Plantas A Crescer Na Horizontal


ric-santos

Recommended Posts

Boas!

 

Tenho o meu aqua recem montado em que as plantas começam a crescer na horizontal.

Podem ver o aqua neste link:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=74229

 

Além delas crescerem +/- na horizontal, principlamente a Cabomba, está a criar umas raizes ao longo de todo o caule. . . não é estranho?

 

As folhas novas principalmente da Higrofila nascem por todo o lado (o que penso que seja bom) mas ficam "pálidas" não ficam verdes. . . :P

 

Que poderá ser?

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Tenho o meu aqua recem montado em que as plantas começam a crescer na horizontal.

Podem ver o aqua neste link:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=74229

 

Além delas crescerem +/- na horizontal, principlamente a Cabomba, está a criar umas raizes ao longo de todo o caule. . . não é estranho?

 

As folhas novas principalmente da Higrofila nascem por todo o lado (o que penso que seja bom) mas ficam "pálidas" não ficam verdes. . . :P

 

Que poderá ser?

 

 

Cor em K's das lampadas, sff.

 

Aposto que são acima de 10000...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo, lê as coisas bem, com um bocadinho de atenção ias ao tópico que o ric-santos indicou e andando só um bocadinho no setup do aquário vias isto:

 

Iluminação:(edit a 29/10/2007)

- 4 x PLL 55W - 4000K

- 2 x PLL 55W - 6500K

 

 

Na minha opinião, os sintomas indicam falta de nutrição, fazes algum tipo de adubação?

Tens plantas de crescimento muito rápido, já referis-te que o CO2 é caseiro (para tanto litro tens que começar a pensar num pressurizado), mas com tanta luz, aliado a falta de nutrição, as plantas começam a apresentar um crescimento deficiente, e raizes ao longo do caule (nas plantas de caule).

 

Já agora, testes? Fosfatos e Nitratos? Já que tens areia da praia, qual é o teu pH e KH?

 

Cumps!

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

. . . . . .

Na minha opinião, os sintomas indicam falta de nutrição, fazes algum tipo de adubação?

Tens plantas de crescimento muito rápido, já referis-te que o CO2 é caseiro (para tanto litro tens que começar a pensar num pressurizado), mas com tanta luz, aliado a falta de nutrição, as plantas começam a apresentar um crescimento deficiente, e raizes ao longo do caule (nas plantas de caule).

 

Já agora, testes? Fosfatos e Nitratos? Já que tens areia da praia, qual é o teu pH e KH?

 

Cumps!

 

Muito obrigado pelas respostas. . .

Fernando, tens razão, já ando a pensar num sistema pressurizado. . . este é só temporário . . .

 

Quanto aos valores dos testes. . . tens razão. . falha minha. . . logo que tenha um tempinho faço-os e coloco aquí.

 

Obrigado

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo, lê as coisas bem, com um bocadinho de atenção ias ao tópico que o ric-santos indicou e andando só um bocadinho no setup do aquário vias isto:

 

Iluminação:(edit a 29/10/2007)

- 4 x PLL 55W - 4000K

- 2 x PLL 55W - 6500K

Na minha opinião, os sintomas indicam falta de nutrição, fazes algum tipo de adubação?

Tens plantas de crescimento muito rápido, já referis-te que o CO2 é caseiro (para tanto litro tens que começar a pensar num pressurizado), mas com tanta luz, aliado a falta de nutrição, as plantas começam a apresentar um crescimento deficiente, e raizes ao longo do caule (nas plantas de caule).

 

Já agora, testes? Fosfatos e Nitratos? Já que tens areia da praia, qual é o teu pH e KH?

 

Cumps!

 

Toda a razão. Erro meu. E se te disser que até abri o link, li e segui, como se não tivesse lido nada? Cegueta!

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite!

 

. . . . . .

Na minha opinião, os sintomas indicam falta de nutrição, fazes algum tipo de adubação?

. . . . .

Não, coloquei no fundo da montagem substracto da Prodac, mas adubação ainda nada.

 

. . . . .

Já agora, testes? Fosfatos e Nitratos? Já que tens areia da praia, qual é o teu pH e KH?

 

Cumps!

 

Aquí estam os valores dos testes efectuados hoje ao fim de jantar . . .

Testes: JBL

Data: 07/11/2007

Temperatura: 27ºC

Kh: 3

ph: 8

NO2: 0.08

NO3: 10

PO4: 0 (zero)

Fe: ??? o puto do teste não funcionou não sei porquê, deveria dar tonalidades de roxo, fiz duas vezes e em ambas deu Amarelo :arrow: . . . .

 

Terá alguma coisa haver sobre o modo como a iluminação está definida?

 

Em termos de fauna:

- 1 SAE

- 2 Octocinclos

- 1 Panake

- 1 LD???

- 2 Ampulárias

- uns caracóis de oferta com as plantas. . . . :arrow:

 

Opiniões venham elas. . .

 

Logo que tenha possibilidade coloco fotos. . .

Editado por ric-santos

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá viva!

 

Um substracto fértil por si só nunca é suficiente para que deixemo-nos de preocupar com fertilização líquida, tens que complementar com um fertilizante líquida!

 

Esse pH está muito alto para o tipo de peixes que tens... Isso é pH para ciclídeos africanos!

 

Os fosfatos estão a zeros... isso é mau! fertilização líquida com fosfatos é necessário!

 

Nitratos não tão assim tãããããão maus, mas começa a fazer TPA's mais frequentes, principalemnte na etapa inicial do aquário!

 

Vê este tópico pelo membro Marc. É do melhor que há para explicar a nutrição das plantas

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...1985&st=120

 

Cumps!

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
Provavelmente essas raízes serão devidas ao valor dos fosfatos.

Boas!

Como assim por serem zero?

 

Dentro de dias vou fazer novamente os testes, e a ver se tiro uma fotos. . .

Continuo com as plantas a crescer na horizontal e estão quase todas esburacadas . . . banana rock

 

Serão caracois???

É que na Sump consigo ver/apalhar/esmagar alguns, mas no aqua nunca ví . . .

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho quase a certeza que as plantas com crescimento horizontal se deve exclusivamente à intensidade da luz. Quando a ultima é baixa normalmente as plantas exibem padrões alongados e erectos com aumento do espaçamento entre folhas. Quando, tal como no teu caso a luz é muito intensa a planta cresce horizontalmente aproveitando toda a luz disponível.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

umas fotos ajudavam.

 

uma coia te posso dizer, tens de acertar o teu esquema de fertilizações, plantas com buracos normalmente não é bom sinal, assim como raizes por todo o lado. quanto á tua escolha de substrato,não foi de longe a melhor e por ultimo...o que são aqueles furos no tubo de recolha de agua? e um tubo da sump que acaba quase no fundo do aquario?

 

se calhar fui eu que percebi mal...mas se faltar a luz quando nao estiveres em casa....o que é que acontece? eu voto em inundação, nao te parece?

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Pois, realmente está alí uma montagem com muito boa apresentação mas um bocado esquisita.

 

Pedro, o tal tubo que dizes sair da sump, numa foto é possível ver que é a saida da bomba, se tiver uma valvula anti-retorno até que é seguro. O de "aspiração" furado em baixo é que acho mais dificil, com uma electro valvula que fechasse com o corte de luz resolvia-se, mas não sei se dormia descançado.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Prometo fotos o mais rápido possivel, mas entretanto. . .

 

É assim, o José Cruz Silva, está +/- atento . . . bowdown:)

 

O tubo perto do fundo é o que vem da bomba na Sump, e dá para ver nas fotos que a sequência é:

Bomba -> Valvula de esfera -> Valvula anti-Retorno -> Aqua

Aquí tem um erro . . . bang . . pois deveria ter montado diferente, ou seja, a sequência deveria ter sido:

Bomba -> Valvula anti-Retorno -> Valvula de esfera -> Aqua, mas pronto. . . .

 

Quanto à saida de àgua do aqua prá Sump, não se preocupem, aquilo é uma maneira uma bocado engenhoja de captar agua +/- perto do fundo do aqua, pois faz-me confusão nos sistemas de coluna seca normalissimos, a captação da àgua ser somente à superficie.

Segue um esuema feito à "lá unha" pra ser rápido.

Esquema-1.jpg

 

Aquilo tem um tubo dentro de outro. . . . analisem o esquema e qualquer dúvida, não exitem. . .

 

Uma coisa vos posso diser, tá claro que tive de depois afinal a coisa, ou seja, tapando mais ou menos furos em baixo, aumento ou diminuo a captação de àgua à superficie. . . .

 

Sou suspeito, mas dá-me goso ver algumas particulas em suspenção serem sugadas pela parte de baixo. . . 8)

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

umas fotos ajudavam.

. . . . .

Boas!

 

Finalmente, arranjei um tempo para fotos e testes. . . .

O exemplo mais critico de crescimento horizontal, é o desta Higrophila Polisperma.

DSC04907.jpg

 

Que se passará?

 

Já agora, deixo também algumas fotos do estado miserável das plantas. . .

DSC04915.jpg

 

DSC04910.jpg

 

DSC04908.jpg

 

DSC04904.jpg

Até tenho vergonha de mostrar as plantas neste estado. . .

 

Vai daí deixa cá fazer uns testes. . . . (Que miséria)

Data: 6-07-2007

Temp. 27ºC

kH: 4

Ph: 7.5

NO2: >1.0 ppm :) (ainda estava mais escuro que o valor mais alto da escala) bigsmile

NO3: 90-100 ppm :):snipersmile:

PO4: 8 ppm ;):)

Fe: Das duas uma, ou tenho o teste estragado, ou aquilo não tem ferro nenhum, das três vezes que fiz o teste, nunca resultou. . . .

 

Após estes testes, só me apeteceu. . . yikes . . . acho que matei o filtro biológico . . .

 

Emediatamente TPA +/- 30%, estamos a falar de +/- 100 L pró lixo, e hoje vou fazer outra assim acentuada. . . .

 

Nem acredito que os peixes sobreviviam. . . . nunca pensei. . .

 

Just me, tens razão sobre os fertilizantes de Hipermercado do outro post. . . aprendi a lição . . .

 

Agora só pedia ajuda para endireitar isto. . .

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TPA's, TPA's, TPA's, TPA's, TPA's, TPA's, TPA's, TPA's,

 

até te fartares e isso voltar a valores decentes. Depois, é fertilizares. Essas plantas estão com muita carencia de potássio.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais