Espécie De Amazónico (150cm E 300l) Aka My Amazonic Dream


Recommended Posts

Boas a todos!

 

Estou prestes a começar a montagem de um novo aquário, desta feita de 1,5m e 300L, (3º em 8 meses, o vicio pegou a sério :) ) O objectivo é fazer "uma espécie de amazónico" para escalares, sendo que não pretendo fazer uma cópia fiel do biotopo, dado que não me quero desfazer de algumas espécies que tenho actualmente e a que me apeguei :). Além disso gostaria que este tópico com a ajuda de todos fosse uma espécie de guia resumido para quem pretender montar algo do género. Pela minha parte vou tentar contar passo a passo a montagem e expor as minha dúvidas.

 

Bom, fica uma lista do material (a maioria ainda a adquirir) que tenho em vista:

 

Aquário Aquapor 150x40x50 (300L) e respectivo móvel à medida

Filtro Eheim 2217 ou Fluval 404

Calha de iluminação Dymax com 4 lampadas (2x30w (10000k)+ 2x20w (actinicas)) = 100W (penso que serve tendo em conta que n terei muitas plantas e o ambiente pretendido não é muito iluminado)

Termostato Juwel 300W

 

Fauna pretendida:

Escalares, neons, machadinhas, ancistrus e um colisa lalia que quero manter :), dado que também é peixe de ph baixo... Já agora que invertebrados da América do Sul é que existem? Também devo manter três caridina japonica que tenho... será boa ideia ou é petisco?

 

Flora pretendida:

Ainda n pesquisei muito nesta área, mas em principio vou virar-me para as echinodorus, hydrocotyle leucocephala, entre outras e uma nymphae lotus que tenho e que aprecio bastante. Mas o principal serão troncos.

 

As primeiras dúvidas surgem quanto ao substrato. Numa primeira aproximação pensei que o mais adequado ao biotopo seria areia de rio mas tenho visto que o pessoal fala em areão de cor escura. O que aconselham? Tendo em conta que não terei muitas plantas e em principio vou optar por plantas pouco exigentes será que preciso de substrato fertil? De referir que vou tentar colocar folhas secas no aquario.

 

Nos meus aquarios actuais, tenho uma especie de tapete de esponja entre o aquario e o movel. Qual seria uma boa alternativa para um aquário desta dimensão e peso, dado que nunca vi um tapete destes de 1,5m à venda.

 

Bom, para já é este o panorama... fico à espera do Vossa ajuda :)

 

Abraços

Editado por antmarques

My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5L

Para a história:
Vulcanic Blossom - 120L

Não tem nada a ver... ProPhone :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Mantenho igualmente um aqua desses (300L) com escalares e discos, e é um aqua plantado...

 

A meu ver só dois ou três "reparos" :

 

Um filtro não está mal.... mas os dois era optimo.

 

Ei tenho cerca de 1300 L/H total em dois filtros, e os peixes e as plantas não se queixam

 

Essas lâmpadas actinicas retirava-as, pois não são adequadas para plantados, substituia-as por duas entre 6500k e 8000k, e ficavas com um bom espectro, embora insufuciente em potência para um plantado a serio (mas referiste que não iria ter muitas plantas , e então OK)... Eu por exemplo tenho 250W no aqua... mas é um plantado..

 

Quanto a substrato... porque não utilizar?... faz um estudo prévio onde irão ficar as plantas no aqua e coloca só onde vai ficar as plantas... elas vão agradecer...

 

Quanto aos tapetes... existem nas medidas que quer (150cm), a JBL tem...

 

 

De resto... força... pressinto que não vai demorar muito que os escalares comecem a pôr ovos...

 

 

Cump

 

 

Jnarciso

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Boas a todos!

 

Estou prestes a começar a montagem de um novo aquário, desta feita de 1,5m e 300L, (3º em 8 meses, o vicio pegou a sério bigsmile ) O objectivo é fazer "uma espécie de amazónico" para escalares, sendo que não pretendo fazer uma cópia fiel do biotopo, dado que não me quero desfazer de algumas espécies que tenho actualmente e a que me apeguei :cry:. Além disso gostaria que este tópico com a ajuda de todos fosse uma espécie de guia resumido para quem pretender montar algo do género. Pela minha parte vou tentar contar passo a passo a montagem e expor as minha dúvidas.

 

Bom, fica uma lista do material (a maioria ainda a adquirir) que tenho em vista:

 

Aquário Aquapor 150x40x50 (300L) e respectivo móvel à medida

Filtro Eheim 2217 ou Fluval 404

Calha de iluminação Dymax com 4 lampadas (2x30w (10000k)+ 2x20w (actinicas)) = 100W (penso que serve tendo em conta que n terei muitas plantas e o ambiente pretendido não é muito iluminado)

Termostato Juwel 300W

 

Fauna pretendida:

Escalares, neons, machadinhas, ancistrus e um colisa lalia que quero manter :P, dado que também é peixe de ph baixo... Já agora que invertebrados da América do Sul é que existem? Também devo manter três caridina japonica que tenho... será boa ideia ou é petisco?

 

Flora pretendida:

Ainda n pesquisei muito nesta área, mas em principio vou virar-me para as echinodorus, hydrocotyle leucocephala, entre outras e uma nymphae lotus que tenho e que aprecio bastante. Mas o principal serão troncos.

 

As primeiras dúvidas surgem quanto ao substrato. Numa primeira aproximação pensei que o mais adequado ao biotopo seria areia de rio mas tenho visto que o pessoal fala em areão de cor escura. O que aconselham? Tendo em conta que não terei muitas plantas e em principio vou optar por plantas pouco exigentes será que preciso de substrato fertil? De referir que vou tentar colocar folhas secas no aquario.

 

Nos meus aquarios actuais, tenho uma especie de tapete de esponja entre o aquario e o movel. Qual seria uma boa alternativa para um aquário desta dimensão e peso, dado que nunca vi um tapete destes de 1,5m à venda.

 

Bom, para já é este o panorama... fico à espera do Vossa ajuda :)

 

Abraços

Editado por jnarciso

Cumprimentos,

 

Fiquem bem...

 

 

Jose Narciso

 

 

 

__________________

´¯`·.¸¸.·´¯`·.¸.¸¸.·´¯`·.¸><((((º>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi...para mim este tópico vem em excelente altura visto eu estar a tentar fazer algo parecido, mas só lhe vou começar a dar msm a serio depois de acabar os exames...quanto a caridina japónica acho que vao ser um petisco para os escalares, pois esses meninos são esfomeados e a partir do momento que lhes cabem na boca têm alta probabilidade de serem papados...quanto a folhas soltas que dizias que queres pôs, eu ouvi dizer que de mês a mês tens que tirar as folhas e pôr novas pk elas começam-se a partir...nãos ei se é verdade , mas acho que sim...

quanto ao projecto...FORÇA NISSO...estamos cá para acompanhar...

 

PS: Tendo em conta que não vais ter muitas plantas, e que quanto menos euros gastares melhor, acho que não vale a pena comprares de propósito areao fertil...o areao de rio normal fica bem..no meu caso é o que vou fazer...

Editado por fishiado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos!

 

Estou prestes a começar a montagem de um novo aquário, desta feita de 1,5m e 300L, (3º em 8 meses, o vicio pegou a sério bigsmile ) O objectivo é fazer "uma espécie de amazónico" para escalares, sendo que não pretendo fazer uma cópia fiel do biotopo, dado que não me quero desfazer de algumas espécies que tenho actualmente e a que me apeguei :cry:. Além disso gostaria que este tópico com a ajuda de todos fosse uma espécie de guia resumido para quem pretender montar algo do género. Pela minha parte vou tentar contar passo a passo a montagem e expor as minha dúvidas.

 

Bom, fica uma lista do material (a maioria ainda a adquirir) que tenho em vista:

 

Aquário Aquapor 150x40x50 (300L) e respectivo móvel à medida

Filtro Eheim 2217 ou Fluval 404

Calha de iluminação Dymax com 4 lampadas (2x30w (10000k)+ 2x20w (actinicas)) = 100W (penso que serve tendo em conta que n terei muitas plantas e o ambiente pretendido não é muito iluminado)

Termostato Juwel 300W

 

Fauna pretendida:

Escalares, neons, machadinhas, ancistrus e um colisa lalia que quero manter :P, dado que também é peixe de ph baixo... Já agora que invertebrados da América do Sul é que existem? Também devo manter três caridina japonica que tenho... será boa ideia ou é petisco?

 

Flora pretendida:

Ainda n pesquisei muito nesta área, mas em principio vou virar-me para as echinodorus, hydrocotyle leucocephala, entre outras e uma nymphae lotus que tenho e que aprecio bastante. Mas o principal serão troncos.

 

As primeiras dúvidas surgem quanto ao substrato. Numa primeira aproximação pensei que o mais adequado ao biotopo seria areia de rio mas tenho visto que o pessoal fala em areão de cor escura. O que aconselham? Tendo em conta que não terei muitas plantas e em principio vou optar por plantas pouco exigentes será que preciso de substrato fertil? De referir que vou tentar colocar folhas secas no aquario.

 

Nos meus aquarios actuais, tenho uma especie de tapete de esponja entre o aquario e o movel. Qual seria uma boa alternativa para um aquário desta dimensão e peso, dado que nunca vi um tapete destes de 1,5m à venda.

 

Bom, para já é este o panorama... fico à espera do Vossa ajuda :)

 

Abraços

 

Bem quanto ao filtro desde que seja 3x o volume do aqua serve

 

A luz desde que esteja 12 horas e não te provoque algas castanhas ou verdes , ok

 

As cardinias japónicas ... desconheço

 

substrato onde tiveres plantas , sim

 

turfa no filtro para criar a água macia que os ciclideos gostam ,e baixar o PH , sim

folhas mortas , é o mesmo

 

Quanto á esponja debaixo do aqua eu sou apologista de cortiça (placas finas de chão e esferovite se quiseres reforçar mais ), é termoprotector , e absorve ruidos e choque ... ***** ....

 

Um abraço,

 

José Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos!

 

Estou prestes a começar a montagem de um novo aquário, desta feita de 1,5m e 300L, (3º em 8 meses, o vicio pegou a sério ;) ) O objectivo é fazer "uma espécie de amazónico" para escalares, sendo que não pretendo fazer uma cópia fiel do biotopo, dado que não me quero desfazer de algumas espécies que tenho actualmente e a que me apeguei bang. Além disso gostaria que este tópico com a ajuda de todos fosse uma espécie de guia resumido para quem pretender montar algo do género. Pela minha parte vou tentar contar passo a passo a montagem e expor as minha dúvidas.

 

Bom, fica uma lista do material (a maioria ainda a adquirir) que tenho em vista:

 

Aquário Aquapor 150x40x50 (300L) e respectivo móvel à medida

Filtro Eheim 2217 ou Fluval 404

Calha de iluminação Dymax com 4 lampadas (2x30w (10000k)+ 2x20w (actinicas)) = 100W (penso que serve tendo em conta que n terei muitas plantas e o ambiente pretendido não é muito iluminado)

Termostato Juwel 300W

 

Fauna pretendida:

Escalares, neons, machadinhas, ancistrus e um colisa lalia que quero manter :), dado que também é peixe de ph baixo... Já agora que invertebrados da América do Sul é que existem? Também devo manter três caridina japonica que tenho... será boa ideia ou é petisco?

 

Flora pretendida:

Ainda n pesquisei muito nesta área, mas em principio vou virar-me para as echinodorus, hydrocotyle leucocephala, entre outras e uma nymphae lotus que tenho e que aprecio bastante. Mas o principal serão troncos.

 

As primeiras dúvidas surgem quanto ao substrato. Numa primeira aproximação pensei que o mais adequado ao biotopo seria areia de rio mas tenho visto que o pessoal fala em areão de cor escura. O que aconselham? Tendo em conta que não terei muitas plantas e em principio vou optar por plantas pouco exigentes será que preciso de substrato fertil? De referir que vou tentar colocar folhas secas no aquario.

 

Nos meus aquarios actuais, tenho uma especie de tapete de esponja entre o aquario e o movel. Qual seria uma boa alternativa para um aquário desta dimensão e peso, dado que nunca vi um tapete destes de 1,5m à venda.

 

Bom, para já é este o panorama... fico à espera do Vossa ajuda :)

 

Abraços

 

Bem vindo ao clube banana rock

 

Também me interesso bastante por este tema e tenha estudado bem a lição (acho)

 

Começando:

 

Escalares e neons não será lá muito boa ideia, há quem diga que os mantenha sem problemas, mas o mais certo é um dia quando os escalares forem adultos....nhacck

 

O substrato, geralmente escolhe-se escuro porque simula a matéria vegetal em decomposição no fundo do ribeiro. A utilização de folhas pelo que tenho visto torna-se apenas temporária. Decompõem-se rápidamente e causam alguns problemas, fosfatos, cianobactérias, etc. Num site já ví quem as "pinte" com silicone para adiar a sua decomposição.

 

A maioria das plantas utilizadas, como as Echinodorus, consome os nutrientes principamente pelas raízes, pelo que, algum substrato fértil no fundo e também a utilização de pastilhas fertilizantes será sempre de considerar.

 

Se quiseres acompanhar o meu blogue, clica na minha assinatura, tenho escrito alguma coisa sobre este tipo de aquários, mas nada que não encontres por aqui no forum também. O próximo tópico será sobre o substrato e as plantas.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Antes de mais obrigado a todos pelas sugestões e comentários cabecadura Acho que o tópico está a ficar interessante e util.

 

jnarciso: De facto era muito bom ter dois filtros, mas o $$$ n dá para tudo :twisted: vou ter mesmo que escolher um e tendo em conta que as performances serão parecidas em principio irei para o que ficar mais económico, neste caso deve ser o fluval 404, tendo em conta que já traz matérias filtrantes. Em relação às lampadas, se sempre comprar a calha (é a hipotese mais provável tendo em conta o custo/performance) vou seguir o teu conselho e trocar as lampadas. Pelo que me apercebi as actinicas em água doce só têm interesse se o aquário for muito alto por causa do espectro de luz azul. Quanto ao substrato, penso que vou colocar um substrato fertil tipo Sera flora depot nas zonas que provavelmente terei plantas, lateral e traseira e depois cubro com uma de duas hipóteses, ou areão de rio ou areão preto...há quem fale em akadama, mas pelos meus calculos precisaria de 30L, algo à volta dos 50 euros... custa um pouco porque afinal estamos a falar de areão :mrgreen:.

 

fishiado: em primeiro lugar força com isso :mrgreen: e boa sorte para os exames. Fica à vontade para usares este tópico para expores as tuas duvidas também:) é pena isso das caridinas. Gosto bastante delas (tenho 3) e já são bem grandes. A fêmea que é maior que os machos já deve ter perto de cinco centímetros.... Quanto às folhas secas pelos vistos parece que até é possível. Fica aqui um tópico:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...=tratar++folhas

 

e já agora sobre o tratamento de troncos

 

http://www.aquaonline.com.br/forum/viewtopic.php?t=4

 

netmaniac: Penso que vou seguir o teu conselho da cortiça. Parece-me muito boa ideia e deve ficar mais económico que um tapete de espuma. Já agora onde se pode arranjar turfa... alguma loja online que venda?

