unfaced

Membro
  • #Conteúdo

    51
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por unfaced

  1. unfaced

    1º Aquário

    Boas... Tens o aquário em cima de um móvel do Ikea? Se fôr isso, vê o que escrevi neste tópico: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=144804&st=25 Cumps.
  2. Boas... Como foi dito, com quase toda a certeza são um casal... até se podia ter dado o caso de já terem desovado e comido os ovos por se sentirem ameaçados pelos outros dois. O comportamento agressivo também se notaria, em principio, para com outras espécies que estivessem no aquário, bastava que se aproximassem da zona que eles escolheram como ideal para colocar os ovos... isso ocorria? Cumps.
  3. unfaced

    1º aquario

    Boas... Apesar de este tópico já ser algo antigo resolvi fazer um comentário que me parece importante, isto no seguimento das várias observações sobre a resistência do móvel. Recentemente desmontei um aquário semelhante ao deste tópico, que estava num móvel igual... fi-lo depois de ver um documentário sobre uma fábrica da Ikea, onde mostraram tudo sobre este tipo de móvel. A parte grossa é composta por uma estrutura de alvéolos em cartão, não sendo totalmente contraplacado... isto faz com que exista alguma resistência, que foi estudada em laboratório, mas o estudo não pretendeu dar garantias de aguentar tanto peso, ficou bem abaixo disso. Esta estrutura em alvéolos de cartão aguentou cerca de 1 ano e meio na minha montagem, mas depois de tirado o aquário de cima é que se nota bem... existe deformação em vários pontos, não só do tampo, mas também da parte que está encostada ao chão. Realço que, para além do peso, o facto de existir sempre humidade também não ajuda a que o tal cartão se aguente intacto. Como é evidente, se não fosse o esferovite colocado por baixo a compensar as deformações, o aquário há muito teria tido um vidro estalado, devido a não estar em superficie uniforme, pois estavam criados pontos de tensão em diferentes zonas do vidro... nada agradável de ocorrer, principalmente se tiverem soalho em pavimento flutuante, como hoje em dia é muito usual. Aquele que parecia poder ser o ponto mais fraco, as traves fininhas no meio, que servem de prateleira, são precisamente as que estão intactas, devido a serem de contraplacado. Recomendo que gastem logo algum dinheiro extra à partida, e comprem uma boa estrutura em ferro/aço para colocar o aquário em cima... espero ter contribuido para esclarecer dúvidas a quem estivesse a pensar em colocar litragens semelhantes a esta em cima deste móvel do Ikea. Ficar bonito, fica... só que os riscos devem fazer pensar. Abraço.
  4. Super jackpot mínimo garantido de 100 milhões de euros... Isso é que era, grande aquário que podia montar...

    1. actiplus

      actiplus

      xD

      Os gajos deviam ter mais cuidado com o português se não vou reclamar o prémio

    2. hugo feio

      hugo feio

      Salvo erros tipográficos :D

  5. unfaced

    Meu Pleco

    Por vezes a beleza dos peixes deixa-nos sem palavras
  6. será que, se em vez da flauta usar a outra saída que existe para o 2211 (pode ser comprada à parte), isso ajudaria a resolver o problema? Como é apenas um tubinho direccionado, talvez não se note tanto...
  7. Qual é a litragem do aquário? Pode dar-se o caso do fluxo ser manifestamente demasiado potente para o volume de água... Com que frequência realizas uma limpeza do fundo do aquário? Se existir um excesso de matéria orgânica é bem possível que ela seja levantada...
  8. Será que as esponjas e as matérias filtrantes foram correctamente colocadas no interior do copo? Pode dar-se o caso de ter entupido a entrada de água vinda do aquário... O motor continua a funcionar bem? Faz ruídos que antes não fizesse? Pode ter passado algo para lá que esteja a entupir ou impedir o funcionamento correcto... Se tirares o motor do copo e o colocares dentro de um balde cheio de água, ele puxa bem a água para fora do balde? Não molhes tudo a experimentar isto... As mangueiras têm algo dentro delas que as entupa? Uma pedra, um peixe, algo... Se não tiveres muito à vontade, cuidado a fazer manutenções na cabeça do filtro... com peças partidas, seria complicado accionar a garantia. Será melhor uma visita à loja onde foi comprado para eles verem. Não me lembro de outras situações que pudesse ter referido, espero ter ajudado.
  9. Boas! Isso merecia uma abertura ao público em geral... com umas visitas guiadas... Parabéns!
  10. unfaced

    low-tech

    Tem bastante melhor aspecto que a primeira versão apresentada, só há um pormenor que queria esclarecer... a pedra mais à direita está encostada no vidro? Se estiver, eu afastava-a. Continua a boa evolução.
  11. unfaced

    60lt Novo layout 10/2009

    Boas Filipe! A última fotografia do aquário é brutal Parabéns! PS: Não queres vir a Odivelas remodelar-me o meu nano?
  12. De facto a fauna não é o ponto forte deste projecto... aliás, na altura as espécies não foram escolhidas propositadamente, trataram-se de alguns exemplares que restaram de uma experiência mal sucedida levada a cabo por um amigo. Actualmente já lhes dei outro destino e neste momento o nano apenas tem o Betta. Em termos de layout, eu cheguei a fazer uma experiências com a árvore descaída para a direita, mas devido às reduzidas dimensões do aquário, gostei mais de o ver como está. Quanto ao equipamento, qual é a parte que achas excessiva? Ou estás a falar de todos os componentes? Estou a ver se quando cá pode vir o meu cunhado que trabalha em fotografia, porque eu não fotografo nada de jeito... nessa altura dava uma poda no musgo (está a precisar, para não se soltar do tronco, pois começa a faltar-lhe base se sustentação) e aproveitava também para mostrar o meu aquário principal.
  13. unfaced

    nano 36cm - 27L

    Boas! Faz umas experiências com fundos, para assim tentar esconder o filtro que se vê atrás... tenta azul, preto, ou branco. Continua o bom trabalho.
  14. Boas! Troquei o termostato... em vez do grande que se vê na foto, comprei um que é mais pequeno e por isso me possibilitou a sua colocação na parte de trás do nano. É um elite mini, de 50w, como o da foto: Quando o musgo crescer mais um bocado, coloco outra foto do nano.
  15. A foto que coloquei abre perfeitamente no meu computador... Obrigado! Inicialmente coloquei pouco... o musgo já deve ter crescido, aproximadamente, para o dobro do tamanho.
  16. Boas! Depois de a minha primeira tentativa ter fracassado, demorei algum tempo até fazer uma segunda tentativa com o meu nano. Como tinha um bonsai que secou e como gosto bastante do trabalho do Filipe Oliveira, aproveitei o tronco e... Seguem-se os detalhes e uma fotografia do estado actual do nano (A qualidade não é a melhor... mas foi a melhor que consegui tirar) Setup: - Aquario com 30x20x26 (compxlargxaltura). Silicone branco. Só vidro. DIY by membro ruioliveira. - Termostato com 50w e um controlador externo. - Filtro de mochila Elite Hush 5. - Termómetro digital Marina (exterior, com sonda) - Co2 em lata - Iluminação 2,5 Watt LED (Candeeiro Ikea, ideia inspirada no trabalho de Oliver Knott) - Akadama como substrato - Musgo (única flora) - A fauna é constituída por 1 Betta, 2 Neon Chinês, 1 Iriatherina werneri e 1 Camarão Amano - Alguns pedaços de xisto como hardscape Espero que gostem.
  17. Olá! Por acaso também me parece muito alto... se desse para baixar um pouco, aumentando a altura atrás. Assim sempre aumentava a noção de profundidade. Tenho ainda outra questão... fico na dúvida se as pedras mais claras são calcárias. Se forem, vais ter problemas com ph alto. Cumprimentos.
  18. unfaced

    Seiryu Garden - 70L

    Já estou a imaginar este tipo de montagem no meu aquário...
  19. Estás a gozar... ele há com cada falta de profissionalismo...
  20. unfaced

    Alguns aquas

    Por acaso aquele que eu acho brutal é o biotopo dos discos... Parabéns pelo trabalho, que aliás eu já conhecia, através do link no fórum do Filipe.
  21. Boas! Eu tenho dois casais e só vi isso a acontecer entre um deles... relação conflituosa :D entre dois machos nunca vi, nem tenho relatos de acontecer. Cumprimentos
  22. Já por aqui vi uns nomes cá do sítio... mais um... Distrito - Lisboa Concelho - Odivelas Freguesia - Odivelas (Colinas do Cruzeiro) Código Postal - 2675-648
  23. unfaced

    NanoReef

    O seu nano é mesmo o que eu procurava como exemplo de que é possível um reef num aquário com a mesma litragem que possuo Lá vou eu mostrar o seu tópico à minha maria (só as fotos, vou passar à frente a parte dos euros)
  24. unfaced

    Amazonic Marriage

    Boa sorte com a evolução do aquário... e do casamento!
  25. Vê lá que planta escolhes para fazer o tapete... parece-me que fácilmente podes ficar com as pedras tapadas, o que é pena...