Discus Com Fotos 15-6-07


MeMySelfAndI

Recommended Posts

Boas pesoal,

 

antes de mais as minhas desculpas por possivel SPAM, mas já andi dois dias a ler tópicos relacionados e não encontrei as respostas que procuro.

 

love you No sábado 2 dos discus que mantenho no comunitário, estavam diferentes, com uns tremores, umas aproximações estranhas... , na altura quis acreditar que não era nada de mais, pois já os tenho á mais de dois anos e nunca tinha tido sequer considerado a hipotese de haver um casal. Facto é que quando voltei a casa ao já a noite ia longa, reparei que numa rocha havia uma enorme postura deles. Nos 2 dias que se seguiram, a que penso ser a fêmea, nunca saio de perto dos ovos, abanando as barbatanas arejando assim os ovos, e nem deichava que o outro se chegasse perto.

Alguns ovos (muito poucos até) fungaram, os outros eram castanhos. Penso que não estou em condições de assegurar que é um casal, pois no 3º dia, alevins nem velos, nem ovos nem nada.

 

Mas agora vou tentar tirar alguma coisa dali (caso seja casal) e é neste próximo passo que tenho algumas dúvidas.

 

Vou montar um cubo com aproximadamente 100 litros.

Tenho visto filtragens com uma bomba oxigenadora dentro de um tubo e com uma esponja de volta (será suficiente) ou meto um filtro exterior 2211?

Compro um cone de desova.

Tenho um termostato Jager de 300 w (novinho) deve ser mais que suficiente.

As condições da água vam ser iguais, uma vez que vem da mesma torneira, e vam ter a mesma rotina a que estam actualmente submetidos.

Iluminação, faço uma calha super simples nada de grandes potencias

 

E pronto isto é mais um confirmar se está tudo correcto, do que perguntar como se faz.

 

Ou eu vi muito mal (acredito que sim) ou há uma lacuna em relação a criação de discus, acho que falta um inamovivel, tipo o do André para os Ramirezi. Se estiver errado peço desculpa.

 

Já me estiquei com a escrita, se tiveram a coragem de chegar até esta linha, o meu obrigado por tudo o que possam ajudar.

 

Cumprimentos

Editado por MeMySelfAndI

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 141
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

o filtro de esponja pode ser suficiente se já estiver ciclado, e dependendo das tpas que fizeres , se usares filtro de esponja convem que faças pelo menos tpas diarias na ordem de 40 a 50% dia, acho eu..

 

quem te pode ajudar neste sentido e com o conhecimento de causa é o Joao Machado, zé carlos, miguel angelo 2 , duarte36 e nuno da silva

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas Ilidio

 

1-cubo 100l

 

2-cone para desova

 

3-termostato 150w é suficiente

 

4-filtro de esponja ligado a uma bomba de ar para o ciclares um pouco basta deixa-lo a trabalhar uma semanita dentro do comunitario

 

5-agua da boa 100ppm ou-

 

6-temperatura 27-28º

 

7-muita paciencia

 

8-muita muda de agua eu costumo fazer 10-15% 2xdia

 

 

resta-te aguardar para ver o que dá

 

penso que não me esqueci de nada vai contando coisas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É isto que estava á espera deste pessoal porreiro.

 

Zé - o de 150 w é suficiente, mas não tenho, o que tenho é de 300 w, vamos ver se caba, se assim for melhor.

 

Em relação á ciclagem do filtro, o que acham melhor?

 

1) Aproveitar água das Tpas do aqua onde estam para encher o cubo

2) Meter a engenhoca a bombar dentro do actual?

3) As duas coisas (1º a 2 e depois de uma semana a 1)

 

LOL isto até parece um programa de TV.

 

Não quero investir muito € nisto, pois ando á mais de um ano a juntar para um comunitário maior, e agora não tenho garantias de conseguir seja o que for.

 

Já tenho umas ofertas de cubos e outros aquários, mas estam um pouco acima do que pensava. (vamos ver)

 

Já agora, sabem onde comprar aquelas estruturas de ferro (laranja e azul) de encaixes rápidos?

Tem muito bom aspecto, são bastante robustas, e principalmente versáteis. (preciso de arrumar a garagem, já está a ficar dificil o espaço.

 

Abraços

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essas estruturas que falas penso que encontras em frente da porta do colégio militar, na estrada da Luz já a perto também do largo da luz. É do outro lado da estrada, em relação ao colégio militar. Há ai uma casa que vende isso. O nome não sei....

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção que a água do comunitário está filtrada, logo alterada! Atenção ao aproveitamento das TPAs, faz muitas e pouca água de cada vez!

 

Se tiveres injecção de CO2, não te esqueças que no cubo não vais ter plantas para consumir o CO2, logo, intoxicação por falta de O2 ou excesso de CO2 dissolvido!

 

Faz como o Zé diz! Água ácida 6,5 a 6,8 e condutividade a 100 ppm ou menos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relaçao ao filtro acho que se o colocares no aqua actual e esperares duas semanitas o terás ciclado para o colocares no cubo com água da tpa do aqua comunitario, pois não convem os parametros variarem, e ainda aproveitas a água já ciclada ...

espero ter ajudado

 

Boa sorte , e muitos meninos cabeçudos love you

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

sem querer refrear o teu entusiasmo acho que os devias deixar no aquário mais algum tempo, para observação, antes de avançares para toda essa parafernália. Pelo que descreves, a única garantia que tens é a de seres dono de uma fêmea que faz posturas. É preciso perceber qual dos discus é, e observar o comportamento do outro durante as posturas, para ver se há hipótese de ser um macho.

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dito isto...até tenho um cubo de 100 litros para vender, com filtro tipo cannister. E também te posso arranjar um filtro de esponja... love you

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essas estruturas que falas penso que encontras em frente da porta do colégio militar, na estrada da Luz já a perto também do largo da luz. É do outro lado da estrada, em relação ao colégio militar. Há ai uma casa que vende isso. O nome não sei....

 

Muito obrigado pela dica.

A ultima que montei deu um trabalham e ao fim ficou diferente do que imaginei.

 

Atenção que a água do comunitário está filtrada, logo alterada! Atenção ao aproveitamento das TPAs, faz muitas e pouca água de cada vez!

 

Se tiveres injecção de CO2, não te esqueças que no cubo não vais ter plantas para consumir o CO2, logo, intoxicação por falta de O2 ou excesso de CO2 dissolvido!

 

Faz como o Zé diz! Água ácida 6,5 a 6,8 e condutividade a 100 ppm ou menos!

 

No actual aquário, não há Co2 injectado, mas vou jugar pelo seguro e deixar o filtro ciclar lá dentro.

No que respeita ao ph, o actual deles é 7, não sei se será boa ideia utilizar turfa para o baixar, uma vez que iria estar a alterar algo que não estam habituados.

 

em relaçao ao filtro acho que se o colocares no aqua actual e esperares duas semanitas o terás ciclado para o colocares no cubo com água da tpa do aqua comunitario, pois não convem os parametros variarem, e ainda aproveitas a água já ciclada ...

espero ter ajudado

 

Boa sorte , e muitos meninos cabeçudos :puppydogeyes:

 

Acabei por falar nisto em resposta ao Regal, estou de acordo contigo. Vou aproveitar parte das Tpas para encher o novo.

 

Boas,

 

sem querer refrear o teu entusiasmo acho que os devias deixar no aquário mais algum tempo, para observação, antes de avançares para toda essa parafernália. Pelo que descreves, a única garantia que tens é a de seres dono de uma fêmea que faz posturas. É preciso perceber qual dos discus é, e observar o comportamento do outro durante as posturas, para ver se há hipótese de ser um macho.

 

Não sei o que pensar, houve ovos que fungaram, muito poucos como disse antes, e a grande maioria ficou castanha, não sei se tenho casal ou não, mas vou arriscar, até porque talvez só daqui por 1 mês tenha condições para os mudar, até lá deve haver mais posturas, e agora vou estar muito atento para ver como fazem.

Facto é que o que guardava os ovos não deixava chegar o outro perto sequer, não sei se é normal de casal ou de quê.

Caso não seja casal, logo se vê se compro um macho. (tenho esperança que tenha casal)

 

Dito isto...até tenho um cubo de 100 litros para vender, com filtro tipo cannister. E também te posso arranjar um filtro de esponja... #food

 

Manda ai MP com o valor, já tenho algumas ofertas, mas ou não são cubos, ou são mas são de longe, e como não quero nem posso andar muito a passear ou com portes. Juntava-se o util ao agradável como se diz. Aproveitava e via os teus.

