Problema Com Co2 Caseiro


Recommended Posts

Olá, segui esta receita para CO2 caseiro:

 

1 colher de chá de bicarbonato de sódio;

1 colher de chá de fermento de padeiro

(procurei o tão falado fermipan mas não encontrei em lado nenhum, parece ter saído de circulação, em vez desse comprei o fermento "Vahiné", pois a descrição é "fermento de padeiro Super Activo");

1 chávena de chá de açucar;

1 litro de água engarrafada;

 

Meti tudo numa garrafa que tinha de um sistema de CO2 da JBL e agitei.

O problema é que o fluxo de bolhas de CO2 é continuo, á um fluxo constante de micro bolhas a sair da pedra difusora.

Qual poderá ser o problema?

 

As plantas algumas horas depois é só mandar bolhinhas (perling).

 

Como não tenho hipótese de testar a água o que fiz foi chegar o difusor quase para a superfície da água para haver menos dissolução, será que posso deixar assim até esta solução caseira acabar?

Que sinais devo procurar nos peixes resultantes de excesso de CO2?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

uma pergunta: o que entendes por água engarrafada? Água mineral?

 

Quanto ao fluxo continuo... é mesmo assim. Podes colocar em simultãneo a bomba de ar a fazer agitação da água para facilitar a dissipação do CO2.

 

Quanto a sintomas de intoxicação por CO2 nos peixes... não os sei identificar. Lamento!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Os sintomas de intoxicação por Co2 é Respiração demasiado ofegante e os peixes quase todos a tona!!!

Para diminuires a quantidade de Co2 libertada mete meia colher de Bicarboneto e Meia colher de fermento!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas.

 

Quanto á água engarrafada sim, é água normal tipo luso, é só para evitar o cloro da água da torneira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja agora digam-me uma coisa

 

Eu nao encontro fermento biologico em lugar nenhum..

 

Alguem me pode dar uma ajudinha??

 

Encontrei no Feira Nova e no A.C. Santos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como não tenho hipótese de testar a água o que fiz foi chegar o difusor quase para a superfície da água para haver menos dissolução, será que posso deixar assim até esta solução caseira acabar?

Que sinais devo procurar nos peixes resultantes de excesso de CO2?

 

CO2 excessivo faz descer muito o ph, além de subir os niveis de co2 na agua de uma forma que não consegues controlar.

Outra forma de controlar o co2 é ligares uma bomba de ar á noite. Dissipa o co2 libertado á noite e oxigena a agua.

Os sinais, são os normais, peixes ofegantes.

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja agora digam-me uma coisa

 

Eu nao encontro fermento biologico em lugar nenhum..

 

Alguem me pode dar uma ajudinha??

 

 

Em qualquer hipermercado junto às gelatinas, mousses instantêneas, etc

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, segui esta receita para CO2 caseiro:

 

1 colher de chá de bicarbonato de sódio;

1 colher de chá de fermento de padeiro

(procurei o tão falado fermipan mas não encontrei em lado nenhum, parece ter saído de circulação, em vez desse comprei o fermento "Vahiné", pois a descrição é "fermento de padeiro Super Activo");

1 chávena de chá de açucar;

1 litro de água engarrafada;

 

Meti tudo numa garrafa que tinha de um sistema de CO2 da JBL e agitei.

O problema é que o fluxo de bolhas de CO2 é continuo, á um fluxo constante de micro bolhas a sair da pedra difusora.

Qual poderá ser o problema?

 

As plantas algumas horas depois é só mandar bolhinhas (perling).

 

Como não tenho hipótese de testar a água o que fiz foi chegar o difusor quase para a superfície da água para haver menos dissolução, será que posso deixar assim até esta solução caseira acabar?

Que sinais devo procurar nos peixes resultantes de excesso de CO2?

 

 

Boas Alexandre!

 

Se tens muitas plantas podes deixar assim sem problemas, controla apenas os peixes antes de as lâmpadas acenderem. É neste momento que à partida temos a maior concentração de Co2 na água, pois quando as lâmpadas ligam, as plantas começam a assimilá-lo (fotossíntese).

Se quiseres menos CO2 altera as quantidade de fermento (eu também uso esse fermento). A "receita original" não é 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e outra de fermento, mas sim 1 colher de CHÁ de bicarbonato e outra de CAFÉ de fermento. Assim a quantidade de CO2 é menor e a mistura dura mais. Aumentando a quantidade de fermento temos mais CO2 mas a mistura dura muito menos. Eu como tenho muitas plantas e algumas de crescimento rápido uso na proporção de 1:1 colher de CHÁ. Tenho 2 garrafões de 5 litros sempre a bombar dia e noite, um com um difusor da Nutrafin e outro com uma simples pedra difusora que deita bolhas muito fininhas. Tenho 300 litros de água.

 

Um abraço

 

Carlos Salgueiro.

Editado por aquapego

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu continuo com problemas no meu sistema caseiro de CO2, uma vez que não tem nenhumas bolhas a sair da pedra difusora.

Não encontrei fermento biológico no continente como tal, a senhora aconselhou-me leveduras que poderia encontrar na secção da padaria.

 

Acham que será esse o problema? Eu usei água do aquário, cerca de 75 cl numa garrafa de litro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Andei a fazer CO2 caseiro durante um ano.... Que porcaria, por vezes fazia bem, outras nao fazia nada, depois as garrafas deixam de vedar e sai tudo para fora..... Extintor de Co2 + regulador e já tá... limpeza

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo, o regulador já vem com os extintores ou compraste à parte?

Não podes disponibilizar fotos do teu dispositivo?

 

Claro que posso!

 

IMG_7458r.JPG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alexandre,

 

Os extintores compro aqui numa casa que só vende extintores (e recarregam). Quando passares num extintor vê a etiqueta que diz lá a casa e a morada. Pedes um de CO2 de 2 ou 5Kg conforme o espaço que tiveres.

 

Os reguladores comprei na under-water, mas pedi estes especificamente. Não sei se estão no site, mas falas com o Rui Russo que ele manda vir mais.

 

Fribras,

 

As plantas parece que explodiram... Estava com o metodo caseiro, e era um seca... Algumas que já nao via crescer à muito tempo agora estão a topo. Desligar durante a noite....... errrrr nem por isso. Fica sempre ligado. Eu sei que devia, mas quando comprei o regulador não tinha a certeza se ia funcionar, por isso comprei sem a electrovalvula. Vou mandar vir uma para adicionar. De qualquer maneira, foi mais um teste que outra coisa. Estou a montar um para acabar com os 3 de 45L que ja chateiam.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alexandre,

 

Os extintores compro aqui numa casa que só vende extintores (e recarregam). Quando passares num extintor vê a etiqueta que diz lá a casa e a morada. Pedes um de CO2 de 2 ou 5Kg conforme o espaço que tiveres.

 

Os reguladores comprei na under-water, mas pedi estes especificamente. Não sei se estão no site, mas falas com o Rui Russo que ele manda vir mais.

 

Fribras,

 

As plantas parece que explodiram... Estava com o metodo caseiro, e era um seca... Algumas que já nao via crescer à muito tempo agora estão a topo. Desligar durante a noite....... errrrr nem por isso. Fica sempre ligado. Eu sei que devia, mas quando comprei o regulador não tinha a certeza se ia funcionar, por isso comprei sem a electrovalvula. Vou mandar vir uma para adicionar. De qualquer maneira, foi mais um teste que outra coisa. Estou a montar um para acabar com os 3 de 45L que ja chateiam.

 

Abraços

 

2Borg desculpa chatear com tantas perguntas, mas só para ter uma ideia, em quanto fica cada uma das coisas ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu dispositivo de CO2 caseiro está muito fraquinho, mas ainda vou avaliar o efeito que terá nas plantas... Poucas bolhas a sair da pedra difusora!

Se não resultar, adiro ao extintor, dependendo do preço que me sair do bolso!

 

Eu tenho apenas um platty (como distinguir entre macho e femea?) e um corydora no aquario que tá bem recheado de plantas, como tal deixo toda a noite a bombar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz a festa com 55€ do extintor + 50€ do regulador. Os reguladores com electrovalvula ficam um bocadito mais caros, tenho ideia que 75€ mas vale a pena.

Eu também andava a fazer caseiro, mas so funcionava bem as vezes. Assim nao me chateio por 6 meses ou mais, e na hora da recarga penso que fica por 20€

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.