neo_2

Membro
  • #Conteúdo

    184
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Days Won

    1
  • Country

    Portugal

Posts publicado por neo_2

  1. 5 minutes ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

    Todos os tipos de matéria filtrante reduzem o caudal de saída... e consoante a compactação de matéria filtrante dentro do filtro, maior ou menor será a redução do caudal. Esses 10% que referes são meramente um número atirado ao ar. Tanto pode ser 10% como 20% como 30%... depende da quantidade e do quão compactada está a matéria filtrante. É uma questão de utilizar um filtro bem dimensionado para o aquário que se tem e utilizar as matérias filtrantes de maneira correcta.

    O Biohome, daquilo que sei, para começar a remover Nitratos, precisa de condições específicas na água onde é colocado e ainda assim precisa de largos meses para ganhar as bactérias anaeróbicas suficientes para se começar a ver resultados. Além disso, a água deve ser bem oxigenada à saída do filtro para que o gás, resultante dessa de-nitrificação, seja libertado, porque é tóxico para os peixes.

    Pois. Acho que estão com um bom marketing de boca a boca. Aqueles que compraram e tiveram que pagar caro pelo biohome não querem dar o braço a torcer e dizem maravilhas sobre o produto. Mas se essa informação sobre a toxicidade for verdade, rápido se vai o negócio.

    O matrix da seachem será uma boa alternativa? 

  2. é super interessante ler os feedback de quem começa e saber que o entusiasmo se mantém.

    Relativamente ao pH ele não está um pouco elevado para guppys? Eles tem um intervalo de pH grande mas acho que prefere uma água um pouco mais ácida. 

    Aguarde mais respostas de experts em relação à espécie mais resistente, mas eu acho os guppys resistentes. 

  3. Acho que se está gerar confusão desnecessariamente. Isto é um fórum de discussão onde se partilham experiências e depois o autor do post recolhe a informação e toma uma decisão. 

    Relativamente a sua pergunta senhor @Alvaro Silva não sei o que é um roll rois mas sei o que já vi. Foram aquários de biobox com um aspecto que dava inveja e eu não tenho porque optei por comprar externo, exactamente porque foi o que me disseram para fazer aqui. No entanto é como eu já disse também o filtro está regulado praticamente no mínimo porque tem um fluxo muito forte. 

  4. Não sou claramente a pessoa com mais experiência neste fórum mas meter um filtro que faz  quase 10x a litragem do aquário acho mesmo um exagero. É estar a desperdiçar dinheiro.
    Aqui recomenda-se muito os filtros externos como a solução ideal e de facto acho-os bastante práticos no entanto acho que é quase mecânico dizer que os internos não prestam e que os externos é que são os reis.
    Eu mesmo por pressão de querer fazer as coisas correctamente fui comprar um filtro externo e não estou arrependido mas a verdade é que já vi vários aquários bonitos e muito funcionais com as suas Biobox de origem e a funcionar correctamente. 
    Apenas para deixar testemunho porque acredito que é muito importante manter uma boa colónia de bactérias para manter um aquário saudável. 

  5. 29 minutes ago, canhao said:

    Aguardo por informações.... Qual o melhor? 

    Infelizmente sou um enorme cismado, quase não dormi a pensar nisto... Lol

     

    se calhar nao vou ajudar muito e vou criar mais confusão...
    Eu tenho o Fluval 306 num aquário de 1 metro (+- 180 litros) e nunca o posso ter regulado no máximo porque me arranca as plantas e os peixes são literalmente arrastados e atirados contra o vidro.
    Antes deste tive num aquário de 90 litros com o filtro da Eheim o Ecco Pro 130 e posso dizer que fazia o trabalho dele na boa sem problema nenhum. 

    E já agora se não dormiu é sinal de que se preocupa, tive algumas noites assim quando comprei o meu. Faz parte.

    • Obrigado(a) 1
  6. Realmente é estranho, normalmente são os guppys os atacados.
    Só prova realmente que cada caso é um caso e não devemos criticar ou desvalorizar a opinião dos outros só porque tem experiências diferentes das nossas. 

  7. On 6/25/2019 at 11:29 AM, brunofasoares said:

    Testa uma dessas pedras. Raspa um pouco com uma faca ou outra pedra e testa com um pouco de vinagre ou limão (o ideal é com ácido muriático) nessa zona. Se fizer efervescência é porque sim, é calcária, e será mesmo isso que está a alterar a dureza geral da água. 

