Ricardo Fernandes

Membro
  • #Conteúdo

    118
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por Ricardo Fernandes

  1. Muito provavelmente a troca de algumas lampadas especialmente a actinica por outras de espectros com menos incidencia no azul resolvem-te o problema.

    1 Sun Glo T8 + 1 Flora Glo T8 + 1 de 10000K T5 + 1 de 9000K T5 + 1 actinica azul T5 é pouco espectro para as plantas, ou dito de outra forma, não é o melhor espectro para as plantas?

    Já agora, qual é o conjunto a nível de espectro que me aconselham, para este conjunto de calhas/lâmpadas?

    Obrigada pessoal :)

  2. Boas pessoal!

    Tenho um aqua com 288lt dos quais à volta de 240 são reais e numa calha central duas lâmpadas T8 de 36w (1 SUN GLO e 1 PLANT GLO), que dá 72w, como era manifestamente pouco para o novo projecto que andava a fazer (antes tinha um tanganica e a luz não é assim tão importante), coloquei mais uma calha exterior com 3T5, ora nesta calha tenho uma T5 de 54w de 10000K marca SUNSUN, 1 T5 de 54w de 9000K da JBL e uma Azul actninica que nem sei a temperatura de cor, mas é azul marinho.

    Ora bem, isto tudo somado dá 234w, que não chega a dar a famosa regra de 1w por litro, só que tenho reparado que certas plantas como a egéria densa e uma que não sei o nome que está neste tópico com o número 6 na primeira foto Aqui, quando chegam a uma determinada altura começam a crescer na direcção do solo!!!

    Tenho valisnérias, cryptcorynes e echinodorus e estas não apresentam estas alterações.

    Será que esta luz é demais para a Egéria e para a outra planta?

    Agradecia que o pessoal me pudesse ajudar, obrigada.

  3. Cá por casa os aquários estão a 22graus. No principio de Novembro a água começou a ficar abaixo dos 24graus e tive de ligar os aquecedores de modo a que a temperatura da água não diminuísse abaixo de 22graus. É uma maneira de poupar energia e diminuir o metabolismo dos peixes e plantas, que no tempo quente chegam a estar a mais de 30graus sem o aquecedor ligado à corrente. O inverno é um tempo de descanso para a Natureza, para voltar a entrar em força na primavera.

     

     

     

    Não é simplemente por baixar a temperatura da água que os peixes vão ficar doentes. Só ficam doentes se houver diminuição brusca da temperatura ou grandes oscilações de temperatura, ou se a temperatura tiver num intervalo muito distante do ideal para cada espécie de peixe e os peixes ficam doentes, pois o seu sistema imunitário está diminuido devido a stress. E os peixes só ficam doentes porque estão na presenção de agentes patogénicos, que se aproveitam do esatdo de stress do peixe e/ou sistema imunitário diminuído. O ictio só aparece devido à introdução de peixes não devidadmente quarentenados e/ou a episódios de ictio em que este não foi totalmente eliminado e ficaram alguns esporos à espera de oportunidade para se hospedarem nos peixes. Os peixes novos mesmo devidamente quarentenados podem ser atacados por ictio, se no aquário houver para onde forem houver esporos de ictio e como estão mais stressados e imunodeprimidos serão os primeiros a ser atacados por ictio.

    Totalmente de acordo, mais façam uma experiência: deixem os peixes a 23/24ºC (óbvio que a temperatura tem que descer gradualmente) durante esta fase de Outono/Inverno e depois na Primavera subam a temperatura gradualmente para os 26/27ºC. Vão ver a reação dos peixes.

    É claro que o pessoal que tem Discus e outros ciclídeos amazónicos não podem baixar a temperatura, agora o restante pessoal, sem stress.

  4. Então pessoal não há ninguém que me possa ajudar nesta situação?

    Tenho visto por aí em alguns posts pessoal que consegue identificar bem a maior parte das plantas e no meu post nem uma alma caridosa dignou-se a ajudar? :character0050:

    E não é por preguiça em pesquisar, pois já fartei-me de andar por aí às voltas, e a única conclusão que cheguei é que a planta que está como nº 2 e nº 4 são cryptcorynes, mas não sei quais, as restantes não faço mesmo a minima ideia.

    Agradecia ajuda pessoal, obrigada.

  5. Boas pessoal, adquiri há algum tempo um conjunto de plantas, mas como estavam num lote de plantas sortidas nenhuma delas estava devidamente identificada. Agradecia ao pessoal mais batido nas plantas que me desse uma ajuda na identificação nas mesmas.

     

    Uma geral do aqua onde elas se encontram dispostas, a nº 1 é a mesma que a nº3

    3431g.jpg

     

    Uns close-up para o pessoal as identificar melhor

    3436.jpg

    3437.jpg

    3438.jpg

    3439.jpg

    3443p.jpg

     

    Sei que algumas são crytcoryne, mas quais? Tenho o catálogo da Tropica, mas mesmo assim ainda não consegui identificar estas espécies que estão sublinhadas.

