suportado por todos os browsers.

 

2- No código tens <v:imagedata src="Google_ficheiros/image001.png" o:title="picture051"/> e não aparece a imagem. Coloquei na source http://193.137.20.198/Google_ficheiros/image001.png e ja me apareceu.

 

Aqui está o dito e também a parte da engenharia :)

 

Pic_1702_13.jpg

 

Pic_1702_14.jpg

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E ja agora onde fica situado o tubo da saida dos gases?penso que tinhas falado num tubo de saida dos gases.

podes explicar melhor o esquema^?

obrigado mais uma vez

Bubbles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto ao enxofre é muito dificil de arranjar,eu comprei a "preço de ouro"

pois nao consegui arranjar em mais lado nenhum.é material "desviado de uma fabrica" quem mo vendeu correu alguns riscos em trazer isso.Atencão mais uma vez digo ke nao se trata de enxofre em pó mas sim de enxofre em pedra tive ke partir com um martelo até ficar com a granulometria adequada.

quanto ao tubo de saida do gaz.para quem nao sabe o gaz vem para a parte de cima do desnitrificador e sai em forma de bolhinhas pelo tubo superior o mesmo por onde a agua sai.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TOU A TER UM BOOM DE CORALINA.JÁ PUS AS FOTOS NO SITE E ALTEREI A PAGINA PENSO KE AGORA JA DA PARA VER BEM AS FOTOS.AS ROCHAS QUE ESTAO NAS FOTOS SAO ROCHA FEITA DA AQUACONNECT E TEEM 3 MESITOS. :?::roll: AS FOTOS É QUE ESTAO UMA BELA PORCARIA MAS DÁ PARA VER

 

http:193.137.20.198

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fizo,

 

Excelente iniciativa a tua. Tenho vindo também a pensar fazer algo do género, embora a minha ideia seja ligeiramente diferente:

 

ligar em linha um desses reactores de enxofre (diy), mas só enxofre, a um reactor de cálcio. A saída no reactor de enxofre ligada à entrada do reactor de cálcio.

O consumo de CO2 seria substancialmente inferior e obteriamos bons resultados do reactor de cálcio enquanto retiramos nitratos da água.

O reactor de enxofre até pode ser um velho filtro exterior de copo (desligado, evidentemente).

O que pensam disto?

 

Quanto ao enxofre, a Deltec não venderá em separado? (já que eles vendem o reactor já com o enxofre)

 

Quanto às tuas imagens, continuo sem conseguir ver. Quem conseguir que as publique aqui, por favor.

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim essa tambem me parece uma boa ideia,embora eu tenha escolhido fazer de outra maneira apenas para nao ter mais bombas de agua a funcionar e mais tubinhos de agua.mas axo ke vais ter um problema que nao é muito dificil de resolver.á saida do rector de enxofre vao sair bolhas de "ar" agora dependendo da configuracao do tel reactor de calcio

qual sera a reaccao á entrada de ar.eu por exemplo tenho um calcium reactor 400 da aquamedic que reagiu bastante mal a essa entrada de "ar"nitrogenio penso eu.nunca consegui acertar o fluxo de agua.

e depois tb é assim o reactor de enxofre tem que ser ajustado independentemente pois se a agua correr muito devagar deita aquele xeirinho a ovos podres,se correr com força demais nao faz a desnitrificacao completa e ficas com nitritos.Mas é assim avança com a tua ideia e faz as alteracoes necessarias.se fosse eu fazia tb o fazia á minha maneira.adoro inventar mas ás vezes corre mal hihi.agora vou por num aquario de 30 litros uma carrada de comida para se formarem para ai uns 100ppm de nitratos e vou la por o desnitrificador,para testar o bixo ao maximo.e depois digo alguma coisa.. :)

 

quanto ao enxofre espero ke alguem consiga aranjar mais barato eu é a 15 euros o kilo.tenho para vender e nao tou a ganhar dinheiro. :oops: mas se arranjarem mais barato comprem.deixo aqui um apelo a quem conseguir arranjar baratuxo ke se chegue á frente e se identifique.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fizo,

 

Quanto é que utilizaste de enxofre e de carbonato de cálcio (em kg ou litros)?

Qual a dimensão total em litros do teu sistema?

 

Quais os teus níveis actuais de alcalinidade?

 

Um abraço,

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia zeka.eu trabalho em lisboa no saldanha.mas esta semana estou de ferias.telefoname e combinamos.916455566.

 

reefman.o meu sistema tem cerca de 260 litros.o desnitrificador tem 5 litros 2 de enxofre 2 de carbonato e o resto para a bomba. o meu kh está nos 9 e o calcio está nos 480.podes vir fazer testes ao meu aqua se kiseres,assim nao gasto os meus :? isto é o sistema ideal de 100 a 300 litros.como tou a fazer um aqua de 400 e muitos litros já tou a preparar um novo desnitrificador.

Por isso ponho o meu desnitrificador oficialmente á venda por 60 euritos completo tal e qual como está na foto.até dou duas semanas á experiencia em caso de nao estarem satisfeitos devolvo o guito.é claro ke nao vao devolver pois ta a funcionar ás mil maravilhas. Aproveitem pois ja ta ciclado:P :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

neste momento,ja só tenho o desnitrificador ligado,nem o escumador nem sump desliguei tudo á excepcao das bombas de movimentacao de agua.e continuo sem pitada de nitratos nem fosfatos,sem crescimento de alga.até tou á 3 dias com as luzes ligadas sem desligar e mesmo assim nao se forma a pelicula de algas no vidro.hihihihhihiih

revolucionário :evil:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Vou montar um aqua de 1000 litros em Outubro - tens 2 meses para me construir um... :evil::oops:

 

Se isso resulta mesmo, dou-te os parabéns, pois acabaste de encontrar a solução para muitos dos nossos problemas.

 

Abraço,

Diogo

 

PS - Eu também trabalho no Saldanha (Atrium) - podemos combinar uns almoços e falarmos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quazar até te faço melhor,se o kiseres experimentar eu emprestote uma semanita e depois se o kiseres pagas.mas garantote ke em 3 dias "o suficiente para toda a agua do aqua passar por dentro" ficas sem nitratos

e essas algas castanhas desaparecem mum instante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e quanto a ti diogo dame uma apitadela 916455566 para combinarmos um almocinho.e falarmos sobre isso.2 meses......eu faço isso num dia. :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é... a ideia do fizo fez-me pensar e pesquisei, pesquisei, fiz uns desenhos, cálculos e cheguei a um desenho final de um reactor de enxofre e carbonato de cálcio que penso que é ideal para um aqua de 1000l.

Projectei-o num software 3D, fui comprar o material em acrílico, fiz uns cortes e bastantes colagens e voilá... tenho o bicho feito. Agora vou enchê-lo com cerca de 8 kg de enxofre (acabadinho de chegar da Deltec) e a mesma quantidade de carbonato de cálcio.

Quando tiver mais notícias coloco aqui.

 

Abraços

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caríssimo,

 

Bem vindo de novo ao Fórum - estava a ver que te tinhas chateado com alguém!!! Fico à espera de notícias desse novo brinquedo e queremos umas fotos!!!

 

Abraço,

Diogo

 

PS - se não colocas fotos, vou aí tirar umas!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

reefman.depois dá noticias......eu tambem ja tenho uns pedidos e tb estou a fazer como tu caixinhas em acrilico...quanto ao meu desnitrificador continua a bombar a 100% nada de algas nada de mudas de agua,nada de escumador,nada de sump.e muita coralina :shock:

 

embora axe que deva fazer uma muda de vez em quando só para descargo de consciencia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais