Discus Com Fotos 15-6-07


MeMySelfAndI

Recommended Posts

  • Replies 141
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Eu não quero estragar o negócio do cubo de 100L, mas eu se fosse hoje (tenho de 90L) tinha feito de 70L.

 

Por muitas razões que vais descobrir rápidamente. 100L se não forem turquesa ou pigeons (com areia) que crescem bastante é muito espaço ;)

 

A côr dos ovos :blush: só passado das 50 horas +- é que se sabe. Eu já tive tantas desilusões e surpresas boas que tento não ligar :lol:

 

Pois, o macho é um Azul cobalto e a fêmea um turquesa. Tenho é que por umas fotos deles aqui.

 

:wink:bigsmile

 

claro que é para dar força

qual é a estripe dos teus peixes?

 

Respondi em cima. bigsmile

 

Boas.

Prepara-te para trabalho...muito trabalho....

Se não tens arranja "mulher" pois vais precisar de desparatar com alguém. ;)

Começa já a cortar nos banhos e a usar a mesma roupa semanas seguidas, vais precisar de àgua, muita àgua. :lol:

No que pudermos ajudar já sabes....não contes com isso. nyah

JPM

 

Já estou habituado a isso, ando ao tempo a tentar tirar criação de Rams.

No que respeita á água, vou tomar banho á praia e lavo a roupa no chafariz,

Em relação á mulher, já estou casado á um ano, namoramos 9, o que quer dizer que já estamos moldados á ideia dos aquários.

Estive a ver os teus que tens para venda e não te digo nada, qualquer dia vem uns cápara casa.

 

boas

eu levo o formol que é para para depois da jantarada pormos os bichos dentro das garrafas de cerveja para pelo menos ficarmos com alguma coisa para recordar :oops:cheersbigsmile

 

eu alinho nessa :oops:

 

Cerveja? :multi: e Discus, contem comigo.

 

Este fim de semana queria passar na cena dos perfis, gostava de já ter o cubo para montar as cens (estou ansioso) mas tenho que controlar isto.

No que diz respeito ao cubo, tenho uma oferta de um impecável, com filtro e tudo, deve ser mesmo bom, mas a €€€.

Será boa ideia ter um cubo com filtro incorporado? Eu penso que sim, pois aloja uma maior colónia de bactérias, mas depois com alevins tenho que desligar e meter a bombar os de esponja. Mas nos aquários do Zé, vejo este tipo de filtro e não vejo os de esponja. O que me aconcelham?

 

Abraços

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por mim, desde que esteja na zona de Lisboa, tudo bem! Na semana de 26 de Maio a 2 de Junho não estou!

 

Não sei se vai dar tempo para levar alguns dos meus. Os piquenos só têm 2 semanas e 3 dias!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção que a água do comunitário está filtrada, logo alterada! Atenção ao aproveitamento das TPAs, faz muitas e pouca água de cada vez!

 

Se tiveres injecção de CO2, não te esqueças que no cubo não vais ter plantas para consumir o CO2, logo, intoxicação por falta de O2 ou excesso de CO2 dissolvido!

 

Faz como o Zé diz! Água ácida 6,5 a 6,8 e condutividade a 100 ppm ou menos!

 

Nao me levem a mal mas tambem faço criaçao de dicos e nunca liguei a condutividade da agua e mantenho o meu ph nos 7.00 e 7.5, com taxa de susesso de 80% em cada desova , mudanças de agua de 3 em 3 dias 20%.

nunca liguei muito aos promenores detalhados que dizem nos foruns , ja pratico aquarofilia ha 12 anos e so conheço o forum a meses e nao foi por isso que os meus discus nao vingaram.

a minha receita a anos para criaçao de discus e esta:

1 casal reprodutor

1 aquario de 100l

1 filtro interior que nao movimente muito a agua

mudança de agua de 20 %de 3 em 3 dias

1 cone (tenho vazos)

acima de tudo muita paciencia

 

o habito nao faz o monge

 

um abraço

Editado por nunomart

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção que a água do comunitário está filtrada, logo alterada! Atenção ao aproveitamento das TPAs, faz muitas e pouca água de cada vez!

 

Se tiveres injecção de CO2, não te esqueças que no cubo não vais ter plantas para consumir o CO2, logo, intoxicação por falta de O2 ou excesso de CO2 dissolvido!

 

Faz como o Zé diz! Água ácida 6,5 a 6,8 e condutividade a 100 ppm ou menos!

 

Nao me levem a mal mas tambem faço criaçao de dicos e nunca liguei a condutividade da agua e mantenho o meu ph nos 7.00 e 7.5, com taxa de susesso de 80% em cada desova , mudanças de agua de 3 em 3 dias 20%.

nunca liguei muito aos promenores detalhados que dizem nos foruns , ja pratico aquarofilia ha 12 anos e so conheço o forum a meses e nao foi por isso que os meus discus nao vingaram.

a minha receita a anos e esta para criaçao de discus :

 

1 casal reprodutor

1 aquario de 100l

1 filtro interior que nao movimente muito a agua

mudança de agua de 3 em 3 dias

1 cone (tenho vazos)

acima de tudo muita paciencia

 

o habito nao faz o monge

 

um abraço

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou com dúvidas no tipo de filtro a usar, como viram tenho a oferta de um cubo com filtro tipo canister, em opção tenho cubos só vidro com filtro de esponja.

 

Estou a ponderar as duas formas de montagem.

 

:) Se de um lado tenho mais capacidade de massas filtrantes, tenho também mais movimentação da água.

 

:oops: Do outro lado tenho menos movimentação, mas também menos filtragem biológica e mecânica.

 

Não sei por onde seguir, tenho visto alguns exemplos aqui no forum, mas são quase iguais as quantidades de uma e outra forma.

 

Opinem, aconcelhem-me sobre que passo tomar.

 

Obrigado help

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao me levem a mal mas tambem faço criaçao de dicos e nunca liguei a condutividade da agua e mantenho o meu ph nos 7.00 e 7.5, com taxa de susesso de 80% em cada desova , mudanças de agua de 3 em 3 dias 20%.

nunca liguei muito aos promenores detalhados que dizem nos foruns , ja pratico aquarofilia ha 12 anos e so conheço o forum a meses e nao foi por isso que os meus discus nao vingaram.

a minha receita a anos para criaçao de discus e esta:

1 casal reprodutor

1 aquario de 100l

1 filtro interior que nao movimente muito a agua

mudança de agua de 20 %de 3 em 3 dias

1 cone (tenho vazos)

acima de tudo muita paciencia

 

o habito nao faz o monge

 

um abraço

 

Até posso estar de acordo se me disseres que tens uma condutividade acima dos 400. Até porque a última criação que tive, cm uma taxa de nascimento a rondar os 98% tinha um PH de 6,5 e uma condutividade de 320 us.

 

Mas acredito que, com condutividades mais baixas, promovam a reprodução.

 

Eu acho, na minha simples opinião, que as "vistas" (ambiente) que o casal pode estar a ter na altura da procriação é muito importante e o PH ácido também. Em relação à condutividade e olhando para a última postura que os meus Discus tiveram, ainda tenho que rever bem esta "matéria"!

 

No entanto, acho que é simples quando se está no "ponto" certo! Porque quando eles entenderem que não põem mais, não põem mesmo! E pode durar............... anos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

talvez seja uma pergunta já respondida várias vezes mas, não encontrei um motivo para ser obrigatório um cubo.

 

eu tenho um aqua com 80*50*40 que planeio tornar-se para reprodução.

 

não serve?

algum motivo para que seja obrigatório um cubo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou com dúvidas no tipo de filtro a usar, como viram tenho a oferta de um cubo com filtro tipo canister, em opção tenho cubos só vidro com filtro de esponja.

 

Estou a ponderar as duas formas de montagem.

 

:) Se de um lado tenho mais capacidade de massas filtrantes, tenho também mais movimentação da água.

 

:oops: Do outro lado tenho menos movimentação, mas também menos filtragem biológica e mecânica.

 

Não sei por onde seguir, tenho visto alguns exemplos aqui no forum, mas são quase iguais as quantidades de uma e outra forma.

 

Opinem, aconcelhem-me sobre que passo tomar.

 

Obrigado help

 

Vá lá pessoal, gostava de vos ouvir para decidir o que fazer.

