Satirio

Membro
  • #Conteúdo

    34
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Satirio

  1. Uma pergunta... para que colocas aquelas tiras de vidro em volta da parte superior interior do aquário? Para reforçar?
  2. Pois, se forem espongiformes, o fungistop resolve isso rapidamente. Mas aconselhava-te a fazer o tratamento noutro aquário se possível.
  3. Pára de fertilizar durante uns tempos, injecta CO2 e faz várias TPA, a ver se as plantas crescem e ganham a luta contra as algas.
  4. Podias substituir 2 dessas lâmpadas, por outras com outra temperatura de cor, 1 com mais alta outra com mais baixa, de modo a garantir vários espectros de luz e podias também pensar em juntar uma HQI com essas a simular um período de sol intenso de 3 horas mais ou menos.
  5. JBL PhosEx... metes-lo no filtro e baixa-te os fosfatos para 0,25mg/l em 12 horas, tive o mesmo problema.
  6. Ei rapaz... andas meio desanimado, aplica-te nisso como deve ser e hás-de ver isso a ficar tudo bem saudável. Que substrato tens? ...Iluminação? ...Deixa essas pastilhas e faz um reactor de co2 caseiro como explicam aqui no fórum, mais barato e mais eficiente. Algas filamentosas..., mete um anti-fosfatos no filtro, compra 2 SAE's ou 2 ottocinclus e uns camarões caso ainda não tenhas. Esses fertilizantes... podes estar a injectar coisas a mais. Abraço
  7. 1-PH neutro é o ideal para começares, ou seja, 7. 2-Aconselhava-te a começares por uns vivíparos tais como guppy, platty, cauda de espada, para te maravilhares com a reprodução. Aconselhava-te também a comprares 1 ou 2 ottocinclus para comerem parte das algas que se vão formando e algumas corydoras para tratarem da comida que fica no fundo e não só. Estas duas últimas espécies são muito importantes no aquário a meu ver. Podes também optar por alguns tetra viuva para começar ou danios, por serem muito resistentes. 3-Hmm... muita coisa... mas aconselhava-te a comprar os testes de nitritos, nitratos, ph e KH/GH para controlares esses parâmetros que são muito importantes. Se não puderes comprar todos, compra só nitritos e ph. 4-Investiga na net. Não compres um peixe só porque passaste na loja e gostaste dele. Tira o nome cientifico e investiga na net sobre ele. Sobre os peixes com que ele se dá bem e não se dá, quais os parâmetros da àgua que este se dá melhor... etc. 5-Comida... 1 dose significativa uma vez por dia ou 2 doses pequenas por dia. 6-Essa é a relação aconselhada. Mas não te esqueças que tens que ir com calma... Aconselho a que comeces sem peixes... mais ou menos 3 dias tudo a funcionar sem peixes. Depois podes já no 3º dia meter lá dois Danio Zebra ou Leopardo por exemplo ou 2 tetra-viuva, pois são muito resistentes e começar a ciclagem. Durante a primeira semana se puderes controla os nitritos todos os dias ou pelo menos de 2 em 2 dias. Se tiver no quase no limite, no limite ou acima do limite, trocas a água. Quando os nitritos estiverem a 0 e já não trocas a água à 5 dias podes colocar mais peixes... Mas sempre com calma. Isto para as bactérias que vivem maioritariamente no teu filtro e que decompõe os detritos dos peixes, a amónia, em nitritos e os nitritos em nitratos terem tempo para se reproduzir. Nota: Estas bactérias morrem com o cloro. Por isso nunca laves o filtro com àgua da torneira. Lava sempre com água do aquário e trata sempre a água da torneira antes de a introduzires no aquário. Ou com aquasafe ou então deixando esta descansar num recipiente aberto. Espero não ter dito nenhuma barbaridade, qualquer coisa corrijam-me. Abraço
  8. Satirio

    Fermento

    Ramazotti ou Fermipan um destes há sempre no Modelo. Abraço.
  9. Pois... se está abaixo de 0,1... tass bem. Eu tenho esse teste também e nunca consegui ter 0 = transparente. Mas já tirei a teima com água da torneira e também não fica transparente, por isso... mais uma vez penso que tass bem. =)
  10. Satirio

    Cuba

    Tá descansado que as plantas chegam em perfeito estado. Sou da Madeira, já encomendei várias vezes várias plantas diferentes e nunca houveram problemas, umas demoraram 1 dia a chegar outras 2, no máximo 3... e sempre tranquilo! Penso que encontrarás facilmente quem te venda cuba aqui pelo fórum. Se quiseres posso dar-te o nome de alguns membros que têm, mas ao colocares la na "procura" o pedido decerto irás receber imensas respostas. Abraço
  11. Satirio

    Akadama

    Também tenho um desses que parece que gosta de "brincar na areia" e levanta tudo do fundo.
  12. Qual a litragem que consideras o mínimo para um casal de ocellaris?
  13. Estou a pensar aventurar-me num nano de 40x30x20 = 24 litros, sem qualquer tipo de equipamento. Moro numa ilha e não me importo de ir todas as semanas buscar 50 litros de água ao mar e guardá-la em casa num bidão ou isso. Estou a pensar em mudar cerca de 6 litros por dia=25%. Sei que a maioria de vós é contra nanos assim mais po "pico", mas espero que esse não seja considerado o tema deste tópico. Estou a pensar lá colocar rocha e areia viva, 1 coral, 1 camarão e 1 caranguejo-eremita. O que pretendo mesmo saber e partilhar com outros que não saibam são os problemas com que de certeza ou possívelmente irei me deparar a curto e longo prazo, devido à ausência deste ou daquele equipamento e também devido ao tamanho do aquário. Agradeço toda a vossa atenção, e espero que o tópico seja útil.
  14. Satirio

    O Meu Aquario

    Ta porreiro. =) Qual é o substrato?
  15. Pode é oxidar... não será melhor usares uma de plástico?
  16. Desculpa se me escapa algo, pois não li as respostas todas, mas... quanto aos fosfatos... JBL PhosEx no filtro... baixa-te os fosfatos para menos de 0,25 mg/l em menos de 12 horas. Abraço, espero ter ajudado.
  17. Faz o seguinte... mete a cabeça do filtro dentro de água e liga-a, a ver se ouves esse barulho... Já tiras a dúvida e já descobres se a cabeça do filtro precisa mesmo de ser desmontada ou não.
  18. LOLLOLOL tiveste piada... deve ser um otto
  19. Se já tens o aquario montado e a funcionar à um mês já deves ter bactérias suficientes, penso que não é necessário deitares mais nitrivec. Tens é que ter cuidado para não lavar o filtro com água da torneira, senão... bactérias puff!
  20. Não quero fazer publicidade. Mas podes comprar o filtro no site http://www.pet4you.net/ ... o 2211 por 46 euros e se quiseres enviam-to de borla para casa.
  21. Boas, em minha opinião, devias comprar, por ordem de prioridade: Medidor de ph digital... compras no ebay por 15... 20 euros já com portes. Teste de nitritos... o da nutrafin dá para 75 testes e custa 15 euros. Teste de nitratos ... nutrafin... 75... 15 euros. Quanto à regularidade com que fazes os testes... é uma questão um pouco difícil de responder. Se o problema não fosse o dinheiro... testavas tudo todos os dias, fazias um estudo e aí tiravas boas conclusões quanto ao que está a acontecer. Se o dinheiro é um problema (que é de nós todos), medes quando achares necessário ou quando começas a suspeitar que algo possa estar mal... por exemplo no dia em que te morreu o primeiro peixe, se medisses os nitritos... palpita-me que o seu valor iria estar alto e pode ter sido essa a causa, dado que como o aquário era novo e ainda não tinhas uma boa colónia de bactérias instalada no filtro, os nitritos não estavam sendo decompostos em nitratos... acumularam-se os nitritos... e peixes... puff! Ou... quando o aquário já está estabilizado e suspeitas que tens que mudar um pouco a água... medes os nitratos e tiras as dúvidas. ... Umas perguntas... quantos peixes tens, em que dias de vida do aquário os inseriste no mesmo e qual o tamanho do aquário?
  22. Ferve-os durante 10 minutos... e vê o que acontece... Mas mesmo assim... não sei se será o suficiente.
  23. Comprei um drop checker no ebay por 15 euros com transporte. Durante o dia está verde o que significa "OK". À noite se não desligar o CO2 fica amarelo que significa CO2 em demasia! Ou seja... os peixes sofrem durante a noite! Acho que vou comprar mais um temporizador e ligar a bomba de ar 15 minutos a cada 3 horas durante a noite.
  24. Boas, Comprei um filtro eheim 2222 à cerca de 1 mês atrás, e agora começou a fazer um barulho estranho (semelhante ao barulho que este faz quando funciona sem água") e noto também que o fluxo de água já não é tão forte. Já experimentei ligar o filtro só com água dentro, sem matérias filtrantes nem seus recipientes e continua tudo na mesma. Não tem ar dentro quase de certeza, contudo, as mangueiras tão um pouco sujas, como que se tivessem algas dentro das mesmas... será disto? ...Se diminuir um pouco a pressão de saída (puxando a alavanca para cima) o barulho torna-se mais intenso e quando volto a abrir completamente, o barulho pára por um curto instante, 1 segundo talvez... Já experimentei ligar só a cabeça do filtro dentro de uma banheira com água, imerso só até a parte onde ficará imerso se montado propriamente, e o filtro funciona aparentemente bem, sai um jacto de água aparentemente forte na saída à qual será ligada o tubo por onde sairá a água já filtrada para o aquário. Alguém teve um problema semelhante? Já vi aqui um tópico que falava sobre um barulho semelhante num filtro igual, mas o problema penso não ser o mesmo. Tenho as mangueiras um pouco compridas. Não as cortei, usei o que veio quando comprei. O filtro está a 50 centimetros da base do aquário. Alguém tem alguma ideia? Adorava ver este problema resolvido! Obrigado. Aguardo respostas.
  25. Boas. A minha dúvida é a seguinte: Num aquário plantado, visto que existem imensas plantas e que estas consomem oxigénio durante a noite e produzem dióxido de carbono, ainda mais o dióxido de carbono que estamos a injectar... não será muito CO2 e pouco O2 durante a noite para os peixes? Que fazem para resolver este assunto? Por enquanto desligo o CO2 durante a noite e antes de me deitar ligo uma bomba de ar com uma pedra difusora para movimentar água, e por sua vez oxigenar a mesma. Duvido que todos façam o mesmo... qual a solução? Não fazer nada!? Os peixes aguentam-se!? ... É que se não faço isto noto que estão todos à tona e a respirar de forma ofegante, ligo a bomba meia hora e já ficam ok... Toda a ajuda é bem vinda! Obrigado!