Back To Nature - Dia 463


José Cruz Silva

Recommended Posts

Boas pessoal!

 

Aqui está o meu novo layout.

 

Está ainda em fase de montagem, como a disponibilidade não abunda por estas banda, vai se fazendo aos poucos.

 

Dia1.jpg

 

Esta noite irei continuar a plantação, colocando a Rotala SP "Green" por detrás dos troncos do lado direito e procurando também o melhor sitio para colocar a Myriophyllum tuberculatum (Red). O glosso está entre as pedras, gostava mais de experimentar com Hemianthus callitrichoides ''Cuba'', mas como por aqui não é nada fácil arranjar plantas por agora vai assim.

Editado por José Cruz Silva

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 76
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

esperimenta por a Myriophyllum tuberculatum (Red) como parede do monte :roll: deve ficar muito bonito!

 

O aqua está espantoso :wink: parabéns!

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O efeito de encosta do lado esquerdo está espectacular. Quando começar a ficar coberta com plantas vai criar um efeito espectacular!

 

A escolha de rochas com tons quentes foi muito boa.

 

Parece-me é que o fundo escuro tira luz ao aquário!

 

Desejo-te força para continuares,

José Carlos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado a todos pelo apoio.

 

esperimenta por a Myriophyllum tuberculatum (Red) como parede do monte

 

Como as pedras são da mesma coloração da planta, não haveria contráste o que me parece não ficar muito bem. Acho que vai mesmo ficar no sitio onde está, quanto tiver plantas à volta verdes penso que ficará bonita.

 

Parece-me é que o fundo escuro tira luz ao aquário!

 

O fundo preto infelizmente está colado (erros de principiante), mas de qualquer das formas o aquário pretende-se escuro, tendo as águas bastante negras pela utilização de turfa e dos troncos para os Ramirezi.

 

A foto foi tirada um pouco à pressa, se repararem bem a água está ainda turva, e os vidros muito sujos. Também ao tirar a foto tenho de reduzir a exposição por causa do brilho das lampadas ao meio, ficando o lado direito muito escuro. Enfim, fotógrafo da treta :shock:

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Esta de facto um layout bastante original, e visto que ja tens provas dadas de aquario plantados muito saudaveis, não duvido que este vá pelo mesmo caminho.

 

O lado esquerdo é aquele que mais me chama a atenção devido a invulgas colocação de pedras com substracto quase ate a superficie, penso que é a HC não vai ter problemas de desenvolvimento, vai ter a luz muito proxima.

 

Quanto ao lado direito a conversa já e outra. Os troncos que tens, não são algo de fantasticos, ja os devias ter, e por isso utilizaste o que tinhas, penso, se os compraste acho que esse tipo de madeira não é a que mais fascina, e tem um ar pouco natural.

 

Quanto as plantas acho que foi uma boa escolha, e a sua localização também. So falta mesmo ver a evolução.

 

Adeus

Fica bem

Naturebyvitlatedlogoa.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo plenamente que aquele monte do lado esquerto está original e, a meu ver, produz um efeito muito bonito :wink:

 

Até é algo bastante exploravel em termos de ideias futuras, para não ser sempre mais do mesmo.

 

Continua o bom trabalho, fico à espera da evolução e de novas fotos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

 

O aqua está já praticamente no fim da montagem, por enquanto pouco se nota a diferença, agora é esperar o crescimento da rotala sp. "green" para depois dar as 1ªas podas e acertos.

 

Dia4_1.jpg

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá!

 

Esta foto é de 6ª feira, todas as plantas à excepção do glosso pegaram bem e estão já com bem crecimento, principalmente a HZ e a eleocharis.

Só o glosso, cresceu um bocado em altura, mas como já tenho finalmente a Hemianthus callitrichoides ''Cuba'' em principio vou retirá-lo.

 

Dia15.jpg

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bonito e simples.

 

Apenas um reparo a fazer.

Solta-te mais no layout...

Puxa umas plantas mais para a frente e brinca com as podas e afins.

Porque como tens isso quebras-te a profundidade e marcas-te ali uma linha imaginária que não nos deixa olhar com profundidade...não sei se me percebes...descola as plantas do vidro de trás.

De resto gosto do lado esquerdo.

Não gosto do direito porque faz demasiado contraste com o esquerdo....

Duas coisas completamente diferentes.

No lado esquerdo tens um conjunto bonito de pedras...e no direito nem tens uma pedra e tens um tronco.

 

A meu ver não fica bem...

 

Vais no bom caminho.

 

Sem mais,

BG

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Mais uma vez obrigado pelos elogios :lol::P :D

 

Quanto às vossas considerações:

 

Realmente gosto bastante do lado esquerdo, não seja eu canhoto também :D :D .

 

Com a mudança do Glosso para a Hemiathus ficou a meu ver ainda melhor. Definitivamente acho que vou retirar todo o Glosso e substituir pela "cuba"

 

Quanto ao lado direito:

 

Considero também que poderia estar melhor, mas ainda é bastante cedo para concluir isso a 100%, pois só agora com o começo das podas na Rotala este lado começará a ganhar outra forma.

 

Até que gosto do contraste entre o esquerdo e o direito. A intenção era recriar um trecho de um rio em que a corrente flui da esquerda para a direita, onde na zona esquerda pela pouca profundidade e o desnivel das pedras o fluxo acelera, parando na parte mais funda e com vegetação mais alta.

 

Sei que muitos de voçes achariam espectacular apenas o tapete de Eleocharis eventualmente com mais umas pedras. O meu conceito de um aquário nature é um pouco diferente. Tento sempre adaptar também o layout à fauna que tenho. Como neste caso, tenho Ramirezi e outros peixes amazónicos, os troncos e uma vegetação mais alta são essenciais para o seu bem estar.

 

Quanto à quebra de profundidade, a mim não me parece que assim seja, com apenas 30 cm não é fácil dar essa prespectiva e muito menos puxar plantas para a frente. Realmente a Rotala parece estar colada na traseira, mas espero que daqui a uns tempos com as podas essa ilusão se desvaneça.

 

A meu ver o sentido de profundidade está lá bem marcado quer pela disposição das pedras, quer pelo "caminho que a eleocharis faz.

 

Este é o efeito pretendido, em que a hemianthus se suspende nas pedras, espero que neste caso como não está enterrada no substrato ela retire os elementos que necessita da coluna de água.

Dia18_2.jpg

 

Outra foto de pormenor da Hemianthus

Dia18_3.jpg

 

A Myriophyllum tuberculatum após ter perdido um pouco a cor, apareceu imediatamente com novos rebentos bem vermelhos, não sei se se manterá assim ou voltará a ficar mais acastanhada.

Dia18_4.jpg

 

E finalmente a panoramica, a Rotala levou uma poda mais rigorosa para começar a alargar e perder o tal efeito de estar colada à parede traseira.

Dia18_1.jpg

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens aí um layout com uma enorme potencialidade.

 

Gostei bastante!

 

O lado direito pode ficar até muito bem, basta trabalhares isso muito bem com as podas e a respectiva escolha de plantas.

 

Não gosto da Myriophyllum tuberculatum, da HZ no local onde está, nem da Higrophyla. Gosto bastante da rotala... já pensaste em substituir a Myriophyllum tuberculatum por rotala rotundifolia... p.e.?

 

Força aí e um abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Não gosto da Myriophyllum tuberculatum, da HZ no local onde está, nem da Higrophyla.

Força aí e um abraço,

 

Só discordo em parte em relação à HZ,a foto com o brilho que tem não a favorece muito.

 

A Myriophylum, de facto não era o que pretendia, o que estava a pensar de inicio era na Didiplis Diandra, mas não a conseguí arranjar. Se me lembro ainda a semana passada estive a olhar para o teu lá na loja, e achei que esta planta não estava nada bem. Mas como comparativamente com a minha tem bastante menos luz, espero que esta fique com outra forma. Pelo menos, e pela sua propagação, parece-me que sim. No entanto a tua proposta da Rotala Rotundifolia parece-me muito boa.

 

A Higrophyla de facto não está ali nada bem. Foi uma tentativa frustada para tapar aquele filtro pequeno. Acho que para já ficará apenas com a Rotala. Mas como ele já não se segura bem, de vez em quando cai e se for em cima da Rotala estraga aquilo tudo.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Myriophylum, de facto não era o que pretendia, o que estava a pensar de inicio era na Didiplis Diandra, mas não a conseguí arranjar. Se me lembro ainda a semana passada estive a olhar para o teu lá na loja,

 

Espero que já o tivesses visto antes, porque de facto está a passar pela pior fase. A minha falta de tempo nesta altura em particular aliada ao calor que se fez sentir neste mês que impediu que ligassemos as HQI resultou que o aquário teve de ficar um pouco em piloto automático.

A única coisa que me agradou neste tempo foi que não apareceram algas apesar do "desleixo", mais um ponto a favor do ADA soil.

Daqui a uns tempos vão haver novidades.

 

De facto a didiplis diandra parece-me também uma optima solução. :wink:

 

Um abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas pessoal,

 

Um update do meu plantado.

 

Retirei os troncos maiores, porque apesar de gostar deles, dificultavam bastante podar e modelar da forma que pretendia a Rotala Sp. "Green"

 

O canto direito ficou um pouco despido, mas entretanto vou podar a Rotala e replantar para adensar a moita.

