sarafgcardoso

Membro
  • #Conteúdo

    25
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por sarafgcardoso

  1. Dá banho ao tronco com natrão e deixa-o ao sol a secar. No final do dia, encolheu quase para metade. Ou então começas a criar peixes de água fria e pões o tronco a temperaturas abaixo de 15ºC. Ajuda a encolher. O calor faz expandir alguns materiais.
  2. O primeiro era muito parecido com um imbellis macho que eu tive.... As barbatanas ventrais parecem ser grandes para fêmea.
  3. Eu ontem decidi ir salvar um betta para meter no meu aquário de 80l. Fiquei "estupidificada" com as condições em que os desgraçados estavam: copos de plástico, com apenas de metade a 1/4 de água, cheia de detritos (fezes e restos de barbatanas em decomposição) e impregnada de amónia. Ora, qualquer cliente comum, procura peixes com aspecto saudável e que os demais "vizinhos" não estejam doentes. Eu digo-vos: mais de metade dos peixes estava a morrer, cheios de "veludo", praticamente sem barbatanas causadas pela podridão das barbatanas, hidropisia, costia, incluindo muitos já estavam cobertos de bolor! Os coitadinhos dos peixes não têm culpa nenhuma de haver gente apenas a preocupar-se com o valor monetario deles e não com a saúde. Penso que, da forma que encontrei os Bettas naquela loja, ninguém lhes vai "pegar". Na loja, cerca de 100 Bettas vão morrer, encarcerados em copos minusculos, nos proprios dejetos e água podre, pois a maior parte das pessoas, ao ver a situação em que os bettas estão, vão ser desencorajadas a comprar um devido ao factor visual, causado pelo aspecto de cada peixe. Entre muitos mortos e doentes, escolhi um betta macho: O pobrezinho tem as barbatanas um pouco podres e veio de tal forma traumatizado que, num aquário de 80l enfiou-se num canto entre a maternidade e o filtro (área semelhante ao copo onde estava). Provavelmente, viveu a vida toda dele em copos e, quando foi posto num local com espaço, viu-se confuso com o facto de poder esticar as barbatanas e nadar (ele tem uma barbatana ventral um pouco deformada, julgo que devido à permanencia no copo), coisa que ele parece nunca ter feito na vida. O que vi na loja até me fez vir lágrimas aos olhos (e eu sou uma pessoa um pouco fria) o que se agravou a minha "raiva", quando o funcionário, sem querer, ao entregar-me o saco com o Betta, o deixou cair ao chão. Eu, instintivamente, disse: "Xii, coitadinho!" E o funcionário teve o descaramento de me dizer: "Não se preocupe, eles não se assustam". Não?? E será que não sentem?? Se ele caisse do segundo andar, dentro de um caixote cheio de lixo toxico, se calhar, ficava atordoado quando lá chegasse abaixo. Depois provavelmente entrava em choque ou ficava com dores, a respirar fundo um pouco da "porcaria". Por acaso o Betta ficou bem. Ficou extremamente assustado quando caiu, mas depois acalmou-se após eu o tapar no casaco para o colocar às escuras. Há gente que, simplesmente, parece não ter olhos na cara nem coração. Eu sei que salvar um não é solução, mas já fiquei feliz por ter livrado este do destino que o aguardava. Solução é proibirem estes peixes serem comercializados de forma humana, com espaço, alimento e limpeza.
  4. Foi isso que me afastou da ideia dos eheim classic... Arranjei um sunsun e estou muito satisfeita
  5. Funciona um pouco como as rações, tou a ver... por vezes gostam e por vezes deixam tudo para eu comer. Vou experimentar adicionar uns caracóis e depois deixo-vos um feedback
  6. Eu apenas aproveito um ou outro para colocar dentro da maternidade quando nascem guppies. Realmente, são excelentes para limpeza! Mas também um excelente acepipe para os escalares! Eles ficam doidos cada vez que vêem caracois esmigalhados.
  7. Obrigado, Jorge Soares_58021. A receita parece bastante interessante e parece ser bastante apelativa. Provavelmente, será a papa que irei fazer. Em relação ao artigo, gostei da citação "Lo primero será conseguir estar solo en casa, muy importante que el cónyuge no presencie el estropicio que vamos a hacer". Provavelmente, vou "levar um tiro na cabeça" com o facto de detestar cozinhar e pôr-me a cozinhar para os peixes. Outra questão: Alguém já experimentou dar caracóis aos peixes? Os meus escalares, por vezes e quando aparecem, comem os caracóis pequenos que vêm nas plantas, depois de eu os esmigalhar contra o vidro (coitados, mas não tenho grande interesse em que me comam as plantas nem de usar químicos contra caracóis, pois tenho três ampulárias enormes)
  8. Não é apenas com a gordura... é mais com o tipo de proteína.
  9. Eu ainda não experimentei o famoso coração de vaca, pois tenho receio o desequilíbrio que possa causar... Contudo, gostava de fazer uma papa caseira que fosse mais nutritiva e natural para os meus escalares do que a alimentação convencional em flocos e granulado.
  10. Boa tarde a todos, pessoal da aquariofilia, Gostaria de saber a vossa opinião acerca das papas caseiras que são feitas para discus e escalares, com coração de vitelo/vaca ou perú. A proteina de animais de tal porte, não irão causar problemas de digestibilidade proteica nos peixes? Vi algumas receitas bastante interessantes e, até, apelativas (Quase dão para fazer recheio para uma empada!)... A seguinte receita, bastante famosa entre alguns criadores de discus: 500 gr de coração de boi (sem gordura) 50 gr de espinafres bem lavados (cozidos ou não) 50 gr de pescada congelada sem pele 1 gema de ovo (cozido ou nao) 100 gr de miolo de camarão congelado 5 ml de vitaminas ou 4 pílulas de complexo vitamínico Pharmaton 2 Alhos moídos Uma folha de gelatina 2 cenouras médias Não terá demasiada gordura? Pode ser usada como alimento diário? A dieta dos discus não deveria ser baseada, maioritariamente, insectívora e vegetariana? Uma solução (talvez) que pensei para substituir a carne foi caracóis ( apenas animais criados em cativeiro para evitar os pesticidas e outros venenos que possam consumir nas ervas). Para além de ser uma carne MUITO mais limpa (pois os caracois purgam e limpam os intestinos por completo. Cerca de 4 dias a uma semana para estarem perfeitos para consumo) que a de bovinos, caprinos, aves etc... tem bastantes proteínas e minerais e acho que se assemelha mais aos alimentos ricos que os escalares e discus encontram no seu meio natural (quem cria discus sabe que, por norma, eles veneram aqueles pequenos caracóis que, por vezes, vêm nas plantas) Gostaria de saber a vossa opinião, com o fim de eu começar a fazer comida caseira para os meus escalares. Obrigado a todos os que partilharem a sua experiência
  11. Eu costumo dar courgete, ervilhas sem pele e cenoura ao meu, mas fervo sempre primeiro. costumo fazer um furo na casca da courgete e colocar um cordel com uma tartaruga de plastico (uma decoração do aquário que não uso) na parte de tras da casca. Assim faz com que se afunde e não tenha que colocar as mãos dentro do aquario quando for para a tirar a casca da courgete. O cordel fica preso na tampa do aquario. Em relação ao que o pepino faz... não sei. Eu apenas uso como suplemento alimentar em vez de só lhe dar pastilhas de fundo, isto é, uma "guloseima" para os plecos.
  12. De ciclideos americanos, ando interessada em adquirir um casal de discus, mas tenho demasiado receio pois, para além de serem peixes muito caros, são muito sensiveis. O que me afastou um pouco em relação aos ciclideos anões foi saber que eles têm tendência para "pastar" e arrancar as plantas todas fora. O meu aquário tem bastantes plantas (a maioria da mesma espécies) e era uma pena tornarem-se "pasto". Actualmente tenho: Hydrocotyle Leucocephala, bacopa monnieri, eleocharis parvula e fetos de java. O que seria melhor? Discus ou ciclideos anões?
  13. Agradeço. Estive a pesquisar um pouco acerca de uns apistogrammas. Pelo que vi e, dado ao tamanho do meu aquário, só posso mesmo ter um casal certo?
  14. Sim, a fauna que tenho será para trocar por ciclideos. Muitos não são compatives. Só tenho dúvidas em relação às corydoras e as ampulárias. Posso mantê-las? Pelo que tive a ler os apistogrammas serão melhores para o meu aquario, visto que a maioria não ultrapassa os 10cm. E as minhas plantas, eles arrancam-nas fora? Quantos casais posso manter no aquario? Li sobre os cacatuiode e fiquei em dúvida numa coisa: o casal tem que ser mantido sozinho ou posso colocar outras especies compativeis em conjunto?
  15. Enganei-me no local do forum. Obrigado
  16. De preferência, gostaria de começar com ciclideos anões africanos ou americanos. Mas não entendo muito da matéria. Não sei se as dimensões serão ideais para eles e quais os melhores ciclideos anões para se iniciar. Gostei bastante de uns que vi nuns sites: Lago Malawi: Mbunas: Labidochromis caeruleus, Cynotilapia sp. "hara", Melanochromis cyaneorhabdos,Pseudotropheus demasoni América do Sul: Apistogramma trifasciata, Apistogramma cacatuoides; Mikrogeophagus ramirezi Lago Vitoria: Paralabidochromis sp. "rock kribensis , Haplochromis sp. "all red" Outros Africanos: Pelvicachromis pulcher
  17. Boa noite a todos, Gostaria de me iniciar em ciclideos africanos ou americanos (ambos anões). Há alguns anos que já possuo peixes de água-quente (sul-americanos e alguns asiáticos) mas pretendo trocar os meus peixes actuais por ciclideos africanos (menos as corydoras e as ampulárias, caso sejam compativeis com os ciclideos africanos). O que necessito para manter ciclideos africanos no meu aquário? De acordo com o aquário que possuo (descrito abaixo e sem os meus actuais peixes), que tipo de ciclideos posso adquirir e quantos? Actualmente tenho: Um casal reproductor de escalares zebra; Um escalar zebra macho e um dourado (não são casal e o dourado é de sexo indefinido e que estão amais no meu aquário uma vez que as dimênsões do mesmo não são as ideais); 5 neons tetra; 2 tetra fantasma negro; 2 casais de guppies (1 endler macho, 2 fêmeas Czech Full Red prenhas (os alevins serão hibridos de endler), 1 macho Red Mosaic) Equipa de limpeza: Um camarão-bambú fêmea; Ampulárias; Um casal de corydoras paleatus; Uma corydora albina fêmea; 2 gouramis-beijador. Parâmetros;mecânismos e o meu aquário: Aquário: 80l 70 cm de comprimento x 45 cm de altura x 37 cm de largura Substrato de pedra basáltica Decorações (um coliseu e algumas plantas de plástico) Alimentos: Flocos: Vitakraft premium vita immunactiv Pastilhas: Tropical: pleco's tabin Tropical: Carnivore Nutrafin Max Congelados: Artérmia e tubifex Desidratados: Artémia e tubifex Filtro: Sunsun hw 302 1000 l/h Plantas vivas: Bacopa monnieri Eleocharis parvula Fetos de java Parâmetros: pH: 7.1 Temperatura: 26 º C GH,KH,NO2 e NO3 : Não tenho, de momento, os reagentes mas uso os da aquili (gotas) Antes de ter ciclideos, gostaria de saber tanto quanto possivel acerca dos mesmos, pois pretendo, ao máximo, mantê-los de boa saúde e bem-estar. Caso contrário, prefiro não os ter. Gostaris de agradecer, desde já, a todos aqueles que responderem e me falarem da sua experiência com ciclideos africanos.
  18. A propósito... e reparando na foto que colocou, parece-me mais um Atya gabonensis, um lagostim-filtrador africano.
  19. Pff, apaguem. Enganei-me no forum.
  20. Eu tenho uma fêmea e um macho de camarão-madeira, com cerca de 8 cm e muito "vermelhuscos" (o que é um bom indicador da saúde deles: Quanto mais vermelhos, melhor. Especificamente, um vermelho-acastanhado com uma listra amarela/creme no dorso). Vou fazer-te um pequeno resumo de como costumo cuidá-los no dia-a-dia: Alimentação: Eles necessitam de "corrente" para se alimentarem de forma eficaz (um filtro com a tubagem em "chuveiro" ou uma bomba de circulação de baixa potência serve), plantas ou ornamentos para se segurarem e, o mais importante, uma boa qualidade da água. Se o teu camarão-bambu começar a comer do substrato não é bom sinal sinal: significa que está com fome e que não está a receber alimento suficiente através do processo de filtragem. Eles não são detritivoros como as ampulárias e outras espécies de camarões. Uma boa tecnica é usares um conta-gotas ou uma pipeta comprida para o alimentares. Eu costumo desfazer 1/8 (aproximadamente) de uma pastilha de spirulina e 1/8 de uma pastilha para carnivoros, em água morna, absorvo com a pipeta e dou-lhe. Em relação à cor: Se o vires a ficar castanho-claro ou branco/bege pode significar 4 coisas: stress, fome, maus parâmetros da água ou doença. Nunca o mantenhas com especies de peixes que os possam stressar, principalmente na muda quando ele está frágil e os peixes podem feri-lo. Comportamento: São muito pacificos, mas assustadiços. Gostam de ter locais para se camuflarem ou esconderem, mas sempre com corrente, para se irem alimentando pacificamente e sossegados. Não atacam peixes nem outros camarões. De vez em quando existe uma pequena disputa de dominância entre eles, mas é muito raro e raramente é grave. Parâmetros da água: atenção aos nitratos: os camarões-madeira/bambu, são extremamente sensiveis aos nitratos. Alterações bruscas de ph e temperatura podem matá-los facilmente. Eu mantenho o ph em 6.8/7.0, a temperatura em 26/27 º C e nitratos 0 ppm.
  21. Boa noite a todos. Estou à procura de um bom filtro externo para o meu aquario. Pretendia um filtro para o meu aquario de 80l (possuo um casal de escalares zebra, barbos-tigre, ampulárias, um camarão-madeira, corydoras e neons tetra), silencioso e com excelente desempenho. Qual o melhor filtro externo, de acordo o tipo de aquário que possuo? Quais as melhores matérias filtrantes (quimicas, biologicas, etc) que posso utilizar no filtro? O filtro que actualmente tenho é um interno da Fluval, o qual me foi erradamente aconselhado por um empregado de uma loja de animais à cerca de ano e meio (e que eu fui na conversa). O problema é que tenho de limpar o filtro todas as semanas e estou com dificuldades em manter o ph do aquário (e não os estou a alimentar excessivamente, penso eu, uma vez que apenas lhes dou o suficiente para comerem rápidamente e alimento-os 2 vezes ao dia, excepto a pastilha de fundo que as corydoras demoram mais a comer), pois o filtro não está a fazer qualquer efeito nem é indicado para um aquario de 80l, tal como me foi dito por um amigo experiente em aquariofilia. Não sou "expert" em aquariofilia, mas pretendo dar o máximo de qualidade de vida aos meus peixes.
  22. Penso que não deve alterar nada. O aquario está muito bonito. Penso que uma daquelas decorações "bonsai moss", não ficaria mal. Mas isto é apenas a minha opinião. Ficava a dar aquele "ar" de paz e sossego ribatejano. hahaha
  23. Boas, Tenho 3 beijadores balão no meu aquario e um deles começou a tornar-se tão agressivo (apenas com os da mesma especie) que, no domingo passado, de tanto perseguir, matou um de stress (antes eram 4). Agora está a começar a perseguir outro beijador e já o tive de separar porque ele nem deixava o outro comer. Tendo separado este, está tudo pacifico com os outros dois que estão no aquario. Ele até parece que mudou de aspecto quando começou a tornar-se agressivo. Dá a sensação que está mais rosa e com a dorsal mais saliente (semelhante a uma "marreca" .gif' class='bbc_emoticon' alt=':biggn:' /> ). O que posso fazer nesta situação? É que tive de colocar o peixe agressivo numa daquelas maternidades largas em rede. Agradecida, Sara Cardoso