Tozé Nunes

Administrador
  • Content Count

    6,743
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    66
  • Country

    Portugal

Everything posted by Tozé Nunes

  1. A cerâmica é as materias biológicas para meter dentro do filtro e que vão servir de casa para as colônias de bactérias nitrificantes. A escolha da oferta é entre neo media soft ou pure? A primeira acidifica a água (baixa o ph) enquanto a segunda é neutra. Sabes qual é o ph da agua potável na tua casa?
  2. É maior que o aquário! Mas sim era uma belissima escolha.
  3. Nao chateias nada 😊 Se nao me enganei esse aquário de 80cms leva quase 100 litros. Ora se for esses os valores eu apostaria num filtro que fizesse 1000 l/h. Isto porque sou um calão e raramente faço a manutenção dos filtros, só faço a sua limpeza quando noto uma grande redução no caudal. Daí optar sempre por um filtro sobredimensionado. Vai depender muito da escolha dos vivos e também de como é feita a circulação da agua dentro do aquário, uma má circulação em certas zonas pode dar azo a problemas mais tarde aka algas 😁. O pior é arranjar iluminação para esse tamanho.
  4. Não. A calha só estica os pés ate aos 70 cms. Só se mandasses fazer um aquário com essa largura e mais fundo e alto). O filtro ia ficar curto para filtrar o dobro da agua. O termostato aconselhado é de 1W por litro, era a única coisa que podias comprar já um de 100 W (a diferença de preço é pequena senão for igual).Só ter em atenção o tamanho dele. Mas o mais certo é em vez de trocar por um maior, comprar outro e outro e outro 😛 Há outras coisas que se aproveitam quando mudas de aquário como por exemplo termómetro, camaroeiro, pedras, troncos, areão, co2, etc etc.
  5. Estive a pesquisar e rapidamente encontrei uma alternativa ao kit que viste: Aquario Scalare 60 Não é do mesmo tamanho mas 60 cms é uma medida standard e boa para iniciantes, tem tampas de vidro e juntando um filtro externo Sicce Space Eko 100 +, calha led Twinstar 600c preço/qualidade muito boa e ainda um termostato Aquael Platinium 50w , mesmo com o envio por transportadora fica em 205,65 euros! Em alternativa, no caso de não teres espaço para colocar um filtro externo, opta por um excelente filtro de mochila Seachem Tidal 55. Isto é apenas um ponto de partida, podes procurar outras lojas e o mercado de usados. Espero ter ajudado.
  6. Olá Micha. Presumo que estejas a falar deste kit da Juwel, certo? https://www.juwel-aquarium.de/index.php?cl=alist&cnid=100100500300&lang=1 Por esse valor arranjas alternativas. Primeira questão, a compra deste móvel é necessaria? Há muitas alternativas para assentar um aquário desde os feitos por medida aos muitos à venda de lojas de mobiliário. E ainda há a reciclagem 😉. Segunda questão: que fauna pretendes manter? É que ao contrário do que é dito na publicidade ao kit em relação à filtragem: "The Primo 110 LED is equipped with a high-performance Bioflow Super filter. This inside filter combines efficiency with safety and forms the centrepiece of the Primo 110 LED. It works on the principle that "The water should stay in the aquarium!" and therefore represents the safest way of filtering an aquarium. The Bioflow Super is equipped with high-performance filter media and a quick, powerful and efficient Eccoflow 500 circulating pump with only 5,5 Watts." um filtro interno não é a melhor opção!!! Há no país varias lojas especializadas que tem alternativas muito melhores e compras algo que realmente necessitas. E há o mercado de usados onde se conseguem compras muito boas. Até lá vai pesquisando tudo o que possas sobre este hobby e acompanha os aquários aqui dos membros, aprende-se muita coisa!
  7. Mais um update a este aquário. Estamos a 3 semanas de ir para a Fil onde vai estar juntamente com os restantes 11 aquários do desafio de aquascaping em exposição para todos aqueles que nos venham visitar. Entretanto entraram 6 caridina yellow king kong que ganhei num sorteio. Tenho uma caridina japonica ovada! Pena que não seja possível a sua reprodução nestas condições: Está na altura de fazer as últimas podas e retirar o pó da Canon...
  8. Se só pretendes apagar umas e não todas, mais vale pedir ajuda a um dos moderadores!
  9. Gosto do efeito que as pedrinhas fazem a prolongar a sombra da pedra! Bem jogado! Agora é acertar as podas e testar as fotos, estas que aqui colocaste nem para um selo tem definição suficiente!!
  10. Não te aparece um quadrado no canto superior direito de cada foto ?
  11. O uso da madeira foi original e, tal como o teu filho mencionou, a ligação entre a pedras mais rudes e os veios de madeira está bem esgalhado. Também acarreta alguns riscos a nível de algas pois ao contrário das pedras que apenas servem de superfície para as malditas, a madeira vai estar sempre a interagir com a água... Em relação ao layout acho que devias ter levantado um pouco mais a ultima pedra da direita para quebrar a linha descendente entre as restantes pedras da esquerda para a direita. Ou então adicionar mais um calhau ao último da direita: Em relação às plantas, acho que ficava melhor a mistura das anubias com as buces pelo contraste de cores entre as duas espécies.
  12. À partida não me parece ser a melhor opção para um lago, quanto muito seria a opção mais fácil 😉. Em relação a temperaturas, várias informações são necessárias, somos um pais pequenino mas não se pode comparar os invernos transmontanos com os da Madeira, por exemplo. Tens aqui pelo menos um tópico de um membro que criou uns lagos mas que tapou com telas para a aguentar os invernos. Quanto à necessidade de filtragem, por mim é sim. Mesmo lagos com plantas naturais certas que vão se alimentar dos nitratos causados pelos detritos dos peixes, necessitam de algum movimento para impedir a estagnação das águas sob receio de no verão se tornarem um spot de mosquitos com os problemas de saúde associados, além de que com temperaturas mais altas o oxigênio na agua é menor. Tens ideia de quantos litros leva a banheira cheia?
  13. Por aqui vai tudo nas calmas, eis pela primeira vez um aquário que nao está para concurso mas que não me incomoda nada, a escolha de fauna foi um contra tal como a opção por usar substrato velho e calhas menos potentes. Mas os "ossos" são de qualidade, um dia mais tarde que esteja interessado facilmente com as opções certas fica uma coisa digna. Até lá e ir desfrutando da natureza e ir testanto coisas novas. Do lado direito um bolbo plantado desde o início e finalmente temos folhas a aparecer! Quanto a fotos só tenho esta, a gata não me deixou aproximar 😜 E porque hoje é Natal desejar a todos umas boas festas e muitas tpas de taninos 😉
  14. Dia de Natal e por cá as coisas vão andando. As podas na moita tem sido constantes agora que falta um mês para ir para exposição na petfestival. À falta de grandes novidades deixo duas fotos de pormenor do tapete de montecarlo e elocharis. A todos os membros desejo boas festas.
  15. O colaborador teve a coragem de sugerir alterações, e estamos a falar do Daichi que é só um dos membros Ada responsáveis pela manutenção do Florestas Submersas no Oceanario de Lisboa, aos anos cá já deve dizer umas palavras em português 😁
  16. Eu até era para comentar mas depois vi isto...😜 Agora a sério, gosto desta montagem pela simplicidade. A malta hoje em dia quer meter o mundo todo dentro de cinco vidros que se esquece do essencial. Mas tesoura nisso 😁
  17. Tozé Nunes

    Relax

    Isso está muito cool. Só acho que teres duas moitas de cores tão diferentes como tens aí e tão simétricas retira esplendor. Eu sou adepto da mistura entre os verdes e vermelhos, buma próxima poda podias replantar trocando as moitas fazendo uma transição mais suave. Tambem não gosto do local onde tens as reinicki mini, por serem vermelhas atraem o nosso olhar para um dos lados do aquário. Por mim ficavam melhor posicionadas mais ao centro do aquário.
  18. Nesse caso já não há tanta necessidade de acompanhar com co2. Se o desejado é reprodução de camarões preocupa-te com a qualidade da água e estabilidade de parâmetros.
  19. A bolbitis é uma planta lindíssima mas em boas condições prospera muito! Ao ponto de tapar as moitas de rotalas atrás! Tesoura nisso 😁 bom trabalho nesses caminhos, gostei.
  20. Esquece o tapete de montecarlo, opta antes por musgos, fetos, buces e Anubias. E como apontamento umas crypto parva, staurogynes etc etc. Agora acho que é un erro nao teres co2, com esse substrato a bombar vais ter algas...
  21. Muito bom layout triangular, um clássico! A tua aquascaper favorita vai ter mesmo que a dar em cima disso para nao virar selva no futuro. Quanto à fauna, tenho cá hospedados os teus queridos amigos, é vir cá busca-los!!! 😂
  22. Essa cave não será por acaso uma recriação de um presépio? 😜 Já estava a ver aí umas vacas à entrada e 3 reis magos a caminho 😂 Mais tarde vais ter que delinear melhor os caminhos usando a tesoura. Se possível edita os dois primeiros posts repondo as fotos.