hdf

Membro
  • #Conteúdo

    106
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por hdf

  1. Boas! Em que loja compraste os mudskippers? E sabes que espécie é? Gostava de comprar um ou dois... Obrigado!
  2. hdf

    "copepods"

    Pois... eu sei disso. O meu aqua está bem maturado e ele tem a barriga bem cheia (e é pequeno). A questão é que se há hipótese de "colonizar" o aqua com mais copépodes, porque não fazê-lo? Abraços
  3. hdf

    "copepods"

    Obrigado pelas respostas! Bem sei que que num aqua maturado eles existem. A questão é que quero ter a certeza que o meu "mandarim" tem comida suficiente para não acontecer um dia destes ser tarde e já não haver nada a fazer... Para já ele parece-me muito bem. Vamos ver a evolução. Abraços!
  4. hdf

    "copepods"

    Boas! Alguém me sabe dizer onde posso comprar copépodes vivos? Estou farto de procurar e não encontro nada, a não ser os EUA e em Inglaterra (mas não enviam para cá...) Obrigado!
  5. hdf

    puffer spot

    Deduzo que quando dizes "a passa-los aos poucos e poucos" queiras dizer que estás a adicionar a água, já com o sal bem dissolvido, lentamente à água do aqua! Não adiciones o sal directamente no aquário! Isso dá cabo deles! Se eles estão com a barriga escura é sinal que estão em stress. Vai com calma e faz o aumento de densidade com paciência.
  6. hdf

    puffer spot

    Claro! Se souber e poder é com todo o gosto que ajudo. Estamos cá para isso certo? Até breve
  7. hdf

    puffer spot

    Olá! Os peixes que adquiristes som Tetraodon Nigroviridis. Eu tenho 1. Desde já posso dizer que, para já, não vai haver grande problema entre eles pois ainda são juvenis, mas assim que começarem a crescer vai haver muita disputa dentro desse aquário! Eu tenho um com o tamanho desses num aquário de 200 litros. Sem dúvida alguma que deviam estar em água salobra (levemente salobra devido à jovem sua idade, e à medida que forem crescendo aumenta-se a densidade da água) Pensa sériamente, se ostas assim tanto deles, em tornar esse aquário salobro. Mas atenção! Tal como disse um membro no post anterior, em principio os outros habitantes do aqua vão morrer, por isso é melhor tirá-los daí. No que respeita ao sal tem muito cuidado. É melhor pagar um pouco mais e comprar um sal de qualidade que forneça os elementos necessários à água. E quando for para acrescentar a água com o sal, é importante fazer isso progressivamente. Depois do aqua estar estável é só procurar outros peixes "salobros" tendo em atenção as devidas compatibilidades, como por exemplo: - scatophagus argus - Stigmatogobius sadanundio (Knight Goby) - Bumblebee - Toxotes Jacuatrix 8Peixe Arqueiro) - entre outros... Se poder ajudar em mais alguma coisa é só dizer.
  8. Boas! Os monos são juvenis? Se assim for, penso que não será pela salinidade que eles não estão a comer, embora concorde com o membro Foxx quando ele diz para aumentares a salinidade para os 1008 (ou se calhar para jogares pelo seguro por causa dos puffers se estes ainda forem novitos, 1005 era o que eu fazia). De qualquer das formas, aumenta gradualmente a salinidade! Outra coisa, aumenta o Ph. Está muito baixo. De 8 para cima é melhor. Mas sinceramente se os puffers estão bem, então é realmente estranho. Eu para já desparasitava-os, não vá acontecer os monos terem parasitas internos, o que seria uma boa explicação para a falta de apetite. Abraços!
  9. hdf

    Peixe Balao Furtivo

    Boas! Até pode ser que não, mas vê no chão... Quando fiz o meu 1º salobro aconteceu-me isso... Abraços
  10. Boas David! Pois tens dois tens... Fui eu que os pus no saco... Hehehe Abraço! Pedro Santos
  11. Boas! Se bem me parece esse é um stiphodon (goby). Eu tenho dois. Ainda é um peixe "recente", pelo que não há muito informação diverseficada sobre ele. É pacifico e é, segundo aquilo que se sabe neste momento, de água doce. Abraços!
  12. hdf

    O Salgado

    Hehe, realmente tens razão. Sabes, assim que li o tópico fiquei interessado em ajudá-lo por estar a tentar fazer um aqua de um biótopo que eu gosto bastante. Estava de tal maneira interessado que nem reparei nesse pequeno pormenor... De qualquer das formas comentar não custa assim tanto, nem que seja para chamar a atenção de alguma coisa, tal como fizeste agora. Vector... muda lá isto para o sítio certo! Abraços
  13. hdf

    O Salgado

    Bem... pelos vistos sou só eu a comentar... Olha, quanto ao tronco é perfeitamente normal. Está a "fungar". Como não tens camarões para comer esse fungo, tira o tronco do aqua, lava-o e ferve-o 2 ou 3 vezes se possível. Vais ver que vai deixando de fungar. Abraços!
  14. hdf

    As minhas bolinhas!!

    Olá Mariu. Pois, realmente são peixes muito interessantes mas têm um "carácter" muito especial. Temos de estar um pouco atentos pois são exigentes. Apesar disso gosto mesmo muito deles e tenho um especial prazer em fazer com que vivam com as melhores condições possíveis. E realmente juntá-los aos guppys... Bem, para eles é muito bom, o mesmo já não se pode dizer dos outros peixes.... Abraços e obrigado pelo comentário!
  15. hdf

    O Salgado

    Bem, no que diz respeito ao sal, penso que podes pôr sal da salina, o único risco é esse sal poder ter químicos ou metais pesados que obviamente vão prejudicar em muito a qualidade da água no aqua. Sinceramente eu comprava sal específico para água salgada numa loja de aquariofilia, até porque a quantidade de sal a usar é relativamente pouca, por isso não irás gastar muito dinheiro. Eu fiz assim e resultou lindamente. Se o sal for bom, e tendo em conta a densidade desejada, 1 colher e meia a 2 colheres de sal por cada 5L de água deve chegar. Para já é importante comprar um densímetro (também à venda na maioria das lojas). Abraço!
  16. hdf

    O Salgado

    Boas vector! Apenas queria fazer a ressalva no que diz respeito ao ciclo. Convém juntar o sal enquanto o ciclo está a "ferrar", pois a grande dificuldade na água salobra é as bactérias que são adicionadas na água estarem pensadas ou para doce ou para salgado. Ou seja, o grande problema que tive foi as bactérias que adicionei terem levado sensivelmente o mesmo tempo que demora num salgado a criarem uma boa colónia. Por isso tenho dúvidas que seja uma boa política esperar que o ciclo se conclua para adicionar o sal depois. Boas sorte com o projecto! Pedro Santos
  17. hdf

    O Salgado

    Boas! Vou tentar ajudar no que poder. Para começar posso dizer que existe uma planta bastante resistente no que diz respeito à água salobra e é a "Ceratophyllum demursum". Tenho bastantes no meu e aguentam-se muito bem. Musgo e fetos de java e cryptocorynes também dão, embora nunca fiquem com grande aspecto. Digo-te já que é bastante provável que as vallisneria spiralis morram passado pouco tempo. Claro que tudo isto depende da densidade da água. No meu caso tenho a água a 1,005, isto tendo em conta as espécies que mantenho (que é algo em que deverias seriamente pensar). Algo que devias ter em consideração é o PH e dureza da água, pois a maior parte das espécies salobras gostam de Ph altos. Assim sendo, aconselho vivamente a por de lado a areia de silica pois é neutra. Seria melhor algo como areão de coral moído, pois irá aumentar o Ph para os níveis desejados de forma natural, sem teres de recorrer mais tarde a aditivos químicos. No que respeita à sempre muito importante filtragem, se bem entendi, tens dois filtros externos disponíveis. Isso é óptimo. Circulação e oxigenação são muito importantes! Outra coisa que deves ter em conta é o ciclo biológico. MUITA PACIÊNCIA, é algo a ter nesta fase. A fixação da colónia de bactérias demora mais tempo no salobro do que em água doce, por isso quanto mais cerâmicas, ou algo equivalente houver, melhor (eu acabei por fazer uma sump para poder ter espaço adicional para as cerâmicas). Se poder ajudar mais, é só dizer! Abraço. Pedro Santos
  18. hdf

    As minhas bolinhas!!

    Obrigado gongas! Ainda bem que gostas. Abraços
  19. hdf

    As minhas bolinhas!!

    E muito tempo depois, aqui ficam algumas fotos actualizadas do meu aqua salobro: Abraços!
  20. hdf

    As minhas bolinhas!!

    E muito tempo depois, aqui ficam algumas fotos actualizadas do meu aqua salobro: Abraços!
  21. Boas! Aqui ficam umas fotos do novo lar dos meus eremitas: Abraços!
  22. hdf

    Peixes-Balao

    Boas! Bem, no que respeita à venda de balões no Porto não posso ajudar pois sou de Leiria... Mas apenas queria partilhar que tenho alguns e são animais muitíssimo interessantes e interactivos. Se precisar de alguma ajuda é só dizer (tirando onde se vendem no porto... hehe) Abraços! Pedro Santos
  23. hdf

    Jordanella floridae

    Boas! Tenho andado a ler bastante sobre a Jordanella floridae e decidi que quero fazer um aqua para alguns espécimes. Alguém sabe de alguém que tenha Jordanella floridae? É ue já percebi que não é fácil de encontrar ... Muito obrigado! Pedro Santos
  24. Boas! Alguém já viu ou sabe onde posso comprar um Goby Dragão? Obrigado! Abraços!!
  25. hdf

    plantas para agua salobra?

    De nada! Sempre às ordens! Se puder ajudar em mais alguma coisa é só dizer. Como tenho dois salobros e muitas pestanas queimadas a ler artigos sobre este tipo de biótopo (embora ainda queira aprender muito mais!), pode ser que possa ajudar... Abraços!