 

zeneo: O problema é que já tenho os neons e gosto bastante deles :lol: Acho que vou arriscar... eles também já são grandinhos, tenho as minhas duvidas que caibam na boca de um escalar... só se aquilo esticar muito :lol:. Já agora parabéns pelo teu amazónico, ficou muito porreiro... que areão usaste? Também gostei muito do teu blogue... vou segui-lo com atenção:)

 

Entretanto e reduzindo-se a dúvida do substrato basicamente a duas situações, segue-se a inserção de peixes... pelas espécies que referi qual a ordem mais correcta para os colocar no aquário? Ou pode ser tudo ao mesmo tempo?

 

Entretanto deixo aqui alguns links sobre com informação sobre o biotopo amazónico:

 

http://translate.google.com/translate?u=ht...Flanguage_tools

 

http://www.aquariumfish.net/pages/amazon_001.htm#top2 (é pena a publicidade)

 

Só estou à espera de uns orçamentos e depois avanço à séria :lol:

 

Abraços

My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5L

Para a história:
Vulcanic Blossom - 120L

Não tem nada a ver... ProPhone :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas a todos

 

Estou de volta para dar continuidade a este tópico e dar conta dos ultimos avanços.

Bom, o material já se encontra adquirido ou encomendado. Assim sendo, o setup definitivo a nivel de acessórios é este:

 

Aquario Aquapor 150x40x50 com tampas

Movel ICA com as mesmas dimensões

 

Pic_12392_5.jpg

 

Filtro Fluval 404

Calha Dymax 100W

2 termostatos de 200W em vez de um de 300W para melhor distribuição da temperatura

 

Este material ainda está a caminho... Acho que acabei por fazer um bom negócio no total, mas tive de mandar vir cada acessório de um local diferente. Bom em relação ao areão, vou optar por colocar algum substrato Sera Floradepot em zonas seleccionadas que em principio terão plantas, e depois vou cobri-lo com areão escuro de granulometria de 2mm, cerca de 30kg pelas minhas contas.

 

Em termos de harscape já tenho a estrela da companhia (um abraço ao membro JOSE)

 

Pic_12392_4.jpg

 

Mais troncos vêm a caminho igualmente para complementar o cenário.

 

Em termos de fauna, em principio mantêm-se as escolhas iniciais com a adição de umas ampulárias. Na flora, para além da lotus referida, ja tenho uma echinodorus amazonense bem grande, para além de ceratopteris cornuta e thalictoides, micranthemum umbrosum e echinodorus tenellus. É também minha intenção colocar folhas secas.

 

Bom acho que para já é tudo. Continuo a contar com as vossas opiniões que muito têm ajudado ;)

 

Entretanto ficam aqui algumas fotos do biotopo amazonico que retirei do documentário "Amazonas - Bosques Subaquaticos" e que podem servir de inspiração :)

 

Pic_12392_1.jpg

 

Pic_12392_2.jpg

 

Pic_12392_3.jpg

 

Para além de um site sobre escalares

 

http://www.angelsplus.com/GalleryAngelfish.htm

 

Abraços

My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5L

Para a história:
Vulcanic Blossom - 120L

Não tem nada a ver... ProPhone :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá a todos :D

 

Depois de alguns contratempos (nomeadamente com a iluminação e aquecimento ainda não resolvidos), estou de volta para dar conta das evoluções desta montagem.

 

Móvel e aquário já estão no local definitivo. Aqui fiz um pequeno estudo da colocação dos troncos. Como também podem verificar, o aqua ficou assente em cortiça (conselho bemvindo do netmaniac). Utilizei umas vulgares placas que tinha em casa, daquelas que servem para colocar panelas. O aqua parece-me bem apoiado e em termos de absorção de choques não deve haver melhor :D

 

Pic_12392_6.jpg

 

A "estrela da companhia" acabou por ser diferente do tronco que tinha no início, pois parece-me mais propício a este biótopo além de o achar espectacular. Tem cerca de 45 cm de altura e 60 de comprimento. Quanto à largura do tronco propriamente dito sem contar com as ramificações, terá cerca de 20cm ficando ainda outro tanto disponível como canal de passagem de um lado para o outro do aqua. De referir que como podem ver o tronco é oco e devido ao desnivelamento permite a entrada de água e peixes para o seu interior.

 

Pic_12392_7.jpg

 

O tronco assente nos ramos deixa também um espaço de 5/6 cm para o areão o que constitui outro óptimo refúgio.

 

Depois do teste da colocação dos troncos, procedi à colocação do substrato fértil da Sera. Agora que penso poderia tê-lo feito de outra forma já que apenas não coloquei substrato onde teria troncos, e não nas zonas com plantas. Enfim, agora ta feito... nas zonas contempladas tem entre 1 e 2 cm de altura.

 

Pic_12392_8.jpg

 

Por fim e por agora, fica a colocação do areão e dos troncos. O areão à volta dos 3mm de granulometria penso permitir alguma circulação de água pelo seu interior e sendo escuro simula o leito do biótopo em questão com a respectiva matéria em decomposição. Juntamente com o substrato fértil tem uma altura traseira de 5/6 cm e frontal de 4cm.

Quanto aos troncos, o maior que será o destaque focal está localizado na zona central um pouco descaído para esquerda, tentando respeitar a "regra de ouro". Os restante estão disposto da maneira que me pareceu mais natural possível, tentando simular a existência de uma ligação entre todos, quando na verdade para além do tronco principal estão ali mais cinco troncos.

 

Pic_12392_9.jpg

 

Para já é tudo. Na verdade o aquário está num ponto mais avançado encontrando-se já em ciclagem. Logo que possível coloco fotos.

 

Entretanto deixo aqui o link de um site porventura já conhecido de alguns que apresenta algumas noções e informações uteis sobre aquapaisagismo, composições de layout, entre muitos outros.

 

http://www.ikebana_aqua.kit.net/aquarios/a...s/aquarium.html

 

Aproveito também para deixar um site sobre a zona da Amazónia contendo várias informações interessantes, nomeadamente ao nível de fotos do biotópo.

 

http://www.amazonian-fish.co.uk/

 

Cumps e espero ouvir da vossa parte :)

 

PS: Deixo à consideração da moderação/administração mudar este tópico para outro subfórum, nomeadamente o dos ciclideos americanos ou dos fotos e videos.

Editado por antmarques

My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5L

Para a história:
Vulcanic Blossom - 120L

Não tem nada a ver... ProPhone :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Boa sorte com o teu amazonico!

 

Tambem estou a pensar fazer um, pois acho que se for uma ideia bem estudada pode ficar com um aspecto bastante agradavel e natural.

 

Gostava só de passar a informação de que quem gostar de documentários está a dar neste momento um sobre o amazonas é muito bom e ja tinha dado, e volta a dar amanha as 7:00 da manha no canal odiseia, para quem esta a planear um aquario amazonico é de certesa um documentario muito bom.

 

Cumprimentos Jofra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa a observação mas pareceu-me que tinhas colocado 'discos de cortiça' por baixo do vidro de fundo certo?

Se assim é, poderás eventualmente estar a criar um problema.

É que terás área de vidro de fundo sustentada e outras áreas sem apoio... Com 300 litros isso não poderá ser um problema?

 

Se for, e pelo que vejo, já vai tarde o bitaite... pois já estás muito avançado na montagem...

 

de qq maneira, fica a dica.

 

Boa sorte!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas....

 

Atenção ao que o membro plisboa diz !!

 

Tens que apoiar a base do aqua de ponta a ponta, daí o membro netmaniac quando sugeriu, falou numa corticite usada para isolamento, em placas, ou rolo !! Não é colocar umas bases de cortiça como "pés anti-vibração" !!! :puppydogeyes:

 

Neste momento, pela foto, dá-me ideia que estás a fazer exactamente o contrário !! Estás a colocar pontos de tensão na base do aqua, e são 300L, não são 30L !?!

 

Ao aplicar uma base flexível no aqua a ideia é retirar-lhe eventuais tensões, consoante o material utilizado, (conforme o netmaniac) pode ainda reduzir vibrações e choques, etc...

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos :onfire:

 

Antes de mais obrigado pelas dicas e pelos incentivos.

 

plisboa: de facto isso foi uma preocupação desde a primeira hora e confesso que se fosse agora talvez fizesse de outra forma, mas o que está, está. De qualquer forma fui acompanhando sempre essa situação. Com as placas de cortiça e com o aqua cheio, este fica a uma distância de +/- 2mm do móvel, isto porque o vidro está elevado em relação às bordas. Em toda a volta não noto grandes oscilações nesta distância pelo que o aqua estará equilibrado. De qualquer forma, já coloquei uma tira de cartão comprimido no centro por baixo da travessa para resguardar e estou a pensar fazer o mesmo nos cantos.

 

Entretanto continuou a montagem do aqua. Depois dos passos descritos, enchi-o até cerca de 30% e coloquei um filtro interno de 1000L/h com esponja, cerâmicas e carvão activado para fazer retirar algum elemento tóxico da água. Esteve assim durante cerca de uma semana (Com a emoção esqueci-me de tirar fotos :) ). Também coloquei a calha que de origem trazia duas lampadas de 12000K (21W+14W) e duas actinicas de igual potência. Troquei as actinicas por duas de 6500K (39W+24W) sendo que a de 24W ainda n arranjei estando para breve. Aliás, nota-se que o lado direito tem menos luz por esse facto. No final ficarei com pouco mais de 100W, o que me parece suficiente para as necessidades.

Nessa altura enchi-o completamente e coloquei algumas plantas (echinodorus amazonicus, cabomba caroliana, nymphaea lotus (de férias :) ) e a flutuante (P i s t i a) [b][color=&quot;#FF0000&quot;] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url=&quot;http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6&quot;]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] statiotes) para além de folhas secas.