    Acabei por descobrir que é o próprio substrato da JBL, que eles vendem como "INERTE". Ele aumenta muito a dureza da água.
    Já li que com o tempo vai estabilizando. 
    Obrigado aos que tentaram ajudar-me. 

  8. 1 hour ago, Brunomcc2000 said:

    O STC1000 só precisa que lhe meta cabo de alimentação porque pelo menos eu mandei vir do eBay e chegou apenas o STC e a sonda(de aluminio que depois troquei por plástico),

    Porque a alteração? a longo prazo tem tendência a oxidar?
    Já tive a ver. Pelo preço é preferível o stc1000. Vou ver se me safo com as ligações. 
    Pior é que o tipo de ligação não é nada seguro. Aquilo se cai uma gota de água...
     

  9. 16 minutes ago, Brunomcc2000 said:

    Mesmo assim as paredes mais próximas ao exterior da casa são sempre mais quentes mas sim podes sempre tentar, conta também com uma evaporação muito maior que o habitual como é óbvio, um STC1000 e uma sonda de plástico pode ser uma boa ajuda também para controlar melhor a temperatura dado que olhará muito mais vezes para o STC do que para um termómetro(falo por experiência própria) e isso no eBay é baratíssimo.

    Por acaso já andei a ver de uma coisa desse género. Vou pesquisar melhor.
    Esse STC parece muito mais profissional, robusto e fiável do que aquele que eu vi ( TM803 )

  10. 4 hours ago, brunofasoares said:

    Testa uma dessas pedras. Raspa um pouco com uma faca ou outra pedra e testa com um pouco de vinagre ou limão (o ideal é com ácido muriático) nessa zona. Se fizer efervescência é porque sim, é calcária, e será mesmo isso que está a alterar a dureza geral da água. 

    Já me lembrei de fazer isso. Quando as coloquei no fundo nunca pensei em vir a ter problemas porque sempre li que eram rochas inertes e mesmo no saco alegavam que não alteravam o pH da água e eram "100% rocha vulcânica". A verdade é que elas podem ter aglomerados de outras rochas e estar a provocar esta alteração na água. Só de pensar que tenho de desmontar o aquário todo, até doí.

  11. 13 minutes ago, Brunomcc2000 said:

    Já li por aí que comem Physas, Ramshorns e que como tal não é aconselhável mantê-lo em aquários com qualquer tipo de caracol, por vezes as neritinas sobem os vidros e depois soltam-se até caírem no substrato se cairem de concha virada para cima e passar um Ramirezi até pode não fazer nada.. mas há sempre a probabilidade de o comer porque pelos vistos caracolada e mariscada é com eles, não sei se de outra forma os comem também mas de facto não é aconselhável manter caracóis com Ramirezis se quiser manter os caracóis.

    Então vai precisar de sorte porque há por aí casos de sucesso a manter aquários com a luz do sol mas são poucos já para não falar que no verão isso deve aquecer que é uma maravilha eu já tive o meu no corredor a 30 e não conseguia baixar a temperatura, a levar com o sol diretamente então o caso vai ser ainda mais complicado eu diria que em dias excessivamente quentes podes vir a ter aí + de 35°C na água isto é excelente para testar a saúde dos peixes e das plantas(mas testar mesmo ao limite) relembro que meter garrafas congeladas para baixar a temperatura num aquário a 35°C pode ser ainda pior do que o facto de ter a água a 35°C é questão de ter atenção a isso existem arrefecedores de aquários prontos para esses problemas (são é caros como tudo) e as algas seram outro problema o único aquário que vi até agora com sucesso a levar com luz 100% natural até terra "normal" tinha como substrato e as plantas estavam impecáveis sem algas nenhumas e cresceram dentro do aquário por isso é questão de experimentar (e era de uma pessoa aqui do fórum) mas a temperatura deve ser de facto o problema maior para os peixes e plantas (na minha opinião)

    Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk
     

    Agradeço opiniões e todo o tipo de recomendações. 
    Para o verão, tal como já é habito fecho todas as janelas para a casa não aquecer e este ano será igual. Vamos ver como corre. Não posso desistir já sem sequer tentar. 

