anabantidae

Membro
  • #Conteúdo

    154
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    United Kingdom

Posts publicado por anabantidae

  1. Olá,

     

    Tenho ou já tive várias plantas que crescem sem precisar de grandes condições:

    Anúbias, feto de Java, musgo de Java, sagitárias, cryptocorynes, valisnérias.

     

    Também já tive elódea (egeria densa) e cornuta (ceratopteris thalictroides) que crescem loucamente, mas desisti destas porque se tornavam uma praga, cresciam demais, as pontas apodreciam e desfaziam-se, ficavam com mau aspecto.

     

    Para as echinodorus convém fertilizar com uns comprimidos junto à raiz, se não tens substrato fértil. Mas depois de pegarem, crescem lindamente, desde que tenham luz suficiente.

     

    Injecção de CO2 ajuda, embora não seja indispensável.

     

    Aqui tens uma grande lista de plantas pouco exigentes que podes encontrar à venda facilmente.

    http://www.tropica.com/plants/difficulty/easy.aspx

  2. Olá.

     

    Um escalar sozinho deve-se sentir infeliz, são peixes que precisam de companhia. Com um aquário desse tamanho, podes colocar mais três ou quatro.

     

    Quanto a compatibilidades, já tive escalares e cacatuóides juntos e não tive problemas nenhuns. Não me parece que consigas criação, os vorazes escalares vão certamente devorar os alevins.

  3. tem bom aspecto este... eu acabei por comprar o da JBL. No entanto e após o que disseste acho que devo estar a analisar mal tudo isto e porquê? porque o meu teste da JBL na prática funciona da mesma forma, isto é: também tem uma zona transparente com um indicador que na pratica assume os mesmo valores que o teu. o que me induziu em erro (ao que me parece) é o facto de ter várias escalas. ou seja, para um KH entre 4-6 o verde é CO2-OK, mas para um KH acho que de 7-9 o amarelo é que é o CO2-OK. Ou seja na prática se o meu KH é inferior a 4 posso continuar a considerar o verde como CO2-OK. Certo???? será isto?

     

    nada como colocar estas questões neste forum... de uma forma ou de outra obtemos sempre resolução! LOL

     

    mas continuo a espera da opiniões sobre se devemos ou não subir o KH.

     

    Já usei um teste permanente de CO2. O meu pH é 6,8 e o meu KH é aproximadamente 3. As cores sempre corresponderam ao valor de CO2 correcto. Quando ficava amarelo notava-se que o CO2 era demasiado porque os peixes mudavam o comportamento. Nessa altura abria a tampa para desanuviar. Quando o CO2 estava a falhar, o teste ficava azul. Já não uso teste. Na minha opinião não é necessário num aquário lo-tec, há vários sinais que te permitem avaliar o nível de CO2 no aquário, sendo o principal a frequência das bolhas no difusor.

  4. Olá.

     

    Bicarbonato de sódio aumenta o KH e o pH. Mas, se decidires usar, tem cuidado. Uma colher a mais pode fazer subir muito os valores. Experimenta primeiro para perceberes a quantidade ideal.

     

    Na minha humilde opinião, não devias usar nada para alterar a química da água. Os peixes e plantas não se importam com o KH. Se o teu pH está bem para a fauna e flora que tens (6,8 é geralmente OK), então não precisas de fazer nada, só te iria dar trabalho e criar instabilidade.

     

    Se por algum motivo queres ter um pH alcalino e dureza alta (ciclídeos africanos, invertebrados, etc.) podes usar um buffer caseiro, há várias receitas aqui no fórum.

  5. Bom Dia,

     

    Acho que fiquei ainda mais confuso, o que faço então? Mudo para PLL ou fico com esta lâmpada?? Secalhar esta de 15 Watts chega.

    O que diz na lâmpada é: SYLVANIA GRO - LUX F15W / GRO

     

    Não precisas de ir a correr comprar uma lâmpada toda XPTO. Tenho um aquário igualzinho a esse. Tem uma Osram Fluora de 15 Watts que tem dado conta do recado. Tenho duas espécies de echinodorus, cryptocoryne wendtii, duas espécies de sagitária, anúbia gigante e musgo de Java.