Devo dizer que a adição de folhas secas faz toda a diferença em termos estéticos de um amazónico. No meu caso usei folhas de sobreiro, que pelo que li serão as mais indicadas, embora de azinheira ou carvalho também possam ser usadas. Apanhei-as bem secas e devo dizer que fiquei desde logo surpreendido com a resistência e até elasticidade das folhas que estavam completamente secas. Bom pronúncio para a função que lhes queria dar. Depois passei-as algumas vezes por agua bem quente (também se pode ferver, mas tive receio de diminuir a sua resistência) e deixei-as em agua até afundarem o que aconteceu ao fim de três dias.

 

Pic_12392_10.jpg

 

Com o aqua cheio (300L brutos e 260L efectivos) o filtro interno e o fluval 404 começaram a funcionar em simultâneo (2300L/h no conjunto) na ciclagem, embora o filtro interno tenha saído ao fim de dois dias por achar que a filtragem química estaria completa e porque era muita turbulência dentro do aqua. Também coloquei o fundo que embora não pareça é azul... com a água cor de chá mais parece preto :)

 

Já este fim de semana adicionei mais plantas (Micranthemum umbrosum e Echinodorus tenellus) e os seus dois unicos habitantes neste momento, duas ampulárias. Penso que em termos de flora vou ficar por aqui.

Em termos de aquecimento devo colocar 2x200W que ainda não chegaram, mas também com o calor que se tem feito a temperatura da água mantem-se a 26º.

 

DSCF3765-2.jpg

 

Este fim de semana foi também altura da primeira TPA a sério. Cerca de 40L. Quanto a parâmetros estamos para já com:

 

pH-7

kH-7

nitratos-12,5mg/L

amónia-0

 

Face a estes resultados e como não prevejo a utilização de co2 com tão poucas plantas devo adicionar turfa ao filtro de forma a descer um pouco o ph e "amaciar" a água. No próximo fim de semana com cerca de três semanas de ciclagem e se tudo correr bem, devo adicionar mais duas ampulárias e dois ancistrus que tenho em outros aquários.

Vou postando as novidades, mas também gostaria de continuar a ouvir opiniões e sugestões da vossa parte.

 

Cumps :)

Editado por antmarques

My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5L

Para a história:
Vulcanic Blossom - 120L

Não tem nada a ver... ProPhone :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas....

 

Atenção ao que o membro plisboa diz !!

 

Tens que apoiar a base do aqua de ponta a ponta, daí o membro netmaniac quando sugeriu, falou numa corticite usada para isolamento, em placas, ou rolo !! Não é colocar umas bases de cortiça como "pés anti-vibração" !!! :onfire:

 

Neste momento, pela foto, dá-me ideia que estás a fazer exactamente o contrário !! Estás a colocar pontos de tensão na base do aqua, e são 300L, não são 30L !?!

 

Ao aplicar uma base flexível no aqua a ideia é retirar-lhe eventuais tensões, consoante o material utilizado, (conforme o netmaniac) pode ainda reduzir vibrações e choques, etc...

 

Boas

 

De facto, têm toda a razão mas agora já não vou a tempo de alterar. Como referi o aqua parece equilibrado em toda a volta. Vou tentar reforçar nos cantos, dado que como referi está 2mm elevado. Mas se tiverem sugestões, são bem vindas. (Não me assustem :) )

 

Cumps

Editado por antmarques

My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5L

Para a história:
Vulcanic Blossom - 120L

Não tem nada a ver... ProPhone :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Está muito porreiro esse teu amazónico. Parabéns, tu bem disseste que ias montar um Amazónico.

 

Coloca ai uma foto maior. Já disseste que o "o site onde aloja redimensiona-as automaticamente", por isso usa o Photobucket que esse não as redimensiona.

 

Vai colocando actualizações para irmos vendo o crescimento dessa montagem.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Gostei muito do teu aqua! Ja ha bastante tempo que ando em pesquizas e a planear a compra de um aqua e a minha escolha ( depois de ver o amazonico na antiga Naturline aquele que tinha os dois discus castenhos e os peixes folha) vai sempre parar aos amazonicos, são misteriosos, selvagens e se calhar mais faceis de manter para a malta que se esta a iniciar (como eu),corrigam-me se estiver errado. Vais tentar manter a agua tipo cha ou procuras agua cristalina?

 

 

 

Gostaria de aproveitar o teu post para perguntar o seguinte:

 

Ao comprar equipamento para uma montagem voçes compram ja a pensar nas futuras montagens? Se eu decidi-se montar um amazonico provavelmente não iria necessitar de CO2 nem de luz muito potente certo? Ora imaginem que passado um ano resolvo que quero fazer um plantado. Faz mais sentido comprar uma calha ja a pensar em todas as hipoteses e tendo um relação W/L o maior possivel? Sera que pode-se ter uma calha com muita potencia e apenas usar parte dela? Com lampadas mais fracas por exemplo?

 

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Gostei muito do teu aqua! Ja ha bastante tempo que ando em pesquizas e a planear a compra de um aqua e a minha escolha ( depois de ver o amazonico na antiga Naturline aquele que tinha os dois discus castenhos e os peixes folha) vai sempre parar aos amazonicos, são misteriosos, selvagens e se calhar mais faceis de manter para a malta que se esta a iniciar (como eu),corrigam-me se estiver errado. Vais tentar manter a agua tipo cha ou procuras agua cristalina?

Gostaria de aproveitar o teu post para perguntar o seguinte:

 

Ao comprar equipamento para uma montagem voçes compram ja a pensar nas futuras montagens? Se eu decidi-se montar um amazonico provavelmente não iria necessitar de CO2 nem de luz muito potente certo? Ora imaginem que passado um ano resolvo que quero fazer um plantado. Faz mais sentido comprar uma calha ja a pensar em todas as hipoteses e tendo um relação W/L o maior possivel? Sera que pode-se ter uma calha com muita potencia e apenas usar parte dela? Com lampadas mais fracas por exemplo?

Abraços

 

Boas

 

Obrigado pelos elogios :smilecolros:

 

i980311: como podes ver já pus em prática a tua sugestão... bem melhor :) (os guppies estão bem?)

 

chain: Sinceramente não sei se o amazónico é mais dificil ou não de manter. Acho que o principal factor para o indice de dificuldade sao mesmo os próprios peixes que se escolhem e não o biótopo. A agua cor de chá é para manter como característica natural do meio.

Em relação ao material, se sinceramente achas que daqui a uns tempos vais tentar outras andanças, então o meu conselho é avançares logo com o investimento porque senão vais gastar mais dinheiro no final com adaptações e substituições de material. No que toca à iluminação podes sempre retirar alguma das lampadas ou até há calhas com interruptores diferenciados. Outra questão é o co2... por ter poucas plantas não quer dizer que não deva levar co2. Este componente ajuda no seu desenvolvimento, ajuda na prevenção de algas e também na descida do pH, próprio do amazonico. Agora depende de cada um a sua utilização ou não. Eu ainda estou a ponderar se vou usar ou não...

 

Cumps

My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5L

Para a história:
Vulcanic Blossom - 120L

Não tem nada a ver... ProPhone :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bom dia ;)

Então e mais evoluções?

 

Também tenho um aquário de 200L que em princípio vai virar amazónico.

Ainda está em fase de limpeza e remodelação de algumas coisas (foi até à uns meses atrás um salgado),

mas este fim de semana deve voltar a sentir água ;)

A ideia inicial até era o biótopo amazónico onde as personagens principais seriam discus, mas

optei por manter os discus de lado até o aquário envelhecer e estabilizar um bom tempito :wink:

Assim, as estrelas do aquário serão escalares. Tenho 3 ainda juvenis num aquário de 120L, que serão

os primeiros escalares a entrar ;)

 

Por isso estou de olho na evolução do setup deste aquário, de forma a poder tirar algumas ideias ;)

 

Quanto ao uso de CO2... em principio devo usar a "garrafinha" de 1,5L caseira, pois a água cá de casa

(Gaia) tende a estabilizar por volta dos 7,2.

Vou colocar alguma turfa no sistema de filtragem, mas como não quero um chá muito escuro, não pode

levar muita e consequentemente poderá não ser suficiente para manter o PH baixo.

Editado por cesar_dias

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :?

 

Obrigado a todos pelas sugestões e elogios. Quanto ao "My Amazonic Dream" vai evoluindo...

 

Dado que o ph se mantinha nos 7 adicionei turfa em grão ao filtro, sendo que o pH baixou sensivelmente estando agora entre os 6,5 e os 7. Era mais ou menos isto que pretendia, pelo que a adição de co2 torna-se menos provável. Aproveito para deixar a questão. Li algures que a turfa tem um tempo de vida útil, sendo que é aconselhável trocar ao fim de seis meses. Confirma-se esta situação?

 

Em termos de aquecimento, resolvi para já colocar apenas um termostato de 300W em vez dos dois de 200W. Sempre é menos um equipamento dentro do aqua. No entanto, tenho monitorizado a temperatura nas extremidades do aquário e verifico que há uma discrepância de cerca de meio grau. Isto poderá ser prejudicial? Temo que no Inverno esta diferença se acentue o que não será muito benéfico. Vou vendo e caso este valor aumente penso que vou mesmo passar a ter 2 de 200W.

 

Também devo referir que retirei a Micranthemum umbrosum e substituí por mais Echinodorus tenellus. Penso que fica mais harmonioso. A médio prazo e a sugestão de alguns talvez use mais um pouco desta planta para preencher pelo menos a parte frontal.

 

Em termos de fauna, as ampulárias passaram a três, os ancistrus continuam felizes e contentes ;) e este fim de semana adicionei a colisa e nove neons. Para já tudo bem. Em breve conto adicionar um trio de cacatuoides, alguns escalares selvagens e machadinhas.

 

Entretanto está disponível um vídeo AQUI

 

Obrigado pelas sugestões e elogios...

 

cesar_dias: Antes de mais força com isso que não te vais arrepender. Depois de montado um amazónico tem algo de exótico sendo um ambiente que não é habitual destes lados do Atlântico. Também reside aí algo da sua beleza natural. Já agora porque desististe do salgado? Sempre pensei nos salgados como um estágio superior da aquariofilia, quer em termos de conhecimentos como de investimento. É claro que depois também há a questão dos gostos de cada um. Secalhar estou errado, mas é o preconceito que tenho.

Quanto ao deixar os discus para mais tarde, concordo plenamente e é algo que já me passou pela cabeça. Afinal, os discus são os "reis" da água doce e como se quer sempre mais e melhor, algum dia também lá chegarei :D

Quanto à água, na Maia tenho mais sorte porque anda à volta dos 7.

 

fjmr123: Obrigado. De facto acho que tive sorte em conseguir arranjar este tronco (abraço ao membro Lpinto). É pena seres de longe porque o tronco que tinha como primeira hipótese está parado. Se te interessar faz uma proposta.

 

Bom como de costume deixo alguma "netografia" uma vez mais sobre o biotopo amazonico, mas numa vertente mais "plantada"

 

http://www.aquarticles.com/articles/manage...on_Biotope.html

 

http://www.freshwateraquariumplants.com/am...ope/amazon.html

 

http://www.aquaticcommunity.com/aquarium/amazon.php

 

E Já agora a galeria de fotos de uma expedição do "supra sumo" Amano:

 

http://www.finarama.com/gallery/amano.htm

 

Até breve :)

My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5L

Para a história:
Vulcanic Blossom - 120L

Não tem nada a ver... ProPhone :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Está feito! Este thread já esta nos meus favs! :? E depois de ver esse link das fotos do Amano ta decidido! Vou montar um Amazonico! ;) Como dentro de em breve vou mudar de casa vou ter de me aguentar mais um pouco e ver como são os parametros da agua lá etc.

 

Falaste em por um so termostato porque sempre era menos equipamento dentro do aqua. Tambem me preocupo bastante com o esconder de tubos aparelhos etc. Estou a pensar em fazer dois furos no fundo do aqua para o filtro externo e tentar arranjar forma de por o termostato tambem nesse mesmo circuito (existem varios DIY muito interessantes a esse nivel aqui no forum)

 

Gostei muito do teu video, e sim, esse tronco é fantastico!

 

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas a todos

 

Antes de mais as minhas desculpas aos que acompanharam este tópico por passar tanto tempo sem dar noticias... o tempo não chega para tudo ;)

 

O Amazonic Dream está em velocidade cruzeiro e completo em fauna e flora. Assim sendo deixo a lista com links:

 

5 Escalares tipo selvagem

4 Apistogrammas Cacatuoides (dois casais)

6 Borboletas ou Machadinhas

9 Neons

2 Ancistrus

1 ampulária. Tinha 3 mas infelizmente morreram duas.

 

Acham que terei problemas com dois casais de cacatuoides ou o 1,5m chega para não se pegarem. Devo mudar a ampulária... os escalares "gostam" de brincar com elas principalmente com as antenas. Alguma sugestão em termos de complementar a equipa de limpeza com esta fauna. Estava a pensar em acrescentar ottos ou corys... o que aconselham?

 

Quanto à fauna:

 

1 Amazonense

2 Cabomba caroliana

1 Nymphae Lotus (de férias :) )

Algumas Echinodorus tennelus

Algumas (P i s t i a) [b][color=&quot;#FF0000&quot;] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url=&quot;http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6&quot;]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] stratiotes

 

Em relação às questões que tinham ficado em suspenso, o aquecimento está definido com um termostato de 300W. Já comprovei que consigo chegar os 29º pelo menos (tive de fazer um tratamento aos parasitas intestinais dos escalares. Felizmente todos ficaram bem). O Co2 também está de parte, as plantas estão razoavelmente bem e o pH está entre os 6,5 e os 7.

 

Quanto às folhas secas devo dizer que já se nota a decomposição, largando bastante matéria. Dentro de alguns meses terei que as substituir.

 

Abraços e colocarei fotos em breve no tópico que criei na secção FOTOS e VIDEOS.

Editado por antmarques

My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5L

Para a história:
Vulcanic Blossom - 120L

Não tem nada a ver... ProPhone :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

parabens ta muito fixe.

queria fazer te 2 preguntas.

1 o que e que tens dentro do filtro para alem da turfa?

2 como e que tratas a agua das mudas (se tratas) ?

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

parabens ta muito fixe.

queria fazer te 2 preguntas.

1 o que e que tens dentro do filtro para alem da turfa?

2 como e que tratas a agua das mudas (se tratas) ?

obrigado

 

Obrigado Henrique. Bem para além da turfa tenho lã de vidro e cerâmicas, sem contar com as esponjas. Estão por esta ordem. Esponjas, Lã de vidro, turfa e dois cestos de cerâmicas. Em relação à água, acondiciono-a com Sera Aquatan ou outro produto do género. Não tenho possibilidades de ter 50L de água (média da TPA semanal) a repousar pelo apartamento para o cloro se evaporar, portanto tem de ser mesmo assim.

 

Cumps

My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5L

Para a história:
Vulcanic Blossom - 120L

Não tem nada a ver... ProPhone :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.