 

Quanto ao canto esquerdo, a coisa com a Hemianhtus "cuba" não está a correr nada bem, os pés acabavam sempre por se soltar e depois o filtro tratava de os desfazer.

 

Tinha vários factores, não sei qual o mais determinante, mas penso que será mais uma conjugação de todos.

 

Não tenho um substrato poroso tipo akadama, o que não permite que as raizes se fixem melhor.

 

Tinha a saída do filtro a apontar para baixo, por forma a dar o efeito à Eleocharis de estar "deitada" com a corrente, o que contribuia tambem para que os pés de HC se soltassem fácilmente.

 

As temperaturas do meu aqua um bocado por desleixo no controle das ventoinhas andavam a rondar sempre os 30º o que penso para esta planta ser demasiado.

 

Por fim, e quanto a mim a principal causa, que só vim a descobrir à pouco tempo, dois SAE muito malandros que apesar de já desconfiar deles nunca os tinha apanhado em flagrante delito durante bem mais de um mês.

 

Assim, alterei um pouco a direcçao da saída do filtro e mandei os SAE de castigo para o Malawi :) , a ver se os poucos pés que me sobram se safam, senão terei de pensar noutra planta mas nã sei qual :(

 

Os SAE ao ver onde se iam meter enquanto lhes fazia uma adaptação lenta ao PH 8 dentro de um copo grande decidiram suicidar-se :cry: saltando de uma altura de 1.5m. O mais pequeno segundo a autopsia teve morte imediata pois bateu com a cabeça no chão, o outro lá anda um bocado moribundo com aqueles grandalhões todos à volta.

 

Para meu castigo, tenho já algumas filamentosas a aparecerem :(

 

Por outro lado, quando retirei o tronco grande do lado direito que era oco e o esconderijo de umas dezenas de camarões, alguns bem pequenitos. Estes ficaram indefesos dentro do aqua, o que para os Ramirezi só habituados a comer congelados foi uma locura a caçarem-nos por entre as ervas.

 

Depois do repasto, trataram logo de começar a fazer o seu ninho, que até à data só dá em pornografia a exibirem-se um ao outro e nada de chegarema vias de facto.

 

Bom, cá fica a foto que não ficou lá grande coisa. como já podei, não há hipotese de tirar melhor. Se não me der o sono entretanto ainda coloco outra após a poda.

Dia63_1.jpg

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas pessoal,

 

Dá estou eu outra vez com mais umas fotos do meu aquário.

 

Depois de ter retirado os SAE para tentar o crescimento da H. cuba as algas filamentosas atacaram em força, principalmente na eleucharis e na Heteranthera.

 

Não se vê lá muito, mas estava a ficar um bocada feia.

Pic_6315_36.jpg

 

Reduzi um pouco a fertilização, aumentei o co2, fiz mais umas TPA's e preparei-me para começar a podar. Surgiu-me o dilema, os Ramirezi andavam cada vez mais entretidos no seu ninho, fazendo antever que a postura estava para muito breve. Tive que optar por os deixar em paz ou não. Como a praga das algas estava a ganhar cada vez maior proporções, achei melhor começar a podar as plantas afectadas, e voltei a colocar os SAE no aquário (comprei mais dois).

 

Mamãe Ram no seu ninho

Pic_6315_39.jpg

 

Como faço para tirar as algas da Eleucharis?

 

Arranjei esta solução que funcionou muito bem

Pic_6315_37.jpg

 

Os resultados

Pic_6315_38.jpg

 

E pronto, passados poucos dias já está tudo ok novamente

Dia85_6.jpg

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Está muito porreiro zeneo... só acho que devias apostar na fertilização, de modo a puxares pela eleocharis. Está muito amarelada ;)

 

Mas pronto, são coisas que acontecem... eu por ficar sem potássio, também fiquei com uma data de algas pretas no aquário.

 

Abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

só acho que devias apostar na fertilização, de modo a puxares pela eleocharis. Está muito amarelada

 

uma coisa, as algas desapareceram só através do pente ou isso levou algum tratamento especial???

 

A resposta a ambos está aqui:

Reduzi um pouco a fertilização, aumentei o co2, fiz mais umas TPA's e preparei-me para começar a podar........e voltei a colocar os SAE no aquário (comprei mais dois).

 

Quanto à fertilização, estou a começar agora a aumentar espero que daqui por uns dias já esteja melhor.

 

As algas:

Retirei com o pente a maior, para não ter de cortar a Eleocharis muito rente. De resto penso que o principal factor para a sua erradicação é o aumento do CO2.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.