     

    Se quiseres alguma coisa mais exigente, tens aqui um excelente artigo que mostra a transformação de uma calha igual à nossa numa PLL.

  6. Olá Malta, parece que chegou a minha vez de expor uma dúvida;)

     

    Tenho dois nanos com fetos de java, musgo de java e com apenas um Beta em cada, como num dos meus outros aquários tenho uma colónia de camarões Reds, pensei em meter alguns em cada um dos nanos para ajudar na limpeza do fundo e aumentar a fauna.

    A dúvida permanece exactamente aqui, penso que irá possivelmente haver uma incompatibilidade que poderá acabar em arroz de marisco.

    Estou certo ou posso colocar sem problemas?

    Obrigado desde já a quem perder tempo aqui com o JE.

    Cumprimentos

     

    Digo-te, de experiência própria, que o betta não vai comer os camarões todos de uma vez.

     

    Vai matá-los todos de uma vez e depois vai-os comendo :P

  7. o Aqua é pequeno, tenho três coris e uma betta, tenho feito tpa's e parece que estão a melhorar.

     

    Quão pequeno? Quantos litros? As corydoras precisam de espaço. As espécies pigmeias podem estar em aquários mais pequenos, mas com moderação.

     

    Fizeste o ciclo ao aquário? Tens medido os parâmetros da água (nitritos, nitratos, pH, etc.)?

     

    As doenças são normalmente resultado de stress. Se tens feito TPAs e estão a melhorar, és capaz de ter problemas com os parâmetros da água.

     

    quanto à comida tenho dado comprimidos para peixes de fundo da Tetra.

     

    As corydoras precisam de uma alimentação variada para se manterem saudáveis (aliás, como todos os peixes :wink:). Convém dar coisas diferentes todos os dias. Um pouco de comida congelada várias vezes por semana, vegetais uma vez por semana. Se meteres comida demais vais poluir o aqua, principalmente se é pequeno. Isso causa mal-estar e infecções nos peixes.

     

    já agora só uma pergunta, qd faço as tpa's devo por água tratada ou normal (torneira)?

     

    A água é da torneira. Deves colocar com cuidado para não haver oscilações bruscas de temperatura. Convém colocar um anti-cloro na água da torneira, para eliminar o cloro e os metais pesados.

  8. eu se tivesse o PH a 6.5, 7 ou mesmo 7.5 também não ficava chateado, o problema é que com a adição de CO2 caseiro o pH baixou para inferior a 5 isto porque a escala de medição do PH vai em tons de laranja a verde escuro e a minha cor dá vermelho.

     

    Outro processo é adicionar areia de coral no filtro e assim evito os químicos que acham?

     

    Acho estranho teres um pH tão baixo, mesmo com CO2. Para o CO2 te baixar o pH da água de 7 para 5 tinhas que ter uma concentração tão grande que chacinava tudo o que tivesses no aquário.

     

    Vê nesta tabela:

    http://www.petfish.net/articles/Aquatic_Plants/Mea_CO2.php

     

    Ou os teus testes não estão bons ou há mais alguma coisa na tua água a provocar esse pH. Tens alguma coisa em putrefacção no aquário? Como é que estão os teus níveis de nitratos/fosfatos? Fazes TPA com que frequência? Quanta água trocas? Quais são os teus KH e GH?

     

    É sempre aborrecido usar truques para manipular a química da água, os peixes preferem um pH estável, mesmo que não seja o ideal. Se fosse a ti, antes de começar a fazer experiências tentava despistar muito bem o que se passa.

  9. Boa noite,

    estou com um problema de green´s spot no meu aqua, pelo que andei a ler é luz a mais, já reduzi o periodo de 8 para 6 horas diarias e o problema preciste será que o problema é das lampadas?~

    Tenho um aqua com 90X45X30 e a iluminação são de 2x39w uma com 6500K e outra com 8000K ambas T5.

     

    Cump.

     

    Olá.

     

    Já alguém te aconselhou sobre os parâmetros da água, por isso não vou repetir.

     

    Vê se o teu aqua apanha luz do sol directa em alguma altura do dia. Isso provoca green-spot.