 

 

A todos o meu muito obrigado por tudo,

juro que vai ser a última vez que digo isto, até porque está a ficar um pouco repetitivo, mas: a malta aqui é mesmo muito porreira.

Abraços

Editado por MeMySelfAndI

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se os ovos ao fim de 2 dias estavam laranjas translucidos é porque foram fecundados! Caso não estivessem fecundados, ficavam brancos "opacos".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se os ovos ao fim de 2 dias estavam laranjas translucidos é porque foram fecundados! Caso não estivessem fecundados, ficavam brancos "opacos".

 

Está limpo, é um casal.

Devem ter demorado tanto tempo porque o macho como todos os outros vieram pequenos para o aquário e demoram a poder acasalar.

O €€€ não estica e tenho carro e fumo e pior, sou casado LOL esta última é brincadeira.

Mas é isso mesmo como o macho foi o último que veio é um Blue Diamond e quando o comprei devia ter uns 6 ou 7 cms, foi o tempo que levou até atingir a idade adulta.

 

Obrigado

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está limpo, é um casal.

Devem ter demorado tanto tempo porque o macho como todos os outros vieram pequenos para o aquário e demoram a poder acasalar.

O €€€ não estica e tenho carro e fumo e pior, sou casado LOL esta última é brincadeira.

Mas é isso mesmo como o macho foi o último que veio é um Blue Diamond e quando o comprei devia ter uns 6 ou 7 cms, foi o tempo que levou até atingir a idade adulta.

 

Obrigado

 

Boas, vou-te mandar um mp.

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

Casal no Cubo Com agua do aquario ao principio

 

não é preciso ciclar nada

Filtro de esponja chega e é o melhor

Mudas de agua 25% ao dia

temp 28-29ºC

Muita limpesa do cubo

 

Paciencia

 

e Boa Sorte

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, vou-te mandar um mp.

 

Já te respondi e muito obrigado. Aguardo resposta.

 

boas

 

Casal no Cubo Com agua do aquario ao principio

 

não é preciso ciclar nada

Filtro de esponja chega e é o melhor

Mudas de agua 25% ao dia

temp 28-29ºC

Muita limpesa do cubo

 

Paciencia

 

e Boa Sorte

 

Paulo

 

Estou preparado para isso tudo e muito mais.

Obrigado pela ajuda.

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não quero estragar o negócio do cubo de 100L, mas eu se fosse hoje (tenho de 90L) tinha feito de 70L.

 

Por muitas razões que vais descobrir rápidamente. 100L se não forem turquesa ou pigeons (com areia) que crescem bastante é muito espaço :lol:

 

A côr dos ovos #food só passado das 50 horas +- é que se sabe. Eu já tive tantas desilusões e surpresas boas que tento não ligar :puppydogeyes:

Editado por duarte36
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

dsc01107nx7.jpg

ainda agarrados aos pais

dsc01111mv1.jpg

dsc01112mx9.jpg

hoje 1º dia de independencia

dsc01001ac6.jpg

estes são os progenitores

 

Grande Zé,

 

agora fiquei a pensar se isto é para dar força,

ou

fazer inveja, estou muito atento ao que me dizem, até porque espero estar a servir de lição para muitos outros futuros.

 

Private, Zé tenho que tirar as medidas.

 

Abraços a todos e obrigado.

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Prepara-te para trabalho...muito trabalho....

Se não tens arranja "mulher" pois vais precisar de desparatar com alguém. bigsmile

Começa já a cortar nos banhos e a usar a mesma roupa semanas seguidas, vais precisar de àgua, muita àgua. ;)

No que pudermos ajudar já sabes....não contes com isso. :D

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ideia

 

Não sei se será boa deixo ao critério ;)

 

Jantar Nacional de criadores Discus (caseiros, aviários não são permitidos)

 

Inscrição: Trazer 4 discus pequenos entre 3 a 5 cm de criação própria, para troca de prendas.

 

Objectivo: Partilha de experiências, conhecimentos e de sangue novo.

 

 

Eu tento aparecer prometo, quem podia liderar era o João Machado

 

Desculpa João :D sei que um dia ainda me bates, mas é um empurão para ver se pega bigsmilebiggrin:lol:

 

Digam de vossa justiça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais