AJUDA! peixes não comem


Pedro560

Recommended Posts

Bom dia,

Sou iniciante e no sábado (16/09) comprei 4 peixes, sendo um deles um peixe telescopio, todos de reduzidas dimensoes. (https://drive.google.com/file/d/1Jy2vKQoZGmjHWiwqpPMFECD9YVaWdqIp/view?usp=drivesdk)

Tenho um aquário de 15 L, com pedras artificias no fundo e um filtro tipo cascata com esponja de 3.3W com fluxo de 176 L/H (não regulável).

Comprei os peixes, trouxe-os para casa, adicionei agua ao aquario e 1 gota de acondicionador AQUASANA GOLDFISH por cada litro de agua.

Tentei dar comida granulada Goldy Cran Nature ( 2 bolas por peixe) e desde sábado que nao comem. Quando ligo o filtro, os peixes parece que sao sugados por este, então mantenho-o desligado.

Hoje voltei a loja onde comprei os peixes e disseram para trocar metade da agua e fazer o tratamento de eSHA 2000 durante 3 dias e amanha deitar comida a ver se eles comem.

Que mais posso fazer para que os peixes estejam saudáveis?

Ja li em alguns posts que deveria ter o aquário ja pronto uns dias antes de inserir os peixes, ou que o aquário é pequeno para tantos peixes, será isso? 

Muito Obrigado!

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro. Antes de mais, bem-vindo ao hobby.

Acho que devias ter procurado um bocadinho mais de informação antes de começares esta tua "aventura". O ideal mesmo, neste momento, seria tentares devolver os peixes à loja onde os compraste para começares tudo de novo. Não te quero assustar, mas o teu tanque é o exemplo típico de alguém que está com pressa de levar os peixes para casa e tenta saltar todos os passos iniciais. Neste caso quem costuma sofrer são os peixes, e pode ser isso que esteja a acontecer. Quando um aquário é montado, deve passar pelo "ciclo do azoto" (podes encontrar muitos posts aqui no fórum que te explica exactamente o que isso é). Provavelmente disseram-te na loja que, usando o acondicionador, poderias saltar esse passo, o que está completamente errado. Fazem isso porque querem vender, e geralmente a coisa corre muito mal. O acondicionador serve para "limpar" a água da torneira de determinados elementos que são prejudiciais ao bom funcionamento de um tanque, mas não te ajuda (de maneira nenhuma) a apressar esse primeiro passo que te falei. Para isso tens à venda uns frascos de bactérias nitrificantes, mas mesmo com esse produto terás sempre que completar o ciclo do azoto antes de introduzir os peixes. Depois tens um areão decorativo que, mais cedo ou mais tarde, vai começar a libertar a tinta na água - pode ser muito bonito (dependendo dos gostos) mas não é nada adequado no uso de um aquário com seres vivos. Outro erro que cometeste foi teres desligado o filtro - o filtro é um elemento essencial para que a água se mantenha com os parâmetros correctos. Ao desligares, estás a manter os teus animais dentro de um recipiente com água estagnada, que não está a ser filtrada. É o mesmo que teres os pobres coitados dentro de um frasco com água e esperares que eles consigam sobreviver. Vai correr sempre mal! Por último, os peixes pelos quais optaste são (ao contrário do que muita gente pensa) dos peixes mais difíceis de manter em cativeiro. Precisam de aquários enormes (para teres uma ideia... num aquário de 90cm, por exemplo, deves manter apenas 2 ou 3 peixes desses... tu tens 4 num aquário de 15 litros) com uma filtragem muito acima do normal. Eu sei, mais uma vez, que são os que as lojas geralmente recomendam, mas acredita (e podes procurar mais informação sobre isso) que está errado. O tratamento com Esha só serviu para gastares mais uns trocos no produto. Não vai alterar nada do que está a acontecer, porque a base, por si, está mal. Como disse no início... tenta devolver os peixes à loja e procurar informação sobre montar o teu primeiro aquário. Podes começar por aqui: https://www.aquariofilia.net/forum/topic/251021-água-doce-tratamento-da-água/, e ir procurando mais artigos.

Espero que tudo isto não te faça desistir do hobby. Faz perguntas... tenho a certeza que muita gente, por cá, estará disposta a ajudar-te.

Um abraço.

  • Gosto 1
  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! 

Antes demais obrigado pela tua resposta e por toda a explicação! Apartir de agora vou seguir as indicações!

Acho sinceramente que não me vão aceitar os peixes de volta. Em relação ao filtro apenas o desliguei devido ao facto de os peixes parecerem estar a ser sugados.

Existem alguma maneira de tentar corrigir estes problemas? Um aquario maior? Um areao diferente? Separar os peixes para diferentes aquarios? 

Muito Obrigado mais uma vez!

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, Pedro560 said:

Olá! 

Antes demais obrigado pela tua resposta e por toda a explicação! Apartir de agora vou seguir as indicações!

Acho sinceramente que não me vão aceitar os peixes de volta. Em relação ao filtro apenas o desliguei devido ao facto de os peixes parecerem estar a ser sugados.

Existem alguma maneira de tentar corrigir estes problemas? Um aquario maior? Um areao diferente? Separar os peixes para diferentes aquarios? 

Muito Obrigado mais uma vez!

As lojas, geralmente, aceitam os peixes de volta. Falo por experiência própria. 

Corrigir o problema... o ideal, como te disse, era começares de novo, mas já vi que essa solução não te agrada muito 🙂 . O areão podes simplesmente trocar. Tiras esse e colocas areia normal (ou compras já preparada para colocar no aquário, ou tens que limpa-la muito bem, caso a vás buscar a um rio ou a uma praia, fervendo-a). Um aquário maior ajudava, sim, mas com ele terias que comprar também um filtro maior e uma calha de luz também maior. De qualquer maneira volto a dizer que esses peixes precisam mesmo de muito espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá@pedro560 , não vou acrescentar nada ao que o José Carlos já disse. Tens diversos problemas com o teu setup que foram já identificados. Se tiveres interesse em começar do zero e fores da zona do Porto posso arranjar-te um aquário maior.

Mas, por maior que seja o aquário que te consigo dispensar não será suficiente para acomodar todos esses peixes (necessitam mesmo de muito espaço).

Espero que não te desistas do hobby mas com um aquário de 15 litros pouco mais que um Betta conseguirás ter.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro560

Bem vindo ao Fórum.  :my_wink:

Está tudo dito pelo José Carlos,mas deixa-me dizer-te mais umas coisas, errar todos nós erramos,agora deves é tentar resolver a coisa,como,começar tudo de novo,e onde começar? por fazeres o (Ciclo do Azoto) que pode demorar entre 30 dias ou mais um pouco, montas o aquário todo mas sem as ditas pedras de cor,mas sim pedras naturais,o filtro a trabalhar sempre, e durante o ciclo não colocas peixes nenhuns, vais é dia sim dia não colocando comer de peixes umas escaminha mas pouco para criar bacterias que se vão alimentar da Amónia criada pelo comer em decomposição,que depois cria Nitritos e outras bacterias se vão gerar para consumir,e depois vem os Nitratos,aqui o ciclo pode estar feito,isto em teoria,porque como a palavra diz o ciclo está sempre a dar-se sempre durante a vida do aquário por ser um ciclo.

Devias mudar para a água quente,compravas um termoestato para aquecer a água,e depois do ciclo compravas um Betta,e uns camarões e ficavas com um aquário bonito,colocavas umas plantas de baixa manutenção.

Faz uma pesquisa na net sobre peixes Bettas para ficares a perceber que peixe é.

O haha,o filtro deve ter cerâmicas para alojar as ditas bacterias,e o filtro só se desliga para o lavar quando for preciso com a água da tpa,nunca com água da torneira.

 

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.