     

    Como remédios:

     

    Recomendo-te raspá-las do vidro com um cartão de crédito, é bastante eficaz. Também há uns raspadores à venda que são umas varinhas com uma lâmina de aço na ponta, isso funciona muito bem.

     

    Há uns caracóis, neritinas zebra (neritina natalensis), que comem essas algas. São fantásticos a manter o aquário limpinho, raspam green-spot dos vidros e também das plantas. No entanto, tens que ter água com pH superior a 7, senão as cascas começam a dissolver-se e os bichos morrem.

  10. Boas estive a ler e várias pessoas dizem que ao introduzir co2 caseiro baixa o ph da água isso é verdade?

     

    Caso baixe o ph da água alguém me sabe explicar porque?

     

    Desde já um muito obrigado a todos.

     

    Olá.

     

    A introdução de CO2 baixa realmente o pH da água. Podes ver nesta tabela a relação entre o pH, o KH e a quantidade de CO2 na água:

     

    http://www.petfish.net/articles/Aquatic_Plants/Mea_CO2.php

     

    Porque é que o CO2 baixa o pH? A resposta para leigos é a seguinte:

     

    Quando misturas CO2 na água forma-se ácido carbónico, devido à combinação das moléculas de CO2 com as moléculas de água (H2O)

     

    CO2 + H2O = H2CO3

     

    Na verdade isto é muito mais complicado. O equilíbrio entre ácido carbónico, iões de bicarbonato e iões de carbonato está relacionado com o pH. Gostava de ir mais longe, mas não tenho conhecimentos para te explicar.

  11. com esse resultado apenas aconselho as valisnerias gigantea, penso ser o mais resistente.

    se nem estas servirem, parece-me que as melhores são as de plástico :confused4: .

    as flutuantes podem não ser comidas, mas isso não sei com os peixes que tens.

     

    Costumava dar lentilha d'água (lemna minor) a um colega meu que tem três peixes dourados. É salada para eles. Qualquer quantidade só dura uns minutos.

  12. Boas a todos.

     

    Gostaria que me aconselhassem espécies de plantas de folhas bastante resistentes (isto é, que os meus peixes dourados tenham dificuldade em comer).

     

    Obrigada pela atenção.

     

    Olá.

     

    Anúbias e feto de Java são plantas duríssimas. Têm é que ser bem presas, senão os peixes arrancam-nas.

  13. Quando se fala de dureza, normalmente é o GH. O KH é a dureza carbonatada, dureza dos carbonatos, ou alcalinidade.

     

    Tens um KH baixo, suspeito que o teu pH também é baixo. Tens água boa para a maioria dos peixes amazónicos, mas não para caracóis ou guppies, por exemplo.

  14. Quando se desenha a sump tem que se garantir duas coisas:

     

    1. Em caso de falta de energia, a água que escorre para a sump nunca chega ao cimo.
    2. Em caso de entupimento do tubo de saída do aqua, a bomba nunca envia água suficiente para cima que faça transbordar o aquário.

    A primeira consegue-se colocando o orifício de saída do aqua o mais alto possível. Se a água baixar desse nível pára de escorrer. A sump em funcionamento normal deve ter espaço de sobra suficiente para comportar toda a água que possa escorrer do aquário.

     

    A segunda garante-se colocando um vidro na sump para criar um compartimento só para a bomba de água. A água passa por cima desse vidro e escorre para o compartimento da bomba. Se o tubo entupir, o nível baixa e a bomba fica a funcionar em seco.

  15. Quanto a marcas, isso é à escolha. Aquilo é uma campânulazinha de plástico ou vidro que leva um líquido e fica presa dentro do aquário com uma ventosa. Depois vês pela cor se tens CO2 a mais ou a menos. Como o meu sistema é lo-tec, tirei o teste, consigo perceber quando tenho CO2 a menos porque conto as bolhas no difusor, dificilmente terei a mais porque o meu sistema não produz assim tanto.

  16. Olá.

     

    E sinceramente, não sei porque é que não compras da Osram ou da Philips que ainda devem ser mais baratas e são igualmente boas.

    Só espectros mais específicos é que temos que nos virar para as lâmpadas de aquariofilia. Mas isso é mais frequente em termos de salgados...

     

    Para água doce, estou farto de escrver isso aqui no Fórum; qualquer coisa entre os 5500 e os 8000 K é mais do que suficiente e é agradável à nossa vista.

     

    Cumprimentos

    Luís Fortunato

     

    Já tive vários tipos de lâmpadas, a minha experiência é esta:

    • Lâmpadas fluorescentes de uso comum baratas, de linha branca, são uma porcaria, as plantas não crescem e as algas prosperam. Além disso a luz é feia que se farta.
    • Lâmpadas fluorescentes de uso comum, de boa marca (Osram ou Philips) são boas para as plantas, mas ainda causam algas. A luz é agradável, muito branca e pura.
    • O melhor resultado que tive foi com lâmpadas específicas para aquário, combinando várias com espectros diferentes. Plantas crescem, algas controladas, aspecto impecável.

    Há lâmpadas para aquário baratas que resultam muito bem, mas o tempo de vida não é o mesmo das outras. Mesmo assim acho que compensa, porque convém trocar todos os anos e não interessa assim tanto se elas duram muito.

  17. boas

     

     

    nao percebi que estavas a iniciar um aqua...... sim enquanto nao tiveres o aqua maturado e essencial que faças as TPAs , mas depois de conseguires teres tanto o filtro e o aqua colonizado com bacterias para te fazerem a fitraçao biologica penso que nao seja o mais importante,como te disse no post anterior....

     

    cumps

     

     

    rui

     

    Desculpa, mas não estou de acordo.

     

    Durante o período do estabelecimento do ciclo é importante não se mudar a água para permitir às bactérias nitrificantes estabelecerem-se. Até ao final do ciclo (3 a 4 semanas) não se deve trocar a água.

     

    Depois do ciclo estar estabelecido (amónia = 0, nitritos = 0) deve-se fazer uma TPA para eliminar os nitratos que se foram formando. Depois, deve ser feita uma troca regular. O sistema que eu sigo é trocar 30% por semana, mas há quem prefira de outras maneiras.

     

    Se não fizeres TPAs acumulam-se nitratos em excesso que, além de prejudicarem os peixes são aproveitados pelas algas para invadir o aquário todo.

  18. Olá.

     

    Tenho um sistema de CO2 de fermentação, que tem resultado bastante bem. Quando a luz se apaga uma bomba de ar começa a funcionar para expulsar o CO2. Nunca tive problemas.

     

    Se o teu sistema é de botija consegues introduzir uma quantidade bem generosa de CO2 no aquário, nesse caso à noite pode ser perigoso. Tens duas alternativas, ou desligas o CO2 manualmente quando a luz se apaga ou colocas uma bomba de ar. A primeira alternativa dá trabalho, mas a segunda alternativa faz-te desperdiçar CO2 porque durante a noite não serve para nada.

  19. Olá,

     

    Depende do aquário que tens. Os escalares precisam de espaço aberto para nadar e de umas divisões para demarcar os territórios, como plantas ou pedras. Tenho um aquário de 100 litros, já tive quatro escalares. Dois deles formaram casal mas nunca tive uma postura, não se sentiam suficientemente à vontade.

  20. Caríssimo, isso não são cianobactérias. As cianobactérias têm aspecto de uma gosma azulada nojenta, cheiram a pântano e não se agarram às extremidades das folhas, gostam de estar em superfícies lisas onde não haja correntes.

     

    Isso são rodophytas, ou BBA (black brush algae).

     

    Essas algas alimentam-se dos poluentes na água. São o melhor sinal de um aquário poluído. Tens que manter os teus níveis de nitratos e fosfatos dentro dos valores aceitáveis. Desconfio que tens fosfatos a mais. Podes ter peixes a mais, alimentares demais, podes ter alguma coisa a apodrecer no aquário que polui a água.

     

    Para eliminares isso, sugiro-te a compra de um SAE, são fantásticos a comer essa alga:

    http://www.aquatic-gardeners.org/cyprinid.html

     

    Mas nunca te vais livrar das BBA se não controlares a poluição no aquário.