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

não tem que ser forçosamente um aqua em forma de cubo desde que seja um aquario com espaço suficente para os bichos se moverem á vontade

no entanto o cubo tornou-se tradição devido ao uso do cone normalmente colocado a meio de forma a que os peixes possam circular á sua volta tambem não é necessario usar um cone serve um pedaço de tijolo disposto ao alto ou outra coisa qualquer do genero

no entanto de forma a optimizar as coisas os melhores resultados tem sido atingidos com o dito cubo e o dito cone

por exemplo o João tem um casal que tem por habito por os ovos no vidro do aqua por isso é que a criação desta bicharada requer tempo e paciencia

tempo para se compreender os habitos dos animais

paciencia porque a maior parte das vezes não é como nós queremos mas sim como eles querem no entanto nós podemos intervir e forçá-los a fazer um pouco a nossa vontade :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relaçao á filtragem , tudo depende da frequencia das tpas e o seu volume, se tiveres filtros de esponja convem fazeres tpas de 20% diariamente , pois a capacidade de filtraçao destes filtros é bastante reduzida em comparaçao com os outros que usam massas filtrantes que possuem uma grande area para as bacterias nitrificantes se alojarem ,tanto os de mochila como os canisters, etc....

 

tens é que ter em atençao que um filtro esponja não te suga os alevins e os outros filtros podem sugá-los e matá-los

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

cabecadura viva pessoal

tenho aqui uma questão a por aqui aos entendidos

depois de varias posturas perdidas por ter os discus

todos juntos fiz a separacão de um casal e lá consegui aproveitar

alguns alevins com uma perca de ai de 90% mas tanbem foi a 1º vez!

uma coisa é certa são mesmo um casal

depois dessa postura já fizeram mais umas 2 ou 3 e agora tem

fungado tudo não sei qual será a razão! alguém me saberá explicar

qual é a razão de isto estar a acontecer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

Nuno usas só agua da torneira ai de albufeira?

 

oi carlos , so uso agua de albufeira , deixo de repouso 48 h e força, ph saido da torneira a 7.5, com o sistema de co2 no aquario principal abaixa para os 7, os de criaçao ronda os 7.5, e ainda ontem tive um postura de um casal novinho no comunitario, numas valsisnerias giganteas.

um abraço

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até posso estar de acordo se me disseres que tens uma condutividade acima dos 400. Até porque a última criação que tive, cm uma taxa de nascimento a rondar os 98% tinha um PH de 6,5 e uma condutividade de 320 us.

 

Mas acredito que, com condutividades mais baixas, promovam a reprodução.

 

Eu acho, na minha simples opinião, que as "vistas" (ambiente) que o casal pode estar a ter na altura da procriação é muito importante e o PH ácido também. Em relação à condutividade e olhando para a última postura que os meus Discus tiveram, ainda tenho que rever bem esta "matéria"!

 

No entanto, acho que é simples quando se está no "ponto" certo! Porque quando eles entenderem que não põem mais, não põem mesmo! E pode durar............... anos!

 

em parte tens razao regal , mas nao te esqueças sao bichos de manias ,os meus ate escolhem a comida que querem lol.

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

cabecadura viva pessoal

tenho aqui uma questão a por aqui aos entendidos

depois de varias posturas perdidas por ter os discus

todos juntos fiz a separacão de um casal e lá consegui aproveitar

alguns alevins com uma perca de ai de 90% mas tanbem foi a 1º vez!

uma coisa é certa são mesmo um casal

depois dessa postura já fizeram mais umas 2 ou 3 e agora tem

fungado tudo não sei qual será a razão! alguém me saberá explicar

qual é a razão de isto estar a acontecer?

 

Isso é porque a água está devidamente acondicionada! Faz uma desinfecção com Protozin. Faz o tratamento todo e, após isso, mantém uma boa qualidade de água, fazendo bastantes TPAs com limpeza de fundo! Atenção aos excessos de comida!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em parte tens razao regal , mas nao te esqueças sao bichos de manias ,os meus ate escolhem a comida que querem lol.

 

De manias sou eu! Eles são mesmo é "Maníacos"!!!

 

É assim, eu penso que os Discus têm um QI fora de série para um peixe, tal como o Óscar, e daí, às vezes ser um pouco complicado lidar com eles. Eu tenho, por norma, uma mania e que tem resultado bem: "vou buscar uma cadeirinha e fico ali uma meia-horinha a fazer um tete-a-tete com os gajos". Os resultados de comportamento são notórios, principalmente, naqueles mais "stressados", que fogem e disparam por tudo e por nada. Li num site brasileiro esta técnica e, comigo, resultou muito bem!

 

Em relação às posturas, eu acho que é preciso ter a chamada "estrelinha". Obviamente, terá de haver determinadas condições (PH principalmente). No meu caso concreto e em relação aos meus Discus quase que posso garantir que a presença assídua de CO2 promove as desovas sucessivas, pois quando mantinha os meus Discus num plantado com injecção de CO2 eles pareciam galinhas e quando os separei para "cubos" desovam, mas não à maluca como era no plantado! No plantado era um casal em cada canto a desovar e mais uma fêmea a colocar ovos numa rocha! Sendo curto e grosso, parecia um "bacanal", quando mudei os sistemas, acabou esta situação! O problema aqui é que não se pode misturas as coisas, ou pelo menos, não se deve!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é porque a água está devidamente acondicionada! Faz uma desinfecção com Protozin. Faz o tratamento todo e, após isso, mantém uma boa qualidade de água, fazendo bastantes TPAs com limpeza de fundo! Atenção aos excessos de comida!

cabecadura ok REGAL

pois após a separação aquela postura resultou logo

talvez seja mesmo isso agora tenho estado a fazer tpa mais frequentes

pra ver se vai resultar ainda ontem já só tinha pra ai uma duzia de

ovas e já todas brancas lá se foi mais uma

depois vou dizendo mais qualquer coisa coforme isto for correndo

obrigado pela dica

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

cabecadura ok REGAL

pois após a separação aquela postura resultou logo

talvez seja mesmo isso agora tenho estado a fazer tpa mais frequentes

pra ver se vai resultar ainda ontem já só tinha pra ai uma duzia de

ovas e já todas brancas lá se foi mais uma

depois vou dizendo mais qualquer coisa coforme isto for correndo

obrigado pela dica

 

O facto de os ovos estarem brancos pode não ser fungos, mas sim, não fecundados! Vê se o casal está de boa saúde e desparasitado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O facto de os ovos estarem brancos pode não ser fungos, mas sim, não fecundados! Vê se o casal está de boa saúde e desparasitado!

é assim ela sei que é nova compreia peq e cresceu cá

mas o macho já o comprei adulto p`rai á uns 3 anos

na REEFDISCUS não sei a idade dele

será que o gajo já estará mesmo velhote?

e já não fecunda nada a ver vamos!!!!!

vamos testar todas as ipoteses

1º muitas tpas e depois logo se verá

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é assim ela sei que é nova compreia peq e cresceu cá

mas o macho já o comprei adulto p`rai á uns 3 anos

na REEFDISCUS não sei a idade dele

será que o gajo já estará mesmo velhote?

e já não fecunda nada a ver vamos!!!!!

vamos testar todas as ipoteses

1º muitas tpas e depois logo se verá

 

velhote com 3 anos um disco em boas condoçoes vai ate aos 15 ,20 anos , o problema que tens e outro de certeza.

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

velhote com 3 anos um disco em boas condoçoes vai ate aos 15 ,20 anos , o problema que tens e outro de certeza.

eu sei que eles duram pelo menos uns 15 anos

o que eu disse é que quando o comprei e foi´á uns 3 anos ou mais não me recordo bem

ele já era adulto por isso não sei se será muito velho ou não

mas tanbém estou convencido que não será pela idade que estará ai o problema será

com toda a certeza outra coisa a qualidade da agua naõ deve de estar muito boa

tenho que medir os parâmetros pra ver como é que está!!!!!!!!!!!!!!!

LUIS ANDRADE

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

Youyuorselfandtutambem: ...cubo 45X45X45 ou por aí perto, cone, aquecedor e FILTRO DE ESPONJA.

Por muito que mates a cabeça outros filtros chupam bébés.

 

Quanto ao resto eu tambem tenho as minhas ideias:

viva pessoal

tenho aqui uma questão a por aqui aos entendidos

depois de varias posturas perdidas por ter os discus

todos juntos fiz a separacão de um casal e lá consegui aproveitar

alguns alevins com uma perca de ai de 90% mas tanbem foi a 1º vez!

uma coisa é certa são mesmo um casal

depois dessa postura já fizeram mais umas 2 ou 3 e agora tem

fungado tudo não sei qual será a razão! alguém me saberá explicar

qual é a razão de isto estar a acontecer?

 

Amigos pode ser muita coisa mas....eu aposto em àgua muito dura.

Vão medir Kh e Gh e digam alguma coisa.

 

Ricardão...li algures que nesta ultima postura a condutividade estava a 320ms...salvo erro.

Sairam 128 peixotos + -.

APOSTO que se estivesse a, 250ms nasciam 180 e a 120ms nasciam "duzentos e tantos"

divagando....o problema da condutividade é que não "distingue" realmente o que a eleva e às vezes induz em erro #food .

E SE É IMPORTANTE ;)

 

No meu caso concreto e em relação aos meus Discus quase que posso garantir que a presença assídua de CO2 promove as desovas sucessivas, pois quando mantinha os meus Discus num plantado com injecção de CO2 eles pareciam galinhas e quando os separei para "cubos" desovam, mas não à maluca

 

Amigão, não concordo....a questão é que quando estavam em "orgia" comunitária....tu mexeste-lhes e o "clima" atenuou-se.

Se eles "encarreiram" nos cubos é igual....depois cada caso é um caso(há os que gostam mais e outros menos).

De notar que mudanças de dureza, de temperatura, de ambiente, de àgua provocam-lhes "calores".

....até as mudanças da pressão atemosferica... ;)

 

Quanto a durezas e ph's.....

Isto pela curta experiencia, não pelo que vem nos livros...., amanhã aparece aqui o Stendker ou o Wayne a chatear...., penso assim:

 

O Ph é realmente importante para a vontade em fazer bébés e cada casal é um caso.

Havendo vontade a ph=5 ou ph=8...é irrelevante.....mas sabendo que eles não são propriamente ciclideos africanos eu só iria até 7,5.

 

Para o nascimento é importante a dureza da àgua.

Os experts falam em pressão osmotica da àgua sobre o ovo, eu tenho uma ideia diferente, cada vez mais cimentada pelo que vou aprendendo aqui.

Cá vai: a colocação dos ovos com o orificio virado para cima facilita a vida do macho cujo esperma tem um lapso de tempo para penetrar no ovo.

Sabendo de antemão que dom discus naõ é grande produtor de esperma QUANTO MAIS TEMPO o orificio estiver aberto mais tempo o "bichinho" tem para entrar por ele.

QUANTO MAIS mineralizada seja a àgua mais rápidamente ele fecha logo... ;)

Senão não faria sentido que posturas em 450ms, àgua que me sai das torneiras, nasçam 4/5 peixotos e normalmente em "linha recta", correspondendo, na minha opinião, à passagem efectuada mais rápidamente após a "postura" do ovo/ovos.

Do nascimento até aos 3/4 dias após começarem a nadar é que são elas.

Os peixotos parecem Pearl Harbour na altura do ataque dos japs bang .

Voilá.

JPM

nyah

Editado por Joao Machado

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

 

...

 

Voilá.

JPM

nyah

 

 

#food

 

Agora uma questãozinha João, em canal aberto que anda muita por fora ;)

 

Peixotos deitados no fundo com dificuldade em nadar direitos:

 

- Obstipação intestinal e perturbação da bexiga nadatória - Correcto mas já me fartei de utilizar Fulfato de magnésio e nada!!!!!! bang

ou

 

- Má qualidade da água - Não, impossível em 200 só uma dúzia e 80% TPA`s ;)

 

Comida congelada não dou, só se é dos ovos de artémia por eclodir que vão juntos com ela. ;)

 

Alguma solução que queiras partilhar?

 

Ou será apuramento demais e consanguinidade?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Duarte.

Problema, má formação ou ausencia de bexiga nadatória.

Quando param de nadar vão ao fundo parecem pregos.

Nascem quase sempre uns assim.

Os experts chamam-lhes "belly sliders".

Saca-os fora.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais