Tipo de Conteúdo
Perfis
Fóruns
Eventos
Galeria
Downloads
Loja
Classificados
Community Map
Vídeos
Books
Tudo publicado por Tozé Nunes
-
Os Tidal são os reis dos filtros cascata. No entanto eu aconselho usar filtros externos a partir de 60L.
-
Foi o @João Branquinho que me apresentou o Álvaro na Petfestival, tinha consigo umas revistas de aquariofilia para nos oferecer e que guardei estes anos todos com muito carinho. Pouco tempo depois convidamos-o para a nossa equipa de moderação, cargo que serviu com uma dedicação enorme. Foi ele que meses a fio não deixou ninguém sem uma resposta. Nos últimos anos lidou com problema de saúde sem deixar de estar activo no fórum. Obrigado Senhor Álvaro.
-
É com enorme tristeza que nos despedimos do Álvaro Silva. Um grande amigo, sempre pronto a ajudar, que dedicou tanto de si à nossa comunidade no aquariofilia.net. Deixa uma saudade imensa e um legado que não será esquecido. Descanse em paz, Senhor Álvaro. 🕊️🤍
-
Nunca usei! Nem vejo qual seja a necessidade de gastar já dinheiro num equipamento tão high-tech. Uma tomada com relógio, um drop-chek afinado e siga!
-
Se já colaste as pedras não há muito que possamos sugerir. Eu vejo onde está o declive que tanto te aflige e é nas laterais. Já pensaste em colar pedras directo aos vidros laterais? Ias ter um enquadramento muito fixe e profundidade absurda.
-
Mariline, já experimentaste usar a nossa galeria de fotos para adicionar as fotos e depois publicar aqui? Existe um tópico fixo que explica como. Sobre o teu aquário, começa por arranjar uma iluminação para veres bem os peixes e para ser mais fácil a manutenção. Não dês muita comida, uma pequeníssima dose por dia chega e sobra, quanti mais comida puseres pior fica a qualidade da água, pior para os peixes. Vai variando as comidas, um dia dás de uma comida, no dia seguinte da outra. E somente o que o teu polegar e o indicador pegarem uma única vez. O teu filtro é fraquinho para manter a qualidade da água, apenas serve como uma bomba de circulação de água o que já não é mau. Antes isso que não teres nada. Tenta manter limpo a esponja fazendo uma limpeza com a água que removas nas trocas de água.
-
Eu não te disse que a UG era alternativa às que questionaste. Apenas referi que diziam que a UG era impossível de manter e isso foi feito nos aquários do desafio de aquascaping aquariofilia.net, primeiro pelo @Vasco Ferreira e depois por mim e outros mais. Se queres manter declives grandes usa Cryptocorynes, raízes não vão faltar 🤣 Agora a sério, se vais optar por dry-start, qualquer das espécies vai ficar bem. Se te sentes mais confortável com a monte-carlo, siga! A única diferença entre ela e a cuba é que a cuba é mais pequena, melhor para aquários nanos por causa da escala.
-
Difícil era a UG e afinal... A Cuba também não é nenhum bicho mau, não é para iniciantes de certeza mas no teu caso isso é apenas mais um desafio que deves realizar. Desde que vás dando trabalho à tesoura, claro.
-
Ajuda com novo setup - Eleocharis Parvula / Eleocharis Pusilla
Tozé Nunes respondeu a TSabino num tópico de PRIMEIROS PASSOS
Olá @TSabino lamentavelmente o teu tópico não obteve resposta e se ainda for a tempo o que sugiro como substrato é que felizmente hoje em dia há muitas mais escolhas de solos férteis de qualidade nas lojas. Já usei os Ada Amazónia, Neo plant soil, Tropica, Apt Feast, Yokuchi etc etc e todos permitem um bom tapete. Quanto à questão da planta, que tal experimentar mais que uma opção? Eu adoro misturar elocharis com cuba e monte carlo. Ou podes usar em separado, claro. Se já avançaste partilha quais foram as opções que escolheste. -
Olá @mariline bem vinda ao fórum e ao mundo da aquariofilia. Se te dedicares ao hobby vais poder evoluir e criar ecossistemas ideais para os peixes. Posto isto, do que li vejo que estás ainda com bastante dificuldade em entender o que necessitas para criar um bom sistema aquático. Mas felizmente vieste aqui parar e pedir ajuda é sempre um bom começo. Para te ajudar melhor precisamos de mais informações, por exemplo dizes ter um filtro mas filtros há muitos e nem todos são adequados para o que pretendemos. Por isso fico já um pouco preocupado se não estás a colocar demasiados peixes para a filtragem que tens. E nem sei o que é um "coralina" 😁, ideal é sempre procurar saber o nome da espécie e não a "alcunha ", por exemplo os guppies são Poecilia Reticulata, os molly Poecilia latipinna, etc etc Em relação à anubia, não deve ser plantada como outras plantas, ela é uma planta de rizoma e deve ser agarrada a uma pedra ou um tronco adequados para uso num aquário. Podes enterrar apenas as raizes e nunca o rizoma pois ele enterrado apodrece. Mas Tozé, o que é o rizoma? 😁 O rizoma é aquela parte da planta de onde nascem os talos das folhas para cima e de onde saí algumas raízes para baixo. Para poderes apreciar os peixes e as plantas deves ter uma iluminação dedicada e podes ligar de 6 a 8 horas por dia, convém é que seja sempre às mesmas horas para criar uma rotina para os peixes, arranja uma tomada com relógio para tal. E preferencialmente tem isso ligado nas horas que estás em casa para aproveitares a iluminação, vais ver que não precisas de ligar os candeeiros para ter uma luz ambiente agradável.
-
Olá @JoseCarlosMarques devagarinho isso vai. Avaliando pela composição da última foto, desgosto da pedra junto ao vidro traseiro ali nos 2/3, parece na forma replicar a pedra à sua frente. Não sei se me estou a fazer entender. De qualquer maneira, isso depois com as plantas pode ficar muito diferente. Por falar nelas, vais usar apenas plantas de tapete?
-
Onde foste buscar este hardscape?
-
Tanichthys albonubes
Tozé Nunes respondeu a Helena Catarina Ximenes Alves num tópico de PRIMEIROS PASSOS
Pelo telemóvel também é possível, a versão mobile funciona bem. Se preferes a versão igual ao pc no telemóvel, clica nos 3 pontos no topo direito e seleciona a versão para computador. -
Tanichthys albonubes
Tozé Nunes respondeu a Helena Catarina Ximenes Alves num tópico de PRIMEIROS PASSOS
Olá Helena, bem vinda ao fórum. Tal como o @C Mocho disse, em vez de criar topicos novos, basta manter o primeiro aberto e ir aqui colocando as tuas dúvidas. Para tal juntei os 2 tópicos com o mesmo nome aqui. Em relação à colocação das fotos aqui, o melhor é crires uma pasta na galeria do fórum aqui: https://www.aquariofilia.net/forum/gallery/ E depois carregas as imagens para este tópico. -
Já sabes que tipo de montagem queres fazer? E a fauna? Anda homem, não nos deixes assim sem nada para comentar!
-
Desafio de aquascaping aquariofilia.net - 6° edição
Tozé Nunes respondeu a Tozé Nunes num tópico de EVENTOS E CONCURSOS
Se enquadrasse a foto para não aparecer o papasandes ia desaparecer o melhor aquário do desafio... (vá, o 4° melhor) 😉 -
Desafio de aquascaping aquariofilia.net - 6° edição
Tozé Nunes respondeu a Tozé Nunes num tópico de EVENTOS E CONCURSOS
Aquele moço nem devia aparecer, malta sem consideração pelos artistas a tirar uma foto! É o @João Branquinho que temos!!! Pior foi o gajo que ganhou o desafio que foi fumar na altura da foto e ninguém deu pela falta dele 👀 -
Desafio de aquascaping aquariofilia.net - 6° edição
Tozé Nunes respondeu a Tozé Nunes num tópico de EVENTOS E CONCURSOS
-
[desafio] Afloramento - VI Desafio Aquariofilia.net
Tozé Nunes respondeu a José Pedro num tópico de AQUASCAPING
O 3º estreante, o ano passado fizeste montagem a meias com o Maia mas depois quem cuidou dele foi o João, agora sentiste o que eu dizia com "pai é quem cuida" 😛 Depois, foste vitima do efeito Pinheiro no layout 🙂 e a tua luta contra as algas deu-te lições importantes! Agora que o bicho te pegou, espero um grande desenvolvimento teu! Parabéns! Hardscape interessante, no entanto as plantas não estão no seu pleno. Má escolha de plantas para a parte da sombra onde se observa plantas não muito saudáveis. É necessária melhor atenção a limpeza dos vidros no momento da fotografia final. Parabéns Luis Cardoso -
Um belo iwagumi para quem não queria ter trabalho! Mas a falta de tempo refletiu-se na saúde das plantas. Para um iwagumi este hardscape estaria muito interessante. Para mim retirava o caminho e acrescentava algumas plantas tipo eleocharis na traseira. Parabéns. Luis Cardoso
-
[desafio] Desafio VI 2025 - "Hello Darkness, my Old Friend"
Tozé Nunes respondeu a João Abóbora num tópico de AQUASCAPING
Mais um regresso e se houvesse prémio para "aquário mais carregado de fauna" tinhas limpo isto fácil 😛 Inacreditável o numero de guppies e caracolada presente neste nano 🙂 Por outro lado, teres apostado na HZ deu-te mais trabalho do que estavas à espera. Layout central formato de ilha, que necessita de melhor harmonia entre as plantas e os diversos planos. atenção a sujidade dos vidros na fotografia final. Parabéns. Luis Cardoso I love this idea. However in a layout like this you need to make sure you focus on the details in plants and a very clean environment (sand, rocks). It looks a bit 'messy' now but when you take time to clean it up and let the plant varieties transition smoothly it can be a very beautiful and cute nano scape! Esther Mous -
O Kire supreendeu ao usar tanta rocha, esperava lago mais nature tendo em conta os seus aquários de discus. Mas é mesmo para isto que também serve o desafio, experimentar coisas diferentes! E que belo iwagumi! Parabéns!!! Hardscape interessante, no entanto com uma falha que chama muito atençao, aquela mancha branca parece criar um buraco onde este não existe. A escolha das bucephalandras para o plano traseiro também não é feliz. sinto falta de verde no planto traseiro. De qualquer das formas parabéns. Luis Cardoso
-
[desafio] Sharp Edges - VI Desafio Aquascaping
Tozé Nunes respondeu a JFNMaia num tópico de AQUASCAPING
O prémio para "maior matagal" vai direitinho para o João 😛 Ainda está por explicar como é que aquele tapete não levantou todo 🙂 Aquario em que as moitas tomaram conta do hardscape, está saudável mas demasiado selvagem. O tapete está também muito alto. Parabéns. Luis Cardoso -
[desafio] Shattered Peaks - VI Desafio Aquiriofilia.net
Tozé Nunes respondeu a heyplanche num tópico de AQUASCAPING
O outro estreante! Claramente a inexperiência que te levou a não querer arriscar em plantas mais exigentes penalizou-te! Mas espero que te tenhas divertido e pronto para nova edição. E até lá, podias fazer um re-scape que tens tempo! Parabéns!!! bonito nature. o hardscape poderia estar melhor distribuido e mais harmonioso. as plantas estão em boas condições, embora saiam um pouco da escala do aquário. Parabens Luis Cardoso -
[desafio] Zambas - VI Desafio de Aquascaping Aquariofilia.net
Tozé Nunes respondeu a Ricardo Correia Nature Art num tópico de AQUASCAPING
A tua ausência aqui no tópico só por si devia dar desclassificação! Fica aqui um exemplo como um aquário mal fotografado perde pontos! Ao vivo estava muito melhor! A ver se melhoras nesse aspecto! E atualizas os tópicos!!! Hardscape engraçado mas as plantas não têm ainda o volume ideal. Falta maturação no plantado. acredito que mais 2 meses e seria diferente. Parabéns, Luis Cardoso