  12. Just now, Brunomcc2000 said:

    Os ramirezis vão tratar bem dos Red Cherry's quando os meteres vais ver que até te vão pedir um bom vinho para acompanhar com o marisco com um pouco de sorte as neritinas vão também. 😋

    Quando falas em luz natural refereste a quê mesmo? Leva com luz do sol diretamente nos vidros do aquário?

    Dos red cherry´s não me surpreendia que fossem petisco para eles. As neritinas também? 
    Sim, leva com luz do sol directamente. Está em frente de uma janela. Apesar de tudo o que li, decidi criar ali o espaço para o aquário pois era onde podia aproveitar dele.
    Espero que não vir a ter problemas. 

  13. 31 minutes ago, brunofasoares said:

    Para já sugiro que evites ao máximo a presença de luz natural e que aumentes o tempo de luz para 6 horas. É o minimo que as plantas precisam para fazer uma fotossíntese completa.

    Por acaso a questão da luz natural era das que mais me preocupava, toda a gente me disse para ter cuidado com a luz natural e inclusive nos próprios catálogos de diversas marcas fazem referência para evitar a luz natural.
    O aquário faz exactamente amanha um mês que está montado e não sei se foi sorte ou ainda não teve tempo ou por outro qualquer motivo mas não tive algas problemáticas. Apenas algumas folhas tiveram algas filamentosas mas nada de mais. 
    Espero que assim continue e não apareça um dia destes aqui a pedir ajuda. 
    Vou aumentar mais 30 min aos poucos todos os dias.

  14. Num dos meus aquários, que por acaso até tem Neocaridinas, tenho uma dureza de cerca de 600 dH. Lá vivem os neos e uns Ottocinclus, planorbis e muitas plantas. Diria que podes colocar peixes, desde que não sejam espécies que gostem de água mais moles. Por exemplo, nos meus cíclideos sul americanos, apistogramma Cacatuoides Orange e nos Trifasciata, sempre tive durezas entre os 100 e os 150 dH.
    Que água usas para repor ou fazer TPA? E o que tens dentro do aquário?
    Coloca foto porque por vezes é mais fácil perceber o que se pode estar a passar.
    Fico mais descansado em ouvir esse tipo de exemplos.
    A única coisa que pode estar a afectar a dureza da água é uma quantidade muito pequena de pedras vulcânicas que eu deixei no fundo, junto com o substrato fértil.
    A água para as TPA tem níveis de dureza normais. É mesmo dentro do aquário que alguma coisa a torna assim.
    Tenho a descrição e foto do aquário aqui:

    https://www.aquariofilia.net/forum/topic/259117-projecto-fp/

    Sent from my Redmi Note 5 using Tapatalk

  15. Obrigado pela ajuda na informação mas eu não fiquei ainda esclarecido sobre a possibilidade de poder colocar ou não animais dentro do aquário. Eu já li bastante sobre o assunto e até tentei ver as propriedades exactas do meu substrato para perceber se é o culpado de uma dureza assim na minha água. Espero que alguém me possa dar uma ajuda sobre o assunto para que possa povoar o meu aquário.

    Sent from my Redmi Note 5 using Tapatalk

  16. Boas pessoal.

    Já tentei encontrar um tópico sobre o assunto mas quando é dureza permanente penso que não é tão comum e há menos tópicos sobre o assunto.

     

    Tenho um aquário montado há um mês e agora mais perto do final de completar o ciclo do nitrogénio fiz os testes para colocar vivos.

    No entanto estou com receio que não sobrevivam com a dureza ( GH) que a água tem. Todos os restantes parâmetros parecem bem.

    Gostaria de saber se não há problema ou qual a solucao para reduzir este parâmetro na água. IMG_20190622_102755.jpg

     

    Sent from my Redmi Note 5 using Tapatalk

     

     

  17. Esse tipo de decoração vai fazer com que a água do aquário sofra alterações de pH, o que te limita a determinas espécies. 
    Se estiveres a pensar colocar por exemplo neos ( preferem água com pH mais baixo) e o teu pH estiver em 8 , dificilmente eles vão sobreviver. 
    Talvez possas colocar essas conchas e búzios se estiveres a pensar colocar peixes que gostam de pH alto, mas os que conheço precisam de ter um aquário maior. 
    Mas aguarda opiniões de alguém com mais experiência.