Absolut

Membro
  • #Conteúdo

    29
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

1 Seguidor

Sobre Absolut

  • Aniversário 09/27/1975

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Porto (Porto)
  • Localização
    Maia

Quem visitou o meu perfil

867 visitas ao perfil

Absolut's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

1

Reputação

  1. Absolut

    Underwater Bonsai

    Boa noite, Desde já desculpem a demora em responder, pois por algum motivo não recebia as notificações das vossas participações neste tópico Olá wildweasel, Já tenho o 3 tubos de Led : - 1 de 8500k - 1 de 6000k (daylight) - 1 Growcolors Comprei-os na Aqua-Eden, são formato T5 e são da marca Innoyara. Cada um tem o seu balastro. Um pouco caros, mas em consumo e durabilidade, compensam bastante. Agora espero que a eficiência seja também boa! Os 3 tubos só foram montados desde Dezembro de 2013. A estrututa da tampa e interior, estão feitas, faltando as laterais e o topo da mesma, que será em "Alucobond" - um tipo de material com acabamento e propriedades do alumínio, que é bastante resistente a humidades. Vou actualizar com fotos do aquário e tampa dentro de alguns dias Olá Raptor, Muito obrigado pelo comentário O teu é circular ? Não percebi Espero que esteja a correr tudo bem com o teu projecto ! Estou satisfeito, mas tem dado trabalho e algum custo monetário, ahah Ainda não está pronto, se bem que "nunca" está pronto, pois tencionamos sempre inovar, terminar ou alterar qualquer coisas, mesmo quando julgamos estar pronto Na concepção do móvel e tampa ( que irei colocar fotos em breve), tive a preciosa ajuda de um amigo que me ajudou a por em prática o que eu tinha em mente, completando com sugestões e know-how de materiais que ele conhece e trabalha .png' alt=':biggn:'> Viva targeting ! Ahah, obrigado pelos comentário e espero teres gostado Desculpa a resposta tardia, mas ando sempre por "aqui" pelo fórum, mas não vi as notificações sobre os vossos comentários. Deu e ainda que menos, ainda me dá um trabalho, mas tudo tem valido a pena ! Como este fórum foi e sempre será um meio para descobrir e aprender, achei por bem partilhar a minha experiência da construção e respectivo planeamento, para inspirar ou apenas entreter quem vê, da mesma forma que fui inspirado com ótimos projectos que vi e ainda vejo por aqui ! Não destruo paredes, mas olhando agora para o trabalho feito, parece que usei grua para meter aquilo dentro de casa, ahah O aquário está no topo de uma escadas, mas daqui a uns dias vou actualizar com umas fotos do actual estado. Cumprimentos a todos !
  2. Boa noite, Dei hoje início ao tratamento : - TPA de 50%, cerca de 150 litros, com limpeza da BGA por sucção das zonas afectadas; - reposição dos 150L de água, com condicionador anti-cloro da API e bactérias da Elos; - aquário tapado com toalhas. Bem agora, vou esperar 3 dias (ou melhor serem 4?), com tudo escuro e sem alimentação! E fazendo figas que a BGA desapareça e que os escalares adultos não comam tudo o que seja mais pequeno do que eles Espero também que os peixes não se magoem nos ramos do tronco que está no aquário Domingo já dou novidades
  3. Boa noite, Sim, parece-me que o teu problema é igual ao meu, mas felizmente não parece ser muito extensivo no teu (permita-me dizer teu em vez de seu ) caso. Já medi os meu NO3 com um kit de teste que eu tenho da Aquili e tenho-os também nesse mínimo, entre 5/10 mg/l. Também não sei qual o valor aconselhado para que não haja estas algas ciano - BGA Ainda não fiz a tpa de 50% com respectiva limpeza, seguida do black-out de 2 ou 3 dias, pois estou com algum receio que o meu casal de escalares faça um petisco dos outros peixes mais pequenos e dos red-sakuras... Mas este fim de semana vou ter que obrigatóriamente fazer o que o Pedro Rosa aconselhou - a dita tpa e black out - pois a BGA voltou desta vez mais rápido..
  4. Bom dia, Desculpem se a minha intervenção possa parecer inadequada, mas o que é o pearling? Cumprimentos
  5. Boa noite, Parabéns pelo projecto ! Gostava de saber qual a temperatua da água do aquário e se tem uma ideia da temperatura ambiente de onde está o aquário. Pergunto porque gostava de saber se evapora muita água, pois tenho o meu aqua tapado e pondero em deixá-lo destapado, mediante saber quanta água evapora, pois não quero estar sempre a adicionar água.. Obrigado desde já
  6. Alô Filipe ! Vejo que voltaste às lides aquáticas, como tanto gostas e bem fazes ! Devagar se constrói o futuro O conceito e o que associas ao teu aquascape é um pequeno grande passo Até já e um abraço !
  7. Boas, Sempre tive esta mesma dúvida e pelo sim pelo não optei por não usar carvão no meu filtro. Tenho um eheim 3e Pro 2075 (acho q é isto) , mas julgo que por vezes devia colocar carvão num segundo filtro para ajudar a limpar a água. Se bem que nunca precisei de usar medicação no meu Aqua. Mas devemos ou não usar carvão num filtro de x em x tempo?
  8. Boas noites, Também estou com o mesmo problema com o aparecimento das BBA´s... Tenho um aqua de cerca 280L, plantado, sem CO2 e fraca iluminação temporária. Só esta semana é que completei a parte técnica da minha tampa definitiva com 3 tubos de Led da Innoyara (Grow colors, 8500k e 6000k) Criei um tópico para me ajudarem e seguindo os conselhos que me deram, vou esta segunda feira experimentar : - medir No3 - limpeza do máximo de BBA's presentes ao mesmo tempo que faço uma TPA de cerca de 40 a 60 % - blackout de 2 a 3 dias - outra tpa a seguir ao blackout Sou muito iniciado em fertilização, ou seja, faço-a de 2 em 2 semanas, com Elos "Planta 01", mas não sei o que contém descriminadamente. Depois digo aqui também os resultados
  9. Boas noites, Bom artigo e bem explicado. Também gostava de saber quais e que marcas de nutrientes recomendam. Obrigado !
  10. Intervenções são sempre bem vindas :D O aquário é grande e há zonas de plantas que permitem os Sakura esconder-se Dou comida uma vez por dia, à noite e julgo não ser muita.. aliás espero mesmo que não seja muita !! As minhas caridinas japónicas devem saber esse risco, daí estarem sempre escondidas entre 3 rochas que estão dispostas verticalmente, como se de umas fendas montanhosas se tratassem. Realmente gostava de vê-las menos escondidas ... Sim, vou seguir o conselho do pmgsr e obrigado também pelo teu contributo .png' alt=':biggn:'>
  11. Em primeiro lugar, obrigado de novo pela ajuda e contributo, esperando que isto também ajude outros participantes e curiosos. Se calhar isto já foi exposto e respondido em posts antigos, mas este fórum já tem tantos anos que acho tornar-se mais fácil ver estes tópicos de dúvidas mais tópicos mais recentes. Amanhã vou medir os nitratos e depois informo-te para ver se me podes guiar e ajudar .png' alt=':biggn:'> Quanto a vivos, tenho 2 escalares adultos, 2 escalares juvenis, 2 viúvas, 5 neons, 1 silver dolar, 4 corydoras, 3 ancistrus (3cm), 2 peixes bêbedos, 4 de cardume (tipo neons mas dos quais não sei o nome), sakuras shrimps e 6 caridinas japonicas que estão sempre escondidas. Ao que percebi, convém ter nitratos para as ciano não proliferarem e 2 ou 3 dias sem fotosíntese, para ver se elas não evoluem. Fiz uma tpa de 25% este domingo, por isso vou esperar 8 dias para fazer a próxima TPA seguida de black-out.
  12. Absolut

    The Forsaken World

    Parabéns por este projecto E vou segui-lo, pois além de bem estruturado, tem bom gosto e boas técnicas! Técnicas que tanto preciso de aprender, pois não tarda quero começar a usar CO2 Quanto a estes últimos posts, também andei a investigar sobre os termostatos externos, pois o meu aquário tem 3 frentes visíveis e queria esconder ao máximo o material técnico. Como tive algum investimento no início da minha montagem de aquário de cerca de 300L, adiei a compra desses Hydor. E no meu caso, resolvi esconder o termostato colocando-o na horizontal, atrás de umas plantas e no lado menos visível do aquário. O termostato que tenho é da Aquaone, comprei a conselho na Aquaeden, pois é o único que me servia, porque tinha que ter menos de 38cm (largura do meu aquário) e ter pelo menos 300W. Sendo um aquário com 150cm e estando o termostato colocado numa das extremidade e pousado junto ao areão, consigo ter o aquário com temperatura estável de 26º/26º,5, havendo apenas no Inverno uma diferença de 0,5º na extremidade oposta.
  13. Boa noite Pmgsr, Só agora vi a resposta. Desde já um muito obrigado pelo esclarecimento e pelo link, que estive a ler com atenção. A alga tem um certo cheiro, mas não muito intenso, parece ser algo tipo "áspero". A alga é algo muito fino e cobre a zona do tronco e algumas plantas como se de uma película se tratasse. Nunca fiz testes de Nitratos ( NO3? ), apenas de Nitritos (NO2), estando estes sempre a 0, estáveis. O teste de NO2, é da Sera. Tenho um pack de testes da Aquili, de Kh,Gh,NO2 e NO3m, ainda por estrear... Não tenho CO2 e faço fertilização de 2 em 2 semanas, com "Planta 01" da Elos, desde há cerca de 1 mês e meio. Mas já tenho essa alga à cerca de quase 3 meses, acho eu. Perguntas : 1- O que me aconselhas, o que disseste e que também vem no artigo de fazer um black-out de 3 dias ? 2- Faço a medição dos Nitratos (NO 3 ) e se forem baixos experimento primeiro a fertilização de Nitratos? Se sim, o que devo utilizar ? Obrigado uma vez mais !
  14. Boa noite, Desde à cerca 2 meses que me aparece uma alga no tronco e algumas plantas próximas,mesmo depois de limpar por aspiração durante uma TPA, passados alguns dias começa a aparecer novamente. Parece uma película agarrada ao tronco, mas sai facilmente quando a aspiro. Que alga é e o que posso fazer para eliminá-la de vez ? Deixo aqui uma fotografia da "alga-película" no tronco e em algumas plantas que estão atrás : Obrigado pela atenção dada