     

    Agradecia ajuda pessoal, obrigada.

  6. Corvo, volto a dizer, o Fluvermal a única coisa má que faz é matar os caracois.

     

    Abraço

     

    Nem mais.

    Na Segunda-feira passada fiz um tratamento com Fluvermal no meu aquário, onde consigo ter algumas plantas (tenho lá texas e niacaraguensis :eusathink: ) e os tuberculata foram todos à vida, nem um sobreviveu. :medieval_mace:

  7. JÁ está furado e preparado para sump, mas nesse aspecto não tenho esperiencia alguma. Nem como montar uma nem o preço que me iria ficar o segundo aquario nem o tamanho que teria de ter

     

    Eu também não te posso ajudar muito, já vi muitas a funcionar, algumas bem outras nem por isso, mas nunca pensei montar nenhuma e por isso nunca me preocupei muito em pesquisar sobre elas, mas de certeza que há pessoal aqui com experiência em montagem e que te pode dar uma ajuda.

  8. O orçamento ja tem de esticar muito e dois fluval Fx5 são 800 €, ainda tenho de colocar sistema de CO2 e uma calha que vai ficar numa furtuna sem contar com o resto.

     

    Pois, normalmente o dinheiro é sempre o problema :P:medieval_mace:

    Sempres podes tentar ver os preços numa loja estrangeira, às vezes vale bem a pena, ou então como já foi dito aqui, porque não uma sump? Uma sump bem feita vale mais do que qualquer filtro e como ainda não tens o aqua montado, pelo menos deduzo que seja assim, ainda vais a tempo de o furar.

  9. É normal esse desvio na temperatura, todos os termóstatos que tive tinham sempre algum desvio, uns mais outros menos, mas até termóstatos de "grandes" marcas tinham desvios na temperatura. Aliás, aqui há uns anos uma revista de aquariofilia fez um teste a um grupo de termóstatos e em todos eles houve sempre uma variação de temperatura.

    A solução é simples, já que sabes que a diferença é de 2º, só tens que colocar 2º a menos na escala do termóstato, para que o aqua fique com a temperatura que tu queres. :mrgreen:

  10. Eu sei que o oscar pode chegar ate aos 30 cm .MAs ou tu es dono do amazonas ou ent gostaria de saber onde tens o teu oscar .

     

    Tenho oscares . mas em aquario eles nao crescem esses 30 cm decerteza percebes !

     

    Mas se queres meter as coisas nesses termos acho que deve crescer ate aos 15cm mais coisa menos coisa e muito relativo .

     

    Em aquas "como deve de ser" um oscar vai aos 30cm na boa.

    "Como deve de ser" = +500lt :smile2:

  11. O Paulo Duarte tem razão, na Ásia fazem-se criações em massa de neons, e os cardinais normalmente vêm das importações do Brasil.

    Mas tanto uns como outros não estão em vias de extinção, já que existe um controlo rigoroso por parte das autoridades no que respeita à captura dos mesmos.

    Em relação aos Discus, também penso que não sejam eles os causadores das mortes dos neons. Eles devem estar a morrer de uma outra causa qualquer e os Discus e os restantes habitantes do aqua só se aproveitam disso. Tenho Discus com neons e outros pequenos tetras há muitos anos e nunca vi qualquer indicio dos Discus tentarem comer outro peixe adulto.

     

    Cumps

  12. Coloque um casal de guppy ou 1 guppy macho nesse espaço da para colocar.Eu coloco 2 trios em um de 30x20x20 sem problema.

     

    Em primeiro lugar, nunca se deve ter um casal de Guppies já que o macho vai andar constantemente a importunar a femea, coloca-se peixes na proporção de 2 para 1 (duas femeas para um macho).

     

    Segundo, os Guppies são pior que os mosquitos para se reproduzirem, ao fim de um mês já deveriam ter (se os peixes durassem até lá) uma meia dúzia de alevins.

     

    Terceiro, 30x20x20=12 litros, não é o mesmo 18x18x18=5,83 litros e mesmo os 12 litros é bastante apertado para os pobres bichos. Se os seus peixes estão nessas condições não quer dizer forçosamente que as outras pessoas também os tenham nessas condições.

  13. Os Discus aguentam mais que 6.5 de PH, vivem perfeitamente em águas com PH bem superior, desde que tenham uma boa ambientação à nova água podes coloca-los sem problemas em água com um PH de 7.2/7.4.

    Agora 7.6 penso que seja um bocado elevado para eles.

     

    Cumps

  14. Esgalha, os meus ramirezi nunca tiveram problemas, simplesmente quando os tinha em temperaturas mais elevadas, além de terem um comportamento muito mais activo, duravam bastante mais tempo.

    Com a temperatura a 26º nunca tive nenhum mais de um ano, enquanto a 28/29 chegavam a viver em minha casa dois anos (e eu já os arranjava com uns meses).

     

    Cumps