Penso que estamos a abrir a caixa de pandora e a mexer em coisas que não devemos, pois a curto prazo a manipulação genética parece muito positiva mas a longo prazo este tipo de manipulações tem efeitos nefastos. A humanidade trilha um caminho onde se glorifica a conquista humana sobre a natureza ao invés do caminho humilde em que percebemos que somos apenas mais uma parte do sistema e não os senhores do sistema...
E ainda fico mais em brasa quando o propósito é fazer peixes pintados por dá cá aquela palha.... talvez seja despropositado, mas o cheiro continua o mesmo.
esta é a parte do edit
Muitas vezes me questiono sobre a utilidade do nosso hobby.
Penso no consumo de água e electricidade que na verdade são fúteis, sem valor prático e na verdade contribuem para o desaparecimento dos habitats e espécies que gostamos de ver recriados nas nossas caixas de vidro.
Penso nos milhões de peixes que fazem milhares de km em condições que não lembram a ninguém para acabarem num aquário do Bricomarche ou numa sala de estar qualquer, muitas das vezes num aquário cujo dono nem sabe o que é um ciclo de bactérias e que acha que o peixe morreu porque vinha doente.
Já pra não falar na indústria da aquariofilia que não para de inventar "necessidades" ao consumidor, trinta por uma linha que no fim acaba numa caixa no sotão à espera que os classificados do fórum lhe arranjem novo dono.
E vendo as coisas por este prisma, o nosso amor pela natureza acaba por destruir a mesma.
Está na hora de criar uma nova aquariofilia, consciente de que o planeta é só um.
Menos consumo eléctrico, menos venenos na água (antifungicos , antibioticos e afins), comprar peixes produzidos em território nacional e ser o mais autónomo possível na manutenção dos nossos aquas.
Vamos usar a cabeça e usar menos a carteira.
Desculpem o off topic mas este é um debate que penso ser pertinente para todos nós.